Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Descarga de ferro com Electroiman

Algumas fotos, generosamente enviadas, pelo Amigo Francisco Nunes, relativas a operações de descarga efectuadas pelas gruas portuárias do porto do Caniçal, ilha da Madeira. Se estas fotos seriam sempre interessantes, para mim que gosto de gruas, ainda mais interessantes as achei quando verifiquei no Electroiman utilizado para a descarga dos atados de ferro.
(©) Copyright fotos: Francisco Nunes, Caniçal.

Recém saído do estaleiro.

Marina chega a Tenerife ao amanhecer.
Na passada quinta-feira (ainda está a metade da sua travesía do Atlântico), nos visitou Marina de Oceania Cruises na sua primeira viagem oficial. Entregue, faz pouco mais de uma semana ao estaleiro de Fincaintieri em Sestri Poniente (estaleiro próximo a Génova), Itália; este é a sua viagem inaugural e fez escalas em Barcelona e Casablanca, partiu às 1800h para Milford (em Miami, Florida).
O navio, o maior da frota da naviera Oceania, possui um comprimento de 251m., boca de 32m. e 7,4m. de calado. O seu arqueo é de 65.000 Trb e é capaz de transportar 1258 pax e 800 tripulantes (ratio 1,57/1, encaixando pois em segmento de navios de luxo). Compartilhou cais com Mein Schiff, chegado de Agadir e, que partiu a meia-noite rumo oa próxima San Sebastián de la Gomera. (©) Copyright texto e imágenes: Antonio Sáez, Tenerife.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Visita ao porto da Praia da Vitória

 Numa rápida visita ao porto da Praia da Vitória, encontrei em operação o  porta-contentores "Apolo" da Box Lines Navegação, SA. Será este quanto mim o porto que melhores condições oferece em termos de espaço de operação e parqueamento de contentores, nos Açores, uma vez que dispõe de amplos terraplenos, e em termos de futuro o seu eventual crescimento não se encontra limitado pela sua localização.
Por falar em futuro, interessante  o facto de aqui( e noutras paragens certamente) se ir apostando na exportação de carne em contentores frigoríficos, começando-se já a verificar uma vantagem para este tipo de exportação em detrimento do habitual transporte de animais vivos em contentores O/S, com todos os inconvenientes associados. O facto de existir em redor do porto da Praia da Vitória um parque industrial, onde se encontra implantado o Matadouro da ilha Terceira, é certamente uma mais valia logística, para o embarque destes contentores. Da mesma forma  considero a proximidade do Aeroporto Internacional das Lajes uma mais valia considerável em relação por exemplo ao transporte marítimo de passageiros, permitindo por exemplo a um passageiro uma rápida e económica  troca do transporte marítimo para o transporte aéreo.
(©) Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa.

sábado, 29 de janeiro de 2011

O HSC Bonanza, disponível.

As características técnicas do Bonanza são análogas aos outros dois catamaranes de Olsen, com a única diferença de ter uma cabine de bilhete mais reduzida: 800 pax em frente aos 900 dos seus dois gémeos), Entrou em serviço em 1999 (ao ano seguinte fá-lo-iam Bencomo e Bentago). Trata-se de um "Wavepiercing Catamaran" que atinge 48 nodos em vazio e 38 nodos com 500 tons de ónus. Possui 95,47 metros de comprimento, 26,16 metros de boca e 3,70 metros de calado.Bencomo y Bonanza en Santa Cruz de Tenerife.
Ante próxima finalização do seu contrato de "leasing", Olsen negocia com Euroferries para pô-lo em serviço no Canal da Mancha, mas as garantias contribuídas pela empresa inglesa não convenceram à naviera Olsen (o Bonanza chego a ter as cores de Euroferries). Assim mesmo coincidiu ao concurso do passado ano em Açores, mas por mudança na direção da própria empresa canária, se desisistió.Astilleros Astican, Las Palmas.(©) J.L. Díaz Lorenzo.
O HSC Bonanza foi submetido a uma profunda revisão e posta a ponto aprovei tando que teve que entrar estaleiro em Outubro de 2010 por uma ligeira colisão com o Volcán de Taburiente no porto da Gomera, que magoou o patín de proa de estibordo.

Inicio pruebas de mar. (©) Diario de Las Palmas.
Llegada a Tenerife. Acceso del práctico a bordo.
Ao finalizar a sua estadia em G. Canaria, o HSC Bonanza dirige-se a Tenerife no dia 10 de Dezembro do passado ano, depois de passar as provas de mar correspon dentes. Na atualidade encontra -se atracado na dársena de Los Llanos, em espera de novo destino. Trata-se de um navio idóneo para fazer o serviço de verão em linhas rápidas em Açores, pela sua capacidade em passageiros e também de 230 veículos ou 27 "trailers".
Bonanza atracado en la dársena de Los Llanos.
(©) Copyright texto e imágenes: Antonio Sáez, Tenerife.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Dupla de porta-contentores na Praia da Vitória

De visita esta 4ª-feira, à bonita cidade da Praia da Vitória, terra onde nasceu, o  grande escritor Açoriano, Vitorinio Nemésio, permitiu-me capturar estas fotos do navio "Corvo" e "Monte Brasil", dos Armadores, Mutualista Açoreana e Transinsular, respectivamente,  operando  no porto desta cidade Terceirene. Dois "rapazes" que infelizmente não tenho possibilidade de fotografar, embora não tenha obtido as fotos que gostaria, mas sempre é melhor do que nada, desta viagem rápida resultou numa "carga" de algumas fotos diferentes das que obtenho habitualmente, e que irei partilhando aqui.
(©) Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

“Helimer 202”.

