Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Laso, transporta equipamento para projecto Geotérmico da ilha Terceira



 © Copyright fotos: Sérgio Clino /Laso.; António Macedo, Portos dos Açores.
No post anterior, dávamos conta, que a escala no porto da Praia da Vitória do N/M "BBC VIRGINIA" estava relacionada com o projeto geotérmico da Ilha Terceira, nomeadamente com a central piloto do Pico Alto. Hoje apresentamos o inicio do transporte dos componentes, transporte esse da responsabilidade da prestigiada empresa, Laso Transporte Especiais.
 O componente apresentado nas imagens pesa cerca de 52 toneladas. O meu Agradecimento aos amigos, Sérgio Clino, e, António Macedo!

domingo, 28 de agosto de 2016

Estreia do N/M "BBC VIRGINIA" no porto da Praia da Vitória



© Copyright texto e fotos: Cte Rui Carvalho, Terceira.
Pesquisa de dados técnicos: Paul Peixoto, Boston EUA.
A escala deste N/M "BBC VIRGINIA" está relacionada com o projeto geotérmico da Ilha Terceira, nomeadamente com a central piloto do Pico Alto, A descarga dos equipamentos eléctrico e mecânicos ocorre já com algum atraso pois as primeiras estimativas da EDA - Empresa de Eletricidade dos Açores era que a central estaria a produzir no terceiro trimeste de 2016. Aguardemos pois o sucesso deste investimento para o bem da Ilha Terceira.
 Nome: BBC VIRGINIA.
Tipo: Carga Geral / Contentores.
IMO: 9501277.
Indicativo: V2EK8.
MMSI: 305463000.
Bandeira: Antiígua e Barbuda.
Porto de Registo: St. John's.
Número Oficial: 4655.
Donos: Briese Schiffahrts GmbH & Co. KG- Leer, Alemanha.
Operadores: BBC Chartering & Logistic GmbH- Leer, Alemanha.
Classe: Germanischer Lloyd.
Ano de Construção: 2010.
Estaleiro: Jiangdong Shipyard- Wuhu, República Popular da China- Casco#12000-18.
Comprimento Fora a Fora: 138,47 metros.
Boca: 21,00 metros.
Calado: 8,00 metros.
Arqueação Bruta: 9,618 toneladas.
Porte Bruto: 12,657 toneladas.
Número de Tripulantes: 12.
Gruas: 2X 180,00 toneladas.
Potência de Máquina: 5,400 kW (7,342 hp), 500,00 rpm. 1 hélice CP, 132,00 rpm.
Velocidade de Serviço: 15,00 nós.
Potência de Máquinas Auxiliares: 1,800 kW.
Potência de Geradores Auxiliares: 2,230 kW.
Potência de Thruster: 500,00 kW (680,00 bhp).
Último Porto: Bari, Itália.
Próximo Porto: Charleston, South Carolina, EUA.

sábado, 27 de agosto de 2016

Estreia do N/T "CHEMTRANS RIGA" no porto da Praia da Vitória




© Copyright texto, fotos e vídeo: Cte Rui Carvalho, Terceira.
Pesquisa de dados técnicos: Paul Peixoto, Boston EUA.
Atracou no porto da Praia da Vitória para descarga de 4.945 toneladas de fuelóleo para o recebedor BENCOM. O N/T "CHEMTRANS RIGA" é gêmeo dos N/T "MAERSK RIESA" (ver aqui) e N/T "MAERSK RHODE ISLAND" (ver aqui) que no passado recente nos visitaram.

