Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Samsung Heavy Industries-Geoge Shipyard

 O nosso Amigo Francisco, habitual colaborador deste blog ( também é seu), partilhou uma série de fotos da primeira fase da sua importante missão, que consiste em receber das "mãos" de um dos maiores estaleiros navais do mundo a Samsung Heavy Industries -Geoge Shipyard , o N/T "Montesperanza", um "recém-nascido" com 274 mts de comprimento ( a seu tempo apresentaremos o navio).
As fotos do post transmitem-nos uma pequena ideia da dimensão do gigante da construção naval coreano fundado em 1974, SHI-Geoje Shipyard é o primeiro estaleiro certificado por 3 normas internacionais  reconhecidas; ISO 9001(Management Quality), ISO14001(Environment Management) and OHSAS 18001(Safe and Healthy Working Environment Management). Aqui situa-se também a maior doca-seca do mundo (Dock No. 3), com 640 metros de comprimento,   97.5 metros de largura, e 13 metros de fundo.
(©) Copyright fotos: Francisco Nunes, Coreia do Sul.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Sistema de produção de energia das ondas WaveRoller, em construção nos Estaleiros Navais de Peniche


Interessante reportagem sobre construção de um sistema de produção de energia da ondas, que decorre nos Estaleiros Navais de Peniche. Este projecto da empresa AW Energy, é denominado WaveRoller, e será instalado junto a Peniche.

O N/M "Ruby", navegando rumo a Leixões

N/M "Ruby", navegando hoje rumo a Leixões. Captura do prog. Localizatodo
 "Excelente" ideia tiveram os reponsáveis da, Boxlines Navegação SA, em retirar o N/M"Ruby", da linha dos Açores, pensando bem num espaço curto de tempo registei a despedida do N/M "Ruby", a estreia do "Ponta do Sol" e em breve a estreia do "Furnas", estreias que obviamente me deixam contente, mas... Enquanto por cá notícias não faltam ( avarias, trocas e afins), na linha da Madeira o N/M "Ruby", mantém a sua habitual regularidade e pontualidade, ainda não perdi a esperança de um dia o voltar ver.

"Costa Concordia"- Smit Salvage faz apresentação do processo de remoção do combustítvel ( com vídeo)

A Smit Salvage, fez ontem no decorrer de uma conferencia de imprensa, uma apresentação técnica, ilustrando com imagens e vídeos a forma como irá decorrer o processo de retirada do combustível que se encontra nos tanques do acidentado "Costa Condordia".  Nesta conferencia de imprensa estavam presentes, o Sr. Brat Huizing, Salvage Master da Smit, o Sr. Martijn Schuttevaer, porta-vos da Boskalis ( Grupo holandês, ao qual pertence a Smit), e o Sr. Corrado Neri, da Fratelli Neri, parceiro italiano da Smit nesta operação.
As imagens e o vídeo ilustram os vários passos desta operação, quanto a mim o que mais me chama à atenção é a utilização (vídeo) das válvulas "Hot Tap", que permitem perfurar sem haver os inconvenientes derrames. Este tipo de válvulas é muito utilizada nos trabalhos em condutas, o que permite efectuar determinadas reparações sem interromper a circulação dos produtos.
(©) Copyright imagens e info: Smit Salvage, Holanda.
Vídeo: Youtube, Canal Smitcom.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Inverno canadiano

Quebra gelo "Grifon", abrindo caminho
Ice fishing
Hoje, as  fotos que o nosso Amigo, Paulo Renato nos oferece, são referentes a dois pontos na zona dos grandes lagos, onde a navegação não parou( ver post relacionado), trata-se do canal que liga os lagos Erie e Huron e que se chama de estreito de S.Clair, devido à corrente muito forte do lago Huron forma-se nesta zona muito gelo  tornando-se necessário  recorrer aos quebra-gelo  (Grifon,na foto), para assegurar a navegação. Podemos também observar uns pescadores de águas congeladas, a famosa "ice fishing", que não é mais do que uma pequena casota com um buraco no meio e que em alguns casos tem uma pequena cama e um aquecedor, alem de muita bebida e comida...
A ultima foto é referente ao   porto de Goderish onde o laker "Algomarine" carrega sal proveniente da enorme mina que fica no lago Huron  (que é de água doce),esta mina abastece praticamente o Ontario e grande parte do norte dos Estados Unidos.
(©) Copyright fotos e info: Paulo Renato, Canadá.
Porto de Goderish, laker "Algomarine", carregando sal.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

