Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

terça-feira, 29 de março de 2016

Estreia do navio, "KARL-JAKOB K" na Praia da Vitoria




© Copyright texto e fotos: Cte Rui Carvalho, Terceira.
Pesquisa de dados técnicos: Paul Peixoto, Boston EUA.
Registo da estreia do pequeno costeiro "KARL-JAKOB K" no porto da Praia da Vitória onde se propõe descarregar cerca de 3.200 toneladas de bagaço de colza para os recebedores Terceirense Rações e UNICOL. Grande Viagem fez este pequeno costeiro desde Szczecin na Polónia até à Ilha Terceira, e daqui seguirá para Marin (Pontevedra) em Espanha totalizando cerca de 2.850 milhas navegadas. É um longo frete.

Nome: KARL-JAKOB K.
Tipo: Carga Geral/Contentores.
IMO: 9344409.
Indicativo: PIAD.
MMSI: 244008000.
Bandeira: Holanda.
Porto de Registo: Delfzijl.
Número Oficial: 47334.
Donos: Flagship Management Co. BV- Farmsum, Holanda.
Operadores: Alstership Chartering GmbH- Hamburgo, Alemanha.
Classe: Bureau Veritas.
Ano de Construção: 2006.
Estaleiro: Rousse Shipyard JSC- Rousse, Bulgária- Casco#423648.
Comprimento Fora a Fora: 90,25 metros.
Boca: 15,20 metros.
Calado: 5,64 metros.
Arqueação Bruta: 3,057 toneladas.
Porte Bruto: 4,264 toneladas.
Potência de Máquina: 2,361 kW (3,210 hp), 750,00 rpm. 1 hélice CP, 185,00 rpm.
Velocidade de Serviço: 12,50 nós.
Número de Máquinas Auxiliares: 2. Potência Desconhecida.
Potência de Geradores Auxiliares: 872,00 kW.
Potência de Thruster: 220,00 kW (299,00 bhp).
Último Porto: Szczecin, Polónia.
Próximo Porto: Marin (Pontevedra), Espanha.


domingo, 27 de março de 2016

Navio de cruzeiros, "Boudicca", em Ponta Delgada



© Copyright fotos: António Simas, S. Miguel.
Pesquisa de dados técnicos: Paul Peixoto, Boston EUA.
Registo fotográfico da autoria do amigo, António Simas, referente à escala ontem em Ponta Delgada, S.Miguel, do navio de cruzeiros, "Boudicca", do operador Fred Olsen Cruise Lines.
Nome: BOUDICCA.
Tipo: Passageiros/Cruzeiro.
IMO: 7218395.
Indicativo: C6VA3.
MMSI: 309964000.
Bandeira: Bahamas.
Porto de Registo: Nassau.
Numero Oficial: 8001101.
Donos: Fred Olsen & Co.- Olso, Noruega.
Operadores: Fred Olsen Cruise Lines, Ltd.- Ipswich, Inglaterra, Reino Unido.
Class: Det Norske Veritas.
Ano de Construção: 1973.
Estaleiro: Oy Wartsila Ab- Helsínquia, Finlândia. Casco#396.
Comprimento Fora a Fora: 206,96 metros.
Comprimento entre Perpendiculares: 169,73 metros.
Boca Máxima: 25,20 metros.
Pontal: 13,67 metros.
Calado: 7,55 metros.
Altura: 46,60 metros.
Arqueação Bruta: 28,551 toneladas.
Arqueação Liquida: 11,714 toneladas.
Porte Bruto: 5,956 toneladas.
Numero de Convés: 8. Numero de Cabines: 437. Numero de Camas: 900. Numero de Tripulantes: 320.
Potencia de Maquinas: 14,000 kw (19,036 hp), 750,00 rpm. 2 hélices CP.
Numero de Maquinas Auxiliares: 6. 3X Caterpillar e 3X Wartsila.
Velocidade de Serviço: 18,50 nos.
Potencia de Geradores Auxiliares: 6,740 kw.
Numero de Thrusters: 2.
Nomes Anteriores: Royal Viking Sky (1973-1991), Sunward (1991-1992), Birka Queen (1992), Sunward (1992-1993), Golden Princess (1993-1996), Superstar Capricorn (1996-1998), Hyundai Kumgang (1998-2001), Superstar Capricorn (2001-2004), e Grand Latino (2004-2005).

