quinta-feira, 30 de setembro de 2010

N/M "RUBY" e o embarque do Piloto

O N/M "RUBY", efectua hoje a sua habitual escala quinzenal no porto da Graciosa, è assim a primeira vez que a Boxlines Navegação S.A., opera no porto, oficialmente como empresa de navegação do Grupo Sousa, esperamos que mantenha a habitual regularidade que esta nos habituou.
Hoje, estando de férias, foi possível embarcar na lancha de Pilotos "ELECTRA", e registar o embarque do Piloto e Amigo Rui Carvalho, imagens que partilho aqui com os meus estimados visitantes.
(©) Copyrights fotos: MM Bettencourt, Graciosa.


N/F "SMYRIL" in a Storm


Video: Kosmocom/youtube.

Vídeo: Ranialofti/Youtube.
N/F "Smyril" navegando durante uma tempestade, no mar do norte.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Ro-Ro "José Maria Entrecanales"

Imagens do Ro/Ro "José Maria Entrecanales", no porto de Santa Cruz de Tenerife, este navio pertence à frota da ACCIONA Transmediterranea, e entrou ao serviço no inicio do ano, fazendo a linha Agadir-Barcelona-Alicante- Las Palmas Gran Canária- Santa Cruz de Tenerife- Agadir.
A entrada ao serviço deste navio Roll-on Roll-off, veio reforçar o serviço intermodal que a Acciona logística vem prestando ao sector da exportação de produtos frescos de Marrocos, principalmente, fruta, hortaliças, pescado fresco, etc, colocando graças à sua velocidade de serviço (26 nós) a sua carga em apenas 36 horas em Barcelona, para posterior distribuição para o resto da Europa.
A Acciona Transmediterranea, è uma das maiores empresas de navegação da Europa com 23 navios, operando passageiros e carga. Em 2008 a Acciona transportou em todas as suas linhas, 3,7 milhões de passageiros, 918 443 véiculos e 6 040 883 milhões de metros lineares de carga.
O navio têm 209 metros de comprimento; 26,5 metros de boca; 7 metros de calado; uma velocidade de serviço de 26 nós, fornecida por 4 motores MAN 9L48/68B, em termos de carga têm capacidade para 210 plataformas de 31 toneladas, e 50 contentores de dupla altura.
O navio ostenta o nome do Presidente Honorário da ACCIONA, D. José Maria Entrecanales Azcárate, que nasceu em Madrid a 15 de Janeiro de 1933, tendo-se formado como Engº pela escola de Madrid em 1958. Em 2004 o Governo de Espanha concedeu-lhe a Medalha de Ouro e Mérito no Trabalho, pela sua incansável dedicação ao desenvolvimento empresarial Espanhol. D. José Maria Entrecanales Azcárate, faleceu a 21 de Janeiro de 2008, com 75 anos.
(©) Copyrights fotos: 1ª,2ª,4ª: António Sáez, Tenerife; 3ª Acciona.
Fonte: Acciona Transmediterranea.



domingo, 26 de setembro de 2010

N/M "ELINOR MARIT" na Praia da Vitória

Apareceu por cá, arribando, este pequenito cargueiro de quase 50 anos de vida marítima activa para uma pequena reparação na sua electrónica. Ao leme um valoroso Viking Norueguês, velho lobo-do-mar habituado a estas andanças de fazer flutuar Drackkars pelos mares de todo o mundo. Herdeiro do lendário Eric, o Vermelho por certo, garantiu-nos que a saúde da embarcação permitir-lhe-á navegar em trabalho mais 50 anos lá pelas bandas de St. Pierre - Canada.
Nome: ELINOR MARIT
Data e Hora da entrada: 18-09-2010-12:30
Indicativo de chamada: LNDM
Nº IMO: 7304766
Porto de registo: HAUGESUND.
Bandeira: NORUEGA.
Ano de construção: 1961.
Comprimento f. a f.: 34,80 mts.
Boca máxima: 6,20 mts.
Porte (DWT): 250 tons.
Arqueação bruta: 167 Mtons.
Arqueação líquida: 98 Mtons.
Calado máximo à entrada: 3,00 mts.
Último porto: LOWESTOFT (R.U.).
Próximo porto: ST. PIERRE (CANADA).
Potência da máquina principal: 310 HP.
Armador: Allen Mahe - St. Pierre.
Nome do Comandante: Magne Risa (NORUEGA).
(©) Copyrights texto e fotos: Rui Carvalho, Praia da Vitória; Imagen: Google Earth.

