Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Tenerife, 2010.

A modo de resumem. - I -.
Dois Olsen diversos. Janeiro 18.
MSC Fantasia. Janeiro 23.
Carnaval. Fevereiro.
Estreia de S.F. J.Mª Entrecanales. Março.
La calima dá bonitos amaneceres. Abril 18.
Oriana P & O. Abril 24.
Adventure of the Seas. Maio 10.
Salvamento. Reb. de altura. Punta Salinas e Miguel de Cervantes. Junho.
Adiós, Southern Cross. Junho 17.
(©) Copyrights, texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.

"Ponta da Barca", "APolo" e "Eberhart Essberger" encerram o ano

 Na passada 4ª-feira, operaram no nosso porto o "Ponta da Barca", dos TMG e o "Apolo da Box Lines. O primeiro a operar foi o "Ponta da Barca", que havia de sair já com o "Apolo" no horizonte, os TMG efectuavam assim a última viagem à Graciosa de 2010,  depois das condições metereológicas ter condicionado as escalas, na semana anterior.


 Depois da partida do navio dos TMG, era a vez de entrar o "Apolo" da Box Lines, para também ele  efectuar a última escala de 2010. Habitualmente o navio da Box Lines que escala a Graciosa é o "Ruby", mas as condições adversas verificadas na passada semana, levaram a que, como habitualmente esta escala fosse reposta na semana seguinte, pelo outro navio da linha dos Açores.
 Já na 5-feira, visitava-nos o "Eberhart Essberger", este sim o último dos navios de 2010.
 (©) Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Humbolt Rex.

Humbolt Rex. Muelle Ribera, Tenerife 28/12/10.
Características:
Eslora: 139m.
Manga: 20,6m.
Puntal: 7,865.
Arqueo: 7.865gt.
Este "reefer" frigorífico no tiene nada de excepcional, excepto su nombre, un poco ampuloso: Humbolt Rex. Construido en 1998 en los astilleros japoneses de Usuki Zosensho es propiedad de Nisshin Shipping Co.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

"Nuevo Cedes" no porto da Horta


Embarcação de pesca espanhola, atracada no porto da Horta, este amarelo e branco da traineira diz bem com o verde do blog, não sei porque será? Mais umas fotos do nosso Amigo e Colaborador Junior, Leandro Martins.
(©) Copyright fotos: Leandro Martins, Faial.

Um belo dia no Porto de Leixões

Um belo dia no porto de Leixões, com o Sol a brilhar  os navios a manobrar, e a malta a trabalhar,  na minha imaginação consigo ouvir a "música", produzida pelos navios e equipamentos portuários, uma boa orquesta esta de Leixões.Nas  imagens vemos um dos habituais "instrumentos musicais" desta "orquestra" o porta-contentores da Transinsular "Ponta do Sol", para além do rebocador residente "Tritão".
(©) Copyright fotos: Eng. José Miguel Silva, Peniche.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A NavalRia o candidato Nacional


Dos quatro concorrentes à construção dos novos ferries, para as ligações entre as ilhas do triângulo ( Pico-Faial-S.Jorge), apenas um desses estaleiros é nacional, trata-se da NavalRia, estaleiro sediado em Aveiro,   curiosamente onde nasceu o "Cruzeiros do Canal" e o "Cruzeiro do Triângulo", mais precisamente nos  desaparecidos estaleiros de S. Jacinto. Para  a dinamização da construção naval nacional e consequentemente da nossa economia, era positivo que estes capitais resultantes destas construções ficassem em casa, afinal para que fazem os nossos políticos bonitos discursos apoiando a dinamização deste sector da nossa economia e depois na pratica é só conversa fiada.
No vídeo podemos observar um  ferrie da Transtejo que está sendo construido pela NavalRia, neste caso o "Lisbonense".

domingo, 26 de dezembro de 2010

Disney Dream em Nadal.

Disney Dream, SF Galicia e Thompson Spirit.
No dia 12 de Novembro o Disney Dream de Disney Cruises, recém saído dos astilleros Meyer Werft, de Papenburg na Alemanha (data botadura de 30 de Outubro), baixa pelo rio Ems até o porto de mar holandês de Eemshaven em Holanda. Posteriormente dirige-se a Bremenhaven na Alemanha para realizar as provas de em o Mar do Norte. No dia 20 de dezembro sai desde este porto alemão diretamente a Tenerife, a onde chega no dia de Nochebuena às 0600h. Após uma escala de quase em um dia no nosso porto, parte na madrugada de hoje 0300h para a ilha de Castaway Cay (propriedade de Disney Cruises), Abaco Islands em Bahamas. Durante as travesía continuarão as provas e a finalização da decoração "Disney look" do navio.
La entrega formal del buque se cierra al arriar la bandera de la Meyer Werft e izar la de Disney Cruise Line.
(©) Imágenes facilitadas por Disney Cruises.
Mosaico a bordo, hecho por artesanos italianos. Mural de 10m x 2,5m, inspirado en "Buscando a Nemo".
"Winter Wonderland".
As características do navio comparado com o D. Wonder ou D. Magic, resulta em um navio um 40% maior de capacidade. O seu eslora é muito notável para a sua deslocação: 339,50 ml (um metro maior que o Independence OTS) destacando a sua avançada proa. Manga 36,8m, puntal 7,9m. Arqueo: 128.000 tons com capacidade de 4.000 pax, atendidos por 1.500 trip. Velocidade de cruzeiro 21,6 nodos (pode atingir 24). O custo estima-se em torno de 800 milhões € (oito V. del Teide). Oferecemos imagens da sua chegada ontem a Tenerife e a sua partida desde o nosso porto nas primeiras horas do dia de hoje, bem como imagens facilitadas por D. Cruises de algumas particularidades do navio.
Decoración exterior de popa análoga a anteriores "Disney´s". (©) Pepe Marrero, Tenerife.
La espléndida y moderna proa (tipo Meyer Werft).
(©) Copyright texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.
Zarpando para el Caribe. 0300h día 25.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

