Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

terça-feira, 29 de setembro de 2015

NRP "Baptista de Andrade", no porto da Graciosa




© Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa.
Registo fotográfico relativo à presença da corveta da Marinha Portuguesa, "Baptista de Andrade", no porto da Graciosa, ontem dia 28 de Setembro. 




segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Estreia do navio de cruzeiros, "Britannia", em Ponta Delgada





© Copyright fotos: António Simas, S. Miguel.
Registo fotográfico da autoria do amigo, António Simas, relativo à estreia hoje em Ponta Delgada do navio de cruzeiros, "Britannia".
Nome: BRITANNIA.
Tipo: Passageiros/Cruzeiro.
IMO: 9614036.
Indicativo: 2HHG5.
MMSI: 235106595.
Bandeira: Reino Unido.
Porto de Registo: Southampton.
Donos e Operadores: Carnival UK- Southampton, Inglaterra, Reino Unido.
Classe: Lloyd's Register.
Ano de Construcao: 2015.
Data de Lançamento: 14/02/2014.
Data de Entregue: 27/02/2015.
Estaleiro: Fincantieri- Monfalcone, Italia. Casco#6231.
Comprimento Fora a Fora: 330,00 metros.
Comprimento entre Perpendiculares: 306,07 metros.
Boca Máxima: 44,00 metros.
Pontal: 11,35 metros.
Calado: 8,55 metros.
Deslocamento: 70,566 toneladas.
Arqueação Bruta: 143,730 toneladas.
Arqueação Liquida: 119,023 toneladas.
Porte Bruto: 11,793 toneladas.
Numero de Convés: 20. 15 para Passageiros. Numero de Cabines: 1,837.  Numero de Camas: 4,324. Numero de Tripulantes: 1,398.
Potencia de Maquinas: 62,400 kW (84,838 hp), 600,00 rpm. 2 hélices FP, 133,00 rpm.
Velocidade de Serviço: 22,00 nos.
Numero de Caldeiras: 2.
Potencia de Thrusters: 15,000 kw (20,394 bhp).
Pesquisa de dados técnicos: Paulo Peixoto, Boston, EUA.

Estreia do navio de cruzeiros, "Explorer of the Seas", em Ponta Delgada




© Copyright fotos: António Simas, S. Miguel.
Registo fotográfico da autoria do amigo, António Simas, relativo à estreia ontem  no porto de Ponta Delgada do navio de cruzeiros, "Explorer of the Seas", da conhecida Royal Caribbean Cruises.  Uma escala em dia de sol, o que certamente permitiu aos seus  3314 passageiros e cerca de 1200 tripulantes apreciarem as belas paisagens da "Ilha Verde".

Nome: EXPLORER OF THE SEAS.
Tipo: Passageiros/Cruzeiro.
IMO: 9161728.
Indicativo: C6SE4.
MMSI: 311316000.
Bandeira: Bahamas.
Porto de Registo: Nassau.
Numero Oficial: 8000401.
Donos e Operadores: Royal Caribbean Cruises, Ltd.- Miami, Florida, EUA.
Classe: Det Norske Veritas.
Ano de Construção: 2000.
Data de Entregue: 29/09/2000.
Estaleiro: Kvaerner Masa-Yards Inc.- Turku, Finlândia. Casco#1345.
Comprimento Fora a Fora: 311,12 metros.
Comprimento entre Perpendiculares: 274,73 metros.
Boca Máxima: 39,04 metros.
Pontal: 11,70 metros.
Calado: 8,30 metros.
Arqueação Bruta: 137,308 toneladas.
Arqueação Liquida: 105,034 toneladas.
Porte Bruto: 10,937 toneladas.
Numero de Convés: 15. Numero de Cabines: 1,557. Numero de Camas: 3,840. Numero de Tripulantes: 1,181.
Potencia de Maquinas: 74,544 kW (101,352 hp), 514,00 rpm. 2 hélices Azimuth e 1 helice FP, 140,00 rpm.
Velocidade de Serviço: 23,00 nos.
Potencia de Thrusters: 12,000 kw (16,316 bhp).
Pesquisa de dados técnicos: Paulo Peixoto, Boston, EUA.

Lembram-se do post sobre o novo N/F "Espírito Santo"?

Captura de ecrâ: Marine Traffic.
Lembram-se de um post publicado no dia 1  de Abril de 2015, sobre um novo navio para a frota dos TMG? Pois bem, o tal navio navega nesta altura no mar dos Açores, entre S. Miguel e o grupo Central. 
© Renders: Damen Shipyards.

domingo, 27 de setembro de 2015

Rebocador, "VB Artico", na Praia da Vitória para rebocar o incapacitado, "Pietro Benedetti"



© Copyright fotos e texto: Cte Rui Carvalho, Terceira.
Registo da chegada ao porto da Praia da Vitória do rebocador de alto mar VB ARTICO, que partiu de Las Palmas na Gran Canaria para rebocar o incapacitado N/M PIETRO BENEDETTI até ao porto de La Coruña, que este último tinha por destino. Partirão ainda hoje para uma viagem de aproximadamente seis dias. Seguiremos atentamente a sua viagem.

