Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

sábado, 30 de junho de 2012

Viagem no "Express Santorini", da Horta à Graciosa - Reportagem fotográfica de Miguel Nóia











Parte I - Horta e S. Roque
 Este blog não me tem trazido vantagens financeiras, muito pelo contrário, mas possibilita uma riqueza numa moeda especial a Amizade. O Amigo Miguel, já o conhecia, mas tive a felicidade de o reencontrar através deste blog, ele e muitos outros tornam-me cada vez mais rico em Amigos!
As diversas fotos deste post, são referentes à partida do porto Horta, no ferry "Express Santorini", um porto com enquadramento especial, que permite obter belas fotos,  algo que o Miguel já nos habituou.
Um Abraço para o Miguel e sua Família.
(©) Copyright fotos: Miguel Nóia, Faial.


sexta-feira, 29 de junho de 2012

N/M "Madeirense 3", com bandeira de Malta e marinheiros romenos


 Visitando hoje o portal do porto do Porto de Lisboa, verifico que o navio "Madeirense 3", já mudou de bandeira, trocando a portuguesa pela de Malta, enquanto se ouve dizer que os marinheiros são agora de nacionalidade romena,  parece que as alterações não se ficam apenas pela bandeira e marinheiros.
Será que a troca de bandeiras na marinha mercante nacional se fica por aqui? Ou será que haverá mais navios  a alterar o registo?
(©) Copyright fotos: António M. Dias de Simas, S. Miguel.
Imagem: Captura do portal do porto de Lisboa

quinta-feira, 28 de junho de 2012

O dia da Boxlines


 A Boxlines Navegação, SA, efectuou ontem mais uma escala  com o navio "Ponta do Sol", no porto da Graciosa, o navio chegou na 3ª-feira à noite, proveniente de S. Roque, ilha do  Pico e largou  ao fim da tarde de ontem com destino à Praia da Vitória.
Tento sempre que possivel, registar a escala da Boxlines, no porto da Graciosa, pois é  minha profunda convicção que esta ligação é de primordial importância para a pequena economia da ilha. Desde 1995, altura em que ingressei na então J.A.P.A.H. (Junta autónoma do Porto de Angra do Heroísmo), que verifico um aumento de carga movimentada nos porta-contentores, espero que continue a ser esta a tendência nos próximos anos!
(©) Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa. 




terça-feira, 26 de junho de 2012

N/M "FINITA R" na Praia da Vitória



Tanto quanto nos poderemos lembrar é a primeira vez que este pequeno armador Galego fundado em 1972 transporta carga para o porto da Praia da Vitória, mas o que a nós faz realce é que com apenas três embarcações, uma dela gémea deste N/M "FINITA R", construídas num estaleiro galego, com bandeira espanhola e com tripulações espanholas, está a lutar no mercado competitivo dos fretes marítimos dos graneis secos, e mais não diremos. Manifesta 4.460 toneladas de milho amarelo para o recebedor UNICOL, restando lembrar que o milho é a base para a fabricação das rações que tornam a nossa carne e o nossos laticínios tão suculentos e naturais, com muita erva à mistura como não poderia deixar de ser. Após a descarga será o 11º navio de cereais\aditivos do ano 2012, aumentando o total descarregado para as 43.062 toneladas.
DADOS TÉCNICOS:
Nome: FINITA R.
Data e Hora da entrada: 26.06.2012 - 07:00.
Indicativo de Chamada: ECOE.
Nº IMO: 9400162.
Porto de registo: Santa Cruz de Tenerife.
Bandeira: Espanha.
Ano de construção: 2008.
Estaleiro: Astilleros Armon SA - Vigo - Nº 60.
Comprimento f. a f.: 99,80 mts.
Boca máxima: 14,00 mts.
Porte (DWT): 5.580 tons.
Arqueação bruta: 3.778 Mtons.
Arqueação líquida: 1.795 Mtons.
Calado máximo à entrada: 7,40 mts.
Último porto: Gijon.
Próximo porto: Aguarda ordens.
Tipo de carga: 4.460 Tons. de Milho.
Recebedor: UNICOL.
Auxiliar de proa: 250 Kw.
Potência da Máquina Principal: 2.760 Kw.
Armador: NAVIGASA SA.
Agência: OCEÂNICA Ag. Navegação . - Marco Mouro.
Nome do Comandante: José Manuel Sueiro Benevides.
Piloto de serviço: Henrique D'Almeida.
(©) Copyright texto: Cmdt Rui Carvalho, Praia da Vitória.
(©) Copyright fotos: Cmdt Henrique D´Almeida, Praia da Vitória.