100 000 Visitas

O Blog “O Porta da Graciosa” atingiu as 100 000 visitas, é um numero que nos dá Grande Prazer registar , sendo que durante este tempo a maior conquista do blog foi a AMIZADE, por isso gostávamos de Agradecer a Todos os visitantes, a Todos os que de uma forma ou de outra Colaboram, este blog também é vosso.
OBRIGADO A TODOS

Danmark em Açores.

Ponta Delgada.


O blog o Porto da Graciosa e coincidindo com a próxima visita 100.000, para celebrá-lo, se deslocou a S. Miguel (dias 15 e 16 de Setembro) e Terceira (dia 20) para cobrir graficamente a chegada do lindo navio escola dinamarquês. O blog quer
agradecer a todos aqueles que nos visitam seu apoio que nos permitiu continuar com esta pequena contribuição. A todos, muito obrigado.


Angra do Heroismo.


Cedo o dia 20, a fragata dinamarquesa, aparece no horizonte de Angra de Heroismo para render visita a tão histórica cidade marinheira. A lenta aproximação e atraque se efetuou sem piloto, para dar uma nova experiência na aprendizagem dos jovens cadetes embarcados neste navio escola.


(©) Copyrights texto e fotos: Antonio Sáez. Graciosa, Açores.

sábado, 25 de setembro de 2010

Navio Oceanográfico Francês "BEAUTEMPS-BEAUPRÈ"

Fotos do navio Oceanográfico francês, "BEAUTEMPS-BEAUPRÈS", atracado no porto de Ponta Delgada no dia 20 de Setembro. Este navio oceanográfico polivalente destinado a missões de oceanografia e hidrografia é pertença da Marinha Francesa, uma vez que a sua construção avaliada em 76 milhões de euros, foi financiada em 95% pela Marinha Francesa e 5% pelo Instituto Ifremer, tendo tido percentagens de financiamento totalmente diferentes do seu irmão o conhecido "Pourquoi Pas?".
O navio ostenta o nome do Engº Cartografo Hidrográfico francês, Charles-François Beautemps-Beauprès, que nasceu em La Neuville-au-Pont, a 6 de Outubro de 1766 e que morreu a 16 de Maio de 1854 em Paris, é considerado o pai da hidrografia moderna.
O navio têm 80,64 mts de comprimento; 14,90 mts de boca; calado máximo 6,90 mts; tonelagem de arqueação bruta 3292 tons; tonelagem de arqueação líquida 2125 tons; porte 1140 tons; a sua guarnição é constituída por 26 tripulantes e 25 cientistas.
(©) Copyrights fotos:António M. Dias Simas, Ponta Delgada.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A despedida do HSC "Hellenic Wind"

O HSC "Hellenic Wind" efectuou hoje a sua última escala no porto da Graciosa, no âmbito da operação ferry 2010, a sua operação iniciou a 7 de Junho e termina a 27 de Setembro, em Ponta Delgada ( "Express Santorini" terminará a 10 de Outubro). Cumprida essa missão com tranquilidade este HSC ( Hight Speed Craft) ao serviço da Atlânticoline, terá como próximo destino, os Estaleiros Navais de Viana do Castelo, onde serão efectuados os trabalhos de manutenção.
Hoje para além das habituais despedidas entre pessoal do porto e navio, na manobra de saída o navio deu uma volta de Saudação, enquanto que a lancha de Pilotos "Electra" também o Saudou de forma simbólica.
Deixo também em nome de todos os que trabalham no porto da Graciosa um Saudação para o Comandante Apostolos, sua Tripulação e Staff , com votos de um regresso em 2011, Até breve.
(©) Copyrights texto e fotos: MM Bettencourt, Graciosa.


