Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Ultima semana de Fevereiro.

Porto do Funchal operativo.
Na segunda-feira abre na semana com a visita do Costa Marina e na quarta-feira temos a visita extra do AidaLuna devido ao fechamento parcial do porto de Funchal, que felizmente hoje a recuperado seu operatividade para cruzeiros. Na quinta-feira corresponde-lhe turno ao espectacular MSC Fantasía, na sexta-feira temos visita triplo: o regular Is. Escape, além do Louis Majesty e o Costa Serena. O AidaLuna volta no sábado novamente. Hoje cedo, tem zarpado o pequeno agrupamento (com base em Las Palmas), encabeçada pela corbeta Vencedora.
(©) Copyrights, texto e fotos: Antonio Sáez, Tenerife.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

N/M "APOLO" na linha dos Açores


Apolo foi uma das divindades principais da mitologia greco-romana, um dos deuses olímpicos. Filho de Zeus e Leto, e irmão gêmeo de Ártemis, possuía muitos atributos e funções, e possivelmente depois de Zeus foi o deus mais influente e venerado de todos os da Antiguidade clássica. Era temido pelos outros deuses e somente seu pai e sua mãe podiam contê-lo. Era o deus da morte súbita, das pragas e doenças, mas também o deus da cura e da proteção contra as forças malignas. Além disso era o deus da Beleza, da Perfeição, da Harmonia, do Equilíbrio e da Razão, o iniciador dos jovens no mundo dos adultos, estava ligado à Natureza, às ervas e aos rebanhos, e era protetor dos pastores, marinheiros e arqueiros.
Pois Apolo é também o nome do navio da frota da Boxlines Navegação, SA, que faz a linha da Madeira, contudo a partir do dia 19 de Março dará inicio á ligação entre o continente português e os Açores juntando-se assim ao S. Rafael nesta linha, sendo substituído por outra embarcação na linha da Madeira. O N/M "APOLO" irá realizar a seguinte rota:LIS/PDL/PVT/PIC/PDL/LIS, enquanto o N/M "S. RAFAEL", fará a rota:LIS/LEI/PDL/HOR/PVT/GRA/LIS/LEI.
Nome: APOLO
Nº IMO: 9261994
Ind. chamada: DBNW
DWT: 5550 tons
Ton. bruta/ Líquida: 4454/1986 tons.
Comprimento: 100, 6 mts
Boca: 18,8 mts
Caládo: 6,65 mts
Velocidade: 15,4 nós
Maquina principal: Mak 9M 32C, 4320 KW a 600 rpm
Bow thruster: 350 KW
Gruas: 2 x 40 tons
Estaleiro: Qingshan Shipyard, Wuhan / China
Data da entrega: 07/ 2003
Acomodação: 13 pessoas em 13 cabines
Porto de registo: Leer
Bandeira: Alemã
Fonte: Wikipédia/(©) Copyright fotos: 1ª Blog Farinha ferry;2ª Willem Kroon.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

A paixão do "Ilha Azul"

O "Ilha Azul", originalmente espanhol de nascimento ( Vigo), mas português naturalizado ( registo Madeira), continua á procura de uma bela sereia ( empresa) que queira casar com ele, ou então apenas uma simples união de facto, dizem que este rapaz mantém uma grande paixão por uma ex-namorada, uma bela sereia de cabelos verdes e olhos azuis, que habita nas imensas águas do Atlântico norte, onde nove belas montanhas emergem sobre as águas . Agora que essa bela sereia anda á procura de novo amor será que o "Ilha Azul" poderá ter a esperança de voltar a esses mares onde habita a sua amada, será que a sua ex está disposta a um novo namorico com este rapaz, enfim logo se verá, ás vezes o amor consegue milagres. "
(©) Copyright foto: MM Bettencourt, Graciosa.

