Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

quinta-feira, 30 de junho de 2011

"Viagem" ao Porto de Leixões

Como os tempos são de crise temos que ser poupadinhos nas nossas "viagens", neste caso aproveitamos a gentil "boleia" do Engº José Silva, para efectuarmos uma  rápida visita ao porto de Leixões, um espero um dia lá ir e apreciar  o movimento portuário.
Copyright fotos: Engº José Miguel Silva / ENP

quarta-feira, 29 de junho de 2011

HSC "HELLENIC WIND" manobrando em Ponta Delgada

Sequência de fotos, obtidas no dia 22 de Junho, relativas à manobra de atracação do HSC "Hellenic Wind", no caís de cruzeiros Portas do Mar, porto de Ponta Delgada.
Copyright fotos: António Manuel Dias de Simas, Ponta Delgada.

N/M "PEWSUM" na Praia da Vitória

N/M "PEWSUM" e N/T "MADEIRO"
PEWSUM é uma das comunas da Frísia Oriental, o que nos faz confusão é a bandeira caribenha que ostenta, será talvez fruto desta internacionalização que lentamente a todos abafa e mata. Este N/M "PEWSUM" não é cara-nova no porto da Praia da Vitória, mas ocupa o 16º lugar na actual época de cereais/aditivos para rações, declarando 2.830 toneladas de milho para o recebedor UNICOL.
DADOS TÉCNICOS:
Nome: PEWSUM
Data e Hora da entrada: 14.06.2011 - 07:00
Indicativo de chamada: V2NJ
Nº IMO: 9001930
Porto de registo: St. Johns.
Bandeira: Antigua & Barbuda.
Ano de construção: 1990.
Comprimento f. a f.: 88,30 mts.
Boca máxima: 12,50 mts.
Porte (DWT): 3.008 tons.
Arqueação bruta: 1.960 Tons.
Arqueação líquida: 964 Mtons.
Calado máximo à entrada: 4,60 mts.
Último porto: Les Sables.
Próximo porto: Aveiro.
Tipo de carga: 2.830 tons. de Milho.
Recebedor: UNICOL.
Auxiliar de proa: 224 Kw.
Potência da Máquina Principal: 1.119 KW.
Armador: Strahlmann E. Reederei.
Agência: Oceânica - Marco Mouro.
Nome do Comandante: Sergey Bykov.
Piloto de serviço: Henrique D'Almeida.
Copyright fotos: Cmdte. Henrique D´Almeida, Praia da Vitória.
Copyright texto: Cmdte. Rui Carvalho, Praia da Vitória

terça-feira, 28 de junho de 2011

O N/M "Corvo" chegando a Ponta Delgada bem carregadinho

Bonita foto do navio porta-contentores "Corvo" pertença do armador  Mutualista Açoreana, chegando hoje bem carregadinho ao porto de Ponta Delgada, proveniente de Lisboa e Leixões.
Deixo aqui uma Saudação aos colaboradores do Grupo Bensaude e em especial os da ilha Graciosa.
Copyright foto: Colaboração de Um Amigo, S. Miguel.

Fotos de António Simas em destaque na revista Azores Magazine

 Algumas magnificas fotos do nosso Amigo António Simas, foram publicadas na revista semanal Azores Magazine um suplemento do jornal Açoriano Oriental. Fica aqui as minhas Felicitações e Agradecimento pela  inestimável colaboração que dá a este blog. 
(©) Copyright imagem: Azores Magazine.
(©) Copyright foto: António Manuel Dias de Simas, S. Miguel.
Foto do magnifico "Osa Goliath" atracado em Ponta Delgada (Ver Aqui)

domingo, 26 de junho de 2011

Ferry "Ilha Azul" em fase final de pintura rumo a Cabo Verde

O ferry "Ilha Azul", depois de entrar no estaleiro Naval Rocha, saiu do referido estaleiro sem a totalidade dos trabalhos concluidos, tendo surgido então a informação que estaria arrestado. Pois nos ultimos dias o navio voltou a mudar de posição e já se procede à pintura das cores do seu futuro armador a Diallo & Macedo-Companhia de Navegação, Lda., empresa de navegação de Cabo-Verde, que opera naquela país desde 2006, efectuando ligações inter-ilhas e para o exterior do arquipélago.
Pela foto que o nosso Amigo Ricardo nos envia ainda ostenta o nome "Ilha Azul", mas será por pouco tempo, sendo assim esta será provavelmente a ultima foto com o seu actual nome, futuramente como sabemos irá ostentar o nome "Nossa Senhora da Graça".
O ferry "Ilha Azul", até agora pertença do armador nacional Transmaçor, torna-se assim mais uma baixa na já pequena frota nacional, este ferry foi construído nos estaleiros H.J. Barreras, Vigo em 1980 com o nome de "Bahia de Ceuta" ( 1980-2004) "Athina" ( 2004-2006) e "Ilha Azul" (2006-2011), agora foi renomeado de pelo seu novo dono de " Nossa Senhora da Graça", espero que seja útil à população de Cabo Verde, e que a sorte o acompanhe.
(©) Copyright foto: 1ª Ricardo Martins, Lisboa / Blog Mytakkes

(©) Copyright imagem: Diallo & Macedo, Cabo Verde.

sábado, 25 de junho de 2011

O livro "Guardiões do Mar dos Açores" de Eduardo Furtado

 Este é o primeiro post de uma nova Etiqueta, dedicada a obras literárias relacionadas com o mundo do shipping.
O livro escolhido para a iniciar esta série é da autoria do açoriano Eduardo Furtado, intitulado, "Guardiões do Mar dos Açores", trata-se de uma viagem pela farologia açoriana("farol+logo+ia1" Arte ou ciência que se ocupa dos faróis e dos sinais luminosos), com fotos únicas dessas magnificas torres, que são valioso património da região e do país.
Para mais informação, sobre a obra publicada, visite  o site de Eduardo Furtado.
Imagens retiradas do livro: Guardiões do Mar dos Açores.
(©) Copyright fotos: Mário Gomes Silva, Santa Maria.
(©) Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Operação ferry em Santa Cruz de Tenerife