16:30h, “Helimer 202” de Salvamento Marítimo en Tenerife,
regressa após atender uma emergência.
(©) Copyright imágen: Antonio Sáez, Tenerife.

N/M "H SARIAHMETOGLU" na Praia da Vitória

Segundo navio de cereais/aditivos para rações da época 2011, o nosso velho conhecido "WILKE" voltou como "H SARIAHMETOGLU", declarando 3.910 toneladas de milho para o recebedor Terceirense de Rações. Começa assim de forma intensa o ano para graneleiros, aproveitando de certo vantagens no mercado de futuros de cereal.
DADOS TÉCNICOS:
Nome: H SARIAHMETOGLU
Data e Hora da entrada: 24.01.2011 - 07:00
Indicativo de chamada: 9HA2390
Nº IMO: 9100164
Porto de registo: VALLETTA
Bandeira: MALTA
Ano de construção: 1994
Comprimento f. a f.: 91.0 mts.
Boca máxima: 13.8 mts.
Porte (DWT): 4.223 tons.
Arqueação bruta: 2.901 Mtons.
Arqueação líquida: 1.693 Mtons.
Calado máximo à entrada: 6.35 mts.
Último porto: BORDEAUX.
Próximo porto: LISBOA.
Tipo de carga: 3.910 Tons. de Milho.
Potência do auxiliar de proa: 200 Kw.
Potência da Máquina Principal: 2.200 Kw.
Armador: Ufuk Denizcilik Gemicilik.
Agência: BENSAUDE Agência de Navegação.
Nome do Comandante: Jersy Gziut.
Piloto de serviço: Henrique D'Almeida.
(©) Copyright texto e fotos: Rui Carvalho, Praia da Vitória.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Um Gigante.

Imágen tomada a 18 millas náuticas.
Hoje pela manhã ao levantar a vista, vejo-me uma enorme silhueta no horizonte, LTodo dá-nos a sua filiação: trata-se do Emdem Maersk (2010 da serie Edimburg), um dos maiores portacon tenedores do mundo com 13.000 TEUs, só superado pelo seu irmão maior Emma Maersk (2007) com 14.000 TEUs. O nosso barco saiu desde Zeebrugge na Bélgica para Port Klang em Malásia, a onde espera chegar justo em um mês (via cabo Boa Esperança, não pelo canal de Suez). A sua enorme envergadura e a sua velocidade de cruzeiros 24 nodos é boa defesa de piratas.
(©) Eduardo Fernández, Málaga.
O desenho do Emden é mais avançado que o Emma, já que agora se situa a chimené com ponte auxiliar de manobra em popa e mais a proa a ponte de comando e alojamentos mais a proa (no caso do Emma se agrupa tudo em posição central). As cifras que para os próximos porta contenedores a construir falam de 18.000 TEUs, já que parece que se inicia a recuperação deste tipo de transporte.
Info: livejournal.com e Maersk.
(©) Copyright texto,imágen y capturas: Antonio Sáez, Tenerife.

N/T "Madeiro" no Porto da Praia da Vitória

 Fez a sua estreia no Porto da Praia da Vitória o N/T "MADEIRO", a fim de descarregar 5.500 toneladas de gasolinas, gasóleos e Jet A1. Agradou-nos rever alguns amigos que por cá andaram, alegrou-nos sobretudo serem portugueses de gema. Devido à sua escura entrada matutina só conseguimos apanhá-lo mesmo à saída da barra. Ficará para a próxima por certo.
DADOS TÉCNICOS:

Nome: MADEIRO
Data e Hora da entrada: 22.01.2011 - 07:00
Indicativo de chamada: 9HSM9
Nº IMO: 9418913
Porto de registo: VALLETTA
Bandeira: MALTA
Ano de construção: 2008
Comprimento f. a f.: 150.0 mts.
Boca máxima: 23.0 mts.
Porte (DWT): 20.000 tons.
Arqueação bruta: 13.472 Mtons.
Arqueação líquida: 6.361 Mtons.
Calado máximo à entrada: 7.40 mts.
Último porto: Ponta Delgada.
Próximo porto: Sines.
Tipo de carga: Gasóleo, Gasolina e JETA1.
Potência do auxiliar de proa: 750 Kw.
Potência da Máquina Principal: 5.920 Kw.
Armador: Empire Chemical Tanker.
Agência: Terceira Tráfego - José Soares.
Nome do Comandante: Artur Camará.
Piloto de serviço: Guilherme Bettencourt.

(©) Copyright fotos: 1ª e 2ª Ruben Vieira, Praia da Vitória; 3ª Francisco Nunes, Lisboa.