Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

"Queen Elisabeth" de regresso a Ponta Delgada

 Os habitantes da cidade de  Ponta Delgada, tiveram hoje o privilégio de poder observar  ao vivo, estas belas  imagens que o amigo António aqui partilha,  são referentes à  2ª escala  do  navio de cruzeiros "Queen Elizabeth", pertencente à da famosa Cunard Line. Numa visita ao blog Azores Cruise Club, que acompanha o movimento de cruzeiros nos Açores,  ficamos a saber que este navio está efectuando um cruzeiro de 23 dias  ás Caraíbas, com inicio  e terminus em Southampton. 
(©) Copyright fotos: António Simas, S. Miguel. 

Situação dos ENVC em debate no Porto Canal- Vídeo


Situação dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo em debate no Porto Canal.
Vídeo: Youtube/ Canal agendasetting

terça-feira, 29 de novembro de 2011

N/M "GOKCHE" na Praia da Vitória

Voltou, depois de cá ter estado em Março (aqui), confesso que não deixou saudades, mas que cá está está. Desta vez não vem do Sul vem de Leste para variar, com 2.604 toneladas de aglomerado de semente de girassol francês de Sete, que é do agrado, e muito, do palato das vaquinhas e dos apreciadores de bife e lacticínios por tabela pois claro. É para o mais curioso e ansioso seguidor da nossa importantíssima e imprescindível contagem anual de navios de cereais/aditivos para rações o 27º na ordem, ponto!
DADOS TÉCNICOS:

Nome: GOKCHE
Data e Hora da entrada: 28.11.2011 - 07:00
Indicativo de chamada: PJJX
Nº IMO: 8109060
Porto de registo: Willemstad.
Bandeira: Antilhas Holandesas.
Ano de construção: 1982.
Comprimento f. a f.: 91,91 mts.
Boca máxima: 14,03 mts.
Porte (DWT): 3.592 tons.
Arqueação bruta: 2.584 Mtons.
Arqueação líquida: 1.402 Mtons.
Calado máximo à entrada: 5,30 mts.
Último porto: Sete.
Próximo porto: Aguarda Ordens.
Tipo de carga: 2.604 Tons. de Semente de Girassol.
Recebedor: UNICOL, UCRL.
Auxiliar de proa: Não Tem.
Potência da Máquina Principia: 1.471 KW.
Armador: Troy Shipping Ltd.
Agência: Oceânica - Marco Mouro.
Nome do Comandante: Eduard Khozhevskyi.
Piloto de serviço: Henrique D'Almeida
(©) Copyright texto e fotos: Cmdte. Rui Carvalho, Praia da Vitória.
 

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

N/P "SAGA RUBY" na Praia da Vitória




São Pedro não deu tréguas aos 586 passageiros do paquete "SAGA RUBY" nesta curtíssima escala de 6 horas na ilha Terceira, choveu copiosamente quase um dilúvio. No entanto a longa viagem desde Philipsburg nas Antilhas Holandesas terá servido para uma aguada fresca e descarga de resíduos, sempre em conta que lá para os lados de Southampton se paga o coiro e o cabelo. Entretanto acreditamos que estes bem vindos visitantes tenham podido deslumbrar os nossos verdes prados e a nossa Angra do Heroísmo cidade património de toda a Humanidade pela UNESCO.
DADOS TÉCNICOS:

Nome: SAGA RUBY.
Data e Hora da entrada: 28.11.2011 - 10:45
Indicativo de chamada: 9HA2415.
Nº IMO: 7214715.
Porto de registo: VALLETTA.
Bandeira: MALTA.
Ano de construção: 1973.
Comprimento f. a f.: 191,09 mts.
Boca máxima: 24,36 mts.
Porte (DWT): 5.867 tons.
Arqueação bruta: 24.492 Mtons.
Arqueação líquida: 9.356 Mtons.
Calado máximo à entrada: 8,50 mts.
Último porto: PHILIPSBURG.
Próximo porto: SOUTHAMPTON.
Tipo de carga: 586 Passageiros e 393 Tripulantes.
Auxiliar de proa: 735 KW.
Potência da Máquina Principal: 17.648 KW.
Armador: Acromas Shipping Ltd.
Agência: Thomé de Castro - José Soares.
Piloto de serviço: Henrique D'Almeida.
Nome do Comandante: Philip Rentell.  
(©) Copyright texto e fotos: Cmdte. Rui Carvalho, Praia da Vitória.