BOAS FESTAS

Feliz Natal e Próspero Ano Novo.
Feliz Navidad y Próspero Año Nuevo.
Καλά Χριστούγεννα και Ευτυχισμένο το Νέο Έτος.
Merry Christmas and Happy New Year.
Joyeux Noël et Bonne Année.
Frohe Weihnachten und Happy New Year.
God Jul og Godt Nytt År.
Buon Natale e Felice Anno Nuovo.
Hyvää Joulua ja Onnellista Uutta Vuotta.
Prettige Kerstdagen en Gelukkig Nieuwjaar

Estrela de Nadal.

Estreia Disney Dream. Tenerife, 0647h hoje.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Navio "Sete Cidades" enfrentado temporal



Navio da Transinsular "Sete Cidades", enfrentado forte ondulação, no dia 7 de Outubro de 2010, quando efectuava a viagem da ilha do Pico para a ilha das Flores. Este vídeo foi realizado pelo Sr. António Mesquita (tripulante), e segundo informação disponibilizada no Youtube aquando da publicação deste vídeo, as vagas ultrapassavam os 10 metros, tendo sido registada uma onda com 16 metros, ao largo da ilha Graciosa, enquanto que o vento atingia os 100 Km/h.
Este vídeo demonstra bem a dureza da viagem do navio que abastece de carga contentorizada a ilha das Flores e através desta a vizinha ilha do Corvo.
(©) Copyright foto: José Modesto, Leça da Palmeira.
(©) Copyright foto: António M Dias de Simas, Ponta Delgada.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Tenerife: navíos semi-submersivel.

O navio semisub mersivel "Hawk" chega a Tenerife carregando a imponente plataforma petrolífera "Rowan Viking", desde Singapura para transladarla até o Mar do Norte, na área de Kirkcaldy (Escócia), em onde será realocada nessa zona petrolífera. Ambos chegam no dia 17 permanecendo no antepuerto mais de 24h, até que são transladados à zona de fondeo nas imediações do dique do Leste. Atualmente as tarefas de abastecimento de combustível pela barcaza "Spabunker 61" estão a finalizar.
O Hawk é em realidade um petroleiro reconvertido, construído no anterior R. da Jugoslávia em 1988 (astilleros Brodogradiliste Brodosplit) como "Jahre Transporter". Em 2008 foi adaptado para semi sumergible (grandes ónus) 10m de calado (em imersão máxima: 23m) com uma comprimento total de 225m e uma manga de 44m. Possui uma coberta diáfana de 157ml com uma superfície total de 6.900m2. Incluímos uma foto do "Jahre Transporter" dantes da sua "operação cosmética" de 2008.
Jahre Transporter antes de 2008. (©) Daniel Ferro.
Assim mesmo no dia 18 chega outro navio de parecidas características do Hawk, o "Triumph" de Dockwise, com bandeira nas Antillas Holandesas, procedente de Nova orleans, USA, com destino Marrocos. A diferença do "Hawk", vai em lastre. As fotos contemplam ao "Hawk" e o seu ónus, durante o primeiro dia ao passo do V. Tauce, navegando para Valverde na ilha do Hierro. Posteriormente na sua deslocação até a zona de fondeo, e a incorporação do navio semi sumergible "Triumph". Agora está em abastecimento pela "Spabunker 50". É provável que ambos navios partam esta meia noite para os seus respetivos destinos.
Triumph, de Dockwise.
Triumph, Hawk y Rowan Viking, ayer.
(©) Copyright texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Lanchas de Pilotos GILREU e RONCADOR

Umas belas fotografias das lanchas de pilotos Gilreu, construção C-971 e Roncador, construção C-972 dos Estaleiros Navais de Peniche.

A primeira ao serviço dos pilotos de Leixões e a segunda ao serviço dos pilotos de Viana do Castelo.
Têm por base de projecto o renovado casco Nelson 38’’, equipadas com dois motores Caterpillar C7 315HP@2200RPM atingem uma velocidade máxima de 21,8 nós.
Os interiores oferecem todo o conforto e segurança que se espera de novas construções construídas para este tipo de serviço.
(©) Copyright texto  e fotos: Eng. José Miguel Silva, Peniche.