MARINHA REALIZA TREINO DE SALVAMENTO EM PONTA DELGADA

A Marinha, através do Instituto de Socorros a Náufragos realizou uma acção de treino e qualificação para 19 elementos dos órgãos locais da Autoridade Marítima sediados nos Açores e que operam com os meios distribuídos pelas estações salva-vidas de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta. Esta acção versou a utilização dos novos meios individuais de salvamento, teve a duração de três dias e foi ministrada por peritos do Instituto de Socorros a Náufragos, vindos de Caxias. A Marinha mantém uma permanente actualização dos meios atribuídos às suas estações salva-vidas, bem como na formação e certificação do pessoal que com eles opera Nota de imprensa do : Capitão do Porto de Ponta Delgada, João Rodrigues Gonçalves.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Novo Capitão do Porto de Ponta Delgada

O Capitão-de-fragata João António da Cruz Rodrigues Gonçalves, tomou ontem posse como novo Capitão do Porto de Ponta Delgada, Comandante Local da Polícia Marítima de Ponta Delgada e de Vila do Porto e em acumulação, 2º Comandante da Zona Marítima dos Açores, a cerimónia realizada ontem no edifício do Comando da Zona Marítima dos Açores, foi presidida pelo Contra-Almirante Agostinho Ramos da Silva, Chefe do Departamento Marítimo dos Açores e Comandante Regional da Policia Marítima dos Açores.
No inicio da sua carreira embarcou no NRP "Honório Barreto' onde cumpriu uma comissão nos Açores entre Maio e Agosto de 1988, mais recentemente cumpriu uma missão de 4 anos nos Açores como Capitão do Porto de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória.
Desejo ao Sr. Comandante João Rodrigues Gonçalves as Maiores Felicidades no desempenho desta sua nova missão, neste seu regresso aos Açores.Seu vasto curriculum (ver aqui).
Fonte e foto :O Baluarte de Santa Maria

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Semana Triste.

A semana esteve marcada pelos incidentes provocados pelos efeitos da temporal que com tanta violência e vítimas fatais, tristemente afetou Madeira. Se deixou sentir com menos força nas Canárias. O Costa Serena entra com as primeiras luzes do dia em porto e, por seu câmara de proa vemos ao HSC Bentago entrando e ,os ônibus preparados para as excursões.
As incidências nos permitem observar uma imágen inédita: o HSC Bencomo compartilhando com o Volcán de Tamadaba o pantalán de Armas.
Na foto de La Opinión, momento da reparação dos 'waterjets' de estibordo, enquanto o pequeno Hespérides sai de porto, enfrentando fortes ondas (em cima) . O Boudicca cancelou sua escala em La Palma,ampliando sua estadia em Tenerife. O recorte de LocalizaTodo do domingo 21, amostra as características da borrasca afetando ao Cântabro galego.
(©) Copyrights, texto e fotos: Antonio Sáez, Tenerife.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Volta Perséfone, volta

Perséfone era filha de Zeus e Deméter, deusa da agricultura, e no início do mito era uma rapariga que colhia flores despreocupadamente, até que os sinais da sua grande beleza encantaram o Deus Hades, senhor dos mortos, que em casamento a pediu. Imediatamente, e por interferência de sua mãe, o pedido foi recusado, no entanto Hades que ficara insatisfeito raptou-a enquanto esta colhia narcisos, levando-a na sua carruagem por uma abertura na terra para o seu reino subterrâneo Erebo afim de se tornar a rainha do Mundo Infernal e vigilante das almas dos mortos. A inconsolável Deméter convenceu Zeus a obrigar Hades a devolver Perséfone, que astutamente lhe ofereceu uma romã, sabendo que quem a comesse ficaria obrigado a voltar. Desde então, transformada em sombria Proserpina, sempre que rainha desce ao mundo dos mortos para encontrar o seu marido, o Inverno Chega à Terra. Quando regressa à companhia de sua mãe, transforma-se em Cora, a eterna adolescente, e a primavera faz o inverno desaparecer e traz as flores e o verde da natureza, brotando os grãos da terra.

