Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

N/M "EEMS DOLLARD" na Praia da Vitória









(©) Copyright fotos e texto: Cmdt Rui Carvalho, Praia da Vitória.
Bastaram 9 horas de trabalho para proceder à descarga e limpeza de porões deste N/M "EEMS DOLLARD", que manifesta 2.750 toneladas aglomerado de Colza (couve-nabiça) carregadas em Roterdão para o recebedor UNICOL. É o 15º navio de cereais/aditivos para rações a escalar o porto da Praia da Vitória em 2012, elevando o total anual para 58.168 toneladas. Insatisfeito terá ficado o Comandante desta nau que esperava cá passar o fim de semana e assim dar algum descanso à sua tripulação composta de 6, um holandês (ele próprio), dois russos e três filipinos. É a vida, e navio parado não ganha frete, até à próxima e boa viagem!
Nome: EEMS DOLLARD
Data e Hora da entrada: 31.08.2012 - 07:00
Indicativo de chamada: PBLV.
Nº IMO: 9278337.
Porto de registo: Delfzil.
Bandeira: Holandesa.
Ano de construção: 2003.
Comprimento f. a f.: 88,60 mts.
Boca máxima: 12,52 mts.
Porte (DWT): 3.850 tons.
Arqueação bruta: 2.545 Mtons.
Arqueação líquida: 1.460 Mtons.
Calado máximo à entrada: 5,20 mts.
Estaleiro: B.V. Scheepwerf, Damen Bergum, - Bergum - Nº 992.
Último porto: Roterdão.
Próximo porto: Aguarda Ordens.
Tipo de carga: 2.750 Tons. de Colza.
Recebedor: UNICOL UCRL.
Auxiliar de proa: 220 KW.
Potência da Máquina Principal: 1.520 KW.
Armador: Rozema/Slort.
Agência: Oceânica - Agência de Navegação - Jorge Meneses.
Nome do Comandante: Emiel Koelhius.
Piloto de serviço: Miguel Conceição.



quinta-feira, 30 de agosto de 2012

HSC "Hellenic Wind", despede-se do Porto da Graciosa







 
O HSC "Hellenic Wind", terminou hoje as suas escalas no porto da Graciosa, no ambito da operação ferry-2012 da responsabilidade da Atlânticoline . Este hight speed craft, termina assim a sua 4ª temporada entre nós, no primeiro ano (2009) como, "Viking", então propriedade da Steam Packet Company, Inglaterra, e nos últimos  3 anos (2010-2011-2012) como "Hellenic Wind",  propriedade do armador grego, Hellenic Seaways.
Nesta altura decorre o concurso publico internacional, lançado pela Atlânticoline, o que origina obviamente a duvida se voltarei a ver o HSC "Hellenic Wind", em operação nos Açores. Independentemente do que o futuro nos reserva, foi um navio com uma tripulação  e Staff, de grande Simpatia, e profissionalismo! Ao Cmdt Kountouris Apostolos, sua Tripulação e Staff da Atlânticoline, Um Abraço e até Breve!
(©) Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa.




quarta-feira, 29 de agosto de 2012

N/M "Sete Cidades", em operação nas Flores




 
Da bonitas ilha das Flores chegam-nos estas belas fotos da operação hoje do N/M "Sete Cidades", do operador, Transinsular. Esta ilha tal como Graciosa e Santa Maria, apenas recebem escalas quinzenais, de lembrar que este navio da Transinsular efectua a ligação Ponta Delgada-Caniçal, também esta uma ligação quinzenal. Certamente algum destes contentores (O/S) com animais terão como destino a Madeira, um mercado apetecível para a produção agro-pecuária da região, destino só facilmente acessível a ilhas que possuem ligação de porta-contentores na semana ímpar.
Obrigado ao Tito e Miguel Nóia!
(©) Copyright fotos: Tito Nóia, Flores.

domingo, 26 de agosto de 2012

N/D "Dravos Costa Dorada", na Horta para iniciar a dragagem da baía do novo Terminal


 (©) Copyright fotos: Miguel Nóia, Faial

Recentemente a Portos dos Açores, SA, adjudicou os trabalhos de dragagem da baía de manobra  do novo Terminal Marítimo de passageiros da Horta, ao consorcio constituído pelas empresas Somague Engenharia SA, Somague Ediçor Engenharia SA, Tecnovia Açores Sociedade de Empreitadas SA, Afavias Engenharia e Construções SA e Conduril Engenharia SA.
A obra que custará 3,5 milhões de euros e vai permitir a passar de uma cota de fundo de -6 mts, para os -8,5 mts, permitindo assim a operacionalidade de navios até aos 210 metros de cumprimento.
Ao todo vão ser retirados 145 mil metros cúbicos de areias durante cinco meses.
È precisamente para efectuar os trabalhos de dragagem que chegou ontem ao porto da Horta, o navio draga "Dravos Costa Dorada". Esta draga espanhola com registo em Santa Cruz de Tenerife, pertence à empresa Dravo SA, fundada em 1987, em que a empresa espanhola Dragados e a holandesa Van Oord, possuem cada um 50% do capital.
Dados técnicos:
Nome: Dravos Costa Dorada"
Nº IMO:8611180
Bandeira: Espanhola
Porto de registo: Santa Cruz de Tenerife
Ind Chamada: ECCD
Comprimento: 85.80 m
Boca: 14.05 m
Calado: 3,97 mts
Ano: 1987
Estaleiro: IHC Smit BV - Kinderdijk, casco No.: CO1182 
T.A.B: 1996 tons
T.A.L.: 598 tons
D.W.T.: 3000 tons
Capacidade: 2.548 m3
Profundidade máxima para dragagem: 28 m
Propulsão: 1.956 kW
Potência toatal instalada: 4.631 kW
Potência da bomba de dragagem: 978 kW
Velocidade de serviço: 11 nós
Propriedade/Operador: Dravo, SA - Espanha


