Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

2010

Tenerife, 00.10h 1º Janeiro 2010.

Navios 2009

video

Este é um pequeno filme com os navios que escalaram o porto da Graciosa neste ano de 2009 que agora termina, aproveito este post para Desejar a Todos vós Um Próspero Ano Novo, com muita Saúde e Paz. Música: Enya

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

O "brinquedo" de Melnichenko.

(©) Copyright Stefano Sbaccanti.
No domingo passado Andrei Melnichenko e seu Iate A chegaram em Tenerife, para uma estadia de uma semana. A tripulação do iate, por motivos de segurança não facilita informação alguma respeito a diversos aspectos. De só 37 anos, o jovem bielo-russo começou no mundo dos negócios à adiantada idade de 19 anos, com uma pequena loja de informática. Ao pouco tempo criou o banco "MDM" que ao trabalhar com Roman Abramovic como cliente destacado, lhe permitiu crescer financeiramente, diversificando seus investimentos em energia, metalurgias e mineração.
Na atualidade, com só 37 anos Andrei se transformou em uma das principais fortunas mundiais (destacado em "Forbes List").
Está casado com a modelo AlexSandra Nikolic.

<-- Andrei & Sandra, Daily Mail UK.
O iate leva o nome da por Alexandra e Andrei. Desenhado pelo francês Philippe Starck com formas muito vanguardistas, foi terminado em grande segredo em 2008 nos estaleiros alemães Blohm + Voss. Seu casco é de aço e a superestrutura de alumínio. Suas principais dimensões são de 119 metros de comprimento total, 18,87 de boca e 5,15 de calado máximo. Com um deslocamento de quase 6000 gt, se transforma em um dos maiores yates privados do mundo. Dois motores MAN RK280 diesel de 4500kw de potência que lhe dão uma velocidade máxima de 23.00kn, com 19.50kn (lhe proporciona uma grande autonomia de cruzeiro).
O design interior é de Martin Francis, e é além disso espetacular, o camarote "imperial" situado na parte alta da torre, possui uma cama "king size" totalmente ajustável em qualquer sentido inimaginável, que junto dos amplos janelas lhe permitem umas vistas espléndidas, (para o solaz noturno possui também janelas zenitais). Só destacar, para fazer-nos idéia do luxo de seus interiores, que o decorações esta realçada com três lenços de Monet de recente aquisição pelo magnata. O ratio tripulante - hóspede é de 3.5x1 (12 convidados atendidos por 42 tripulantes) é outra característica determinante. O valor total do navio supera os 300M€ (sem contar decorações e matrícula que pode chegar a 40% do valor total).
Info: Diario de Mallorca. El Día, Tenerife.
(©) Copyrights, texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

N/M "Fairpartner" e a sua grande carga


Este mês de Dezembro o navio HLV " Fairpartner" da Jumbo Shipping, descarregou com sucesso no porto de Roterdão, a maior carga dos 41 anos de história da empresa holandesa de cargas pesadas, a carga era constituída por duas barcaças tanque, que foram carregadas em Nantong,China, no fim do mês de Outubro, com as seguintes dimensões: 1ª-130 mts x 11,5 mts x 7,2 mts; peso: 1117 tons. 2ª-135 mts x 15 mts x 7,5 mts ; peso: 1335 tons, este navio está equipado com duas gruas Huisman com 900 tons de capacidade cada e em combinado 1800 tons.
Navio nome: Fairpartner
Ano construção:2004
Nº IMo: 9243849
Ind. Chamada: PHEC
Comp: 144,21 mts
Boca: 26,60 mts
Calado: 7,5/ 8,1 mts
Máquina PP:2 x MAN/B&W 9L 32/40 ( 8640 KW total)
Bow Thruster: 1450 KW
Velocidade: 17 nós
Porto de registo: Willemstad
Bandeira: Holanda

Copyrigth fotos: Jumbo Shipping / Vídeo Youtube: Jumboheavylift

domingo, 27 de dezembro de 2009

Penúltima semana do ano.

Segunda-feira se inicia com a visita do Delphin, enquanto chega o porta-contêiner Clara del Mar, no meio de um magnifico amanhecer. Durante esta semana há permanecido em porto o quatro paus russo Kruzenshtern, que partiu para Colom, Panamá. Quarta-feira chega o Oriana de la P & O (mais info aquí).
O sábado se reúnem o Costa Marina e o AidaLuna junto com o Kruzenshtern surto em porto e, o domingo nos depara a visita do espetacular Iate A, que se apresenta no horizonte quando está amanhecendo. Estranho submarino?. Raro navio militar de superfície?. Procuraremos em próximos dias dar mais informação gráfica deste navio.
(©) Copyrights, texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.