FAROLIM DAS FORMIGAS

FAROLIM DAS FORMIGAS
Localizado num rochedo localizado a 23 milhas a NE de Santa Maria, a construção deste Farol já estava projectada desde 1883, mas só em 1948 é que começou a sua construção, cientes de que representava um enorme perigo para a navegação, não foi por acaso que um navio de bandeira Grega o “Olimpya” encalhou em Junho de 1921 apesar do azar houve alguma sorte, o mar estava calmo e não houve vitimas mortais.
Obra difícil de se realizar devido a toda a logística que teria de ser realizada e programada, como foi o caso de zonas de desembarque, a construção começou a 10 de Junho de 1948 e foi realizada em 36 dias úteis de trabalho!A energia era assegurada por gás acetileno.
No ano de 1988 foi montado neste Farol e simultaneamente no Farol de Gonçalo Velho o sistema de monitorização com controlo á distancia que consistia enviar o sinal via rádio do estado das lâmpadas, este sistema foi abandonado em 1990 devido á falta de fiabilidade.
No ano de 2004 o aparelho óptico e lanterna foram substituídos, foi instalado o moderno sistema ML300 com lâmpadas de 50W/12V e dois painéis fotovoltaicos de 40W, conferindo-lhe um alcance de 12 milhas, com esta alteração o Farol fica com mais autonomia, fiabilidade e um consumo de energia ainda menor.
A manutenção é assegurada pelo Faroleiros que prestam serviço na Balizagem de Ponta Delgada, em situações normais é feita manutenção uma vez por ano, geralmente entre Junho e Julho, com o reforço dos Faroleiros que prestam serviço nos Faróis de São Miguel (Arnel, Cintrão, Ponta Garça, Ferraria), o transporte marítimo utilizado é a corveta da Marinha que está em comissão de serviço nos Açores.
Durante a noite o pessoal que presta serviço no Farol de Gonçalo Velho assegura a vigilância do seu funcionamento, a uma distância de 22 milhas náuticas.
Altura: 19mts
Altitude: 22mts
Período: 12seg
Alcance: 12mn
(©) Copyright texto: Mário Gomes Silva, Santa Maria.
(©) Copyright fotos: V. Mendes; Direcção de Faróis.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

N/M "Furnas", substitui N/M "Ponta do Sol" na viagem à Graciosa

Uma avaria no N/M "Ponta do Sol", levou a um cancelamento da sua rotação esta semana nos Açores( excepção a Ponta Delgada), uma vez que a avaria registada implica  reparação em doca-seca. O navio é esperado nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.
Como solução para este contratempo a Boxlines irá recorrer ao navio "Furnas" da Mutualista Açoreana, para escalar a Graciosa na próxima 3ª-feira.
(©) Copyright fotos :Mário Gomes Silva, Santa Maria; MM Bettencourt, Graciosa.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

N/M "MISTRAL" na Praia da Vitória

 O vento a que se chama Mistral é sentido normalmente nas regiões costeiras do sul de França, principalmente durante o inverno e a primavera, originando frequentemente fortes tempestades dos quadrante oeste e noroeste que se abatem desde a Córsega até às ilhas Baleares, afectando essa zona do mediterrâneo por vezes por longos períodos de tempo. Estas massas de ar frio e seco desenvolvem-se quando se encontra um anticiclone na Biscaia e uma baixa pressão no Golfo de Génova. De qualquer modo este "MISTRAL" que cá nos chegou é muito fraquinho, constituindo-se no 3º navio de cereais/aditivos para rações da época 2012 - nada mau - declarando 3.300 toneladas de palmiste e sêmea de trigo carregadas em Abidjan para os recebedores TERCEIRENSE RAÇÕES e RATER. O total até agora está em 11.706 toneladas.
DADOS TÉCNICOS:

