Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

sexta-feira, 30 de julho de 2010

N/M "Furnas" em Lisboa

Navio de cruzeiros "Arcadia" e o "nosso" N/M "Furnas" da Mutualista Açoreana, em Lisboa.
Copyright foto: Ricardo Martins, Lisboa.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

"Electra" embarcando o Piloto no Ferry "Express Santorini"



Segundo vídeo da série "Electra", realizado mais uma vez pelo simpático Cte. Stefanos Papadopoulos, desta vez relativo ao embarque do "nosso" Piloto, Rui Carvalho.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Os ferrys e a velocidade

Ontem como habitualmente ás terças-feiras voltamos a receber o HSC "Hellenic Wind", Comandado pelo simpático Comandante Apostolos, e novamente como é habitual o "Hellenic Wind" chegou ao nosso porto com 15 minutos de antecedência em relação ao que consta no horário da operadora Atlântico Line, demonstrando que navega a uma velocidade superior á prevista. Por exemplo ontem o "Hellenic Wind" partiu do porto das Velas ilha de S. Jorge, ás 9:45, tendo chegado ao porto da Graciosa, ás 11:15 ( horário 11:30), ou seja o navio demorou 1 hora e 30 minutos a percorrer as 40 milhas que separam os dois portos, o que significa que este viajou a uma velocidade média superior a 26 nós, quando a ligação é Praia da Vitória- Graciosa voltamos a registar também uma antecedência em relação ao horário, mesmo assim o navio têm capacidade para atingir velocidades superiores. Quanto ao "colega" "Express Santorini" também revela uma velocidade superior á prevista pelos horários, na ultima ligação (2ª-feira) entre a Praia da Vitória e a Graciosa, este fez o percurso de 53 milhas em 3 horas, o que dá uma velocidade média superior a 17 nós, no entanto o navio pode navegar a uma velocidade superior, não o fazendo, tal como o "Hellenic Wind", por questões de logística e de economia, uma vez que o aumento da velocidade sem necessidade têm custos, e prejudicaria também a logística dos portos, por curiosidade a velocidade máxima do ferry "Express Santorini" é de 20,4 nós.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Tarifas Volcán:

Ida e volta para dois passageiros (residentes) e veículo ligeiro:
Tenerife La Palma Tenerife: 140 mn.
Tenerife G.Canaria Tenerife: 120 mn.
Tenerife Gomera Tenerife: 50 mn.
O trajeto Tenerife - Gomera, é com muita diferença, o mais rentável para a Naviera Armas.
(©) Copyrights texto e fotos: Antonio Sáez, Tenerife.

domingo, 25 de julho de 2010

Lancha de Pilotos "Electra"



Este bonito vídeo da Lancha de Pilotos "Electra", embarcando o Piloto no N/F "Express Santorini", foi generosamente cedido para publicação pelo Comandante Stefanos Papadopoulos, um pequeno gesto mas de Grande Significado, no meu entender dirigido a todos Nós, Obrigado.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Estreia do N/M "RUBY" na Graciosa

O N/M "RUBY" da frota da Box Lines, SA, estreou-se no porto da Graciosa, num dia que este registou um movimento interessante atendendo como é óbvio á dimensão do porto e da ilha. Para além da estreia do "RUBY" registamos ontem a operação do N/M " PONTA DA BARCA", dos Transportes Marítimos Graciosenses, Lda., e mais tarde depois da saída do "RUBY", operou o habitual ferry de 5ª feira o HSC "HELLENIC WIND".
Esta estreia do "RUBY", fica marcada na minha memória pela utilização do rebocador da APTG, SA adstrito ao porto da Praia da Vitória "O BRAVO", uma vez que o navio tinha uma avaria no impulsor de proa, a manobra de entrada assessorada pelo Piloto de serviço, permitiu também á lancha de Pilotos "ELECTRA", pôr em acção a sua polivalência que a caracteriza.
A Box Lines escala assim a Graciosa uma semana depois da ultima viagem, e como facilmente se pode perceber teve que empregar o seu empenho e vontade, e utilizar os meios dísponiveis para operar , mantendo assim a habitual semana ímpar que permite a sempre importante ligação com a Madeira, através da Transinsular ( baldeação em PDL), exemplo disso a maior parte da carga de ontem eram contentores de gado bovino, e alguns deles com destino a esse tão apreciado mercado . Ao contrário do que aconteceu recentemente, desta vez (como sempre) ninguém se referiu ao facto positivo de termos contentores duas semanas consecutivas, nem muito menos ao esforço que foi feito, parece-me que nesta sociedade quando se faz algo positivo passa despercebido, apenas se valoriza o negativismo e o mal dizer, e ás vezes com grande falta de precisão, por isso não admira que este País esteja deprimido, e não é pouco.
Nome: RUBY
Estaleiro: Qingshan, Wuhan, China.
Data da entrega: 12/2001
T. arqueação bruta: 4454 tons
T. arqueação líquida: 2141 tons.
Comprimento: 100,6 mts.
Boca: 18,8 mts.
Calado: 6,65 mts.
Velocidade:15,4 nós.
Motor principal: MAK 9M32 C, 4320 Kw a 600 rpm.
Bowthruster: 350 Kw
Acomodação: 13 pessoas/ 13 cabines.
Capacidade Teus: 505
Gruas: 2 x 40 tons
Copyright fotos: MM Bettencourt: 2ª e 6ª João V. Gouveia, Graciosa.