Nome: VB ARTICO.
Tipo: Rebocador.
IMO: 7613014.
Indicativo: HP9983.
MMSI: 352896000.
Bandeira: Panamá.
Porto de Registo: Panamá.
Número Oficial: 2721000C.
Donos e Operadores: Boluda Internacional SA- Valência, Espanha.
Classe: Germanischer Lloyd.
Ano de Construção: 1976.
Estaleiro: Matsuura Tekko Zosen K.K.- Osakikamijima, Japão. Casco#258.
Comprimento Fora a Fora: 55,00 metros.
Boca Máxima: 11,23 metros.
Calado: 4,81 metros.
Arqueação Bruta: 978,00 toneladas.
Porte Bruto: 941,00 toneladas.
Tracção Fixa: 110,00 toneladas.
Potencia de Máquinas: 7,356 kW (10,002 hp), 750,00 rpm. 2 hélices FP, 288,00 rpm.
Velocidade de Serviço: 14,50 nós.
Potência de Geradores Auxiliares: 720,00 kw.
Potência de Thruster: 228,00 kW (310,00 bhp).
Nome Anterior: Shamal (1976-02/2000).


Navio de cruzeiros, "Boudicca", bate novo record no porto da Praia da Vitória




© Copyright fotos:; Cte Rui Carvalho;  Cte Miguel Conceição (Na foto em cima da direita para a esquerda)
Com esta escala no passado dia 25 de Setembro, do paquete "Boudicca" do operador Fred Olsen, a ilha Terceira bate novo recorde de escalas de navios de turismo  (16ª em 2015), desde que existe registo.  Não estando no circuito principal de portos de destino de cruzeiros, o porto da Praia da Vitória e a ilha Terceira têm sabido afirmar-se como sérios candidatos à captação de uma maior parcela deste sector de turismo que cresce a nível mundial todos os anos. 




Nome: BOUDICCA.
Tipo: Passageiros/Cruzeiro.
IMO: 7218395.
Indicativo: C6VA3.
MMSI: 309964000.
Bandeira: Bahamas.
Porto de Registo: Nassau.
Numero Oficial: 8001101.
Donos: Fred Olsen & Co.- Olso, Noruega.
Operadores: Fred Olsen Cruise Lines, Ltd.- Ipswich, Inglaterra, Reino Unido.
Class: Det Norske Veritas.
Ano de Construção: 1973.
Estaleiro: Oy Wartsila Ab- Helsínquia, Finlândia. Casco#396.
Comprimento Fora a Fora: 206,96 metros.
Comprimento entre Perpendiculares: 169,73 metros.
Boca Máxima: 25,20 metros.
Pontal: 13,67 metros.
Calado: 7,55 metros.
Altura: 46,60 metros.
Arqueação Bruta: 28,551 toneladas.
Arqueação Liquida: 11,714 toneladas.
Porte Bruto: 5,956 toneladas.
Numero de Convés: 8. Numero de Cabines: 437. Numero de Camas: 900. Numero de Tripulantes: 320.
Potencia de Maquinas: 14,000 kw (19,036 hp), 750,00 rpm. 2 hélices CP.
Numero de Maquinas Auxiliares: 6. 3X Caterpillar e 3X Wartsila.
Velocidade de Serviço: 18,50 nos.
Potencia de Geradores Auxiliares: 6,740 kw.
Numero de Thrusters: 2.
Nomes Anteriores: Royal Viking Sky (1973-1991), Sunward (1991-1992), Birka Queen (1992), Sunward (1992-1993), Golden Princess (1993-1996), Superstar Capricorn (1996-1998), Hyundai Kumgang (1998-2001), Superstar Capricorn (2001-2004), e Grand Latino (2004-2005).




sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Livro, "O mercado do transporte marítimo da carga contentorizada"


Quem acompanha este blogue, sabe que um dos principais objectivos deste, é ser para o seu autor uma ferramenta de aprendizagem sobre o mundo do Shipping. Com o decorrer do tempo despendido na sua edição fui aprendendo um pouco sobre o tema, mas cada vez tenho mais a noção que pouco ou nada sei.
Mas o blogue não é a única ferramenta de aprendizagem, também o são os livros que vou adquirindo sempre que possível. A ultima adição à minha humilde biblioteca foi o livro, "O mercado do transporte marítimo da carga contentorizada", da autoria de,  Fernando Cruz Gonçalves, que é  Oficial da Marinha Mercante com vasta formação académica no sector marítimo-portuário, especialista em Economia e Gestão Marítima e Portuária, sendo actualmente Professor na ENIDH.  Um livro que vale a pena ler, e que tem contribuído para uma alteração na minha forma de pensar.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Ferry "Mestre Simão", em Angra do Heroísmo



© Copyright fotos: Mário Silva, Terceira.
Ferry, "Mestre Simão", fotografado hoje em Angra do Heroísmo, pelo amigo Mário Silva, na última viagem de 2015 da denominada, "Linha Lilás", que assegura o transporte sazonal de passageiros, de junho a setembro, entre as ilhas do Faial, Pico, São Jorge e Terceira.




