Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

quinta-feira, 30 de julho de 2009

O Viking, verdadeiramente?.

Vemos que finalmente, a tantas vezes adiada saída do VIKING para Açores, se faz finalmente realidade. Nas capturas de MarineTraffic vemos como se afasta da baía de Falmouth (1512h), com rumo Sul, para uma vez superado o extremo Sul de Inglaterra (Lizard Point, 1540h) tomar rumo a Ponta Delgada, Açores SW, travessía directa de 1.100 mn que a 24 nos de media, podem supor cerca de dois dias de viagem.
(©) Copyright foto navio: Steam Packet Company, UK.
(©) Copyright: Capturas e fontes próprias do blog.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

A draga e a praia

O porto da Graciosa contou na semana passada com a presença da draga "Ilhéu da Mina" navio que tive o prazer de visitar o seu interior, e que me deixou agradavelmente surpreendido pela sua qualidade, que deixa muito bom navio envergonhado. A razão desta escala foi o transporte de areia para a única praia da ilha que fica situada perto do porto na Vila da Praia, onde foi colocada mais alguma areia afim de oferecer aos banhistas as melhores condições possíveis, nesta altura de verão.
(©) Copyright fotos:MM Bettencourt, Açores.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Os ferrys e os ralis.

Volcán de Tauce.
Tal como recentemente no 1º Rali Ilha Graciosa( ferry "Express Santorini"), agora no famoso Rali Vinho da Madeira, que este ano comemora 50 anos de existência e 30 anos de entrada no campeonato da Europa de ralis foi um ferry a transportar a logística do rali ( numa dimensão diferente claro). O ferry neste caso foi o "Volcan de Tauce" da Naviera Armas, que operou na rampa ro-ro do Porto do Caniçal, de facto os ferrys são navios especiais ( pela sua polivalência) para as ilhas, pois são verdadeiras estradas flutuantes que se deslocam com as suas viaturas e passageiros.Dos Açores irá pelo menos um carro ( Mitsubishi) tripulado pelo Ricardo Moura/ Luís Ramalho, que recentemente esteve no Rali Ilha Graciosa como carro 0, e que tem o patrocínio de uma empresa de navegação neste caso a Transinsular.
(©) Copyright fotos: 1ª, 2º e 4ª Sergio Ferreira, Funchal; 3ª MM Bettencourt, Açores.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

S. Gabriel em Leixões

Foto relativa á operação dos navios "S. Gabriel" e "Sete cidades" no Porto de Leixões, especial interesse tem para mim o "S. Gabriel", já que é este navio que escala o Porto da Graciosa com carga contentorizada, o que segundo a programação da Boxlines deverá acontecer na próxima sexta feira dia 31 de Julho, o navio carregou nos portos de Lisboa e Leixões seguindo para os Açores, onde em principio terá a seguinte ordem de escalas: Ponta Delgada,Horta ,Praia da Vitória e Graciosa, partindo novamente para Ponta Delgada e depois o regresso a Lisboa.
Esta foto foi gentilmente enviada pelo amigo José António Modesto a quem Agradeço.
(©) Copyright foto: José António Modesto, Leixões

domingo, 26 de julho de 2009

Braemar: operação de cirurgia.

O Braemar é o mais moderno barco da Fred Olsen Cruise Lines, chegou ontem a Tenerife às 0730h procedente de Las Palmas, continuando às 2300h para SC de la Palma, desde onde partirá hoje às 1600h para recalar a Funchal no dia 27. Em maio do ano passado sofreu uma profunda remodelación que incluiu uma ampliação de sua comprimento (com uma nova secção de 31.2 mts adicionais) passando a capacidade de bilhete dos 728 originais aos 968 actuais. Ganhou-se também uma segunda piscina e novos espaços comuns.Braemar, Tenerife 2005.
Os trabalhos realizaram-se nos diques do Elba Blohm Voss Repair, Hamburg, empresa do grupo ThyssenKrupp (Ver video Balmoral). Como vemos nas imagens tomadas no estaleiro, se tratou de um trabalho de alta engenharia, e a secção que se acrescentou fué transportada flutuando pelo rio Elba. Expressando uma opinião pessoal, gostava mais de sua imagem original (Valencia 1993), de grande yate compacto de luxo, que a actual mais alongada.
(©) Copyright imagens em estaleiros: cortesia Blohm + Voss, Hamburg.
(©) Copyright texto e imagens: Antonio Sáez, Tenerife.

sábado, 25 de julho de 2009

Tenerife, día de São Tiago 1797.