Abril 2010 - O mês dos cruzeiros

Segundo informação disponibilizada pela Portos dos Açores, SGPS, Abril 2010 irá ser um mês com 5 escalas de navios de cruzeiros no Porto da Graciosa, aliás tal como aconteceu este ano com as duas únicas escalas de navios de cruzeiro a realizarem-se no mês de Abril.
Sendo assim a primeira escala está previstas para o dia 6 de Abril , com o navio "Clipper Adventurer", no dia 14 uma dupla, novamente o "Clipper Adventurer" com companhia do "Expedition", dia 22 voltamos a ter a presença do "Expedition" e a terminar esta sequência o "Polar Star" no dia 23 Abril.
Angra do Heroísmo, com o navio "Hanseatic" atracado no porto Pipas. Autor: Carlos Medeiros, Terceira.
De referir que estes navios também vão escalar o Porto Pipas, Angra do Heroísmo( ilha Terceira) cidade Património Mundial, também ele sob administração da APTG,SA. As escalas em Angra do Heroísmo no mês de Abril serão dia 11 o "Clipper Adventurer", dia 13 "Expedition", dia 19 "Clipper Adventurer", dia 21 " Expedition" e dia 28 o "Polar Star".
Copyright fotos: 1ª Alden McCabe; 2ª e 3ª MM Bettencourt, Graciosa; 4ª Carlos Medeiros, Terceira

sábado, 26 de dezembro de 2009

O Poderoso HLCV "BOREALIS"

O HLCV " Borealis" que irá pertencer à frota da Nordic Heavy Lift, foi lançado à água a 19 de Outubro de 2009, nos Estaleiros Nantong Yahua, China, posteriormente o navio foi rebocado para o Estaleiro Sembawang, Singapura, onde serão efectuado os acabamentos e onde terá lugar a instalação da impressionante grua Offshore Huisman com capacidade de elevação sobre a popa a 34 metros de raio de 5000 tons, e em rotação a 40 metros de raio 4000 tons. O projecto do navio é concepção da Ulstein Seas of Solutions BV. O navio tem 180,9 metros de comprimento, 46,2 metros de boca, calado operacional de 6-9 metros, área livre no deck 5500 metros cúbicos, acomodação normal 220, mas poderá alojar até 400 pessoas, uma velocidade em transito de 14 nós ( especificações completas). Este é um navio que me fascina, tal como os outros da sua classe, vou tentar dentro do possível ir acompanhando a construção deste navio Singular.
Copyright foto: Ulstein Group / Vídeo Youtube

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Temporal marítimo.

O estado do mar na área de Madeira e as Canárias nas últimas semanas, afetou negativamente as condições de navegação, dessa maneira que se tiveram que cancelar diversas escalas de cruzeiros, pela dificuldade de entrada no porto de Funchal. Vemos ao navio norueguês Black Watch realizando sua manobra de entrada com sucesso, enquanto o rebocador Com. Passos Gouveia, luta contra a agitada mar.
Fotos de Funchal: © Sérgio Ferreira, João Abreu e Nuno Jesus, Madeira.O temporal afetou também as Canárias. se bem com menor intensidade. Não houve cancelamentos em Tenerife, mas a intensidade do vento e das ondas afetam à saída do cruzeiro Oriana de la P & O, na sua visita da terça-feira passada. Além disso o ferryboat V. Tamadaba não pôde entrar no porto de Arrecife e houve de atracar na vizinha ilha de Fuerteventura. O temporal de sul, há amainado consideravelmente.
(©) Copyrights, texto y fotos de Tenerife: Antonio Sáez, Canárias.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Governo R. Açores e ENVC anunciam acordo

O Governo Regional dos Açores e os Estaleiros Navais de Viana do Castelo anunciaram hoje um acordo relativo aos ferrys "Atlântida" e " Anticiclone", sendo que os ENVC ficam com os navios e pagam 40 milhões de euros, 32 milhões serão pagos até final do ano e os restantes pagos em prestações, 4 milhões em 2010, 2 milhões em 2011 e o mesmo montante em 2012, o Governo Regional até Abril de 2009 altura em que rejeitou o navio "Atlântida" já havia pago um total de 37,5 milhões de euros.
Copyright foto : L. Ré /The Pilot Boat

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Lançamento á água do novo trimaran da AUSTAL

