Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

sábado, 29 de outubro de 2016

Porto da Praia da Vitória filmado por um Drone


© Copyright foto e vídeo: TOP View Aerial Photography And Videography
Os drones  cada vez mais fazem parte do nosso dia a dia, a sua aplicação vai desde o puro  lazer,  ás mais variadas aplicações profissionais. Obviamente também o Shipping ganha com a sua utilização, pois permite-nos obter imagens de uma perspectiva totalmente diferente. 
O vídeo e a foto aqui publicado, foram obtidos  e editados pela,  TOP View Aerial Photography And Videography, trabalhos que poderão ser seguidos no Facebook (Aqui) e no respectivo Canal do Youtube (Aqui).
O vídeo e foto foram registados no dia da estreia do paquete, "AIDAvita", no porto da Praia da Vitória, ilha Terceira, post que pode encontrar Aqui.


quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Estreia do N/M "LEO STAR I" no Porto da Praia da Vitória






© Copyright texto e fotos: Cte Rui Carvalho, Terceira.
Pesquisa de dados técnicos: Paul Peixoto, Boston.
Registo fotográfico da entrada do N/M "LEO STAR I" no porto da Praia da Vitória com o auxilio dos rebocadores portuários "ILHA DE SÃO LUÍS" e "PERO DE TEIVE" das Dirções Gerais do Triângulo e Grupo Ocidental e de São Miguel e Santa Maria, respetivamente. Ocasião rara que aqui destacamos. Este graneleiro manifesta cerca de 10.600 toneladas de milho para os recebedores UNICOL e TERCEIRENSE RAÇÕES, ficando a bordo outra partida de peso igual para recebedores na Ilha de São Miguel.
 Nome: LEO STAR I.
Tipo: Graneleiro.
IMO: 9044011.
Indicativo: ELXC6.
MMSI: 636015065.
Bandeira: Libéria.
Porto de Registo: Monrovia.
Número Oficial: 15065.
Donos e Operadores: Asterismos Navigation Corp.- Atenas, Grécia.
Classe: Bureau Veritas.
Ano de Construção: 1993.
Estaleiro: Onomichi Dockyard Co. Ltd.- Onomichi, Japão- Casco#369.
Comprimento Fora a Fora: 157,50 metros.
Boca Máxima: 25,03 metros.
Calado: 9,15 metros.
Arqueação Bruta: 13,696 toneladas.
Porte Bruto: 22,145 toneladas.
Número de Tripulantes: 27.
Gruas: 4X 30,00 toneladas.
Potência de Máquina: 5,295 kW (7,199 hp), 158,00 rpm. 1 hélice FP, 158,00 rpm.
Velocidade de Serviço: 14,00 nós.
Velocidade Máxima: 14,40 nós.
Potência de Máquinas Auxiliares: 1,100 kW.
Número de Caldeiras: 1.
Potência de Geradores Auxiliares: 960,00 kW.
Nomes Anteriores: Dorothea Oldendorff (1993-08/2004), Beatriz (08/2004-01/2011).
Último Porto: Pireos, Grécia.
Próximo Porto: Ponta Delgada.

terça-feira, 25 de outubro de 2016

"Britannia", hoje em Ponta Delgada



© Copyright fotos: António M. Dias de Simas, S. Miguel.
Excelente registo fotográfico da autoria do amigo, António Simas, relativo à escala hoje em Ponta Delgada, do navio de cruzeiros, "Britannia", da operadora britanica P&O.

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Estreia do paquete "AIDAvita" no porto da Praia da Vitória


Colegas, Mário Lima, e, Alberto Jorge
© Copyright texto e fotos: Cte Rui Carvalho.
Pesquisa de dados técnicos: Paul Peixoto, Boston.
Depois da primeira escala de um navio da AIDA CRUISES no porto da Praia da Vitória, nomeadamente com o paquete AIDAcara a 12 de Abril (ver aqui), registamos uma segunda escala também com estreia, o AIDAvita, que nos visita incerido num cruzeiro de 18 noites de Hamburgo até Miami. O próximo porto de escala é Ponta Delgada. Este navio tem previstas para a Praia da Vitória mais três escalas em 2017 e três em 2018, cá o esperamos.
 Nome: AIDAvita.
Tipo: Passageiros/Cruzeiro.
IMO: 9221554.
Indicativo: IBNP.
MMSI: 247114900.
Bandeira: Itália.
Porto de Registo: Génova.
Donos: Costa Crociere SpA- Génova, Italia.
Operadores: Aida Cruises- Rostock, Alemanha.
Classe: Germanischer Lloyd.
Ano de Construção: 2002.
Estaleiro: Aker MTW Werft GmbH - Wismar - Alemanha - Casco#003.
Data de Entrega: 30/04/2002.
Comprimento Fora a Fora: 202,85 metros.
Comprimento entre Perpendiculares: 176,26 metros.
Boca Máxima: 28,10 metros.
Pontal: 17,10 metros.
Calado: 6,30 metros.
Deslocamento: 22.223 toneladas.
Arqueação Bruta: 42.289 toneladas.
Arqueação Líquida: 20.875 toneladas.
Porte Bruto: 4.232 toneladas.
Número de Cabines: 635. Número de Camas: 1.582. 
Número de passageiros: 1.582. Número de Tripulantes: 419.
Potência de Máquinas: 27.550 kW (37.458 hp), 600 rpm. 2 hélices CP, 162 rpm.
Velocidade de Serviço: 19,70 nós.
Velocidade Máxima: 21,80 nós.
Potência de Thrusters: 1,200 kW  + 700 kW (1632 + 952 bhp).


