tag:blogger.com,1999:blog-5389364087880439673.post8750202813359939135..comments2023-08-10T08:47:31.316+00:00Comments on O Porto da Graciosa: Viagem até ao porto das Velas no N/M "Lusitânia"Manuel Bettencourthttp://www.blogger.com/profile/15272799048716234902noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-5389364087880439673.post-14268382457308223832012-04-13T12:49:20.549+00:002012-04-13T12:49:20.549+00:00Boas Manuel
Gostei muito de ver a Joao Vaz Corte R...Boas Manuel<br />Gostei muito de ver a Joao Vaz Corte Real, para além da beleza da foto, temos ainda a beleza da lancha e belo estado em que esta se encontra.<br />Abraço<br />Marcelo SousaMarcelo Sousahttps://www.blogger.com/profile/09301448664089930197noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5389364087880439673.post-70562217532878625022012-04-10T22:19:52.319+00:002012-04-10T22:19:52.319+00:00Amigo Victor, a sua observação tem razão de ser, s...Amigo Victor, a sua observação tem razão de ser, se com estas rampas mudarmos o sistema actual, para um ferry/porta-contentores, não haveria problema, mas não será assim tão simples.<br />Repare na Graciosa, sem a rampa tinhamos no interior um navio dos TMG e na parte mais funda o ferry, quando houver rampa temos que trocar e neste caso não sei se implicará por vezes a saída do mais pequeno.<br />Tem razão muita coisa mudará, quanto à linha de atraque na Graciosa, ficará nos 200 metros se não estou em erro mesmo com a rampa, mas quando houver desenho público faço um post.<br />Um Abraço,<br />ManuelManuel Bettencourthttps://www.blogger.com/profile/15272799048716234902noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5389364087880439673.post-39261592491980537782012-04-10T22:00:31.754+00:002012-04-10T22:00:31.754+00:00Manuel, seria se calhar interessante discutir-se a...Manuel, seria se calhar interessante discutir-se até que ponto a construção das rampas ro-ro retiram linha de atraque aos respectivos molhes onde são construidos e em que ponto isso prejudica a operação de outros navios nesses mesmos portos. Estou a ver este caso das Velas, mas lembrei-me também do projecto para a Graciosa e depois temos o caso da rampa nas portas do mar e respectiva redução da linha de atraque para ferrys nessa mesma zona. As rampas serão sempre construidas na zona inicial dos molhes é certo onde as profundidades são se calhar mais reduzidas mas mesmo assim... Existem em todos estes portos projectos para ampliação do comprimento do molhe de modo a compensar o espaço perdido? Também podemos falar no caso das Lajes das Flores onde isso foi levado em conta.<br />Cumprimentos.Victornoreply@blogger.com