quarta-feira, 22 de setembro de 2010

N/M "FEHN HEAVEN" na Praia da Vitória

A Couve-nabiça (Brassica Napus) ou Colza é excelente para a produção de nutrimentos animais devido ao seu alto valor em ómega 3 e 6, e as 3349 toneladas recebidas pela UNICOL - União das Cooperativas de Lacticínios Terceirense, UCRL - decerto estarão reservadas a esse fim. O N/M "FEHN HEAVEN" alinhou-se como sendo o 18º navio da época 2010, já marcada pelo elevadíssimo valor dos custos de produção no mercado internacional resultando em mais péssimas notícias para o produtor Açoriano.
DADOS TÉCNICOS:
Nome: FEHN HEAVEN
Data e Hora da entrada: 17-09-2010-08:00
Indicativo de chamada: V2EI8
Nº IMO: 9135731
Porto de registo: ST. JOHN'S.
Bandeira: ANTIGUA & BARBUDA.
Ano de construção: 1996
Comprimento f. a f.: 89,98 mts.
Boca máxima: 13,17 mts.
Porte (DWT): 4189 tons.
Arqueação bruta: 2844 Mtons.
Arqueação líquida: 1568 Mtons.
Calado máximo à entrada: 6,00 mts.
Último porto: GHENT (R.U.).
Próximo porto: Cais do Pico.
Tipo de carga: 3349 Tons. de Colza.
Potência da máquina principal: 1800 KW.
Potência do auxiliar de proa: 300 KW.
Armador: Fehn Bereederungs GmbH & Co.KG.
Agência: Thomé de Castro Sucrs. Lda - José Soares.
Nome do Comandante: Valery Makarenko (Ucrânia).
Piloto de serviço: Henrique D'Almeida
.
(©) Copyrights texto e fotos: Rui Carvalho, Praia da Vitória.

domingo, 19 de setembro de 2010

Rebocador Oceanico "Castelo de Obidos"


O nosso Amigo José Modesto, amavelmente decidiu partilhar connosco uma visita efectuada ontem no porto de Leixões ao rebocador oceânico "Castelo de Óbidos", pertencente à frota da TINITA-Transportes e Reboques Marítimos, S.A., que é uma empresa de serviços marítimos fundada em Lisboa em 1966, tendo a sua sede sido transferida para Viana do Castelo em 1988.
As principais actividades da empresa são:
Serviço de assistência portuária.
Serviço de lancha.
Rebocagens oceânicas.
Rebocagens costeiras.
Salvamento marítimo.
Assistência marítima na construção de portos e pontes.
Luta contra a poluição marítima.
Assistência a plataformas petrolíferas.
Características do rebocador "Castelo de Óbidos"
Nº IMO: 9356945
Registo: Madeira.
Ano de construção: 2005
T. arqueação bruta: 1550 tons.
T. arqueação líquida: 465 tons.
Comprimento f. a f.: 49,80 mts.
Boca: 13,80 mts.
Calado: 4,80 mts.
Força de tracção: 70 tons.
Tripulação: 6
Lotação: 28
Velocidade máxima: 13 nós.
Velocidade económica: 11 nós.
Máquinas principais: 2x Wartsila 26 deisel engine, 2750 BHp
Hélice de proa: 1x 500 BHP.

Copyright fotos: José António Modesto, Leça da Palmeira

sábado, 18 de setembro de 2010

N/M "RUBY" e Boxlines news


Na passada 5ª-feira dia 16 de Set-2010, registamos a presença no porto da Graciosa de três navios, pela seguinte ordem, "Espírito Santo", HSC "Hellenic Wind" e por último o "Ruby", pertencente à frota da Boxlines.
Em relação à Boxlines Navegação S.A., esta empresa segundo anunciou ontem a CMVM, deixou de fazer parte do Grupo Sonae e passou oficialmente a fazer parte do Grupo Sousa, isto depois de a Autoridade para a concorrência ter aceite o negócio que envolveu a compra da totalidade do capital social da Boxlines Navegação S.A., pela Via-Marítima SGPS,Lda.
Copyright fotos: 1ª a 4ª MM Bettencourt; 5ª Marcio Picanço; 6ª Rui M Agostinho.

N/M "Apolo" atracado dia 16 de Set-2010, no Porto de Lisboa. Foto Rui M Agostinho.