Teste de elevação do navio, "Brave Tern"

© Vídeo: Youtube/Havenbedrijf Rotterdam
Navio "Brave Tern" testando o sistema de elevação, em Heysehaven, Roterdão. O navio com 132 metros de comprimento e 39 metros de largura, elevou-se a 70 metros. O navio terá como principal actividade a construção e manutenção de parques eólicos.

Navio escola Polaco, "Fryderyk Chopin", em Angra do Heroísmo





© Copyright fotos: Cte Rui Carvalho; Mário Silva, ilha Terceira.
Pesquisa de dados técnicos: Paul Peixoto, Boston EUA
Fontes: Wikipedia. 
Algumas imagens gentilmente partilhadas pelos Amigos, Mário Silva, e , Rui Carvalho, referentes à escala ontem no Porto Pipas, em Angra do Heroísmo, do veleiro-escola de nacionalidade polaca, "Fryderik Chopin". O belo veleiro foi desenhado pelo arquitecto naval polaco, Zygmunt Choren, e baptizado em honra de um dos maiores génios da composição musical do século XIX. 
Construído em Gdansk, Polónia,  pelo estaleiro de construção naval Dora, foi lançado à água em 1992, o "Fryderyk Chopin" mede 55 metros de comprimento, e  8,50 metros de boca. É um brigue com dois mastros, com uma área vélica de 1 200 m2, e está equipado com 1 motor diesel de 538 cv. Tem capacidade para  receber 50 pessoas a bordo, entre membros da tripulação permanente e estagiários. 

A  29 de Outubro de 2010, o "Fryderyk Chopin", enfrentou uma forte tempestade a  100 milhas  das ilhas Scilly (costa sudoeste da Grã-Bretanha), tendo perdido ambos os mastros. Efectuava na altura um cruzeiro entre a  Holanda e as Caraíbas, com 47 tripulantes a bordo, incluindo 36 estagiários com 14 anos de idade. Embora tivesse a máquina operacional o comandante do navio não quis usá-la por medo que os detritos danificassem a hélice. Não houve feridos. O navio foi rebocado para as águas abrigadas da Baía de Falmouth depois de  três dias a reboque de uma pequena traineira de pesca, "Nova Spero", cujo capitão, Shaun Edwards havia respondido  ao pedido de socorro. 
Desde 2011, o navio é operado pela, 3Oceans, um operador polaco privado. Serve como o navio da, Blue School, um projecto de treino de vela da Fundação  STS Fryderyk Chopin.
Nome FRYDERYK CHOPIN.
Tipo: Navio Escola.
IMO: 9030747.
Indicativo: SPS2298.
MMSI: 261000290.
Bandeira: Polónia.
Porto de Registo: Szczecin.
Donos e Operadores: 3Oceans Ltd.- Varsóvia, Polónia.
Classe: Germanischer Lloyd.
Ano de Construção: 1992.
Estaleiro: PZ Dora- Gdynia, Polónia.
Comprimento Fora a Fora: 55,50 metros.
Boca: 8,50 metros.
Calado: 3,80 metros.
Altura de Mastros: 37,00 metros.
Arqueação Bruta: 670,00 toneladas.
Arqueação Líquida: 305,00 toneladas.
Numero de Passageiros: 53. Número de Tripulantes: 8.
Propulsao: 23 velas. 1 Máquina Auxiliar.
Potencia de Maquina: 401,00 kW (538,00 hp). 1 hélice FP.
Velocidades: 16,00 nos (velas). 9,00 nos (máquina).



sábado, 26 de março de 2016

Paquete "BOUDICCA" de regresso à Praia da Vitória




© Copyright texto e fotos: Cte Rui Carvalho, Terceira.
Registo do regresso do paquete "BOUDICCA" ao porto da Praia da Vitória, mas agora com novas cores no costado. Na sua última escala neste porto a 27 de Setembro do ano passado (ver aqui) ainda vestia de branco. Gostamos mais assim de azul e branco com risca vermelha. Esta escala intitula-se de "Spring Sun Island Hopping", e pela nossa parte não defraudamos os 758 passageiros e 371 tripulantes da sua solarenga esperança, tal foi o banho de sol de Primavera que receberam. Um dia em cheio pela nossa maravilhosa ilha e pelas nossas belíssimas cidades.