Nome: CHEMTRANS RIGA.
Tipo: Produtos Químicos.
IMO: 9214745.
Indicativo: A8JC4.
MMSI: 636013195.
Bandeira: Libéria.
Porto de Registo: Monrovia.
Número Oficial: 13195.
Donos: Chemikalien Seetransport Ltd.- Limassol, Chipre.
Operadores: Handytankers K/S- Copenhaga, Dinamarca.
Classe: Lloyd's Register.
Ano de Construção: 2001.
Estaleiro: Guangzhou Shipyard International Co. Ltd.- Guangzhou, Republica Popular da China- Casco#9130006.
Comprimento Fora a Fora: 171,20 metros.
Boca Máxima: 27,42 metros.
Calado: 11,81 metros.
Arqueação Bruta: 22,184 toneladas.
Porte Bruto: 34,810 toneladas.
Número de Tripulantes: 21.
Potência de Máquina: 7,150 kW (9,721 hp), 127,00 rpm. 1 hélice FP, 127,00 rpm.
Velocidade de Serviço: 14,50 nós.
Potência de Máquinas Auxiliares: 3,043 kW.
Número de Caldeiras: 2.
Potência de Geradores Auxiliares: 2,730 kW.
Potência de Thrusters: 1,730 kW (2,352 bhp).
Nomes Anteriores: Roy Maersk (05/2001-06/2003), Maersk Riga (06/2003-05/2011).
Últimos Portos: Corunha, Espanha e Ponta Delgada.
Próximo Porto: Port Gentil - Gabão

sábado, 20 de agosto de 2016

Estreia do N/M "AMBER SPIRIT" no porto da Praia da Vitória




Cte Rui Carvalho, Departamento de Operações Portuárias, e, Mário Lima, Gabinete de Gestão Ambiental, Saúde e Higiene no Trabalho.
© Copyright texto: Cte Rui Carvalho; © Copyright fotos: Cte Rui Carvalho; Duarte Lourenço.
Pesquisa de dados técnicos: Paul Peixoto, Boston.
Fotos da descarga de 5.100 toneladas de cevada embarcada no N/M "AMBER SPIRIT" que se estreia no porto da Praia da Vitória. Este produto embarcado no porto inglês de Southampton destina-se à fabricação de rações para animais pelas fábricas UNICOL e Terceirense Rações.

Nome: AMBER SPIRIT.
Tipo: Carga Geral/Contentores.
IMO: 9142643.
Indicativo: V2QQ3.
MMSI: 305391000.
Bandeira: Antígua e Barbuda.
Porto de Registo: St. John's.
Donos e Operadores: Amberseas Maritime Ltd.- Winchester, Inglaterra, Reino Unido.
Classe: Germanischer Lloyd.
Ano de Construção: 1997.
Estaleiro: Scheepswerf Ferus Smit BV- Westerbroek, Holanda- Casco#309.
Comprimento Fora a Fora: 100,85 metros.
Boca: 14,50 metros.
Calado: 6,41 metros.
Arqueação Bruta: 3,782 toneladas.
Porte Bruto: 5,557 toneladas.
Número de Tripulantes: 6.
Potência de Máquina: 2,925 kW (3,977 hp), 1,000 rpm. 1 hélice CP, 192,00 rpm.
Velocidade de Serviço: 14.00 nós.
Velocidade Máxima: 15,00 nós.
Potência de Geradores Auxiliares: 750,00 kW.
Potência de Thruster: 350,00 kW (476,00 bhp).
Nomes Anteriores: Morgenstond II (1997-02/2005), AKN Prestige (02/2005-04/2005), Baltic Prestige (04/2005-05/2006), Brilliante (05/2006-02/2013), Transbrilliante (02/2013-12/2015).
Último Porto: Southampton, Inglaterra, Reino Unido.
Próximo Porto: Espera Ordens.

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Estreia do N/M "GREY FOX" no porto da Praia da Vitória






