Depois de visitarmos este fim de semana o Lago Huron, no Canadá, o porto de Piraeus, na Grécia, o porto de Boston, nos E.U.A., regressamos agora aos Açores e ao porto de Ponta Delgada. As fotos acima referem-se à passagem na semana passada pelo porto micaelense dos navios de cruzeiros "Oriana" e "Norwegian Epic", e dos navios de carga "Viseu" e "Uphusen" . Aconselho uma visita ao blog do Azores Cruise Club para informação mais detalhada sobre o movimento de navios de cruzeiros nos Açores.
Um Bom Amigo, ofereceu-nos a possibilidade, de efectuarmos uma visita ao porto de Piraeus, Grécia. Uma visita que só podia começar pelo "nosso", "Express Santorini", atracado no porto grego depois de terminada a sua época de Verão nas nossas ilhas.
A seguir visitamos o elegante, "Elyros" da Anek Lines, um ferry com uma capacidade para 2000 passageiros e 650 viaturas. Comprimento de 192 metros, uma boca de 27 metros, um calado de 6,70 metros, atinge uma velocidade de 23 nós.
O "Superfast XII" da Superfast Ferries, um navio com capacidade para 1550 passageiros e 653 viaturas.
Nestas imagens o, "Highspeed 4", operado pela nossa conhecida Hellenic Seaways, este catamaran, foi construído pela Austal, Austrália, e tem uma capacidade para 1050 passageiros e 188 viaturas. Comprimento, 92,6 metros; Boca, 24 metros; Calado, 3,76 metros; Velocidade máxima, 40,5 nós.
Mais um grande ferry, desta vez o "Knossos Palace", da Minoan Lines, um ferry com capacidade para 2200 passageiros e 600 viaturas. Comprimento, 214 metros; Boca, 26,4 metros: Calado, 7,1 metros; Velocidade máxima, 29,5 nós.
Este é um dos irmãos do "nosso", "Hellenic Wind", neste caso o "Speedrunner 3", da Aegean Speed Lines, com capacidade para 800 passageiros e 148 viaturas. Observem atentamente o tipo de rampa que este gémeo do "Hellenic Wind" utiliza na Grécia. Comprimento, 100 metros; Boca, 17 metros; Calado, 2,75; Velocidade, 38 nós.
O "Highspeed 6", é mais um pertencente à frota da Hellenic Seaways, adquirido em 2010 á Acciona Transmediterranea ( ex Milenium), este catamaran é irmão dos conhecidos deste blog, "Bencomo" e "Bentago" ( da Fred Olsen, Canárias), construídos pela Incat , Austrália, tem uma capacidade de 900 passageiros e 260 viaturas. Comprimento, 96 metros; Boca, 26 metros; Calado, 3,3 metros; Velocidade, 42 nós.
Algumas fotos da autoria do Amigo Paulo Renato, relativas ao movimento no lago Huron, Canadá, nas fotos observamos a lancha de pilotos, "Huron Nelle" pertencente ao posto de pilotos do lago Huron. Aquando do registo das fotos procedia-se à troca de pilotos.Os grandes lagos estão cheios de portos e pontões, todos os navios estrangeiros precisam de ter a bordo um piloto de barra durante a viagem,enquanto que os Lakers ( navios tipícos dos grandes lagos) não necessitam.
"Os novos ferrys para transporte de passageiros e veículos entre as Ilhas do Triângulo, poderão ter motores menos potentes e atingir velocidades mais reduzidas do que o que estava inicialmente previsto no concurso lançado pela Atlânticoline.
O novo caderno de encargos do concurso para a construção dos dois 'ferrys' que vão assegurar as ligações marítimas entre as ilhas do Faial, Pico e S. Jorge, reduziu a velocidade máxima dos barcos de 16,5 para 16 nós e a velocidade de serviço de 16 para 14 nós."( In Açoriano Oriental- Artigo Aqui).
Sem querer alongar muito este assunto até porque por vezes dou comigo baralhado, pois não sei para onde vou, nem a que velocidade vou, deixo uma pergunta aos meus leitores "alguém sabe-me explicar qual a politica para o futuro ferry nos Açores?
Dois vídeos espectaculares em que podemos ver o semi-submersível "Fjord" em acção, carregando e transportando 26 rebocadores. Este navio não é um "estranho" para este blog, pois o amigo Sáez, já o havia referenciado AQUI, a quando da sua passagem por Santa Cruz de Tenerife.
O N/M "EILEEN C" que hoje nos visita é gémeo verdadeiro dos seus irmãos "LAUREN C"(03-10-2008), "VICTORIA C"(15-03-2010) E "NICOLE C"(28-06-2010) que também nos visitaram e já referenciados neste construtivo BLOG. Descarrega 4202 toneladas de milho francês carregado no porto de Bayonne para os recebedores UNICOL e TERCEIRENSE RAÇÕES em partes sensivelmente iguais. Facto relevante para nós foi ter sido totalmente descarregado e limpo em 11 horas de trabalho, ao que corresponde uma relevante média de 380 toneladas horas. Por último resta referir que é o nosso 24º navio de cereais/aditivos da época 2011.
DADOS TÉCNICOS: Nome: EILEEN C. Data e Hora da entrada: 24.10.2011 - 07:00 Indicativo de chamada: MPJC3.. Nº IMO: 9373503. Porto de registo: COWES. Bandeira: REINO UNIDO.
Mais um vídeo da Safehaven Marine, relativo ás lanchas de Pilotos, "João Vaz Corte-Real" e " Alvaro de Ornelas", que se destinam aos portos de Velas, ilha de S. Jorge e S. Roque, ilha do Pico, e que serão entregues no mês de Dezembro. Vídeo obtido durante os teste de mar em Cork, Irlanda, com vento de força 9 e vagas de 5 metros.
Este é o segundo post dedicado ao encalhe do “CP Valour”, na Praia do Norte, ilha do Faial, e tal como o anterior é mais um registo fotográfico partilhado pelo Amigo Miguel Nóia. (Post Anterior Aqui)
Depois do encalhe, a 9 de Dezembro de 2005, e na sequência deste ter sido dado como perda total, iniciou-se a segunda fase “O resgate”, que consistiu na descarga dos contentores, desmantelamento parcial e posteriormente colocar o casco em condições de flutuar removendo-o finalmente do local.
A empresa encarregue desta missão ( 2006), foi a holandesa Svitzer Wiismuller ( actualmente Wiismuller Salvage), empresa que possui uma vasta experiência baseada na sua longa história de mais de 170 anos neste ramo. A Wiismuler em face da grande tarefa que tinha pela frente, faz deslocar para a ilha do Faial vários tipos de equipamentos, desde rebocadores, plataformas, gruas, etc, dando aos Faialenses a oportunidade de observar imagens pouco habituais, mas na minha opinião fantásticas.