Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

segunda-feira, 30 de abril de 2012

"Celebrity Eclipse", "Norwegian Sun" e "Star Flayer" em Ponta Delgada









O porto de Ponta Delgada, tem registado um interessante movimento de navios de cruzeiros, hoje mais uma vez graças ao nosso Amigo e Colaborador, António Simas, podemos deliciar-nos com estas belas imagens. Estes registos são referentes à passagem por Ponta Delgada dos navios de cruzeiros "Celebrity Eclipse", "Norwegian Sun" e "Star Flayer", no dia 28 do corrente mês de Abril.
(©) Copyright fotos: António M. Dias de Simas, S. Miguel.

domingo, 29 de abril de 2012

N/P "Island Sky", em Santa Maria





 Da ilha de Santa Maria, chega-nos estas belas fotos, que registam a passagem ontem pelo porto de Vila do Porto, do navio de cruzeiros operado pela Noble Caledonia,  "Island Sky", tendo este atracado no caís ferry do porto mariense. Um navio e operador que está contribuindo para uma certa animação cruzeirísta nos pequenos portos das nossas ilhas.
(©) Copyright fotos: Mário Silva, Santa Maria.

sábado, 28 de abril de 2012

N/M "Eot Spar" e N/P "Island Sky" em Angra do Heroísmo


Bonitas e oportunas fotos da autoria do Amigo, Carlos Medeiros, que possui uma vasta obra fotográfica, em prol da divulgação das nossas ilhas, de uma forma gratuita. Esta imagens em particular registam a presença ontem em fundeadouro do navio porta-contentores "Eot Spar", e do navio de cruzeiros "Island Sky", atracado no caís do Porto Pipas, em Angra do Heroísmo.
O "Eot Spar", está actualmente encarregue do transporte de carga contentorizada destinada ao destacamento norte-americano, estacionado na Base das Lajes, enquanto o "Island Sky", da operadora Noble Caledonia, está efectuando dois cruzeiros pelas ilhas açorianas.
(©) Copyright fotos: Carlos Medeiros, Terceira- Web Site

Dois navios de cruzeiro, um rebocador, um heavylift e um ferry, em Ponta Delgada




As fotos apresentadas, são referentes ao dia 24 de Abril de 2012, e podemos  observar um interessante movimento portuário, no porto de Ponta Delgada. Começamos pelo habitual rebocador da Tsavliris Salvage, "Tsavliris Hellas", que faz de Ponta Delgada sua estação no meio do Atlântico,  depois olhamos para o imponente navio de cruzeiros da conhecida Royal Caribbean, "Voyager of the Seas",  a seu lado aparece um navio classificado como "heavylift", o "BBC Germany", operado pela BBC Chartering & Logistic GmbH, e propriedade da conhecida, Briese Schiffahrt,  navio que possui uma capacidade de elevação das suas duas gruas em tandem de 500 tons, depois o estreante "Norwegian Spirit", operado pela Norwegian Cruise Line, e atracado no caís comercial junto  ao "nosso" "Express Santorini", este em contagem decrescente para o inicio da operação ferry 2012, e por fim o colorido da frota de pesca.
(©) Copyright fotos: António M. Dias de Simas, S. Miguel

Nova lancha de Pilotos "Diogo de Teive", no porto de Leixões

Lancha de Pilotos "Diogo de Teive", parqueada no porto de Leixões, no dia 26 de Abril, juntamente com a sua irmã "Josse Van Hurtere", preparadas para embarcar rumo aos Açores, lembro que esta lancha será adstrita ao porto das Lajes das Flores, enquanto que a "Josse Van Hurtere", ficará adstrita ao porto da Horta. Obrigado Amigo Vila-Chã!
(©) Copyright foto: Vila-Chã, Leixões.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

TITAN SALVAGE, encarregue da remoção do "Costa Concordia"


Foto: Reuters
Recentemente, foi anunciado pela operadora de cruzeiros Costa Crociere, que a empresa encarregue da remoção do acidentado "Costa Concordia", será a empresa americana, TITAN SALVAGE, em parceria com a italiana, Micopieri, esta especialista em engenharia e trabalhos sub-aquáticos. A operação que se deverá ter inicio em Maio, terá uma duração de 12 meses, sendo o objectivo a remoção do navio numa só peça, tentando assim que o impacto ambiental seja mínimo.
Copyright foto e imagem: TITAN SALVAGE

"Celebrity Silhouette", navegando junto à ilha Graciosa


 Hoje pela manhã, um grande navio navegava junto à costa norte da ilha Graciosa, embora seja rota de muitos navios, nem sempre existe oportunidade de os registar. Contudo este não escapou à objectiva do amigo António Lourenço, que registou e amavelmente decidiu partilhar as imagens do navio de cruzeiros "Celebrity Silhouette", navegando junto à costa, proveniente de Bayonne, EUA, e tendo como destino o porto de Lisboa.
(©) Copyright fotos: António Lourenço, Graciosa.

Captura do programa Localizatodo

Navio de cruzeiros "Island Sky" no porto das Velas

 Navio de cruzeiros "Island Sky", no porto das Velas, ilha de S. Jorge, dia 26 de Abril.
(©) Copyright fotos: Ricardo Gonçalves, S. Jorge.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Final do programa "Bom Dia-açores" da RTP-Açores


Fui informado que o programa "Bom Dia-açores", da RTP-Açores, apresentado pelo jornalista Pedro Moura, termina a 11 de Maio,  e que a partir de 14 de Maio a emissão só terá inicio ás 18 horas, não vou discutir questões económicas, mas é minha opinião que se trata de um grave ataque  à identidade do Povo Açoriano, mas digo desde já ao Passos na Relva, que não vais conseguir!
Tenho pensado em todas estas notícias sobre o futuro da RTP-Açores, e penso que parte do que sou hoje, tem a ver com este nosso canal, com ele chorei, ri, aprendi sobre a vida, aprendi a sonhar, no meu tempo de infância e juventude, foi a "internet", o "avião", o "navio" que me transportava para outras partes do mundo, talvez mesmo o blog tenha como inspiração o canal que me viu crescer.
Ao Pedro Moura, que sempre dedicou especial atenção aos mar que nos une,  e a todos os colaboradores da RTPA, Um Abraço e Obrigado.
Vídeos: Youtube; Canal brunoarod.