Nome: BOUDICCA.
Tipo: Passageiros/Cruzeiro.
IMO: 7218395.
Indicativo: C6VA3.
MMSI: 309964000.
Bandeira: Bahamas.
Porto de Registo: Nassau.
Numero Oficial: 8001101.
Donos: Fred Olsen & Co.- Olso, Noruega.
Operadores: Fred Olsen Cruise Lines, Ltd.- Ipswich, Inglaterra, Reino Unido.
Class: Det Norske Veritas.
Ano de Construção: 1973.
Estaleiro: Oy Wartsila Ab- Helsínquia, Finlândia. Casco#396.
Comprimento Fora a Fora: 206,96 metros.
Comprimento entre Perpendiculares: 169,73 metros.
Boca Máxima: 25,20 metros.
Pontal: 13,67 metros.
Calado: 7,55 metros.
Altura: 46,60 metros.
Arqueação Bruta: 28,551 toneladas.
Arqueação Liquida: 11,714 toneladas.
Porte Bruto: 5,956 toneladas.
Numero de Convés: 8. Numero de Cabines: 437. Numero de Camas: 900. Numero de Tripulantes: 320.
Potencia de Maquinas: 14,000 kw (19,036 hp), 750,00 rpm. 2 hélices CP.
Numero de Maquinas Auxiliares: 6. 3X Caterpillar e 3X Wartsila.
Velocidade de Serviço: 18,50 nos.
Potencia de Geradores Auxiliares: 6,740 kw.
Numero de Thrusters: 2.
Nomes Anteriores: Royal Viking Sky (1973-1991), Sunward (1991-1992), Birka Queen (1992), Sunward (1992-1993), Golden Princess (1993-1996), Superstar Capricorn (1996-1998), Hyundai Kumgang (1998-2001), Superstar Capricorn (2001-2004), e Grand Latino (2004-2005).
Pesquisa de dados técnicos: Paul Peixoto, Boston EUA.

quarta-feira, 23 de março de 2016

Navio-escola holandês, "Regina Maris", nas Flores





© Copyright fotos: Tito Nóia, Flores.
Registo fotográfico gentilmente partilhado pelo amigo, Tito Nóia, referente à escala na ilha das Flores do navio-escola holandês, "Regina Maris", no dia 18 de Março.
Pela primeira vez  dois alunos açorianos participam neste projeto internacional que dura seis meses. Este projecto tem por base o principio do filósofo, Confúcio, "Diz-me e eu esquecerei, mostra-me e eu lembrar-me-ei",   destina-se a jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 17, e conjuga a vertente educacional com a experiência de navegar.
Nome: REGINA MARIS.
Tipo:Iate.
IMO: 7025126.
Indicativo: PGZM.
MMSI: 246501000.
Bandeira: Holanda.
Porto de Registo: Amesterdão.
Numero Oficial: 21185.
Donos e Operadores: Duba Charters- Amesterdão, Holanda.
Classe: Bureau Veritas.
Ano de Construção: 1970.
Estaleiro: Soby Motorfabrik & Stalskibsvaerft A/S- Soby, Dinamarca.- Casco#38.
Comprimento Fora a Fora: 54,00 metros.
Boca: 6,30 metros.
Calado: 3,00 metros.
Arqueação Bruta: 149,00 toneladas.
Porte Bruto: 249,00 toneladas.
Numero de Passageiros: 36. Numero de Tripulantes: 3.
Potencia de Maquina: 368,00 kW (500,00 hp), 1,800 rpm. 1 hélice FP.
Nomes Anteriores: Drot (1970-1982), Coalpit (1982-1983), Ramona (1983-01/1989), Sperling (01/1989-01/1990).
Transformado de Traineira em Iate em 1991 em Gdansk, Polónia. Aumentado em 1975. Aumentado e Alargado em 1991.
 Pesquisa de dados técnicos: Paul Peixoto, Boston EUA.




terça-feira, 22 de março de 2016

"Britannia", em Ponta Delgada








© Copyright fotos: António Simas, S. Miguel.
Excelente registo fotográfico da autoria do amigo, António Simas, relativo à escala em Ponta Delgada, ontem dia 21 de Março, do navio de cruzeiros, "Britannia", da operadora britanica P&O.