N/T "Chem Daisy", e o projecto da Younicos

© Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa.

N/T "Chem Daisy", em operação de descarga de combustível, no porto da Graciosa dia 22 do corrente mês. Este navio encarregue da distribuição de combustíveis inter-ilhas, efectua um pouco mais de vinte escalas anuais no nosso porto, mas essas escalas, poderão num futuro próximo sofrer uma redução significativa, uma vez que o projecto da empresa alemã, Younicos, começa a tomar forma no terreno. Relembro que o referido projecto prevê o fornecimento de energia eléctrica recorrendo à energia eólica e solar. 


terça-feira, 22 de setembro de 2015

Foto do dia - N/T "Korsaro", no porto da Praia da Vitória

© Copyright fotos: Cte Miguel Conceição, Terceira.
N/T "Korsaro", fotografado hoje pelo amigo, Miguel Conceição,  no porto da Praia da Vitória.

Nome: KORSARO.
Indicativo de chamada: IBES.
Nº IMO: 9373137.
Porto de registo: GÉNOVA.
Bandeira: ITALIANA.
Ano de construção: 2008.
Comprimento f. a f.: 169,90 Mts.
Boca máxima: 25,40 Mts.
Porte (DWT): 25.997 Tons.
Arqueação bruta: 17.644.
Calado máximo à entrada: 8,00 Mts.
Estaleiro: CICEK TERSANESI - Tuzla - Nº 41.
Tipo de carga: COMBUSTÍVEIS LÍQUIDOS.
Auxiliar de proa: 1.000 Kw.
Potência da Máquina Principal: Mak - 1x9M43C-4S/SA/iL(V) - 9.000 Kw.
Armador: EMERALD CORAL SHIPPING Ltd. (K-SHIPS Srl. ). 


segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Navio de Carga Geral, "BERTHOLD K" na Praia da Vitoria



© Copyright texto: Cte Rui Carvalho.
© Copyright fotos: Cte Miguel Conceição.
Pesquisa de dados técnicos: Paulo Peixoto.
Fez uma longa viagem desde o porto polaco de Gdansk este N/M "BERTHOLD K", até ao porto da Praia da Vitória, onde se estreia, com uma descarga de 3.300 toneladas de Colza (Couve Nabiça) para os recebedores e fabricantes de rações para animais, TERCEIRENSE RAÇÕES e UNICOL.

Nome: BERTHOLD K.
Tipo: Carga Geral.
IMO: 9374715.
Indicativo: PBUN.
MMSI: 246613000.
Bandeira: Holanda.
Porto de Registo: Delfzijl.
Número Oficial: 53247.
Donos: Flagship Management Co. BV- Farmsum, Holanda.
Operadores: Alstership Chartering GmbH- Hamburgo, Alemanha.
Classe: Germanischer Lloyd.
Ano de Construção: 2008.
Estaleiro: Chowgule & Co. Pvt. Ltd.- Goa, Índia.- Casco#182.
Comprimento Fora a Fora: 89,92 metros.
Boca: 14,40 metros.
Calado: 6,22 metros.
Arqueação Bruta: 2,967 toneladas.
Porte Bruto: 4,442 toneladas.
Número de Tripulantes: 9.
Potência de Máquina: 1,980 kW (2,692 hp), 750,00 rpm. 1 hélice CP, 158,00 rpm.
Velocidade de Serviço: 11,50 nós.
Velocidade Máxima: 13,00 nós.
Potência de Maquinas Auxiliares: 280,00 kw.
Potência de Geradores Auxiliares: 640,00 kw.
Potência de Thruster: 250,00 kW (340,00 bhp).
Nome Anterior: Union Ruby (05/2008-09/2009).

Adeus, "Santo"!




© Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa.
O ferry, "Express Santorini", efectuou hoje a última escala no porto da Graciosa, relativamente à operação ferry  de 2015, da responsabilidade da Atlânticoline. Despedi-me do "meu" "Santo", com uma certa tristeza,  sem saber se o verei para o ano.
Várias vezes aqui escrevi, e volto a fazê-lo, que mais importante que um navio são as pessoas, são elas a "alma" destas máquinas. Aproveito este post, para Saudar  as pessoas que foram a alma do "Santo" este ano o, Cte Vangelis Roupakas e a sua tripulação, e o Staff da Atlânticoline, espero reencontra-los no próximo ano!