Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Express Santorini

Express Santorini atracou no porto da Graciosa no dia 30 Set 2008, decorria ainda as obras de ampliação, foi até hoje o maior navio a entrar no porto com os seus 117,11 metros de comprimento, com uma velocidade de 19,5 nós, tem capacidade para 1436 passageiros e 210 viaturas foi construido em França em 1974 é pertença do armador grego Hellenic Seaways e operou no verão de 2008 ao serviço da Atlanticoline, parece que voltou a concorrer para acompanhar o Atlântida na operação de 2009.
Fotos de Manuel Bettencourt.

Panagia Soumela ex-Lady of Mann

Panagia Soumela ex-Lady of Mann com a configuração alterada, agora ao serviço do armador grego Saos Ferries, achei interessante colocar este post, pois á uns dias atrás recordava este ferry , mas a fonte da informação foi o excelente blog do Srº Farinha http://farinha-ferry.blogspot.com/ foto de Panagiotis Kyriadis.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Nova Foto do Atlântida

Foto enviada pelo amigo Rui Carvalho a quem agradeço.

N/T Tom Elba

Tom Elba de entrada no porto dia 26 Fev. 2009
Foto de Manuel Bettencourt

S. Rafael

Enquanto espero a desamarração do S. Rafael que sairá ás 03:00 de hoje , lembrei-me de colocar esta foto tirada durante noite, ontem foi um dia em que passaram pelo porto o Espírito Santo o Tom Elba e por fim o S. Rafael. Foto de manuel Bettencourt

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Ferry Lady of Mann



Recordando o ferry Lady of Mann, um bom navio que deixou saudades.No youtube pode-se encontrar vários vídeos deste ferry. Um abraço para todos os tripulantes do Lady of Mann que passaram no porto da Graciosa. Foto de Manuel Bettencourt

sábado, 21 de fevereiro de 2009

M/S Expedition

M/S Expedition irá fazer duas escalas na Graciosa no mês de Abril, o navio tem 105 metros e foi anteriormente um ferry, foi convertido num navio de cruzeiros pelo seu actual dono. Link http://www.gapadventures.com/expedition-cruises/ . Sejam todos Bem vindos á Ilha Graciosa Welcome to Graciosa Island
Imagem Wikipédia

Ferry Bajamar


Quem se lembra do ferry Bajamar, que operou nos Açores ao serviço da Açorline, que as pessoas chamavam de Cachalote, quanto a mim foi dos melhores que por cá passou, é apenas a minha opinião. A 1ª foto foi tirada da net ,a 2ª foi tirada por mim e encontra-se na muralha do porto da Graciosa, este post é dedicado especialmente a um dos primeiros contactos que recebi aquando da criação deste blog o Srº António Sáez de Tenerife saudações para as Ilhas Canárias.
(©) Copyright fotos: 1ª Lineas Fred Olsen; 2ª MM Bettencourt, Açores.

Certificação dos Portos da Madeira

O IPTM certificou os Portos da Madeira, a certificação garante condições de segurança não só enquanto instalações físicas mas também enquanto local de escalas de navios. Esta certificação é valida por cinco anos,e vem provar que os portos Madeirenses cumprem os requisitos e as normas internacionais definidas pelas Nações Unidas, União Europeia, e pela legislação Portuguesa para este sector.
A APRAM salienta que para a certificação " contribuiu a compreensão da população e o seu respeito pelas medidas de segurança implementadas e pela consequente restrição ao Porto, em função da aplicação do Código ISPS ( código internacional para a protecção dos navios e das instalações portuárias) que entrou em vigor a 1 de Julho de 2004.
Saudações a todos os portuários da Região Autónoma da Madeira

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Andrea e Hebridean Spirit


Estes dois navios de passageiros efectuaram este ano algumas escalas no porto da Graciosa, serão agênciados pela empresa Bensaude Agentes de Navegação, Lda. Fotos retiradas da net desconheço o autor. Sejam bem vindos á Ilha Graciosa - Welcome to Graciosa Island.