Reflexão de um dia!!! A vida apaixonant​e de um marítimo



 Hoje, o dia foi um pouco diferente do habitual, navegamos com uma equipa Britânica de combate à pirataria, andamos hoje em exercícios e a termos formação para tal aparatos.
É um pouco estranho navegar pela primeira vez nestas águas, da primeira vez que aqui passei, estávamos todos preocupados e muito alarmados, desta vez as coisas estão um pouco distintas e já estamos um pouco mais relaxados, já temos mais confiança no profissionalismo destas empresas que nos acompanham…
Hoje o dia amanheceu a atingir os 40º, está muito calor e só me apetece comer fruta.
Tivemos hoje um clandestino a bordo, um passarito entrou todo desorientado na ponte de comando, pobrezitos, estava todo assustado, então agarrei o e pu-lo la fora, com certeza ficou agradecido, é intrigante como que um passarito tão pequenino viaja tanto, sem nunca parar, estamos a cerca de 100 milhas da costa e isto é só passaritos, parecem mosquitos, nuvens de mosquitos e são de tantas cores, tantos tamanho, tantas formas, uns redondinhos que parecem bolas com asitas e umas pernitas que parecem palitos, outros maiores e robustos que parecem galinhas voadoras haha, nos humanos necessitamos de um conjunto tão grande de aparatos para nos orientarmos e seguirmos para algum sitio e estes pequenos animais que julgamos n terem inteligência alguma, com uma batida de asas viajam quilómetros sobre agua sem ver nada nem mesmo terra, sem descansar, e vão viajando assim ao sabor do vento, a natureza é inacreditável e onde menos esperamos encontrar coisas distintas, elas aparecem…
Tem sido um dia diferente e igualmente entusiasmante, a partir de hoje começam os quartos dobrados de 6 horas, durante a próxima semana, vou andar mais cansado ainda, mas maravilhado d avida, com estas pequenas coisitas.
Estranhamente não se avista nenhum navio, pelo menos visível a olho nu, parece que navegamos sozinhos nesta imensidão azul, já não estava habituado a olhar para o horizonte e não o ver manchado de barras de aço, ou de algum tom acastanhado manchado pelas luzes artificialmente produzidas das nossas florestas de betão.
Vivemos num mundo politico, não digo civilizado porque, não o considero como tal, basta irmos a um país árabe e a nossa opinião transforma logo, são culturas diferentes, mas também tenho noção que essas culturas são essenciais para a diversidade económica do planeta em que vivemos, e são estas culturas (muito estranhas), que só nos fazem querer andar à pêra com eles (LITERALMENTE), PORQUE vêm para o navio aos gritos e tratam-nos super mal, só porque  o pais deles têm petróleo?? Mas que raio de mentalidade é aquela? Não sei, tratam-nos mal porque somos inferiores? Inferior em quê? Não sei, mas também não quero saber nem quero pensar nisso, mas país árabe, não me terá de férias muito facilmente, pelo menos é a opinião que ostento agora, o que não quer dizer que não possa muda-la, são ideias, vivências e experiências.
O ser humano é um ser social, assim definido, como ser politico, mas até que ponto isto será uma verdade? Não sei nem entendo nada daquilo que me rodeia, por mais que tentemos, nós não somos políticos nem civilizados, a não ser que o civismo seja feito com armas e a política seja feita com economia, em vez do diálogo.
As novas tecnologias a bordo como em qualquer outro lado, vieram para nos facilitar, mas até que ponto? Até que ponto será uma vantagem, aos poucos e poucos com o avanço do homem e da ciência vamo-nos tornando cada vez mais independentes dessas pequenas coisas, mais agarrados, mais comodista, será que isto é ser Humano?, ou será que estamos a transcender para uma evolução qualquer da qual eu não quero estar presente…
Quero poder olhar pela janela de casa e ver verde, e não um branco feito de betão, quero respirar ar puro, mas onde? Noutro planeta talvez, adoraria mostrar um dia aos meus filhos, alguns animais em meio selvagem, não em cativeiro, porque muitos deles só irão sobreviver em cativeiro, queria falar das calotes polares no presente e não no passado, não sei o dia de amanha, mas por agora eu não vivo pelo dinheiro, não escolhi ser marítimo pela parte económica, que fazendo bem as contas, será que somos mesmo bem pagos?, será que algum dinheiro vale estar longe da família? Será que paga? A mim nada me paga estar longe da minha família do meu irmão daqueles que amo, dos meus amigos, mas tenho compensações que não consigo demonstrar nem explicar, por exemplo eu nunca tinha visto a formação de uma nuvem, Cumolonimbos, já tinha sim visto esta nuvem e sabia um pouco como é que se formava, mas poder ver e presenciar um espectáculo escuro, que vai cobrindo os céus, CARREGADINHOOO DE ENERGIA, formado de uma forma muito simples, com um grande significado de instabilidade atmosférica, é sinal de mau tempo, não falo só de chuva, porque essa cai de FARTURA, falo também d evento, de tantos outros efeitos associados que provocam ondulação, vagas, e tantas outras coisas que maravilhadamente pude assistir, são coisas únicas que dificilmente eu poderia assistir através da janela de um escritório qualquer, e aqui posso assistir de camarote, porque é realmente um acontecimento simples da natureza, e estes acontecimentos não necessitam de ser pagos para serem observados, são espectáculos naturais que eu tenho o privilégio de ir assistindo por este pequeno mundo fora.
Sinto me como aquele passarito que entrou esvoaçando por aqui a dentro, feliz, contente, maravilhado da vida, talvez seja mesmo isto que me defina, um ser feliz, livre dentro dos seus pensamentos, alheio a coisas superficiais, e carregadinho de sonhos, como aquela nuvem estava carregadinha de energia...
LINDOOOOO
Estou feliz, apesar de a partir de hoje começar a trabalhar mais, vou poder ver o nascer do sol, que já não o vejo há algum tempo hehehe
Quanto à preparação do navio contra evasões de piratas, bem tem muita coisa que se lhe diga, uma mangueira jorrando água, mesmo com muita pressão, não vamos ser bestas e pensar que aquilo detém alguém movido por algo que não sei o que é, de fazer mal de roubar, de ganancia, o ser humano já demonstrou que pela ganancia é capaz de factos monstruosamente incríveis…Estas pequenas alterações que fazemos servem apenas para um efeito visual para que eles saibam que nós estamos de alguma forma preparados e que os estamos a ver, o resto entram as equipas armadas para o efeito, entre muitas outras coisas que fazemos como manobras de evasão e outros tipos de acções que podemos ir tomando a fim de evitar o pior cenário, mas os piratas já existem desde os tempos em que navegamos em Troncos de madeira, não é algo de novo, embora mais evoluídos e cheios de drogas naquelas cabeças, nós deste lado também estamos mais evoluídos e igualmente preparados, esperemos não avistar nenhum movimento suspeito, é melhor para ambos, aparte disso vamos nos juntar a um “comboio” Japonês, para atravessarmos em “grupo” estas águas com escolta militar, assim a coisa fica mais segura e a segurança é levada ao estremo, nenhum pirata se vai meter na boca do Lobo, pelo menos assim o esperamos.
(©) Copyrights texto e fotos: Francisco Diogo J. Nunes, aos 22 dias de Abril de 2012, N/T MONTESPERANZA, RED SEA.
(©) Copyrights foto: Group Ibaizabal

terça-feira, 24 de abril de 2012

NRP "João Coutinho", em Santa Maria



 A  NRP "João Coutinho", atracou hoje pela manhã no porto de Vila do Porto, Santa Maria, com o objectivo de entregar material para Autoridade Maritima. Esta corveta da Marinha Portuguesa, chegou a semana passada aos Açores, afim de render a  NRP "Jacinto Candido", na missão de segurança e autoridade do Estado no mar nos Açores.
(©) Copyright fotos: Mário Silva, Santa Maria.

N/M "Furnas", em operação na Praia da Vitória












Navio "Furnas" do armador Mutualista Açoreana, em operação no porto da Praia da Vitória, ontem dia 23 de Abril. Após a reorganização da  rotação e frota da linha dos Açores, o "Furnas" tem programadas viagens  directamente de Lisboa para a Praia da Vitória, sendo estas intercaladas com o navio "Insular", permitindo ligações quinzenais directas. Contudo a ligação de Leixões e as saídas do arquipélago efectuam-se sempre por Ponta Delgada.
(©) Copyright fotos: Cmdt Rui Carvalho, Praia da Vitória.