© Copyright texto e fotos: Cte Rui Carvalho, Terceira.
Pesquisa de dados técnicos: Paul Peixoto, Boston EUA.
Registo fotográfico da estreia do porta-contentores "GREY FOX" no porto da Praia da Vitória para descarga de 4.000 toneladas de Bagaço de Gluten destinada aos recebedores Terceirense Rações e UNICOL. Perguntamo-nos quantos porta-contentores obsoletos deste tipo e geração estarão agora a lutar por um frete, vitimas do efeito cascata originado pelo crescimento louco na capacidade dos porta-contentores de última geração. Até portos de pequena dimensão como os nossos sofrem por esse Upsizing, aproveitemos pois a oportunidade.
 Nome: GREY FOX.
Tipo: Carga Geral/Contentores.
IMO: 9151905.
Indicativo: V7LD4.
MMSI: 538090261.
Bandeira: Ilhas Marshall.
Porto de Registo: Majuro.
Número Oficial: 90261
Donos e Operadores: MACS Maritime Carrier Shipping GmbH & Co.- Hamburgo, Alemanha.
Classe: Germanischer Lloyd.
Ano de Construção: 1998.
Estaleiro: Shanghai Shipyard- Xangai, Republica Popular da China- Casco#169.
Comprimento Fora a Fora: 192,27 metros.
Boca: 26,70 metros.
Calado: 11,40 metros.
Arqueação Bruta: 23,401 toneladas.
Porte Bruto: 33,684 toneladas.
Número de Tripulantes: 24.
Gruas: 4X 35,00 toneladas.
Potência de Máquina: 12,480 kW (16,968 hp), 135,00 rpm. 1 hélice FP, 135,00 rpm.
Velocidade de Serviço: 16,50 nós.
Potência de Máquinas Auxiliares: 5,400 kW.
Potência de Geradores Auxiliares: 5,250 kW.
Últimos Portos: New Orleans, LA, EUA e Ponta Delgada.
Próximo Porto: Leixoes, Portugal.

sábado, 13 de agosto de 2016

1º Simulacro de incêndio no Porto da Graciosa







© Copyright texto: Mário Lima, GAHST
© Copyright fotos: MM Bettencourt; Mário Lima
 O Departamento de Gestão Ambiental Segurança e Higiene no Trabalho da DGPTG (Direção Geral dos Portos de Terceira e Graciosa), levou a cabo o primeiro simulacro de incêndio no Porto da Graciosa, no passado dia 26 de Julho. O exercício teve como objetivo:
- Testar a funcionalidade e eficácia do Plano de Emergência Interno;
- Testar a resposta das equipas internas de emergência;
- Pôr à prova os colaboradores e a sua reação face a uma situação anómala e grave, ainda que simulada;
- Testar o tempo de resposta dos meios externos ativados e consequente interação destes.
As diversas entidades presentes, nomedamente, a Portos dos Açores, Bombeiros Voluntários da Ilha Graciosa e Autoridade Marítima Nacional, tiraram  as suas notas e trocaram impressões num exercicio em que o resultado foi muito positivo!




quinta-feira, 11 de agosto de 2016

N/T "MAERSK PEARY", na Praia da Vitoria











© Copyright texto: Cte Rui Carvalho, Terceira.
© Copyright fotos: Cte Rui Carvalho; Cte Miguel Pamplona, Terceira.
Pesquisa de dados técnicos: Paul Peixoto, Boston EUA.
O terceiro registo da Maersk no porto da Praia da Vitória coube ao N/T "MAERSK PEARY" que atracou de manhã no terminal P.O.L. do porto da Praia da Vitória com o objectivo de descarregar 35.000 toneladas de combustível de avião JP8. A 16 de Fevereiro de 2013 recebemos o N/T "MAERSK RIESA" (ver aqui) e a 18 de Setembro de 2011 visitou-nos o N/T "MAERSK RHODE ISLAND" (ver aqui).
Nome: MAERSK PEARY.
Tipo: Produtos Químicos.
IMO: 9278492.
Indicativo: WHKM.
MMSI: 368236000.
Bandeira: Estados Unidos da America.
Porto de Registo: Norfolk, VA.
Número Oficial: 1235135.
Donos e Operadores: Maersk Line Ltd-USA- Norfolk, VA, EUA.
Classe: American Bureau of Shipping.
Ano de Construção: 2004.
Estaleiro: STX Shipbuilding Co. Ltd.- Changwon, Coreia do Sul- Casco#1130.
Comprimento Fora a Fora: 180,00 metros.
Boca: 32,00 metros.
Calado: 10,26 metros.
Arqueação Bruta: 25,487 toneladas.
Porte Bruto: 38,177 toneladas.
Potência de Máquina: 11,060 kW (15,037 hp), 127,00 rpm. 1 hélice FP, 127,00 rpm.
Velocidade de Serviço: 14,00 nós.
Velocidade Máxima: 15,00 nós.
Potência de Geradores Auxiliares: 2,220 kW.
Potência de Thruster: 825,00 kW (1,122 bhp).
Nome Anterior: Jutul (11/2004-07/2011).
Último Porto: Agioi Theodoroi, Grécia.
Próximo Porto: Roterdão, Holanda.