N/M "Furnas" de regresso a Santa Maria

 Algumas fotos da escala no porto de  Santa Maria (26-Nov), do navio "Furnas", da Mutualista Açoreana. Num curto espaço de tempo o amigo Mário regista e partilha connosco a 3ª escala deste navio do armador açoreano, no porto mariense, será que voltará a escalar a ilha brevemente?
(©) Copyright fotos: Mário Gomes Silva, Santa Maria.

sábado, 26 de novembro de 2011

"CHEMINÉES POUJOULAT" a bordo do N/M "UAL MALONGO" rumo a Brest, França

Fotografias referentes ao embarque do iate "CHEMINÉES POUJOULAT" a bordo do  N/M "UAL MALONGO" no porto da Praia da Vitória. Lembramos que este iate participava na regata internacional Transate Jaques Vabre  quando a norte dos Açores começou a meter água devido a um rombo no casco, facto que originou a necessidade de evacuação dos seus dois tripulantes por um helicóptero da Força Aérea Portuguesa numa operação de elevado risco e consequente abandono da embarcação. O iate foi mais tarde recuperado por uma traineira e rebocado para a Ilha Terceira, de onde sai hoje depois de desmontado com destino ao porto de Brest.
(©) Copyright fotos: Cmdte. Guilherme Bettencourt e Luís Costa, Praia da Vitória.
(©) Copyright texto: Cmdte. Rui Carvalho, Praia da Vitória.

"Rainbow Warrior", é Lindo é Verde

No passado mês de Março, aderi ao projecto da Green Peace, que visava ajudar a construir o "Rainbow Warrior",     essa ajuda consistia na compra simbólica de diversos materiais e em troca recebíamos um certificado e a inscrição do nosso nome numa das paredes do navio, assim sendo numa das paredes do navio constará pelo menos o nome de dois graciosenses como contribuintes, eu e o amigo João Mendonça.
 O navio está concluido, é lindo e é Verde!

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

N/M "UAL MALONGO" na Praia da Vitória, com a missão de carregar o veleiro "CHEMINÉES POUJOULAT"

Fotos referente à entrada do N/M "UAL MALONGO" que se deslocou ao porto da Praia da Vitória apenas para carregar e transportar o acidentado IATE "CHEMINÉES POUJOULAT" que participava na regata  internacional Transate Jaques Vabre, como já aqui foi referido, e que tem como destino final o porto de Brest. Devido ao forte vento que se fez sentir durante todo o dia de hoje, com rajadas a rondar os 50 nós, o carregador entendeu não proceder ao embarque e esperar pelo dia de amanhã, onde esperamos obter algumas fotografias do embarque.
Nome: UAL MALONGO.

Data e Hora da entrada: 23.11.2011 - 00:45.
Indicativo de chamada: V2PR6.
Nº IMO: 9197430.
Porto de registo: ST. JOHN'S.
Bandeira: ANTIGUA & BARBUDA.
Ano de construção: 2001.
Comprimento f. a f.: 86,56 mts.
Boca máxima: 12,80 mts.
Porte (DWT): 3.414 tons.
Arqueação bruta: 2.528 Mtons.
Arqueação líquida: 1.372 Mtons.
Calado máximo à entrada: 3,70 mts.
Último porto: PONTA DELGADA.
Próximo porto: BREST.
Tipo de carga: IATE "CHEMINÉES POUJOULAT ".
Carregador: HAPPYMAR CO LTD.
Auxiliar de proa: 220 KW.
Potência da Máquina Principal: 2.100 KW.
Armador: MS Agena Shipping Co. Ltd.
Agência: BENSAUDE AGENTES DE NAVEGAÇÃO - João Martins.
Piloto de serviço: Guilherme Bettencourt.
Nome do Comandante: Nikolai Mifodjev.
(©) Copyright fotos: Cmdte. Guilherme Bettencourt, Terceira.

(©) Copyright texto: Cmdte. Rui Carvalho, Terceira.
 

"Madeirense 3" e " Monte Brasil" no porto da Praia da Vitória

N/M " Monte Brasil" da Transinsular e N/M "Madeirense 3" da Boxlines, em operação no porto da Praia da Vitória, ontem dia 23 de Novembro de 2011.

(©) Copyright foto: Cmdte. Guilherme Bettencourt, Terceira.

Higiene matinal.



O HSC Bentago forma casal com o HSC Bencomo na rota Agaete (G. Canaria) - Tenerife.

Os funcionários aproveitam a escala em Tenerife para "lavar-lhe a cara" ao navio.


(©) Copyright texto e imágenes: Antonio Sáez, Tenerife.
Pasado domingo: el lujoso velero - crucero Wind Spirit, por la proa del Bentago.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A nova lancha de Pilotos "João Vaz Corte-Real" já se encontra em Lisboa

Na sequência do acompanhamento do processo de construção das 4 lanchas de Pilotos destinadas aos portos da DG-PTO, que decorre no estaleiro irlandês, Safehaven Marine, publicamos hoje imagens da chegada a Lisboa da primeira das 4 irmãs, trata-se da "João Vaz Corte-Real", destinada ao porto das Velas, ilha de S. Jorge. No seu percurso até à capital portuguesa,  esta lancha percorreu  as estradas de 5 países e efectuou duas travessias marítimas recorrendo a dois ferrys, dentro em breve mais uma travessia desta vez num porta-contentores, rumo à sua nova casa o porto das Velas.
(©) Copyright fotos: Ronald Goddard / Safehaven Marine.