tag:blogger.com,1999:blog-5389364087880439673.post6763079576236933552..comments2023-08-10T08:47:31.316+00:00Comments on O Porto da Graciosa: Governo quer criar nos Açores um 'hub' atlântico de distribuição de cargaManuel Bettencourthttp://www.blogger.com/profile/15272799048716234902noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-5389364087880439673.post-38806644301344053462013-03-07T12:57:12.401-01:002013-03-07T12:57:12.401-01:00Mas já houve algum armador internacional que manif...Mas já houve algum armador internacional que manifestasse interesse em usar a PVT como plataforma? Ou melhor, o Governo/Portos dos Açores já desenvolveram algum contacto nesse sentido?<br /><br />Até haver alguém a dizer e, sobretudo, a assinar um papel que diga "sim senhor, queremos usar PVT como plataforma", tudo não passa de palavras, promessas e outras coisas sem grande substância que normalmente saem da boca dos políticos.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5389364087880439673.post-26017263338293358092013-03-06T20:58:25.509-01:002013-03-06T20:58:25.509-01:00O TCL tornou-se hoje o primeiro terminal de conten...O TCL tornou-se hoje o primeiro terminal de contentores português a movimentar 600 mil TEU num ano. Um recorde histórico, conseguido num ano particularmente difícil.<br />O feito é impressionante, tanto mais que resulta num aumento de quase 100 mil TEU relativamente ao movimentado no ano passado. <br />Como se impunha, o momento da movimentação do 600.000.º TEU foi devidamente assinalado por um acto comemorativo, com a participação do presidente em exercício da APDL e de representantes da Comunidade Portuária de Leixões.<br />Sublinhe-se que foi há cerca de um ano que igual cerimónia se realizou no Porto de Leixões, então para comemorar a movimentação do 500.000.º TEU. <br />Destaque-se também que o novo recorde, excepcional pela sua dimensão, cumpre, também, uma tradição de máximos anuais de movimentação de contentores no TCL, iniciada com o arranque da concessão, em 2000, e nunca interrompida.<br /><br />Bem, bem por onde começo, como acima se refere (este texto é do TCL-Terminal de Contentores de leixões), estes movimentaram 600 000 teus num ano!!!<br /><br />No hub a desenvolver na PVT, poderá atingir um volume de distribuição de carga da ordem dos 2 milhões de TEU’s (contentor de 20 pés) por ano entre a Europa e a América do Norte e de cerca de 3 milhões de TEU’s, caso venha a ser utilizado também pela América Latina e África.<br />Bem 2+3 = 5 milhões de teus!<br />5 000 000 teus /365 dias= 13698,63 teus dia!!!<br />O Maersk Utah tem uma capacidade de 4650 teus, logo terá que se descarregar praticamente 3 navios com essa capacidade por dia!<br /><br />Se eu percebo o que se quer para a PVT? Não, não percebo!<br /><br />Mas percebo uma coisa com a aposta nesta plataforma de milhões de teus, espaço não deve de abundar, aconselha-se os armadores nacionais a servir as ilhas pequenas através de PDL!<br /><br />Abraço,<br />Manuel<br /><br />Manuel Bettencourthttps://www.blogger.com/profile/15272799048716234902noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5389364087880439673.post-26436687891885081352013-03-06T13:10:20.561-01:002013-03-06T13:10:20.561-01:00Caro MMB
O segredo, e não é difícil perceber, não...Caro MMB<br /><br />O segredo, e não é difícil perceber, não é substituir troços de uma rota existente, por exemplo, New York-Algecirias.<br />O segredo está em passar carga de um navio nessa rota para outro navio que siga, por exemplo, entre Hamburgo e o canal do Panamá. <br />Nas rotas cruzadas é que poderá estar o segredo do negócio.<br />Penso que não é fácil perceber.<br /><br />Abraço<br /><br />ErrERui Carvalhohttps://www.blogger.com/profile/01712111645352807614noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5389364087880439673.post-38749588291622406362013-03-06T12:22:14.023-01:002013-03-06T12:22:14.023-01:00Caro Visitante, faço minhas as suas palavras!
À po...Caro Visitante, faço minhas as suas palavras!<br />À poucos dias passava o habitual Maersk Utah, a 22 nós. Em relativamente pouco tempo estaria na costa portuguesa porque diabo havia da parar para descarregar e outro vir carregar! Se bem que não estarão a sonhar com um Maersk Utah, digo eu!<br />Cumprimentos<br />ManuelManuel Bettencourthttps://www.blogger.com/profile/15272799048716234902noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5389364087880439673.post-47201031856262321462013-03-06T08:51:22.572-01:002013-03-06T08:51:22.572-01:00Hubs, transhipments, são slogans já demasido estaf...Hubs, transhipments, são slogans já demasido estafados para hipoteticas utilizaçoes de portos açoreanos.Com as novas geraçoes de mega containerships, cada vez mais velozes e com grande autonomia, a redução de todos os custos extras, as escalas intermedias passaram à história.Qual a logica de navegar 4-5 dias ate aos Açores e fazer transshipment para navios feeder?? Há dias tivemos, ao largo de P Delgada,o gigante CMA CGM Figaro que trazia 21 dias de viagem desde Ningpo, China via Suez e que com mais 5 dias estaria em New York. Já nao estamos nos tempos dos velhos navios tipo liberty e outros velhos tramps gregos,que vinham as dezenas, por mês tomar fuel dos tanques da Bensaude.Anonymousnoreply@blogger.com