Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Hugo Chavez compra o N/F "Atlântida"


Segundo noticia da Rádio GeiceFM, o ferry Atlântida deverá ter como futuro a Venezuela, para onde em principio seguirá por 35 milhões de euros, isto depois de o Governo de Hugo Chavez ter chegado a um principio de acordo com a Administração dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. Para bem do Estaleiro e dos seus trabalhadores seria bom que este capitulo fosse encerrado, e se desse inicio a uma nova etapa para o estaleiro agora que recebeu a encomenda de 2 ferrys para a nossa conhecida Hellenic Seaways.
Fonte: Rádio GeiceFM

Lancha de Pilotos "Portas do Mar"

Lancha de Pilotos do porto de Ponta Delgada, " Portas do Mar".
(©) Copyright fotos: Bruno Rodrigues, Ponta Delgada.

domingo, 30 de maio de 2010

Ante-estreia do HSC "Hellenic Wind"

A Atlânticoline efectuou ontem uma viagem teste com o HSC " Hellenic Wind"( ex Viking) aos portos da Praia da Vitória e Graciosa, tal como fez o colega "Express Santorini", o inicio da operação do "Hellenic Wind" terá lugar a 7 de Junho, este ano com uma nova rampa lateral semelhante à do "Express Santorini", será o primeiro ano em que os dois ferrys a operar nos Açores não necessitam do equipamento de terra para colocarem as suas rampas, até agora o único com autonomia nesse aspecto era o "Express Santorini". Bem-vindo e que os Deuses dos mares te protejam.
(©) Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa.

sábado, 29 de maio de 2010

Bremen.

O pequeno Bremen da Hapag - Lloyd Kreuzfahrten, está adaptado à navegação árctica e de aventura. Depois de uma comprida navegação de oito jornadas desde Belem, chega a Santa Cruz no dia dezoito de Maio, para iniciar um novo cruzeiro que lhe levará a Lanzarote, Rabat (Marrocos), continuando pela fachada atlântica européia até Hamburgo um cruzeiro com duração de 17 dias. Nas fotos, vemos ao navio alemão junto ao rebocador oceânico, Miguel de Cervantes.
O Bremen é o menor navio de passagem da frota da quase bicentenária Hapag - Lloyd (desde 1848), de só 6.750 tons e com capacidade para 164 passageiros possui o mais alto nível de certidão (E4), para navegação árctica Pelo seu pouco calado e compri mento é muito adequado para realizar cruzeiros nos portos menores das Açores, cujas autoridades portuárias poderiam realizar campanhas de captação de cruzeiros como realizam conjuntamente Madeira e as Canárias (Cruises of Atlantic Is.).
(©) Copyrights texto e fotos: Antonio Sáez, Tenerife.

Dois dias na vida do N/M "S. Rafael"

N/M "S. Rafael" no porto de Ponta DelgadaN/M "S. Rafael" no Porto da Graciosa
Pela primeira vez podemos acompanhar o N/M "S. Rafael" em dois dias consecutivos e em dois portos açoreanos, as primeiras fotos são referentes ao porto de Ponta Delgada, e foram obtidas ontem, pelo Amigo Bruno Rodrigues, enquanto que as fotos do porto da Graciosa foram hoje obtidas por mim durante a operação. Ao contrário do que é habitual na rotação ( Graciosa- Ponta Delgada-Lisboa), o navio efectuou escala ontem em Ponta Delgada, esteve hoje na Graciosa e partiu directamente para Lisboa, a razão desta alteração deve-se à greve que a estiva de Ponta Delgada está a efectuar às horas extraordinárias, o que têm levado a algumas alterações nas rotações dos navios como é o caso do S. Rafael.No momento da partida do "S. Rafael",
aparecia o veloz HSC "Hellenic Wind", que fez hoje uma viagem teste ao porto da Graciosa (próximo post).
Copyright fotos: 1ª a 4ª Bruno Rodrigues, Ponta Delgada; 5ª a 10ª, MM Bettencourt, Graciosa.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

" C E C Hunter" em Ponta Delgada

Gosto especialmente desta foto ( a 1ª) do navio "C E C Hunter", atracado no porto de Ponta Delgada ( 28-Maio) com as duas gruas portuárias, parece um pintura de uma criança com uma boa mistura de cores onde este verde do navio diz muito bem com o verde deste blogue ( Verde é esperança no futuro de todos nós). Este navio pertence ao Grupo Clipper, uma empresa de Navegação internacional possuidora de uma moderna frota especificamente concebida para lidar com grande variedade de cargas, este "C E C Hunter" têm 97 metros de comprimento, 16,2 metros de boca, 6,7 metros de calado, têm uma capacidade para 350 TEUs, está equipado com duas gruas de 50 tons que de forma combinada podem elevar 100 tons, atinge uma velocidade de 14 nós.
Copyright fotos: Bruno Rodrigues, Ponta Delgada.