No passado dia 14 de Dezembro foi lançado á água o novo trimaran da Austal (uma nova geração) , sendo este uma evolução do trimaran da Fred Olsen "Benchijigua Express", o novo navio entra agora em fase de apetrechamento, estando previsto as provas de mar para o mês de Janeiro, a Austal prevê que o navio esteja concluído e pronto para venda em Fevereiro 2010, de lembrar que este moderno navio ainda não tem comprador mas, segundo a Austal estará a suscitar grande interesse no mercado ferry.
Comprimento:102 mts
Boca: 26,8 mts
Calado :4,2 mts

passageiros lotação: 1165
Viaturas: 254
Velocidade máx. :40 nós
Motores: 3x MTU 20 V 8000 M71L
Copyright fotos: AUSTAL/ Fonte: AUSTAL

O mágnifico "OSA GOLIATH" em Ponta Delgada


A bonita cidade de Ponta Delgada, e o seu porto tiveram a prazer de contarem nos dias 17 e 18 de Dezembro com a presença do magnifico navio “ OSA GOLIATH” em escala técnica.
O espéctacular navio foi contruido nos estaleiros Drydocks World – Petama Yard, Indónésia, e entregue pela Handel Maritime, SA á Mexican Company Oceanografia, é o maior navio da sua classe actualmente, estando em construção um irmão gémeo o "OSA SAMSON"com entrega prevista para 2010.
O grande destaque deste navio vai para a sua poderosa grua Offshore, LIEBHERR MTC 78 000, com uma capacidade de elevação a 35 metros de raio de 1600 tons, e com possibilidade de rotação de 360 graus, para além desta grua o navio possui mais duas gruas Liebherr CBO-3600-100.Nome: OSA GOLIATH
Comprimento : 180 mts
Boca: 32 mts
Potência da MP: 21 000 KW
Thrusters: 3x 3333 KW, 2 x 2400 KW,2x1355 KW
Gruas: 1 x 2000 MT, 2 x 100 MT
Velocidade máx. 14 nós
Força de tracção: 250 tons
Acomodação: 296 pessoas
Bandeira : Panamá
Esta grua a primeira deste modelo entregue pela Liebherr , foi contruida e entregue pela fábrica de Rostock, Alemanha, a montagem da grua colocou grandes desafios aos Engenheiros projectistas da Liebherr, por exemplo os levantamentos de algumas peças precisaram ser planeados de tal forma que a pressão exercida sobre o solo da superfície do cais não fosse ultrapassada, para os içamentos a Liebeherr utilizou guindastes da própria fábrica.
Para os içamentos pesados foram utilizadas duas gruas portuárias Liebherr LHM 600 ( cap. máx. 208 tons cada) em operação conjunta, a montagem da grua exigiu levantamentos espéctaculares, primeiramente foi montada a parte inferior da plataforma giratória com aproximadamente 370 tons a parte mais pesada, de seguida foi colocada a casa das máquinas com aproximadamente 240 tons, depois a parte inferior do mastro com cerca de 250 tons, a parte superior pesa cerca de 160 tons e teve que ser elevada a 43 metros do nível do chão, a ultima parte a ser montada foi a lança com 87 metros que foi montada com precisão milimétrica nos pontos de pivotagem. Graças á precisão do planeamento do projecto, a equipa de 50 elementos técnicos executou a montagem em apenas 23 dias.(©) Copyright fotos: 1ª a 3ª António Simas, Ponta Delgada; 4ª a 7ª LIEBHERR / Fonte: LIEBHERR

domingo, 20 de dezembro de 2009

Semana em Tenerife, Domingo em Funchal.

Segunda-feira, o Costa Marina vinho cedo procedente de Santa Cruz de la Palma, entrando o Costa Serena mais 90 minutos demore desde Funchal. O porte, idade, características, etc. de ambos são muito diferentes, mas cada um na sua classe são navios muito atrativos. As diferenças se apreciam ao passar, às 1700h, o C. Marina diante da C. Serena em rota para Funchal.

Quarta-feira, procedente de Funchal em um dia muito chuvoso nos chega o magnífico navio MSC Fantasia, no seu cruzeiro de onze dias com base em Gênova. As sextas-feiras é o dia eleito pelo Island Escape para iniciar seu cruzeiro em Tenerife.

Enquanto que os sábados é o dia do AIDAluna na sua escala semanal, ao início de um novo cruzeiro onde lhe acompanha o quatro paus Kruzenshtern. Hoje domingo o AIDAluna não pôde entrar em porto de Funchal pelas condições adversas do mar, mesmo que fez três tentativas, a última com rebocador. Finalmente desistiu, continuando para o porto canário de la Palma.

(©) Copyrights fotos Funchal: Sergio Ferreira e João Abreu, Madeira.

(©) Copyrights, texto y fotos Tenerife: Antonio Sáez, Tenerife.