Domingo 12 04 09.
Porto de Santa Cruz de Tenerife
Domingo fim de férias da Páscoa, grande intercambio de pessoas
e veiculos entre Tenerife e Gran Canária.
Ferry: Volcan Timanfaya, Naviera Armas
Ferry: Bencomo Express, Fred Olsen.
15:36 imagem panorama (ampliavel) do parque da Armasdetalhe dos motards e caravanas.
17:59 desembarque Volcan de Timanfaya. O Bencomo aproximando-se no horizonte.
18:05 Caravanas no parque da Armas, fondo.
18:11 Bencomo atraca.
18:12 inicio do desembarque de veiculos
Añadir imagen18:14 Sai o primeiro passageiro
18:14 duas pranchas completas.
8:17 finaliza saida da veiculos, esplanada do parque da cima
( panorama de duas fotos ). Inicio da entrada de veiculos.
18:25 Subida dos passageiros.
18;29 Ultimo veiculo ( amarelo ) mais o trailer das bagagens. Final...,
não... autocarro no limite tempo, passageiros pela rampa.
18:30 Senhora a correr..., consegue entrar pela rampa.
18:33, Agora sim,...soltem as amarras.
Total desembarque - embarque:
¡22 minutos!

Este é um post que já foi publicado neste blog, mas como as TVs repetem 100 vezes o mesmo filme, achei que também o poderia fazer, até porque é altura de ferrys nos Açores e apeteceu-me fazer esta  pequena viagem no tempo até Santa Cruz de Tenerife e observar esta operação ferry. Têm muitas diferenças em relação ao que acontece nos Açores, especialmente devido ao facto de serem terminais exclusivos de Fred Olsen e Armas, mas para quem têm curiosidade em ver e no meu caso aprender aqui fica a operação completa.
Bencomo de Olsen. Trayecto Tenerife - Agaete (G. Canaria).
(©) Copyright texto:António Sáez, Tenerife & MM Bettencourt, Graciosa.(©) Copyright fotos: Antonio Sáez, Tenerife.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

HSC "Hellenic Wind" no porto da Graciosa

 Esta foi a escala nº 3, de 20 previstas para 2011 do HSC "Hellenic Wind", no porto da Graciosa, esta viagem de hoje, tal como a de ontem do "Express Santorini", têm como destino as Festas Sanjoaninas, que decorrem na cidade de Angra do Heroísmo, ilha Terceira.
(©) Copyrights fotos: MM Bettencourt, Graciosa.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Transinsular apresentou hoje em Ponta Delgada o navio "Chem Daisy"

A Transinsular, apresentou hoje no porto de Ponta Delgada o N/T "Chem Daisy",  navio com o qual ganhou o concurso de distribuição de combustíveis inter-ilhas. A cerimónia contou com a presença de vários convidados. Como já referimos aqui aquando da estreia do navio no porto da Graciosa, trata-se de uma navio construído em 2010 nos estaleiros Turcos de Cicek.
Este navio têm ainda a particularidade de ter um sitema de propulsão que consiste em dois Azipods, algo que traz maior manobrabilidade, notando-se uma maior facilidade nas suas manobras, como podemos constatar  no vídeo relativo à sua saída do porto da Graciosa a 14 do corrente mês.
Faço Votos para que os Deuses dos Mares o protejam e que permita a Transinsular cumprir  a sua missão com tranquilidade.
Dados técnicos:

Nome: CHEM DAISY.
Nº IMO: 9479644.
Ind. chamada: 9HA208.
Tipo: Oil chemical tanker type II.
Sociedade classificadora: Bureau Veritas.
Bandeira: Malta.
Porto de registo: Valletta.
Ano construção: 2010.
Estaleiro: Cicek Tersanesi, Turquia, casco 48.
Lançamento à água: 2010-10-26.
Porte ( D.W.T.): 3074 tons.
T. arqueação bruta: 2105 tons.
T. arqueação líquida: 904 tons.
Comprimento f. a f.: 84,98 mts.
Boca: 12, 60 mts.
Calado: 5,40 mts.
Potência da máquinas: 2x 1278 hp ( Mistubishi).
Sistema propulsão: 2 azipods.
Bowthruster: 1
Velocidade: máx. 13 nós, serviço 11,5 nós.
Operador: Transinsular.
Comandante: Bugrahan Simsek, Turquia.
Navios irmãos: Brezzamare; Chem Violet; Frecciamare.
(©) Copyrights fotos: António Manuel Dias de Simas, S. Miguel.

N/M "Sete Cidades" em Santa Maria

O porto de Santa Maria, recebeu hoje o porto contentores, "Sete Cidades"  da Transinsular, tal como acontece quinzenalmente. Ainda durante o dia de hoje  havia também de chegar ao porto mariense o HSC "Hellenic Wind", operado pela empresa pública Atlânticoline, e que  atracou no cais - ferry.
O nosso Amigo Mário tem-nos dado a conhecer o movimento portuário de Santa Maria, e têm-me feito pensar se não seria também recomendável a contratação por parte da APSM, SA de um Piloto residente para esta ilha no seguimento do que fez em relação à Graciosa, afinal são ilhas neste aspecto muito semelhantes.
Copyright fotos: Mário J. Gomes Silva, Santa Maria.