RollDock Sun.

Cargando antes de iniciar su viaje inaugural entre Thailand y Singapore. (©) Photo copyright: Denis Brouwer.
O Rolldock Sun, navio de 12.800 tons, é o primeiro dos seis navios gêmeos especiais que a nova companhia - ROLLDOCK SHIPPING B.V - baseada em Roterdão, há encarregado a estaleiros do Sul Oeste da Ásia. Chega em Tenerife procedente VISHAKHAPATNAM (Rep. a Índia) e continua para SEVERODVINSK Mar Branco, Oceano Artico (no extremo Norte de à Rússia européia) com parada em Roterdão.
A versati lidade destes cargueiros é o mais destacável, pois podem conduzir carga RoRo, FloFlo y LoLo.
Ou o que é o mesmo:
Roll-on Roll-off.
Float-on Float-off.
Lift-on Lift-off.
Especificaciones técnicas.
(©) Copyrights texto e fotos: Antonio Sáez, Tenerife.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

"Express Santorini" lutando contra o vento


(©) Copyright video: MM Bettencourt. Graciosa, Açores.

Uma vez mais este ano o ferry "Express Santorini" lutou contra ventos de 25 nós do quadrante Sul que fustigando lateralmente o empurravam contra o cais. Parece que a Pérsefone não quer regressar do "mundo das trevas" e trazer com ela o Verão habitual, ou será que alguém se esqueceu de pagar a factura do Verão anterior ? Mas se voltarmos a ver algum vento fresco soprando no costado do "Express Santorini" também voltaremos a assistir a mais uma boa demonstração da habilidade de manobra do Comandante bem assessorado pelo piloto de barra. Tudo isto num navio que apesar dos seus 36 anos demonstra ainda boa capacidade de resposta, apetecendo dizer que em relação á sua idade "Dos fracos não reza a história" e este têm uma história própria muito interessante .

domingo, 18 de julho de 2010

Novas rotas.

Em 2008, Armas e o estaleiro Barreiras, assinaram um pedido de quatro ferries tipo Teide. Em 2009 ante a evidência da crise, o pedido se reduziu a duas unidades. A primeira, o V. do Teide se entregará em Novembro e a segunda, já em construção se entregará em meados de 2011. Na visita que Antonio Armas (diretor e proprietário da naviera) realizou a Vigo, aproveitou para negociar com o presidente do estaleiro, José Francisco González Viñas, o pedido de uma terceira unidade gêmea do Teide, cuja quilha se porá em arquibancada proximamente.
Finalmente, se está pendente de financiamento, para o encargo de outro ferryboat que será aproximadamente 30 mts menor que os citados (ver foto V. Taburiente, adaptado a portos menores). Antonio Armas disse que a situação econômica atual não é fácil, mas que vai seguir apostando por melhorar as comunicações,com navios como o Volcán del Teide. A expansão e melhora de rotas com as novas incorporações se há evidente, lo que faz viável a implementação do enlace com Açores.
(©) Copyrights fotos V. Teide: astilleros Barreras.
Volcán de Taburiente.
Fonte: Faro de Vigo e La Voz de Galicia.

Tarifas da Naviera Armas-Canárias

(©) Copyright fotos: António Sáez, Tenerife.

Desenho do navio "Hydra J"

Da bonita ilha de S. Miguel, chega-nos um bonito desenho gentimente enviado pelo Amigo Paulo Sousa. Sem dúvida uma forma diferente de olhar os navios e o mundo do shipping, Obrigado.
(©) Copyright desenho: Paulo Sousa, S. Miguel.
Foto do navio "Furnas" ( ex Hydra J) da Mutualista Açoreana, atracado no porto de Ponta Delgada, seu porto de registo.
(©) Copyright foto: Bruno Rodrigues, S. Miguel.

sábado, 17 de julho de 2010

Governo prepara novo concurso para o transporte marítimo de combustíveis inter-ilhas

O navio tanque "Eberhart Essberger" efectuou ontem mais uma das suas habituais escalas para abastecimento de combustivel á ilha, esta escala é feita numa altura em que o Governo Regional delegou no Secretário R. da Economia a decisão de contratar o transporte marítimo de combustíveis líquidos entre as ilhas da Região Autonoma dos Açores.
Esta decisão visa garantir atempadamente "a continuidade, sem interregno, de um serviço fundamental ao funcionamento da economia, á coesão regional e ao bem estar das populações".
Em Maio de 2011 termina o prazo de vigência fixado no contrato de prestação de serviços de transporte marítimo de combustíveis inter-ilhas, pelo, no entender do Governo, " urge assegurar o lançamento" de novo procedimento concursal. Nos termos do novo contrato, o serviço de transporte marítimo de combustíveis inter-ilhas será atribuído pelo prazo de 4 anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois períodos de um ano.
(©) Copyright foto: MM Bettencourt, Graciosa.
Fonte: Gacs