Alterações na Linha dos Açores - Navio "Madeirense 3", vai substituir o, "Ponta do Sol"

© Copyright fotos: MM Bettencourt.
O próximo mês de Novembro vai trazer alterações, no que à linha dos Açores diz respeito. O navio "Ponta do Sol", vai ser substituído na sua habitual rotação pelo navio "Madeirense 3". Esta troca faz com que o, "Ponta do Sol", deixe de fazer escala  na Graciosa, e de ter uma operação partilhada entre a Box Lines /Transinsular, algo que passa a acontecer com o navio "Monte Brasil". 
De referir ainda, que o, "Ponta do Sol", passa a assegurar as escalas com a ilha das Flores, saindo o, "Insular", para a linha da Madeira  por troca com o, "Monte Brasil".
Sendo assim teremos na semana par nos Açores: "Monte Brasil" (Box Lines /Transinsular), "Ponta do Sol" (Transinsular), e, "Corvo" (Mutualista).
Na semana ímpar: "Madeirense 3" (Box Lines),  "Monte da Guia" (Transinsular), e  "Furnas", (Mutualista).



Laso Transportes Especiais- Conjunto com 70 metros

© Copyright foto: Sérgio Clino.
Um imagem gentilmente enviada pelo amigo, Sérgio Clino, relativa ao transporte de uma pá de um aerogerador, efectuado pela, Laso Transportes Especiais, perfazendo o conjunto um comprimento de 70 metros!

domingo, 16 de outubro de 2016

"Royal Princess", ontem em Ponta Delgada



© Copyright fotos: António Simas, S. Miguel.
Registo fotográfico da autoria do amigo, António Simas, referente à passagem ontem pelo porto da Ponta Delgada, do navio de cruzeiros, "Royal Princess".

Nome: ROYAL PRINCESS.
Tipo: Passageiros/Cruzeiro.
IMO: 9584712.
Indicativo: ZCEI3.
MMSI: 310661000.
Bandeira: Bermuda.
Porto de Registo: Hamilton.
Numero Oficial: 740561.
Operadores: Princess Cruise Lines Ltd.- Valência, California, EUA.
Classe: Lloyd's Register.
Ano de Construção: 2013.
Data de Entregue: 31/05/2013.
Estaleiro: Fincantieri- Monfalcone, Italia. Casco#6223.
Comprimento Fora a Fora: 330,00 metros.
Comprimento entre Perpendiculares: 306,00 metros.
Boca: 38,40 metros.
Pontal: 11,34 metros.
Calado: 8,50 metros.
Deslocamento: 70,833 toneladas.
Arqueação Bruta: 142,714 toneladas.
Arqueação Liquida: 116,807 toneladas.
Porte Bruto: 12,512 toneladas.
Numero de Convés: 17. Numero de Cabines: 1,780. Numero de Passageiros: 3,604. Numero de Tripulantes: 1,346.
Potencia de Maquinas: 62,400 kW (84,838 hp), 600,00 rpm. 2 helices FP, 133,00 rpm.
Velocidade de Serviço: 22,00 nos.
Potencia de Maquina Auxiliar: 1,785 kw.
Numero de Caldeiras: 2.
Potencia de Thrusters: 15,000 kw (20,394 bhp).

sábado, 15 de outubro de 2016

Atlânticoline 11 anos fazendo do mar que nos separa, uma "Ponte" que nos une



© Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa; Cte Stefanos Papadopoulos; Cte Rui Carvalho
A Atlânticoline,  assinala hoje 11 anos, Parabéns! Tenho esperança, que num futuro próximo os Açores possam usufruir de um serviço ferry anual,  com a inclusão de carga rodada, preparado para assumir-se como polivalente, eficiente, moderno, rápido, arma no combate à desertificação, pedra base de um mercado interno, ou seja, um activador sócio-económico da região como um todo. Estas imagens, provam que vários sectores da pequena economia insular, podem beneficiar de um sistema ferry permanente.



















sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Estreia do N/T "SEAEXPLORER" no porto da Praia da Vitória



© Copyright texto e fotos: Cte Rui Carvalho, Terceira.
Pesquisa de dados técnicos: Paul Peixoto, Boston EUA.
Depois da escala do N/T "CHEMTRANS RIGA" a 27 de Agosto (ver aqui) é a vez da estreia do navio químico "SEAEXPLORER" no porto da Praia da Vitória. Manifesta 5.247 toneladas de fuelóleo para o recebedor BENCOM carregados no porto de Antuérpia, no qual carregou também uma partida para o porto de Ponta Delgada de onde provém.

Nome: SEAEXPLORER.
Tipo: Produtos Químicos.
IMO: 9248796.
Indicativo: 9HJI7.
MMSI: 215311000.
Bandeira: Malta.
Porto de Registo: Valletta.
Número Oficial: 7909.
Donos e Operadores: Thenamaris Ships Management Inc.- Atenas, Grécia.
Classe: Det Norske Veritas.
Ano de Construção: 2003.
Estaleiro: Hyundai Mipo Dockyard Co. Ltd.- Ulsan, Coreia do Sul- Casco#0101.
Comprimento Fora a Fora: 175,93 metros.
Boca Máxima: 31,03 metros.
Calado: 11,11 metros.
Arqueação Bruta: 25,287 toneladas.
Porte Bruto: 39,975 toneladas.
Námero de Tripulantes: 28.
Potência de Máquina: 8,580 kW (11,665 hp), 127,00 rpm. 1 hélice FP, 127,00 rpm.
Velocidade de Serviço: 14,50 nós.
Velocidade Máxima: 15,00 nós.
Potência de Máquinas Auxiliares: 2,400 kW.
Potência de Geradores Auxiliares: 2,220 kW.
Potência de Thruster: 884,00 kW (1,202 bhp).
Últimos Portos: Antuérpia, Bélgica e Ponta Delgada
Próximo Porto: Murgados - Espanha.


quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Regresso do paquete "BRAEMAR" ao porto da Praia da Vitória




© Copyright texto e fotos: Cte Rui Carvalho, Terceira.
Pesquisa de dados técnicos: Paul Peixoto, Boston EUA.
Algumas fotografias registando a segunda escala do paquete "BRAEMAR" no porto da Praia da Vitória que, após nos ter visitado a 24 de Abril de 2012 (ver aqui) falhou duas escalas seguidas devido a mau tempo durante a viagem, e consequente atraso na chegada à ilha Terceira. Agora cá o temos novamente e num dia de autêntico verão que favoreceu a visita dos 790 passegiros embarcados em Southampton.
Nome: BRAEMAR.
Tipo: Passageiros/Cruzeiro.
IMO: 9000699.
Indicativo: C6SY7.
MMSI: 311541000.
Bandeira: Bahamas.
Porto de Registo: Nassau.
Número Oficial: 8000647.
Donos e Operadores: Fred Olsen Cruise Lines Ltd.- Ipswich, Inglaterra, Reino Unido.
Classe: Bureau Veritas.
Ano de Construção: 1993.
Data de Entrega: 21/06/1993.
Estaleiro: Union Naval de Levante SA- Valencia, Espanha. Casco#198.
Comprimento Fora a Fora: 195,82 metros.
Comprimento entre Perpendiculares: 171,29 metros.
Boca Máxima: 22,52 metros.
Pontal: 12,80 metros.
Calado: 5,45 metros.
Deslocamento: 11,047 toneladas.
Arqueação Bruta: 24,344 toneladas.
Arqueação Liquida: 8,103 toneladas.
Porte Bruto: 2,978 toneladas.
Número de Convés: 9. 8 para Passageiros. Número de Cabines: 510. Número de Camas: 987. Número de Tripulantes: 400.
Potência de Máquinas: 13,112 kW (17,828 hp), 750,00 rpm. 2 hélices CP, 175,00 rpm.
Velocidade de Serviço: 18,50 nos.
Velocidade Máxima: 21,50 nos.
Potência de Máquinas Auxiliares: 7,500 kW.
Potência de Geradores Auxiliares: 7,144 kW.
Potência de Thrusters: 2,000 kW (2,720 bhp).
Nomes Anteriores: Crown Dynasty (1993-05/1997), Crown Majesty (05/1997-10/1997), Norwegian Dynasty (10/1997-10/1999), Crown Dynasty (10/1999-05/2001).

quarta-feira, 12 de outubro de 2016