Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

N/F "Express Santorini", na Líbia

O "nosso" "Express Santorini", foi retirado da sua rota habitual na Grécia, e foi destacado para a Líbia, onde na companhia de outros três ferrys gregos (The Venizelos, Hellenic Spirit and Olympic Champion), efectua a retirada de 15 000 chineses daquele país Africano, sendo o seu destino os portos de Heraklion e Hania na ilha grega de Creta.
Na história do "nosso" "Express Santorini", não é a primeira vez que este navio opera em zonas de conflito, aquando da primeira guerra do Golfo ( 1991), foi requisitado pelo Governo francês, para efectuar o transporte tropas  para o Iraque.Um Agradecimento à Susana Vaz, pelo Link.
Fonte: TerraDaily


domingo, 27 de fevereiro de 2011

HSC "Manannan" o sucessor do "HSC Viking"

 As cores  da empresa de navegação inglesa, Steam Packet Company, são perfeitamente conhecidas nos Açores, devido à presença de dois navios seus nas temporadas ferry. O primeiro,  continua a ser lembrado por cá e por lá, foi o "Lady of Mann", que posteriormente foi vendido para a Grécia e renomeado de "Panagia Soumela",  mais recentemente foi a vez do HSC "Viking", que depois do primeiro ano nos Açores, foi adquirido pela Hellenic Seaways, e como sabemos, foi renomeado por esta de "Hellenic Wind".
Com a venda do "Viking", a Steam Packet Company, adquiriu um catamaran da Incat versão militar, o "HSV-X1", tendo remodelado-o e renomeou-o de "Manannan",  adaptando-o à sua nova missão civil.
O HSC "Manannan",  foi construído pela Incat Tasmania, em 1998, com o casco nº 050, trata-se de um modelo "96m Wave Piercing", capaz de transportar 850 pessoas (incluindo tripulação)  e 200 veículos. A sua força motriz consiste em 4 motores Caterpillar 3618, que produz uma potência de 28 800 KW,  que accionam, 4 x Water Jets  150D Wartsila LIPS,   atingindo  a velocidade máxima de 48 nós( sem carga).
Este é um modelo da Incat, idêntico ao "Bonanza" da Fred Olsen Canárias, que esteve muito perto de operar nos Açores, não fosse a desistencia do armador norueguês radicado nas Canárias do concurso levado a cabo pela Atlânticoline. Por curiosidade, o "Bonanza", se tivesse vindo para os Açores a solução a adoptar para o facto de não haver rampas ro-ro e de este tipo de navio precisar de rampas dedicadas, seria a rampa que se observa na versão militar, sendo como podemos constatar, não uma adaptação, mas algo testado com equipamento militar, e perfeitamente funcional e não limitativa.
Um Agradecimento ao Amigo, Sr. Ryan Macgirr, um fã da Steam Packet Company, pela colaboração e cedência de fotos.
(©) Copyright  fotos: 1ª a 4ª, Ryan Mcgirr, Livepool.
(©) Copyright  fotos: 5ª e 6ª, Steam Packet Company.
(©) Copyright  foto: 6ª Richard Bennett / Incat ; 7ª, Incat. Imagem Caterpillar.


Sábado intenso no porto de Tenerife.


A primeira hora e procedente de Casablanca, chega o Costa Concordia, que as 1700h passa na sua rota para Funchal, por a proa do Bunga Seroja Dua (portacontêiner malaio de 8000 TEUs e 317,87 metros de comprimento), o qual chegou a Tenerife para se fornecer com 600 tons de combustível. O fondeadero do dique do Leste alberga também outro grande navio: o porta carros Martorell (com capacidade para 5200 veículos), com a sua linha inspirada em uma "gaveta flutuante" de 205 metros de comprimento.

Bunga Seroja Dua navega para o seu ponto de ancoragem.
Bunga Seroja Dua, buque factoría ruso Maksim Starostin, Martorell, Delmas (portacontêiner), Faicán e Jin Xing (cargueiro de Hong Kong).
Como é habitual em sábado em Tenerife, temos ao Aidablu, ao qual vemos enquanto e V. Teide manobra a seu lado. O mais jovem ferry da Armas luze na sua amura de estibordo o logo do 70 aniversário da companhia canária.
(©) Copyright texto e imágenes: Antonio Sáez, Tenerife.
Costa Concordia rumo Funchal.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

N/M "LAGA", na Praia da Vitória

 O N/M "LAGA" é o 6º navio de cereais/aditivos da época 2011 a escalar o Porto da Praia da Vitória, partilhando o cais com o famigerado N/M "FAOLA", transporta 1.600 toneladas de milho e 2.750 de trigo para os recebedores RATER e MOAGEM TERCEIRENSE. Este post é especialmente dedicado ao Sr. Antonio Sáez, pois é sempre com muito prazer e amizade que recebemos nesta ilha dita Terceira navios registados na sua. Este N/M "LAGA" é gémeo do "ALBIZ" que escalou este mesmo porto em 09.08.2010 tal como referenciado neste Blog, no entretanto aguardamos pacientemente a visita dos seus outros irmãos gémeos "ANZORAS" e "LAIDA.
DADOS TÉCNICOS:

Nome: LAGA
Data e Hora da entrada: 24.02.2011 - 07:00
Indicativo de chamada: EAFC
Nº IMO: 9214721
Porto de registo: S.C. TENERIFE
Bandeira: ESPANHOLA
Ano de construção: 2001
Comprimento f. a f.: 99.90 mts.
Boca máxima: 15.63 mts.
Porte (DWT): 5.604 tons.
Arqueação bruta: 3.911 Mtons.
Arqueação líquida: 2.010 Mtons.
Calado máximo à entrada: 6,50 mts.
Último porto: La Pallice.
Próximo porto: Aguarda Ordens.
Tipo de carga: 4.350 Tons. de Milho e Trigo.
Potência do auxiliar de proa: 300 KW.
Potência da Máquina Principal: 2.760 KW.
Armador: Naviera Mureta SA.
Agência: Bensaude Agência de Navegação - João Martins.
Nome do Comandante: José Mendez.
Piloto de serviço: Miguel Conceição.
(©) Copyright texto e fotos: Cte. Rui Carvalho, Praia da Vitória.

"Ilha Azul" vendido para Cabo Verde

O "nosso" ferry "Ilha Azul", foi vendido à Diallo & Macedo-Companhia de Navegação, Lda., empresa de navegação de Cabo-Verde, que opera naquela país desde 2006, efectuando ligações inter-ilhas e para o exterior do arquipélago.
O ferry "Ilha Azul", até agora pertença do armador nacional Transmaçor, torna-se assim   mais uma baixa na já pequena frota nacional, este ferry foi construído nos estaleiros H.J. Barreras, Vigo em 1980 com o nome de "Bahia de Ceuta" ( 1980-2004)  "Athina" ( 2004-2006) e "Ilha Azul" (2006-2011),  agora foi renomeado de pelo seu novo dono de " Nossa Senhora da Graça", espero que seja útil à população de Cabo Verde, e que a sorte o acompanhe.
O "Ilha Azul" sob o Comando do Cte. Ivanoel Moreira, foi o primeiro navio a atracar no novo caís do porto da Graciosa, ainda decorriam as obras. Desejo ao  Comandante Ivanoel Moreira e à sua tripulação as maiores Felicidades, talvez um dia as nossas vidas se voltem a cruzar.
(©) Copyright fotos: 1ª e 2ª MM Bettencourt, Graciosa; Imagem: Diallo & Macedo, Cabo Verde.

"Ruby" e "Espírito Santo"

 Quarta-feira dia 23 de Fevereiro, voltamos a contar com uma dupla, o "Ruby" da Box Lines, que efectua escalas quinzenais, e o "Espírito Santo" dos TMG que efectuam escalas bi-semanais.
Sou claramente admirador do Sr. Malcon McClean, conseguiu ver algo que alguns que vivem no séc. XXI não conseguem ver, o país  precisa actualmente de gente que tenha ideias novas, penso que essas pessoas existem, mas tal como uma equipa de futebol,  os "jogadores" estão a "jogar" nas posições erradas.
(©) Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

"Electra" towing N/T "Eberhart Essberger"

 Na passada 2ª-feira, contamos no porto da Graciosa com uma dupla de navios, o vermelhinho, "Eberhart Essberger" e o "Ponta da Barca",  interromperam assim um período de alguns dias sem navios devido ás condições atmosféricas adversas.  O "Eberhart Essberger", veio descarregar aquele líquido tão precioso que cada dia se torna mais caro, e nos leva uma grande parte do nosso orçamento, enquanto que o "Ponta da Barca", efectuava a sua habitual descarga de cimento, rações, etc.
Mas quanto a mim o destaque do dia foi para mais uma manobra do "Eberhart Essberger", que condicionado por um certo vento maroto, contou com a ajuda da lancha de pilotos "Electra",  quer na entrada quer na sua saida, o que possibilita sempre umas fotos diferentes num porto onde como todos sabem a variedade de navios é pouca, o que  ás vezes provoca uma  involuntária repetição de imagens.
Felizmente desta vez contei com a preciosa ajuda de três Amigos, Rui Carvalho, Rui Castro e Victor Fonseca, Obrigado.
(©) Copyright fotos: 1ª , 6ª a 12ª, MM Bettencourt; 2ª, 3ª e 4ª, Rui Castro; 5ª, Rui Carvalho.
Vídeo:  Youtube TheMM1971-Filmado por Gracipescas.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

"Madeirense 3", no porto da Horta



Sequência de fotos do nosso Amigo e colaborador júnior, Leandro Martins. Desta vez estas belas fotos são referentes à estreia do navio da BoxLines, "Madeirense 3" no porto da Horta, ocorrida no passado dia 18 de Fevereiro, podemos assim  acompanhar desta forma, a sua estreia em 2 portos açorianos (Praia da Vitória e Horta).
(©) Copyright fotos: Leandro Martins, Faial.