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Visita do "Deus" APOLO

A penúltima vez que a Boxlines escalou o porto da Graciosa foi no dia 26 de Junho, com o mesmo navio que nos visitou na passada quarta-feira dia 14 de Julho, o "nosso" "APOLO", e digo nosso porquê? porque é este o navio que está a fazer escala na Graciosa, embora a agora possa deixar de ser porque a semana da BoxLines na Graciosa é a semana ímpar, e para quem não sabe nem se interessa saber este navio já não está na linha da Madeira, quem o substituiu na linha da Madeira foi o "BBC SCOTLAND" ( que também já lá não está). Desde algum tempo que o "APOLO" e o "S. RAFAEL" são os navios da frota da Box Lines que fazem a linha dos Açores. Pois bem, quando o " S. RAFAEL" avariou, quem o substituiu na linha dos Açores foi o navio que irá em principio fazer a linha da Madeira que se chama "RUBY", quanto ao infeliz "S. GABRIEL" está em Leer, Alemanha, muito longe dos Açores, e nem faz parte da lista da Briese.
Tendo em conta que a escala é quinzenal e que a penúltima escala da Box Lines com o navio "APOLO" foi no dia 26 de Junho, e que a ultima foi no dia 14 de Julho, cada um que faça as suas contas, mas o atraso não foi de um mês.
Numa altura em que se fala na eventual venda da Box Lines ao Grupo Sousa, consta que a E.N.M. poderá efectuar ligações entre os Açores e o arquipélago da Madeira, mais uma vez lembro que a Box Lines escala a Graciosa na semana ímpar para permitir a ligação com o arquipélago da Madeira, um dos melhores mercados para os produtores de gado bovino da minha ilha.
(©) Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

terça-feira, 13 de julho de 2010

Uma missiva para Aveiro




Missiva: Caro Comandante Ivanoel, agradeço a sua disponibilidade e simpatia. O nosso amigo Manuel Bettencourt da ilha Graciosa vai adorar tanto quanto eu rever o "Ilha Azul". Como podemos constatar o navio continua em muito boa forma, graças ao seu excelente trabalho e dedicação. É de facto uma pena estar parado no porto de Aveiro há tanto tempo, pois com uma intervenção adequada no propulsor de proa e nas máquinas estaria agora a navegar com toda a dignidade e capacidade exigida ao serviço público. Além disso seria muito mais barato ao erário público com certeza absoluta. Assim vai a Marinha Mercante Portuguesa. Como se diz por cá - Uma tristeza! Rui Carvalho.
Copyright texto : Rui Carvalho, Praia da Vitória.
Copyright fotos: Cte. Ivanoel Moreira, Aveiro.

Grupo Sousa poderá adquirir a Boxlines Navegação S.A.

Já não é uma história nova, esta da venda da Box Lines Navegação S.A., mas agora começa a aparecer nos meios de comunicação social como foi hoje o caso do artigo publicado no jornal "Diário da Madeira", segundo este jornal o Grupo Sousa propriétario da Empresa de Navegação Madeirense, estará interessada na compra da Box Lines, empresa do Grupo Sonae.
A Empresa de Navegação Madeirense, têm na sua frota o "Madeirense 3", o "Funchalense 5", recentemente adquirido (chegará em breve á Madeira) e o ferry "Lobo Marinho" através da Porto Santo Line, enquanto que a Box Lines têm 3 navios afretados á Alemã Briese, dois na linha dos Açores o "Apolo" e "S. Rafael", e o "Ruby", futuramente na linha da Madeira. Este negócio a confirmar-se poderá trazer alterações ás ligações com a minha ilha, ou talvez não, uma vez que é esta empresa de navegação, que assegura o transporte de carga contentorizada com uma frequência quinzenal, contudo espero que não haja grandes alterações, pois têm sido prestado um bom serviço.
Copyright fotos: 1ª e 2ª MM Bettencourt; 3ª Rui Carvalho; 4ª Jens Smit; 5ª e 6ª João Abreu.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Porto de Los Cristianos- Tenerife






Bonitas fotos do Amigo Juan Carlos Lorenzo, de alguns navios no movimentado porto de Los Cristianos localizado no sul da ilha Canária de Tenerife, a sua localização previligiada nas ligações marítimas com as ilhas de La Gomera (Parque Nacional Garajonay), La Palma ( P.N. A Caldera Taburiente) e El Hierro (Reserva da Biosfera), faz com que se gere um grande movimento ( turístico e residente), de aproximadamente 1,8 milhões de passageiros ano.