Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

quarta-feira, 31 de março de 2010

N/M "ATLANTIS" na Praia da Vitória

E não há duas sem três. Pois foram, três vezes seguidinhas cá esteve o ATLANTIS. Que dantes era de ano-a-ano. Também gosto do MADEIRA, mas ainda não tenho saudades. Que venham mais três e outras três mais.
Nome:ATLANTIS
Data e Hora de Entrada: 29.03.2010 - 13:00
Ind cham: CSBT
IMO nº 8131324
Ano de construção: 1984
Comp fora / fora: 105,9 mts
Boca:17,5Porte: 6173
Arq. bruta / liquida4319 / 1647
Porto registo:LISBOA
Bandeira:PORTUGAL
Armador:TRANSINSULAR
Comandante: Pedro Marques
Piloto de Serviço: Miguel Conceição
(©) Copyright texto e fotos: Rui Carvalho, Praia da Vitória.

"Semana Musical".

Em seis dias, três navios da companhia MSC (Melody, Lirica e Musica). A semana abre com o Ventura, o maior navio da companhia P & O, que voltará a Tenerife a próxima semana enquanto que em Maio virá o novo Azura, seu gêmeo, em viagem inaugural. Também o domingo escala o Costa Marina que acompanha ao Ventura na sua estadia. Segunda-feira MSC Lirica, a terça-feira o moderno navio venezuelano (ver Guicamacuto).
(©) Copyrigh imagen BVL Guicamacuto: Esteban González, Tenerife.
Island Escape, 2315h.
O fim de semana com o Is. Escape com a chegada de bons amigos desde Madeira, sabado AidaLuna e MSC Musica. A nota triste é a cessação da atividade do original Aegean Heaven (substituído por um novo ro-ro de Acciona), de tudo o qual informaremos proximamente.
AidaLuna e MSC Musica, 0621h.
Aegean Heaven día 23, 0740h. Última escala em Tenerife.
(©) Copyrights, texto e fotos: Antonio Sáez, Tenerife.

domingo, 28 de março de 2010

Fragata "ÁLVARO DE BÁZAN" em Ponta Delgada

A fragata F-101 "Álvaro de Bázan" esteve este fim-de-semana em Ponta Delgada, ilha de S. Miguel, Açores para uma pequena escala técnica. Tal como a fragata alemã FGS "Hessen" que recentemente atracou no mesmo cais, a F-101 é também um navio de defesa aérea de área, neste caso equipada com um sistema de combate norte-americano AEGIS apoiado no radar 3-D SPY-1D, que tem um alcance de detecção de 600km e é capaz de seguir 90 alvos em simultâneo. A "Álvaro de Bázan" tem 146,7 metros de comprimento, desloca 6.260 tons e atinge um velocidade máxima de 28.6 nós. Na sua presente missão, comandada pelo capitán-de-fragata Íñigo de la Puente, já visitou S. Diego, na Califórnia, atravessou o canal do Panamá e prestou apoio no Haiti. Depois de Ponta Delgada, a próxima escala será em "casa", na base naval de Ferrol, onde regressa após mais de três meses a navegar.
(©) Copyright texto e fotos: Colaboração de um Amigo de S. Miguel.

"Deus" "Apolo" em Ponta Delgada

Se na passada semana, podemos ver a partida de Ponta Delgada do "Arcanjo" "S. Rafael", esta semana passamos para a mitologia grega-romana, e podemos observar o "Deus", "Apolo", que também era descrito como o deus da divina distância. As fotos são relativas ao dia 26 de Março, e foram tiradas antes da sua partida para a metrópole, bem carregadinho, e de aparência jovem tal como se representa a imagem do "Deus" "Apolo".
(©) Copyright fotos: Nuno M. Reis, Ponta Delgada.

sábado, 27 de março de 2010

Éxodo de Páscoa. Hoje 1900h.

Cámara web H. Reverón, Los Cristianos.
Nestes momentos o porto de Los Cristianos é um autêntico fervedouro, à borda do colapso. Sua estratégica posição nas comunicações com La Palma, Hierro e Gomera faz com que em datas prévias por Semana Santa, registre grande movimento de passagem. Vemos ao ferryboat de Armas Volcán de Taburiente, e aos HSC de Olsen: o pequeno Benchi, ao trimarán Benchijigua e no antepuerto o veterano Bonanza esperando a atracar.
Puerto de Los Cristianos. Foto de archivo.

N/M "APOLO" na Praia da Vitória

Finalmente chegou ! Para gáudio de todos aqueles que ansiosamente o esperavam ! Cá está o já nosso conhecido "APOLO", completando a frota Açoreana da BOX LINES, entretanto reduzida em 50% após o acidente do malogrado e condenado "SÃO GABRIEL". Que bons mares o acompanhem e bons ventos o protejam.
Nome do Navio: APOLO
Data e Hora de Entrada: 25.03.2010 - 01:00
Tipo de Navio: Contentores e Carga Geral
Indicativo de Chamada: DBNW
Número IMO: 9261994
Porto de Registo: Leer
Bandeira: Alemanha
Ano de Construção: 2003
Comprimento Fora a Fora: 100.60 mts.
Boca Máxima: 18.80 mts.
Porte (Dwt): 5.556 tons.
Arqueação Bruta: 4.448 tons.
Arqueação Líquida: 1.986 tons.
Calado Máximo à Entrada: 5.80 mts.
Último Porto: Cais do Pico
Próximo Porto: Ponta Delgada
Potência da Máquina Principal: 4.320 kw.
Potência do BowThruster: 350 kw.
Armador: Briese Schiffahrt para BoxLines
Agência: Oceânica, Lda. - Marco Mouro
Nome do Comandante: Martin Scholz (Alemanha)
Piloto de Serviço: Guilherme Bettencourt
(©) Copyright fotos e texto: Rui Carvalho, Praia da Vitória.

sexta-feira, 26 de março de 2010

N/M "Corvo" e N/M "Monte Brasil" na Praia da Vitória

Sendo dos meus navios preferidos os porta-contentores, é com prazer que publico estas fotos referentes à operação do navio "Corvo", da Mutualista Açoreana e do navio "Monte Brasil", da Transinsular, na passada 4ª-feira no porto da Praia da Vitória.
Aproveito para Agradecer a Todos os Amigos, que Generosamente me enviam fotos de navios em operação em outros portos, sem tal Amável Ajuda, seria muito difícil, quase impossível publicar fotos como estas, OBRIGADO.
Nome do Navio: CORVO
Data e Hora de Entrada: 24.03.2010 - 08:30
Tipo de Navio: Contentores e Carga Geral
Indicativo de Chamada: CSBH
Número IMO: 9381275
Porto de Registo: Ponta Delgada
Bandeira: Portuguesa
Ano de Construção: 2007
Estaleiro: Viana do Castelo
Comprimento Fora a Fora: 119,80 mts.
Boca Máxima: 20,00 mts.
Porte (Dwt): 9.000 tons.
Arqueação Bruta: 7.064 tons.
Arqueação Líquida: 3.259 tons.
Calado Máximo à Entrada: 7.00 mts.
Último Porto: Ponta Delgada
Próximo Porto: Velas
Potência da Máquina Principal: 6.000 kw.
Potência do BowThruster: 2 x 400 kw.
Armador: Mutualista Açoreana
Agência: Bensaude Agentes de Navegação
Nome do Comandante: António Rebelo
Piloto de Serviço: Guilherme Bettencourt
Nome do Navio: MONTE BRASIL
Data e Hora de Entrada: 22.03.2010 - 09:00
Tipo de Navio: Contentores e Carga Geral
Indicativo de Chamada: CSEM
Número IMO: 9083055
Porto de Registo: Lisboa
Bandeira: Portuguesa
Ano de Construção: 1994
Estaleiro: J. J. Sietas - Hamburg
Comprimento Fora a Fora: 126,30 mts.
Boca Máxima: 19,40 mts.
Porte (Dwt): 8.846 tons.
Arqueação Bruta: 7.039 tons.
Arqueação Líquida: 3.867 tons.
Calado Máximo à Entrada: 5.60 mts.
Último Porto: Ponta Delgada
Próximo Porto: Leixões
Potência da Máquina Principal: 6.000 kw.
Potência do BowThruster: 500 kw.
Armador: Transinsular
Agência: Thomé de Castro, Sucrs.
Nome do Comandante: José Ramos
Piloto de Serviço: Guilherme Bettencourt

(©) Copyright fotos: Rui Carvalho, Praia da Vitória.

Visitas ao Farol da Ponta da Barca

O Farol da Ponta da Barca vai estar aberto a visitas nos dias 27 e 28 de Março, 3 e 4 Abril de 2010 nos segintes períodos:
Das 09:00 às 12:30 horas locais;
Das 14:00 horas locais ao Pôr-do-sol.

Capitania do Porto de A. H. / Delegação Marítima de Santa Cruz da Graciosa.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Manobra do N/T "SICHEM PACE" na Praia da Vitória

Sequência de fotos da manobra de atraque do N/T "Sichem Pace" no porto da Praia da Vitória.

Entrou 3ª-feira, devia ter entrado na 2ª-feira ! Não sei o que é que o atrasou em Ponta Delgada, talvez demasiada "malagueta" na sopa. Entrou, e saiu 4ª-feira pela manhãzinha para não acordar ninguém, mas deixou cá a Gasolina pós pópós e o JET pós aviões.
Data e Hora de Entrada: 23.03.2010 - 14:00
Nome do Navio: SICHEM PACE
Tipo de Navio: Tanque Petroleiro
Indicativo de Chamada: 9HVM9
Número IMO: 9304415
Porto de Registo: La Valetta
Bandeira: Malta
Ano de Construção: 2006
Comprimento Fora a Fora: 145,50 mts.
Boca Máxima: 23,70 mts.
Porte (Dwt): 19.983 tons.
Arqueação Bruta: 11.568 tons.
Arqueação Líquida: 6.060 tons.
Calado Máximo à Entrada: 7,0 mts.
Último Porto: Ponta Delgada
Próximo Porto: Sines
Potência da Máquina Principal: 8.100 kw.
Potência do BowThruster: 1.000 kw.
Tipo de Carga: Gasóleo, Gasolina e JET A1
Armador: Eitzen Chemical
Agência: Terceira Tráfego, Lda.
Nome do Comandante: Amit Mahaeshwari (Índia)
Piloto de serviço: Rui Carvalho e Miguel Conceição
(©) Copyright fotos: 1ª a 8ª e 10ª, Zé Chora; 9ª e 11ª, Rui Carvalho, Praia da Vitória.
(©) Copyright texto: Rui Carvalho.