Nome: MISTRAL.
Data e Hora da entrada: 25.01.2012 - 08:00.
Indicativo de chamada: TCCH.
Nº IMO: 9045651.
Porto de registo: Istanbul.
Bandeira: Turquia.
Ano de construção: 2000.
Estaleiro: SC Santierul Naval SA - Nº 1323 - Roménia.
Comprimento f. a f.: 125,99 mts.
Boca máxima: 16,40 mts.
Porte (DWT): 7.322 tons.
Arqueação bruta: 5.469 Mtons.
Arqueação líquida: 2.759 Mtons.
Calado máximo à entrada: 6,80 Mts.
Último porto: Ponta Delgada.
Próximo porto: Aguarda Ordens.
Tipo de carga: 1.100 Tons. de Palmiste + 2.200 Tons de Sêmea de Trigo.
Recebedor: TERCEIRENSE RAÇÕES e MOAGEM TERCEIRENSE.
Auxiliar de proa: 145 Kw.
Potência da Máquina Principal: 2.750 Kw.
Armador: Bora Denizcilik.
Agência: Agência Oceânica Lda. - Marco Mouro.
Nome do Comandante: Mithat Ulker.
Piloto de serviço: Guilherme Bettencourt.
(©) Copyright texto : Cmdte. Rui Carvalho, Praia da Vitória.
(©) Copyright fotos: Duarte Lourenço, Praia da Vitória.

"Ocean Team", Gas Renovatio" e "Mistral" em Ponta Delgada

Navio de carga pesadas, "Ocean Team", ontem em Ponta Delgada, este navio pode carregar utilizando duas modalidades a "ro-ro" e a "lo-lo", sendo operado e pertença da Team Ship S/A, Dinamarca.
Nome: Ocean Team
IMO: 7528130
Ind Chamada: J8B2656
Bandeira: St. Vicente e Granadines
Porto de registo: Kinsgtown
Ano: 1976
T.A.B.: 3285 tons
T.A.L.: 1511 tons
D.W.T.: 2758 tons
Comprimento: 81,82 mts
Boca: 15,70 mts
Calado: 5,55 mts
Gruas: 2 x160 tons
Potência da máquina principal: 2498 hp
N/T "Gas Renovatio", o "rapaz do gás". Este navio abastece as ilhas de S. Miguel, Terceira e Faial, sendo as restantes ilhas abastecidas a partir destas, nas tradicionais botijas.
N/M "Mistral", chegando ontem ao porto de Ponta Delgada, sua primeira escala nos Açores, a próxima paragem é no porto da Praia da Vitória.
(©) Copyright fotos: António Manuel D. de Simas, S. Miguel.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O gémeo do Costa Concordia.


Tenerife. Hoje temos recebido a visita de três grandes cruzeiros, o mais destacado pela actualidade desgraçada, o "Costa Serena" de 2007, gémeo do siniestrado "Costa Concordia" de 2006.

Ademais têm estado em porto o "MSC Fantasia" de 135.000 tons. e uma eslora de 333 mts. e o "Mein Schiff 1" com 76.000 tons e 260 mts. de eslora.

Desplazamiento: 114.000 tons.
Eslora: 290 mt.
Manga: 35,5 mt.
Motores: seis Wärtsilä con 75.600 kw.
Velocidad: 20 nudos crucero (max. 23n.)
Pax: 3.700 (max)
Trip: 1.000 (aprox.)
(©) Copyright texto e imágenes: Antonio Sáez, Tenerife.

"Costa Concordia" - Smit Salvage inicia os trabalhos (câmara em directo)

Câmara em directo de Giglio, para aceder clique na imagem ( apenas transmissões diurnas).
Hoje a Smit Salvage, iniciou  os trabalhos preparativos no acidentado "Costa Concordia", afim de serem removidas as 2200 MT de IFO (intermediate fuel oil) e 185 MT MGO ( Marine gas oil/ deisel), que se encontram distribuídos por 17 tanques.A Smit Salvage,  tem junto ao navio a barcaça/grua, "Meloria", enquanto os mergulhadores da Smit efectuam uma inspecção ao casco do navio e avaliam os preparativos necessários para a remoção do combustível.