Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Ligação Graciosa-Lisboa em 60 horas

Após ver este vídeo fiquei deveras confuso, pois na última escala efectuada no domingo,   o navio largou do porto da Graciosa directamente para o porto de Lisboa, o que origina uma viagem mais curta. Se existem produtos com destino a Lisboa esta era uma viagem perfeita. O navio largou do porto da Graciosa ás 14:00 do dia 27 Domingo e chegou ao porto de Lisboa ás 02:27 de quarta-feira dia 30, ou seja contabilizou 60 horas e 27 minutos.   Normalmente a escala é efectuada à  quarta-feira e o navio chega a Lisboa na segunda-feira. 
Como todos sabem, a frequência do porta-contentores é quinzenal, tendo a viagem do navio que serve a Graciosa sempre inicio e fim em Lisboa, pode até haver alteração de rotação, mas nunca será o porto de Lisboa, a ficar de fora da rotação.
Lembro mesmo que durante os períodos das greves-portuárias, o navio ficou fundeado na Folga esperando oportunidade para operar no porto da Graciosa, nesse dia também alterou a rotação programada para outros portos para operar na Graciosa.
Preocupa-me que falando de transportes não se olhe e fale numa  obra que pode e deve ser parte da solução dos problemas dos transportes marítimos inter-ilhas, estou obviamente a falar da rampa ro-ro. Mais me vai na alma, mas mais não digo...
(©) Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa.
Captura: Site do Porto de Lisboa.
Vídeo: Graciosa-Online.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

N/M "Ponta da Barca", em Lisboa - Fotos Rui Agostinho



Apresentamos uma série de fotos do Amigo Rui Agostinho, referentes à presença em Lisboa do N/M "Ponta da Barca", do armador açoriano, Transportes Marítimos Graciosenses, Lda.  
(©) Copyright fotos: Rui Agostinho, Lisboa.


Foto do dia - N/M "Ruby", em Lisboa

Uma bela foto do Amigo Ricardo Martins, referente ao porta-contentores "Ruby", operado pela Box Lines, atracado no porto de Lisboa.
(©) Copyright foto: Ricardo Martins, Lisboa / Blog My Takkes.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

N/M "Ponta do Sol", em escala domingueira


O N/M "Ponta do Sol", operado pela Box Lines, efectuou no passado Domingo a segunda escala de 2013 no porto da Graciosa. Uma escala efectuada um pouco mais tarde que o habitual devido ás condições atmosféricas, mas como diz o povo "antes tarde do que nunca". 
Penso que não será novidade para os visitantes deste blog, principalmente para os meus amigos mais próximos, que sou adepto da Box Lines, por isso digo utilizando uma linguagem futebolística,  para asneiras já me basta o meu clube, e  usando a mesma comparação desportiva, não acredito nas boas intenções quer de Benfica quer de Porto! Penso que a "malta" da Box percebeu a mensagem!
(©) Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa.





"Oriana", abre época de cruzeiros no porto da Horta






Reportagem fotográfica do Amigo Miguel Nóia, referente à escala do navio de cruzeiros, "Oriana", no porto da Horta, dia 26 de Janeiro. Uma escala que acabou por ser curta devido ás condições metereológicas adversas. (©) Copyright fotos: Miguel Nóia, Faial.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Belas imagens do Canal Welland, Canadá





Voltamos hoje ao Canal Welland, Canadá, através das imagens sempre belas do Amigo Paulo Renato. Aqui a paisagem é lindissima, fascinante apreciar os navios e as verdes margens!
(©) Copyright fotos: Paulo Renato, Canadá.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

N/M "Ponta da Barca", no porto de Lisboa





Algumas belas imagens da chegada hoje a Lisboa do, N/M "Ponta da Barca". O navio encontra-se na capital afim de efectuar trabalhos de manutenção periódica nos estaleiros do Seixal. A paragem temporária, irá certamente obrigar aos "colegas" N/M "Paulo da Gama" e N/F "Espírito Santo", que completam a  frota dos TMG, Lda,  um maior esforço afim de garantir as viagens programadas no grupo central.O meu Agradecimento ao Amigo Ricardo Martins, pela gentil partilha, um dia havemos de tirar uns "bonecos" juntos!
(©) Copyright fotos: Ricardo Martins / Blog My Takkes

SAL Offshore: DP 2 Project

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

As promoções da Naviera Armas e Fred Olsen




 Desde o inicio deste blog que existe uma ligação ás Canárias, nada de estranho pois um dos editores é o Amigo António Saez, Tenerife. Sempre que possível tento acompanhar o serviço ferry nas Canárias, pois independentemente das óbvias diferenças, sonho com algo semelhante para os Açores, sendo a minha visão deste serviço perfeitamente descrita pela genial imagem da Fred Olsen, onde uma simbólica ponte une  Tenerife à Gran Canária.
Publico duas capturas dos sites dos dois operadores ferry canários, com promoções que me deixam muito "invejoso"!
Capturas: Fred Olsen; Naviera Armas.
(©) Copyright fotos: António Saez, Tenerife.

Promoções da Fred Olsen

Ligações da Fred Olsen, a tracejado o serviço Ferry Bus apresentado no post anterior.
Promoções da Naviera Armas



segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Fred Olsen Ferry Bus

Com o  serviço  Ferry-Bus da Fred Olsen Canárias, a viagem não termina no porto. A Fred Olsen transporta  os seus passageiros para o centro ou para a cidade mais próxima (destinos devidamente definidos).
Ainda apenas estou na fase de sonhar  com um serviço ferry  na sua plenitude, mas arranjo lugar nesse sonho para ter pelo menos os transportes públicos terrestres  (autocarros) coordenados com o serviço ferry.
(©) Copyright foto: António Saez, Tenerife.