Tenerife foi atacada, como as outras ilhas canarias, por corsarios de várias nacionalidades (ingleses, franceses, holandeses e berberiscos). Dentre estes ataques destaca por seu lugar na História o ataque dos britânicos de 1797. O 25 de julho, o Almirante Horacio Nelson atacou Santa Cruz de Tenerife, capital da ilha e Jefatura da Capitanía Geral. Depois de um feroz ataque, a defesa organizada pelo General Gutiérrez com as tropas e cidadãos de Tenerife. repelió o ataque naval do almirante inglês.
Sir Horatio Nelson when wounded at Teneriffe 1797.
A poderosa Armada britânica se retira, não sem dantes perder Nelson um braço (por um canhonaço desde o Castelo de "Paso Alto" com o "canhão Tigre", canhão que pode ser visitado no Museu Militar do Castelo de Almeida e parte das bandeiras e estandartes de seus navios. O ataque terminou com um acordo que permitiu aos ingleses regressar a seus barcos, prévio compromisso de se afastar das Ilhas Canárias.
Recreación escenas navales: cuadros Esteban Arriaga.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Resumo da semana

M/F "Express Santorini", numa semana em que efectuou 5 escalas: Domingo, 2ª-feira, 3ª-feira fez dupla com o N/M "Ponta da Barca" que não precisou de desacostar e sair do porto para a entrada do ferry, como acontecia no anterior porto, mas como é óbvio suspendeu a sua operação (que envolve empilhadores e cargas suspensas ) para que a circulação dos passageiros e viaturas para o ferry se efectua-se em segurança, já que os mesmos tinham que passar pela zona onde operava o Ponta da Barca, o Express Santorini, voltou a operar na 4ªfeira, e 5ª-feira.
Chegada do N/D "Ilhéu da Mina" 4ª feira dia 22-07-09
O navio dos TMG, Ponta da Barca e o N/D "Ilhéu da Mina" 5ª-feira
O N/D "Ilhéu da Mina" voltou a descarregar esta 6ª-feira areia que se destinava á praia.
(©) Copyright fotos: MM Bettencourt, Açores.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Farol do Carapacho



O Farol do Carapacho, ilha Graciosa, fica situado na Ponta da Restinga no extremo sueste da ilha, foi inaugurado a 26 de Maio de 1956, está implantado a 191 metros acima do nível médio do mar, tem uma torre com 14 metros de altura,caracteristicas técnicas FI(2) W105 191m 15M.
Deixo uma Saudação especial para o amigo Paulo Medeiros, o guardião desta torre.
Fonte: Wikipédia
(©) Copyright fotos: MM Bettencourt, Açores

quarta-feira, 22 de julho de 2009

LHD Juan Carlos I.

Lançamento, Ferrol 2008. (La Vanguardia)
Em foto de 2008 vemos um momento da botadura do maior navio de guerra que se constrói em Espanha, cuja madrina fué a rainha Sofía o Juan Carlos I. Trata-se de um navio todo serviço "Landing Helicopter Dock" (LHD) -Helipuerto e atraque interior de lanchas desembarco-. O desenho espanhol, ao estar equipado com proa "sky jump", permite operar com aviões stol tipo Harrier. Neste momento, aparte do navio espanhol em fase final, Navantia constrói dois unidade gémeas adicionais Camberra e Sydney por encarrego do governo australiano. As primeiras provas de mar do Juan Carlos I, efectuar-se-ão o 15 de Agosto, procedendo depois a terminar de armar-se. Sua entrega está prevista para Outubro 2009.Em estaleiro (funkofficer).
Características.
* Eslora: 230,82 m
* Manga máxima: 32,0 m
* Manga en flotación: 29,50 m
* Calado a plena carga: 7,07 m
* Desplazamiento máximo: 27.082 tn
* Velocidad máxima: 21 nudos
* Garaje: 2.000 m2
* Tripulación: 243 dotación + 1.200 fuerzas embarcadas

Navantia. Min Defensa J.deVelasco. (ver ampliación infografía).
Fuente: revista atenea.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Kalmar RoRo

Empilhador Kalmar RoRo, a nova geração RoRo combina potência e dimensões compactas e de reduzido impacto ambiental, a Kalmar também melhorou o conforto do operador a fim de o manter atento e inspirado.Uma grande marca conhecida pela sua qualidade e duração.

(©) Copyright fotos: Kalmar Industries.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Um ano atrás

Fotos relativas ao dia 20 de Julho de 2008 um domingo, dia em que o ferry "Ilha Azul" se tornava no primeiro navio a atracar na nova obra de ampliação e realinhamento do Porto da Graciosa, faz hoje precisamente um ano, uma data importante para o porto que lhe alterou quer a sua área de terraplenos quer a sua linha de cais.
Três Amigos á conversa.
(©) Copyright texto e fotos: MM Bettencourt, Açores.

domingo, 19 de julho de 2009

Express Santorini e a logistica do rali

O Express Santorini efectuou uma escala nocturna, marcada pelo embarque de grande parte da logistica do 1º Rali Ilha Graciosa, que teve como vencedor o colega na APTG, Marco Veredas, e Tomás Pires em citroën saxo cup, uma boa iniciativa que trouxe muitos visitantes á nossa ilha.
(©) Copyright fotos: A. Bettencourt, Açores.