Rampa ro-ro das Portas do mar concluída

Graças às fotos do Amigo Bruno Rodrigues, podemos efectuar uma viagem virtual ao porto de Ponta Delgada e neste caso ao moderno caís de cruzeiros Portas do Mar, que têm registado interessante movimento de navios de cruzeiros ( acompanhar Aqui).
Foi no cais interior das Portas do Mar, que se construiu a rampa ro-ro, do porto de Ponta Delgada, rampa essa que pelas imagens se encontra concluída, lembro que é intenção do Governo Regional dotar todos os portos Açoreanos de rampas ro-ro, contribuindo assim para uma eventual dinamização do tráfego ferry (adicionando ? carga rodada) no arquipélago, e eventualmente possibilitar uma ligação de passageiros e carga rodada com a Madeira, Canárias e continente português, tal como acontece com os referidos arquipélagos que se encontram ligados pelos ferrys da Naviera Armas, várias vezes referimos neste blogue uma possível ligação da Armas com o seu novo ferry a Ponta Delgada, contudo fico a pensar que será difícil o novo navio da Armas que têm 175 metros atracar neste caís que terá cerca de 100 mts, resta-me saber se este poderá operar no local onde operou o RO-RO Hellenic Sailor, quando no ano passado trouxe a logística do SATA Rallye Açores 2009.
(©) Copyright fotos: Bruno Rodrigues, Ponta Delgada.
Grande plano do caís de cruzeiros Portas do Mar, com o ferry português "Ilha Azul" (99,52 mts), atracado no caís interior onde nasceu a rampa ro-ro.
(©) Copyright foto: Carlos Medeiros.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

N/M "DAN SUPPORTER" na Praia da Vitória

Quando olhei para ele julguei que era o "ILHA DA MADEIRA", onde passei uns tempos em 1997, agora possivelmente transferido para a cabotagem Açoreana. Mas não, era apenas um gémeo seu, clonado lá por Hamburgo nos estaleiros da J.J. Sietas. Sendo o 9º da época de cereais e aditivos para a produção de suplementos alimentares para animais, este N/M "DAN SUPPORTER" manifesta 2.200 toneladas de Bagaço de Girassol para o recebedor UNICOL.
Data e hora: 25.05.2010 - 11:00
Tipo de navio: Graneleiro
Ind. Chamada: 9HGQ9
Nº IMO: 8707771
Porto de Registo: Valletta
Bandeira: Malta
Ano de construção: 1987
Comprimento f. a f.: 94,50 mts
Boca: 15,91 mts
Porte (DWT): 3.402 tons
Arqueação Bruta: 2.749 tons
Arqueação Líquida: 1.110 tons
Calado máximo à Entrada: 5,00 mts
Último porto: Sète ( França)
Próximo porto: Aguarda ordens
Potência da máquina principal: 2.220 KW
Potência do BowThruster: 210 KW
Armador: Shipping.DK.
Agência: Thomé de Castro, Sucrs. Lda. - José Soares.
Nome do Comandante: Viktor Strutynsky.
Piloto de serviço: Henrique D'Almeida.
(©) Copyright fotos: Henrique D'Almeida, Praia da Vitória.
(©) Copyright texto: Rui Carvalho, Praia da Vitória.
Outros navios em operação no porto da Praia da Vitória, ontem (dia 25- Maio), o N/T "Sichem Pace", e o porta contentores "S. Rafael", da Boxlines que viu a sua rotação para esta semana um pouco alterada em virtude da greve da estiva de Ponta Delgada.

terça-feira, 25 de maio de 2010

A dupla de ontem

Ontem o ferry "Express Santorini" efectuou mais uma escala no porto da Graciosa, à saída cruzava-se com o N/T "Eberhart Essberger", que entrava logo de seguida para realizar mais uma descarga de combustível.
Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

"Hellenic Wind" em Ponta Delgada

O HSC "Hellenic Wind" atracado no porto de Ponta Delgada, o inicio da sua operação ao serviço da Atlânticoline nos mares dos Açores terá lugar a 7 de Junho, contudo tal como o seu "colega" "Express Santorini" , irá efectuar uma viagem teste pelos portos Açoreanos. O "Hellenic Wind" é um navio que pela sua velocidade, consegue "aproximar" as nossas ilhas, tendo já conquistado muitos passageiros que fazem questão de escolher o ex-Viking pela sua rapidez. Copyright fotos: António Simas, Ponta Delgada.

N/M "FURNAS"

O navio "Furnas" , (ex- Hydra J) pertence ao Armador, Mutualista Açoreana de Transportes Marítimos,SA, uma das empresas do Grupo Bensaude, que têm sede em Ponta Delgada, S. Miguel e forma com o navio "Corvo" a dupla da Mutualista na linha dos Açores, linha essa que a empresa opera à 90 anos.
Características:
Construtor: Yichang Shipyard, China
Construção nº: YC 96006
Porto de registo: Ponta Delgada
Bandeira: Portuguesa
Indicativo de chamada:CSBK
Nº IMO: 9164548
Tipo de navio: Porta contentores
Comprimento f. a f.: 100,6 mts
Boca: 18,80 mts
Pontal: 8,40 mts
Calado máximo: 6,65 mts
Deslocamento máximo: 8567 tons
Porte: 5555 tons
Arqueação bruta: 4450 tons
Arqueação líquida: 2141 tons
Máquina principal: 2 MAN 6L 14/24+ 1 MAN D 2866 E
Velocidade: 15,5 nós
Bowthruster: 500 KW
Total de contentores: 505 TEUs
Gruas: 2 x 40 tons swl 24,8 mts
Copyright fotos: Bruno Rodrigues, Ponta Delgada.
Copyright imagem: Mutualista Açoreana.
Fontes: Mutualista Açoreana; Blogue dos Navios e do Mar
Navio "Furnas" em operação em Ponta Delgada, S. Miguel.