TMG, Lda, emite comunicado sobre escalas na Calheta


Em comunicado, a empresa Transportes Marítimos Graciosenses, veio esclarecer o porquê de um dos seus navios, não ter escalado na passada 5ª feira, dia 17 de Janeiro, o porto da Calheta, ilha de São Jorge, como estava previsto, e que levou ao grande descontentamento dos comerciantes da Calheta.
É referido que a decisão foi tomada pelo mestre do “Paulo da Gama”, devido à condições de tempo, uma vez que segundo o mesmo, “ não estavam reunidas as condições de segurança para atracar na Calheta, tendo seguido para Velas, descarregando ai a carga destinada a ambos os portos”.
 A  empresa refere que baseada nas previsões metereológias,  comunicou aos comerciantes da Calheta, que se o cancelamento viesse a ocorrer, a carga seria descarregada no porto das Velas.
A empresa refere ainda no mesmo comunicado que, devido à recessão que atravessamos, e à quebra nas cargas transportadas, teve de repensar a sua operação, por forma minimizar os custos.
Segundo lê-se no comunicado que, “tendo São Jorge dois portos,  recebia dois navios por semana, um à quarta nas Velas, o outro à sexta na Calheta, e atendendo que a taxa de ocupação para a Ilha esta na ordem dos 50% da nossa oferta, decidimos, no mesmo dia, quarta-feira, escalar de manhã a Calheta, e á tarde Velas”.
A empresa Transportes Marítimos Graciosenses esclarece ainda que não é intenção da mesma “abandonar” a Calheta, pelo que caso a situação económica melhore, será retomado o horário anterior, refere o comunicado.
Fonte: Rádio Lumena, S. Jorge.
(©) Copyright foto: Decio Leal, S. Jorge. 


domingo, 20 de janeiro de 2013

N/M "Ruby", no Porto Santo

O N/M "Ruby", era presença habitual neste blog, com a sua mudança para a linha da Madeira, deixou-o de o ser obviamente. Nesta altura o navio para além da habitual rotação, Lisboa-Leixões-Caniçal, inclui agora o Porto Santo, uma vez que os habituais "clientes" deste porto, N/M "Funchalense 5" e N/F "Lobo Marinho", estão em manutenção nos estaleiros Canários de Astican.
(©) Copyright foto: Elvio Leão, Porto Santo.


Novo blog "Porto da Calheta"


Com esta bonita imagem apresento mais um blog dedicado a um porto açoriano nesta caso o Porto da Calheta, ilha de S. Jorge. Convido os estimados Visitantes  a visitarem o blog "Porto da Calheta".

A montanha mais alta de Portugal



A montanha mais alta de Portugal.
(©) Copyright fotos: Miguel Nóia, Faial.

sábado, 19 de janeiro de 2013

Navio "Merle", encalha perto de Aveiro



O forte temporal que assolou hoje Portugal continental, contribuiu para que o navio mercante, "Merle", com bandeira das ihas de Cook, encalha-se hoje perto de Aveiro. Na página da Marinha Portuguesa consta a seguinte informação relativa à operação de salvamento da tripulação:
(©) Copyright fotos e informação: Site da Marinha Portuguesa. (Ver Aqui)

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Ferry "Veøy" - A paisagem e um exemplo magnifico



Estas magnificas imagens são da autoria do Amigo João Abreu, captadas em 2012 na Noruega e gentilmente partilhadas. Para além do encantador cenário das fotos, destaca-se o ferry norueguês "Veøy", na magnífica aldeia de Geiranger lá no coração do fiorde com o mesmo nome. O "Veøy", realiza várias viagens diárias entre Geiranger e outra aldeia vizinha Hellesly. Ao ver estas imagens da Noruega, pensei no "Bajamar", que passou pelos Açores, na altura fazendo parte da frota da norueguesa Fred Olsen, lembrei-me da história de Thomas Olsen, e da sua importância no desenvolvimento de La Gomera e das Canárias em geral. Lembrei-me também entre outras tantas coisas de uns emails trocados com um norueguês, que me explicava que alguns navios como o "Vesfna" (actual "Espirito Santo"), ficaram sem serviço com o surgimento de pontes.
Resumindo fiquei a pensar, qual o futuro dos ferrys nos Açores, finalmente com as rampas vamos seguir o rumo obvio ou fazemos de conta que todos os outros estão errados? Vamos continuar a proteger alguns destruindo o futuro de todos? Não precisamos de nenhum "inventor" apenas saber "copiar" o que de bom se faz por esse mundo fora!
Nome: Veøy
Nº IMO: 7368748
Ind. Chamada: LNWN
Bandeira: Noruega
Operador: Fjord1 AS
Tipo: Ro/Pax
T.A.B.: 1870  tons
T.A.L.: 613 tons
D.W.T.: 467 tons
Ano de construção: 1974
Estaleiro: Hjorrungavaag Verkstet, casco nº 20
Comprimento: 74.99 mts
Boca: 12.5 mts
Calado: 3.09 mts
Potência da máquina principal: 2498 hp
Velocidade:14 nós
(©) Copyright fotos: João Abreu, Madeira