domingo, 24 de junho de 2012

Younicos reduzirá no futuro as escalas do N/T "Chem Daisy"






O N/T "Chem Daisy", efectuou ontem a sua 7ª escala no porto da Graciosa, no corrente ano, enquanto que no ano anterior pela mesma altura contabilizámos 12 escalas. Esta redução verifica-se essencialmente devido ao facto da empresa Bencom, ter efectuado um aumento da sua capacidade de armazenamento. 
A redução de escalas deste navio tanque podem no futuro se acentuar ainda mais, isto porque na ilha se irá realizar um projecto pioneiro levado a cabo pela empresa alemã, Younicos, com sede em Berlim, e que visa submeter a ilha a uma revolução verde. A Graciosa pode vir a ser a primeira região insular do mundo, livre de CO2.
(©) Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa.
Ao ver no Marinetraffic, que o destino do "Chem Daisy", era "Viva German", fiquei a pensar, será que este quer agradecer à Alemanha pelo projecto que irá reduzir as suas escalas na Graciosa? Ou será que a ilha foi vendida e mudou de nome? 

Festas Sanjoaninas, fazem aumentar o transporte de passageiros nos ferrys "Express Santorini" e "Hellenic Wind"






Esta semana o transporte de passageiros e viaturas, nos ferrys "Express Santorini" e "Hellenic Wind", aumentou consideravelmente em virtude das famosas festas Sanjoaninas, que decorrem por estes dias na cidade de Angra do Heroísmo, ilha Terceira, e que atingem o seu ponto alto na noite de sábado, com o desfile das marchas de S. João. Na 6ª-feira o ferry, "Express Santorini", embarcou  mais de 200 passageiros no porto da Graciosa, enquanto que abordo seguiam já cerca de outros 200 oriundos dos portos das ilhas do triângulo. Como defendo uma operação ferry anual, obviamente em molde diferentes, fico a pensar se determinadas épocas festivas, como por exemplo o Carnaval, a Páscoa, etc, não podiam ser dinamizados se houve-se a mais valia do transporte ferry do tipo ro-pax. Não me venham com a conversa que no inverno não pode haver ferrys, pode sim senhor, nem sempre existe condições adversas, e quando as existe não são  apenas para os ferrys.
(©) Copyright fotos: Mário Jorge e MM Bettencourt, Graciosa.






sexta-feira, 22 de junho de 2012

Porto de Ponta Delgada com nova grua portuária




O porto de Ponta Delgada, recebeu uma nova grua portuária da marca alemã Gottwald, empresa subsidiária da Demag Cranes AG, com sede em Düsseldorf. A montagem da grua está sendo efectuada recorrendo à Gottwald existente, no contexto geral esta é a 3ª Gottwald a operar nos Açores, existindo uma na Praia da Vitória e duas em Ponta Delgada.
(©) Copyright fotos: Nuno Reis, S. Miguel.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Rampa ro-ro do porto da Graciosa


 Terça-feira dia 19 de Junho foi colocada a placa relativa à obra de construção da rampa roll-on/roll-off, do porto da Graciosa, da informação constante na mesma verificamos que o seu custo será de 709 900 euros, e que terá um prazo de execução de 3 meses. Entretanto ontem iniciou-se o levantamento topográfico do fundo na zona onde esta será implantada. Não sei a data oficial do inicio da obra até porque já existe peças pré-fabricadas, mas começo a pensar que não terei a sua inauguração antes do fim da operação ferry que termina a 24 de Setembro no porto da Graciosa, precisamente daqui a 3 meses e 3 dias. Espero estar errado, até porque queria ver o "Express Santorini", estrear a rampa. Contudo continuo a afirmar, que mais importante que a rampa, será a definição da politica de transportes marítimos, em especial o serviço ferry. Tenho a impressão que esta rampa e as restantes rampas nos Açores quando estiverem todas concluídas haverá quem chore baba e ranho para que estas não tenham a devida utilização e provavelmente o futuro(a) Presidente, farão a vontadinha aos "meninos".
(©) Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa.