Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Amanhecer com AidaBella.

 Tenerife, diez de Enero 2012.
(©) Copyright imágenes: Antonio Sáez, Tenerife.

terça-feira, 29 de maio de 2012

N/F "Express Santorini" chegando a Santa Maria





Habitualmente o Amigo Mário, regista os navios em Santa Maria, no interior do porto, contudo desta vez, oferece-nos algumas belas imagens do N/F "Express Santorini", chegando ao porto de Vila do Porto.
A partir do dia 10 de Junho, o "Express Santorini", deixa a rota S. Miguel-Santa Maria que ficará a cargo do "colega" "Hellenic Wind", que iniciará as suas viagens no dia 7 de Junho. A primeira escala do HSC da Atlânticoline em Santa Maria está programada para 15 de Junho.
(©) Copyright fotos: Mário Gomes Silva, Santa Maria.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

A "ponte" entre Agaete e Santa Cruz de Tenerife

Porto de Las Nieves, Agaete ilha Gran Canária



O Porto de Las Nieves, em Agaete, ilha de Gran Canária, possui uma ligação efectuada pela Fred Olsen com o porto de Santa Cruz de Tenerife, aqui tal como em outros portos Canários, os ferrys transformam o mar que separa as ilhas em "pontes" que as unem, aliás o desenho da Fred Olsen Canárias, dispensa as palavras, e exemplifíca na perfeição a minha visão sobre os ferrys. 
Habitualmente estamos habituados a ver os HSC da Fred Olsen, partir do porto de Santa Cruz de Tenerife, com destino a Agaete, hoje publicamos algumas fotos do Amigo David Rivero, do porto de las Nieves. Ao ver estas fotos, observo com atenção coisas tão interessantes, e fico a pensar, que complicamos coisas tão simples.
Será assim tão difícil perceber a valia dos ferrys? Claro que não,  o problema é o medo de este serviço evoluir e tornar-se um pilar do desenvolvimento sócio-económico dos açores, isso levaria a muitas alterações, e é isso que se tenta combater. A actual crise que assola a nossa região e País, devia servir  para reflectirmos, sobre o passado (destruíram o transporte marítimo de passageiros), o presente (brincamos aos ferrys), e o futuro, que para os políticos deve ser uma mistura de passado e presente. 
Se nos Açores as rampas não serão para serem utilizadas sem limitações, se o serviço ferry continuar  a ser apenas sazonal, como vamos nós criar um mercado interno? Sem "estradas", alguém acredita nisso? Ou será genialmente com "estradas" de terra batida, caras e sem ligações convenientes? 

(©) Copyright fotos:David Perez Rivero, Gran Canária.
(©) Copyright fotos: António Saez, Tenerife.
Vídeo: António Saez, Tenerife.
Fred Olsen 
Porto de Santa Cruz de Tenerife






sábado, 26 de maio de 2012

N/F "Express Santorini" e N/M "Ponta da Barca", no porto da Graciosa



Sexta-feira, dia 25 de maio, em virtude da troca da escala dos TMG, (normalmente é à quinta-feira) encontraram-se no porto da Graciosa, o N/M "Ponta da Barca", e o ferry "Express Santorini". O "Express Santorini", chegava proveniente da Horta, e tinha como destino a Praia da Vitória, enquanto que o navio dos TMG, tal como é habitual, tinha como proveniência e destino a Praia da Vitória.
Se tivesse oportunidade de formular uma só pergunta aos nossos políticos açorianos, esta seria: Qual o futuro do serviço ferry nos Açores? 
Penso que dificilmente, haverá evolução neste serviço quanto a mim fundamental para o desenvolvimento dos Açores, existe demasiados interesses para proteger, e parece-me que os partidos fingem preocupar-se com a opinião das populações durante os períodos eleitorais, mas quando chegam ao governo, tendem a preocupar-se em proteger os lobbys que à sua volta vivem. 
(©) Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa.



N/T "Miss Mariarosaria", em Boston




Na cidade de Boston, o Amigo e Colaborador, Paulo Peixoto, vai generosamente registando alguns dos muitos navios que por lá passam, com destaque para os navios tanque. Este N/T "Miss Mariarosaria", é mais um deles,  vemos através das fotos o navio manobrando  no porto de Boston, sempre acompanhado pelos rebocadores, afinal convém não arriscar nem poupar em matéria de segurança, mas imagino que ninguém prefira arriscar principalmente com  um navio deste tipo.
(©) Copyright fotos: Paulo Peixoto, Boston, EUA.
Nome: Miss Mariarosaria
IMO: 9528392
Indicativo: 9HA2737
MMSI:  215464000      
Bandeira: Malta
Porto de Registo: Valletta
Comprimento: 183,00 metros
Boca: 32,00 metros
Calado: 9,9 metros
Arqueacao Bruta: 30,200 toneladas
Porte Bruto: 50,400 toneladas
Ano de Construcao: 2011
Estaleiro: STX Offshore and Shipbuilding- Jinhae, Coreia do Sul
Donos: Perseveranza Di Navigazione- Napoles, Italia
Gerentes: Ships Surverys and Surveys- Napoles, Italia

sexta-feira, 25 de maio de 2012

N/T "Alessandro F", em Santa Maria


O navio tanque,  "Alessandro F", escalou ontem o porto de Vila do Porto, ilha de Santa Maria, com o objectivo de descarregar, combustível destinado à aviação que escala o aeroporto de Santa Maria. Mais uma vez, aqui ficam as fotos do Amigo Mário, que registam a referida escala.
Nome: Alessandro F
Nº IMO: 9245378
Ind Chamada: IBVQ
Porto de registo: Palermo
Bandeira: Itália
Operador: Elbana di Navigazione SpA
T.A.B. / T.A.L.: 3616 tons / 1436 tons
D.W.T.: 5213 tons
Ano: 2001
Estaleiro: Cant. Nav. Mario Morini, Ancona, Itália; casco nº 270
Comprimento: 99,67 mts
Boca: 15,40 mts
Calado: 6,41 mts
Potência da máquina principal: 4163 hp
Velocidade: 14 nós
Bowthruster: 400 hp
(©) Copyright fotos: Mário Gomes Silva, Santa Maria.


quinta-feira, 24 de maio de 2012

N/M "Corvo" em Viana do Castelo

N/M "Corvo", propriedade da Mutualista Açoreana, saíndo da doca-seca dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, hoje pelas 16 horas locais.  Uma gentil partilha do amigo Filipe Branco.
(©) Copyright foto: Filipe Passos Branco, Viana do Castelo.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Navios em Porto Hamilton, Lago Ontário




A "viagem" de hoje é-nos oferecida pelo nosso Amigo e  Colaborador, no Canadá, Paulo Renato, que desta vez nos apresenta o movimento á entrada do porto Hamilton, Lago Ontário,  zona que possui grandes e bonitos parques de lazer, ideais para uns momentos de descanso na companhia da família,  e com a possibilidade de se apreciar o movimento de navios nesta zona.
(©) Copyright fotos: Paulo Renato, Canadá.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Movimento no porto da Praia da Vitória - 21.05.2012

Às 07:00 horas chegou o "INSULAR" da Transinsular para o cais -12 Sul.


 - Às 09:30 horas entrava o "COASTAL VENTURE" para o cais -12 Centro.
- Às 10:00 horas  estava posicionada a draga "ILHÉU DA MINA" na posição -12 Norte.


 Algumas fotos do interessante e sempre bonito movimento portuário, registado no porto da Praia da Vitória, ilha Terceira, dia 21 de Maio 2012.
(©) Copyright fotos: Cmdt Rui Carvalho.

 - Às 14:00 horas atracava o "EXPRESS SANTORINI" no cais -7 onde ficaria até hoje (22-maio) devido a ter cancelado a suas restantes escalas de ontem.
 - Às 13:30 horas  acostava no terminal de cimento o "MADEIRA" depois de 12 dias fundeado em Angra do Heroísmo.



- Às 20:00 horas e para terminar as entradas do dia chegou o "ALFA SKY" para o cais -10.