N/M "Terry Tres", em Leixões

N/M "Terry Tres", operando no porto de Leixões, o navio efectua a linha de Cabo-Verde.
Uma Saudação portuária  para o Amigo José Modesto e Augusto Matos
(©) Copyright foto: José Modesto, Leixões.

Gruas da Eurotagar, no parque eólico do Faial




 Em novembro de 2011, o Amigo José Lopes, oferecia-nos belas imagens obtidas no porto da Horta aquando da escala do navio heavy lift "Wiebke" (Ver aqui)
que efectuou o transporte do material para o parque eólico da ilha do Faial.
 Desta a vez este post  não apresenta  nenhum espectacular navio heavy lift, mas sim o inicio dos trabalhos de montagem das torres eólicas. O serviço de montagem, nomeadamente o equipamento de elevação vertical, está a ser efectuado pela empresa Eurotagar, pertencente ao Grupotagar.  A Eurotagar, surgiu no mercado de aluguer de auto-gruas em Portugal no ano de 2000, nascendo assim a primeira empresa do grupo.
Nas fotos apreciamos duas gruas da frota da Eurotagar, da marca Liebherr, sendo que a LTM 1400 tem uma capacidade de elevação de 400 tons.
Fontes: Grupotagar
(©) Copyright fotos: José Manuel Lopes, Faial.

sábado, 25 de agosto de 2012

N/M "Ponta do Sol" e N/M "Ponta da Barca", no porto da Graciosa

N/M "Ponta do Sol", operado pela Boxlines Navegação Sa, e N/M "Ponta da Barca", dos TMG, operando no porto da Graciosa dia 23 de Agosto. O primeiro efectua ligações quinzenais, tendo como habitual rotação, Lisboa-Ponta Delgada-Praia da Vitória- Graciosa -Pico-Ponta Delgada e regresso a Lisboa, lembrando que a carga com destino a Leixões é baldeada em Ponta Delgada, quanto ao "Ponta da Barca", efectua ligações no grupo central, sempre com inicio na Praia da Vitória, dentro da normalidade os navios dos TMG, efectuam escalas bi-semanais na Graciosa.
(©) Copyright foto: MM Bettencourt, Graciosa.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Ministra da Agricultura visitou navio que vai explorar sudoeste dos Açores


Um grupo de cientistas portugueses quer saber se os Açores se estendem, debaixo de água, para mais longe do que se pensa. Para isso vão utilizar um robô subaquático que se prepara para partir para o atlântico.
REPORTAGEM DA SIC NOTÍCIAS, AGOSTO 2012
Vídeo Youtube Canal Portos de Portugal

N/M "Ruby", navegando no Tejo

O N/M "Ruby", operado pela Boxlines Navegação, SA, navegando no rio Tejo, lembro que este navio foi "sonegado" à linha dos Açores e colocado na linha da Madeira, devido à reorganização da frota efectuada pela Boxlines no inicio do ano.
(©) Copyright fotos: Ricardo Martins / Blog Mytakkes

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

HSC "Speedrunner IV"


HSC "Speedrunner IV" (originalmente, Superseacat Four ), propriedade da Aegean Speed Lines, um dos 3 irmãos  do HSC "Hellenic Wind", que este armador grego tem na sua frota.
(©) Copyright fotos Sérgio Ferreira / blog Sergio@cruises

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Pesca radical - Toiro marinho







 Quem disse que a pesca de caranguejo do Alaska era uma pesca radical? Pescar toiros isso sim é uma pesca radical! Os toiros deviam ser classificados com carga IMDG (International Maritime Dangerous Goods), numa nova class: "Cargas com cornos extremamente perigosas".
(©) Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa

Navios militares no Canal Welland


                                                                       DEWERT
HMCS FREDERICTON
MONCTON
SUMMERSIDE
Hoje publicamos algumas fotos de outro tipo de navio que navegam pelo Canal Welland, são navios de militares que foram participar em 3 festivais de Marinha, um no Canadá e dois nos E.U.A.
A fragata Canadiana HMCS "FREDERICTON" os patrulhas "MONCTON" e "SUMMERSIDE" e o Americano "DEWERT".
(©) Copyright fotos e texto: Paulo Renato, Canadá.