Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Grand Voyager,
















O Grand Voyager chega-nos desde Arrecife de Lanzarote dentro de um cruzeiro semanal, que saindo de Málaga, escala sucessivamente em: Casablanca, Madeira, Tenerife,Lanzarote e Tánger, voltando de novo a Málaga. Durante este próximo mês realizará um total de quatro destes cruzeiros. Às 1600h partirá para Funchal.
(©) Copyrights, texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.
Vimos umas imagens agradáveis e relajadas. No conhecido video de you tube, tomado em Fevereiro de 2005, vemos ao G. Voyager submetido a um temporal no Mediterráneo -Ciclón Valentina-, com seus quatro motores parados. Esta imagem dissuade a muitos cruzeiristas de embarcar.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

TMG - Porto da Praia da Vitória

Os navios dos Transportes Marítimos Graciosenses, Lda ( Ponta da Barca, Espírito Santo e Paulo da Gama) fazem o transporte de carga geral e carga palétizada, entre as ilhas do grupo central do arquipélago dos Açores ( Terceira, Graciosa, S. Jorge, Pico, Faial) tendo no porto da Praia da Vitória os seus armazéns e um cais concessionado, é daqui que partem para as ligações com as outras ilhas.
(©) Copyright fotos: Rui Carvalho, Praia da Vitória.

domingo, 27 de setembro de 2009

Ligação vital




O N/T "Eberhart Essberger", operou 6ª feira logo depois da saída do N/M "S. Gabriel", tendo após a sua descarga, que decorreu durante a noite, pernoitado no porto saindo apenas no sábado pelas 15:30, esta é uma conexão vital, pois trata-se do combustível ( gasolinas e gásoleo)que faz "andar" a ilha, embora haja alguns que não precisam do combustível para se deslocar.
(©) Copyright fotos: A. Bettencourt, Graciosa.

sábado, 26 de setembro de 2009

Boxlines e a balança

Ontem foi dia da escala quinzenal da Boxlines no porto da Graciosa, com o navio S. Gabriel, uma ligação fundamental á economia da ilha, pois permite a ligação com os portos de Ponta Delgada, Lisboa e Leixões. Ontem ao normal movimento de contentores, efectuou-se uma operação de descarga de carga geral com o recurso á balança da Boxlines.
(©) Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa
Equipamento de movimentação horizontal usado na operação do navio S. Gabriel

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

C. Luminosa, estreia em Tenerife.

Ontem o Costa Luminosa chega em escala inaugural mostrando sua espléndida iluminação, aparecendo pela bocana do porto às 0730, procedente de Arrecife de Lanzarote. O barco, capaz de transportar 2.800 passageiros, dispõe de um comprimento total de 294 mts e 32 de boca com 92.600 tons de peso bruto. Até Dezembro efectuará cruzeiros de onze jornadas em águas de Canárias e Madeira desde Savona (França).
Às 1700h vemo-lo partindo pára Funchal, enquanto o HSC Bencomo chega procedente de Gran Canaria. Vemos assim mesmo por estibordo do Costa Luminosa, ao HSC Bonanza, navio que está em desemprego forçado ante a baixa de bilhete em os trajectos insulares. Seria uma opção muito válida para ser utilizado em regime de concessão ou contrato, nas conexões interinsulares azoreanas, podendo somar-se às demas ofertas realizadas para cobrir o serviço.
(©) Copyrights, texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.

Delphin Voyager


O navio alemão Delphin Voyager oriundo da Horta, atracou ontem no Porto Comercial da Praia da Vitória por volta das 08H00.
Paquete construído em Ishikawajima-Harima Heavy Industries em Tóquio no Japão como Orient Venus em 1990, mais tarde renomeado de Cruise One, até em 2006 sofrer várias remodelações a fim de melhorar o seu serviço como navio de cruzeiro. Em Abril de 2007 foi entregue à Delphin Kreuzfahrten passando a navegar como Delphin Voyager.
Desde 2006 ostenta 21,906 mil toneladas, 174 metros de comprimento e 24 de boca, navega a uma velocidade de 18,5 nós e transporta no máximo 650 passageiros e 250 tripulantes.
Pelas 16H30 o Delphin Voyager zarpava do porto da Praia da Vitória rumo ao Funchal.
(©) Copyright texto e fotos: Carlos Medeiros, ilha Terceira.
Um Especial Agradecimento, por este post ao Amigo e colega Carlos Medeiros.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Porto da Praia da Vitória - Pilotagem


O porto da Praia da Vitória, ilha Terceira é o principal porto sob jurisdição da APTG,SA, neste porto o Serviço de Pilotagem efectua cerca de 1000 manobras por ano, o transporte até aos navios destes profissionais é efectuado actualmente pelas UAM "Diogo de Teive" e UAM "Serreta",( casco Nelson adaptado) unidades já com 40 anos de bons serviços, lembramos que dentro em breve entrará em serviço as novas lanchas de Pilotos da APTG,SA.


(©) Copyright fotos:2ª,3ª,5ª Carlos Medeiros , ilha Terceira

Concorrentes para campanha ferry 2010


http://videos.sapo.pt/SBmzgheE3sPbaoANZrn8
Aegean Speed Lines, Hellenic Seaways e Armas, poderão vir para os Açores em 2010.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

The Royal Mail Ship.

O RMS St. Helena chega a Tenerife, desde a ilha que lhe dá nome (com parada em Ascensión Is.), em sua rota semestral de volta ao Reino Unido. Aparte de ser um navio único, (já que é o último Correio naval de S.M. britânica), é também o único enlace programado com estas dependências no Atlántico Sul, restos do império colonial britânico. Essencial no fornecimento de vituallas (desembarcadas por lanchas em ausência de cais), bem como no transporte de passageiros com e desde a metrópole. Mais informação em SergioCruises.Construído em 1989 no Reino Unido tem 6.767 Toneladas e, acarreta um máximo de 128 passageiros e 56 oficiais e tripulantes. Vemos ao navio a sua chegada ontem desde o Sul, enquanto o ro-ro Bouzas entra em puerto. Aprecia-se em coberta parte do ónus transportado em containers por este navio misto. Em sua saída hoje para Vigo e Portman, precisa a ajuda -ante a presença de forte vento-, de dois rebocadores, que o acompanham ao passar por adiante do Costa Europa.
(©) Copyrights, texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.

N/M Emi Proud

N/M "Emi Proud"-Porto da Praia da Vitória, ilha Terceira.
N/M “Emi Proud” é um navio graneleiro que descarregou na passada semana no porto da Praia da Vitória cereal( 3920 tons milho) esta carga teve como recebedor a Unicol, este é o 18º navio de cereal da época , em que já se registou uma movimentação de 49 500 tons ( cevada,milho,trigo,corn glúten,bagaço girassol, bagaço citrinos entre outros) tendo como recebedores a Unicol, Terceirense rações, Rater.
O N/M “Emi Proud” foi construído pelos estaleiro Onega Shipyard, Républica da Karelia que pertence á Federação Russa, e entregue a 26 de Novembro de 2008 em St. Petersburg ao cliente Eestinova OU, tem um comprimento de 89,90 metros, 14 metros de boca, calado 7,15 metros, possui uma máquina principal com 1950 KW, tem uma capacidade de carga porões de 5800m3.
(©) Copyright fotos: Carlos Medeiros, Terceira.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

N/T Procida

O N/T Procida operou dia 19 e 20 de Setembro, no porto da Praia da Vitória, ilha Terceira tendo descarregado no cais comercial e no terminal P.O.L. da Nato, 3062 metric tons ( Air) de gasolina 98; gasolina 95; gasóleo; Jet A1, esta carga teve como recebedores a Terparque e a Força Aérea.
Este navio pertence á Furtrans Tanker& Ship Management, estrutura operacional que foi fundada em Junho de 2008, e tem os seus escritórios em Nice, França.

Características:
Ano de construção: 2008
Data da entrega: Janeiro 2009
Bandeira: Itália
Porto de registo: Palermo
Nº IMO: 9387372
Comprimento: 149,40 metros
Boca: 22,40 metros
Caládo máximo á entrada: 8,30 metros
Bow thruster: 1000BHP
Motor principal: 5820 KW
Nº de tripulantes: 20

Um Especial Agradecimento ao Amigo Rui Carvalho, pela obtenção das fotos e seu envio.
(©) Copyright fotos: 1ª a 5ª Rui Carvalho, Terceira; 6ª: Google Sat.