Estreia do N/M "AMAVISTI" na Praia da Vitória





© Copyright texto e fotos: Cte Rui Carvalho, Terceira.
Mais uma descarga poeirenta no porto da Praia da Vitória, agora à conta do N/M "AMAVISTI" que manifesta 3.000 toneladas de Palmiste para os recebedores e fabricantes de rações, UNICOL e TERCEIRENSE RAÇÕES. A restante parte da carga seguirá para o porto de Ponta Delgada onde provavelmente se mudará também a nuvem castanha que se liberta assim que um porão se abre.

Nome: AMAVISTI.
Tipo: Carga Geral/Contentores.
IMO: 9428774.
Indicativo: V2CR5.
MMSI: 305086000.
Bandeira: Antígua e Barbuda.
Porto de Registo: St. John's.
Donos e Operadores: Rohden Bereederung GmbH- Hamburgo, Alemanha.
Classe: Germanischer Lloyd.
Ano de Construção: 2007.
Estaleiro: Yichang Shipyard- Yichang, República Popular da China.- Casco#2006-B003.
Comprimento Fora a Fora: 116,23 metros.
Boca: 18,06 metros.
Calado: 7,00 metros.
Arqueação Bruta: 6,569 toneladas.
Porte Bruto: 8,280 toneladas.
Número de Tripulantes: 11.
Gruas: 2X 45,00 toneladas.
Potência de Máquina: 2,500 kW (3,399 hp), 750,00 rpm. 1 hélice FP, 120,00 rpm.
Velocidade de Serviço: 12,00 nós.
Potência de Máquinas Auxiliares: 870,00 kW.
Potência de Geradores Auxiliares: 768,00 kW.
Nomes Anteriores: FCC Embolden (06/2007-07/2010), Janne Scan (07/2010-11/2012).
Pesquisa de dados técnicos: Paul Peixoto, Boston EUA


sábado, 19 de março de 2016

Estreia do N/M "SINGLE" na Praia da Vitória




© Copyright texto, fotos e vídeo: Cte Rui Carvalho, Terceira.
Registo da escala do N/M "SINGLE" no porto da Praia da Vitória, onde se estreia. É gémeo do N/M "STYLE" que também nos visitou em viagem de estreia a 11 de Janeiro deste ano (ver aqui), o que por si só é inédito por estes lados. Este navio químico descarrega aproximadamente 6.000 toneladas de Fuelóleo para o recebedor BENCOM.

Nome: SINGLE.
Tipo: Produtos Químicos.
IMO: 9377664.
Indicativo: 9HBC9.
MMSI: 256711000.
Bandeira: Malta.
Porto de Registo: Valletta.
Donos e Operadores: Genel Denizcilik Nakliyati AS- Istambul, Turquia.
Classe: Det Norske Veritas.
Ano de Construção: 2007.
Estaleiro: Hyundai Mipo Dockyard Co. Ltd.- Ulsan, Coreia do Sul.- Casco#2030.
Comprimento Fora a Fora: 184,32 metros.
Boca Máxima: 27,45 metros.
Calado: 11,51 metros.
Arqueação Bruta: 23,248 toneladas.
Porte Bruto: 37,824 toneladas.
Número de Tripulantes: 22.
Potência de Máquina: 9,480 kW (12,889 hp), 127,00 rpm. 1 hélice FP, 127,00 rpm.
Velocidade de Serviço: 15,00 nós.
Potência de Máquinas Auxiliares: 2,910 kW.
Potencia de Geradores Auxiliares: 2,700 kW.
Potência de Thruster: 900,00 kW (1,224 bhp).
Nome Anterior: ROVA (10/2007-08/2013).
Último Porto: Antuérpia, Bélgica.
Próximo Porto: Ponta Delgada, Portugal - Açores.


N/M "Furnas", da Mutualista Açoreana.