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Estreia do N/M "SIDER CAPRI" no porto da Praia da Vitória



© Copyright texto e fotos: Cte Rui Carvalho, Terceira.
Pesquisa de dados tecnicos: Paul Peixoto, Boston.
Imagens da escala de estreia do N/M "SIDER CAPRI" no porto da Praia da Vitória, onde se propõe descarregar aproximadamente 950 toneladas de bagaço de soja carregada no porto Senegalês de Dakar. O que mais nos atraiu a atenção neste navio foi definitivamente o formato do painel de popa, pouco usual.
Nome: SIDER CAPRI.
Tipo: Carga Geral/Contentores.
IMO: 9143403.
Indicativo: 9HA2175.
MMSI: 248098000.
Bandeira: Malta.
Porto de Registo: Valletta.
Número Oficial: 9143403.
Donos e Operadores: Pol-Euro Shipping Lines Plc-SA- Gdynia, Polónia.
Classe: Polski Rejestr Statkow.
Ano de Construção: 1997.
Estaleiro: Kroeger Weft GmbH & Co. KG- Schacht-Audorf, Alemanha- Casco#1542.
Comprimento Fora a Fora: 99,56 metros.
Boca: 16,90 metros.
Calado: 5,91 metros.
Arqueação Bruta: 3,415 toneladas.
Porte Bruto: 4,834 toneladas.
Numero de Tripulantes: 8.
Potência de Máquina: 2,940 kW (3,997 hp), 775,00 rpm. 1 hélice CP, 231,00 rpm.
Velocidade de Serviço: 14,50 nos.
Potência de Geradores Auxiliares: 552,00 kW.
Potência de Thruster: 350,00 kW (476,00 bhp).
Nome Anterior: Henny (1997-11/2009).
Últimos Portos: Dakar e Ponta Delgada.
Próximo Porto: Espera Ordens.


quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Expedição fotográfica ao porta-contentores, "Monte Alegre"



O Amigo, Leonel Moniz, aos comandos da sua embarcação!

© Copyright fotos: MM Bettencourt; Leonel Moniz, Graciosa.
Pesquisa de dados técnicos: Paul Peixoto Boston.
Domingo 31 de Julho, foi dia de uma singular expedição fotográfica ao porta-contentores, "Monte Alegre", que permaneceu mais de uma semana junto à ilha Graciosa. O navio, pertença do armador alemão, Hamburg Süd, tinha procedência do porto de Kingston, Jamaica e tem como destino o porto de Antuérpia, na Bélgica, onde tem chegada prevista para dia 7 de Agosto, razão pela qual, fez este compasso de espera junto à ilha.
O navio  tem 276 metros de comprimento, 40 metros de boca, 13 metros de calado e uma capacidade de 5552 Teus. Zarpou na segunda feira dia 1 de Agosto, cerca das 20 horas rumo ao seu destino! 
Ao amigo Leonel Moniz o meu Agradecimento!

Nome: MONTE ALEGRE.
Tipo: Porta Contentores.
IMO: 9348065.
Indicativo: DFWV2.
MMSI: 218744000.
Bandeira: Alemanha.
Porto de Registo: Hamburgo.
Numero Oficial: 22059.
Donos: Columbus Ship Management GmbH- Hamburgo, Alemanha.
Operadores: Hamburg Sudamerikanische- Hamburgo, Alemanha.
Classe: American Bureau of Shipping.
Ano de Construção: 2008.
Estaleiro: Daewoo-Mangalia Heavy Industries S.A.- Mangalia, Romênia- Casco#4067.
Comprimento Fora a Fora: 272,05 metros.
Boca: 40,00 metros.
Calado: 13,20 metros.
Arqueação Bruta: 69,132 toneladas.
Porte Bruto: 71,256 toneladas.
Numero de Tripulantes: 21.
Potencia de Maquina: 45,760 kW (62,215 hp), 102,00 rpm. 1 hélice FP, 102,00 rpm.
Velocidade de Serviço: 23,30 nos.
Potencia de Geradores Auxiliares: 15,194 kW.
Potencia de Thrusters: 3,500 kW (4,758 bhp).