"A pálida luz da manhã de Inverno,
O cais e a razão
Não dão mais esperança, nem uma esperança sequer,
Ao meu coração.
O que tem que ser
Será, quer eu queira que seja ou que não.
No rumor do cais, no bulício do rio
Na rua a acordar
Não há mais sossego, nem um vazio sequer,
Para o meu esperar.
O que tem que não ser
Algures será, se o pensei; tudo mais é sonhar."
(Fernando Pessoa)
(©) Copyright texto e fotos: Rui Carvalho, Terceira. / Poema: Fernando Pessoa.

N/M "CORVO" - Porto de Leixões



Bonitas fotos da chegada ontem do N/M "CORVO" ao Porto de Leixões, preparando-se para iniciar mais uma operação naquele importante e produtivo porto nacional. O navio "Corvo" da Mutualista Açoreana, efectua viagens regulares entre o continente Português e os Açores.
(©) Copyright fotos: José Modesto, Leça da Palmeira.

(©) Copyright esquema do porto: APDL

Madeira

Um Grande Abraço Solidário para os irmãos Madeirenses.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Boxlines- Transportando o futuro

A Box Lines Navegação, SA, é a única empresa de carga contentorizada que escala o porto da Graciosa, ligando a minha pequena ilha aos outros dois grupos de ilhas do arquipélago Açoriano ( Grupo Ocidental e Oriental), ao arquipélago da Madeira e Portugal continental e claro a parti dai com o resto do mundo, sendo assim muito das pequenas e grandes coisas que necessitamos para construir o nosso futuro, chega-nos nas “caixas” que transporta e descarrega o “nosso” N/M “S. Rafael”, navio que operou no porto da Graciosa durante a noite de 5ª-feira e dia de 6ª-feira numa escala mais longa do que é habitual. A Box Lines Navegação pertence ao Grupo Sonae Capital, (http://www.sonaecapital.pt/) que tem como Presidente o conhecido Belmiro de Azevedo que receberá da Universidade dos Açores o doutoramento “Honoris causa” no próximo dia 5 de Março.
(©) Copyright fotos e texto: MM Bettencourt, Graciosa; imagens: Box Lines, SA

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Canárias: temporal obriga suspensão ligações marítimas e aéreas.

A conseqüência do intenso temporal que afeta as Canárias se hão suprimidos os serviços marítimos e aéreos entre as ilhas ocidentais das Canárias, estando tudo o arquipélago em alerta meteorológica. O enlace HSC com Agaete houve também de suspender-se, e não pudo atracar o HSC Bencomo no pequeno porto do norte de Gran Canaria, retornando a Tenerife com mais de 200 passageiros sem desembarcar.
Efeitos do forte vento.
(©) Copyrights, texto e fotos: Antonio Sáez, Tenerife.
Nota: todos os serviços ativos às 2000h, incluindo HSC com Agaete.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

King Tamatoa a Bora-Bora.

O HSC que o empresário Bill Ravel comprou há pouco mais de dois meses, o NGV (HSC) Liamone por aproximadamente 20 MM€ para enlaçar as diversas ilhas da Sociedade (a Polinésia Francesa), tem previsto chegar a próxima segunda-feira a Bora-Bora. O empresário solicita a inclusão do HSC no registro polinésio de cruzeiros de turismo, para obter dedução de imposto em combustível, o qual é a chave no sucesso do serviço.
(©) Fotos em Niza y Córcega: Pascal e Marc Thierry, France.
10.000 milhas náuticas. Capturas Google Earth.
Até agor, a vinha efetuando o trajeto Nice - Córsega (incluímos fotos do navio operando no Mediterrâneo francês). O navio, rebatizado King Tamatoa, saiu de Nice (Sul da França) no último dia 17 de Janeiro escalando em Tenerife (dia 20) e continuando até Colom o Canal do Panamá e dali a Bora-Bora, Papetee (na Polinésia). Total da viagem mais de 10.000 m.n.
Mais informação. -- Detalhe técnicos.
Añadir imagenHSC King Tamatoa. Tenerife, 20 Janeiro 2010.