Ferry Atlântida

Imagem de uma das alterações feitas ao ferry Atlântida, foto enviada por um visitante do blog que se dedica ao shipspotting.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Três

Três navios no porto, o Expresso das Ilhas da Transmaçor que substituía o Ilha Azul devido ás obras, o Espírito Santo e o Ponta da Barca dos TMG. Foto tirada no dia 7 de Julho de 2008.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Ferry Golfinho Azul e Ponta da Barca

Dois navios no porto da Graciosa antes da ampliação, embora não tenha a certeza do ano mas sei que foi no mês de Agosto aquando das festas de Santo Cristo o Golfinho tinha ficado a noite no porto e o Ponta da Barca esperava para carregar os contentores com os cavalos e os toiros das touradas. Contudo não quero dizer com isto que esta foi a única vez que estiveram dois navios no porto muito pelo contrario, nem tirar importância á obra de ampliação que foi realizada recentemente. Foto de Manuel Bettencourt

Paulo da Gama



O navio Paulo da Gama operou hoje no Porto da Graciosa, partiu em direcção ao porto da Praia da Vitória com um carregamento de bovinos que serão baldeados para um navio da transinsular afim de seguirem para o seu destino final a ilha da Madeira. Fotos de Manuel Bettencourt

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Lancha de Pilotos - Porto de Lisboa

Foto das lanchas de pilotos Barra Sul e Barra Norte, recentemente entregues á Administração do Porto de Lisboa, as encomendadas pela APTG,SA sofreram algumas alterações em relação a estas. Foto tirada pelo Engº Nuno Lima e enviada pelo amigo Rui Carvalho um grande abraço para ambos.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Ferry Superstar

Lindo este ferry pintado com as mais belas cores do universo, já agora o ferry atinge a velocidade de 27,5 nós e tem 175 metros de comprimento e foi construído em Itália nos estaleiros Fincantieri .
Foto de Fakta om Fartyg

Ferry Volcán Tijarafe


Volcán de Tijarafe assim se chama este ferry propriedade do armador espanhol Naviera Armas, que actualmente faz a ligação Canárias Funchal Portimão.O ferry tem 154 m de comprimento ,26 m de boca, 5,70 de calado uma potencia propulsora de 28 000 HP o que permite atingir uma velocidade de serviço de 24,5 nós e capacidade para 1000 passageiros 1500 ML e 300 carros. Tenho seguido regularmente o serviço deste ferry na Madeira através do blog http://farinha-ferry.blogspot.com/ que eu convido a visitarem. Fotos Naviera Armas.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Tom Elba / Espirito Santo

N/T Tom Elba de partida do Porto da Graciosa

Hoje operaram em simultâneo o navio Espírito Santo dos TMG e o Tom Elba da Transinsular,não sendo esta a primeira vez que tal sucede com estes dois navios.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Lancha de Pilotos







A Administração dos Portos da Terceira e Graciosa, S.A. adjudicou recentemente a construção de duas lanchas de pilotos aos Estaleiros Navais de Peniche, S.A., uma para o Porto da Praia da Vitória e a outra para o Porto da Graciosa. As fotos são referentes á construção das mesmas e foram-me enviadas pelo meu amigo Rui Carvalho. Fotos de Guilherme Bettencourt



segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Ponta da Barca e S. Gabriel


A propósito do post em que refiro que trabalhou em simultâneo o Espírito Santo ( TMG) e o S. Rafael (Boxlines),esta não foi a primeira vez em que os TMG trabalham em simultâneo com outros navios, pois varias vezes já operaram em simultâneo com o navio da Transinsular Tom Elba. Operar os TMG e a Boxlines em simultâneo no porto da Graciosa não é novidade como se prova com as imagens de 28 de Agosto 2008 , onde se pode ver o Ponta da Barca ( TMG) e o S. Gabriel ( Boxlines ) a operar.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Horários da Atlânticoline-2009


Já estão disponíveis no site da Atlânticoline os novos horários para a época de 2009, divididos em três períodos, Época Média (13 de Maio a 14 de Junho) Época Média Alta ( 15 de Junho a 12 de Julho e 31 de Agosto a 13 de Setembro ) e Época Alta ( de 13 de Julho a 30 de Agosto ).

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Dois navios duas estradas

O navio S. Rafael largando do porto da Graciosa com destino a Lisboa
Os navios Espírito Santo e S. Rafael operaram hoje em simultâneo no porto da Graciosa .
Fotos MM Bettencourt.