Express Santorini atracou no porto da Graciosa no dia 30 Set 2008, decorria ainda as obras de ampliação, foi até hoje o maior navio a entrar no porto com os seus 117,11 metros de comprimento, com uma velocidade de 19,5 nós, tem capacidade para 1436 passageiros e 210 viaturas foi construido em França em 1974 é pertença do armador grego Hellenic Seaways e operou no verão de 2008 ao serviço da Atlanticoline, parece que voltou a concorrer para acompanhar o Atlântida na operação de 2009.
Fotos de Manuel Bettencourt.
sábado, 28 de fevereiro de 2009
Panagia Soumela ex-Lady of Mann
Panagia Soumela ex-Lady of Mann com a configuração alterada, agora ao serviço do armador grego Saos Ferries, achei interessante colocar este post, pois á uns dias atrás recordava este ferry , mas a fonte da informação foi o excelente blog do Srº Farinha http://farinha-ferry.blogspot.com/ foto de Panagiotis Kyriadis.
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
S. Rafael
terça-feira, 24 de fevereiro de 2009
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009
sábado, 21 de fevereiro de 2009
M/S Expedition
M/S Expedition irá fazer duas escalas na Graciosa no mês de Abril, o navio tem 105 metros e foi anteriormente um ferry, foi convertido num navio de cruzeiros pelo seu actual dono. Link http://www.gapadventures.com/expedition-cruises/ . Sejam todos Bem vindos á Ilha Graciosa Welcome to Graciosa Island
Imagem Wikipédia
Ferry Bajamar
Quem se lembra do ferry Bajamar, que operou nos Açores ao serviço da Açorline, que as pessoas chamavam de Cachalote, quanto a mim foi dos melhores que por cá passou, é apenas a minha opinião. A 1ª foto foi tirada da net ,a 2ª foi tirada por mim e encontra-se na muralha do porto da Graciosa, este post é dedicado especialmente a um dos primeiros contactos que recebi aquando da criação deste blog o Srº António Sáez de Tenerife saudações para as Ilhas Canárias.
(©) Copyright fotos: 1ª Lineas Fred Olsen; 2ª MM Bettencourt, Açores.
Certificação dos Portos da Madeira
O IPTM certificou os Portos da Madeira, a certificação garante condições de segurança não só enquanto instalações físicas mas também enquanto local de escalas de navios. Esta certificação é valida por cinco anos,e vem provar que os portos Madeirenses cumprem os requisitos e as normas internacionais definidas pelas Nações Unidas, União Europeia, e pela legislação Portuguesa para este sector.
A APRAM salienta que para a certificação " contribuiu a compreensão da população e o seu respeito pelas medidas de segurança implementadas e pela consequente restrição ao Porto, em função da aplicação do Código ISPS ( código internacional para a protecção dos navios e das instalações portuárias) que entrou em vigor a 1 de Julho de 2004.
Saudações a todos os portuários da Região Autónoma da Madeira
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
Ferry Atlântida
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
Ferry Golfinho Azul e Ponta da Barca
Dois navios no porto da Graciosa antes da ampliação, embora não tenha a certeza do ano mas sei que foi no mês de Agosto aquando das festas de Santo Cristo o Golfinho tinha ficado a noite no porto e o Ponta da Barca esperava para carregar os contentores com os cavalos e os toiros das touradas. Contudo não quero dizer com isto que esta foi a única vez que estiveram dois navios no porto muito pelo contrario, nem tirar importância á obra de ampliação que foi realizada recentemente. Foto de Manuel Bettencourt
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009
Ferry Superstar
Ferry Volcán Tijarafe
Volcán de Tijarafe assim se chama este ferry propriedade do armador espanhol Naviera Armas, que actualmente faz a ligação Canárias Funchal Portimão.O ferry tem 154 m de comprimento ,26 m de boca, 5,70 de calado uma potencia propulsora de 28 000 HP o que permite atingir uma velocidade de serviço de 24,5 nós e capacidade para 1000 passageiros 1500 ML e 300 carros. Tenho seguido regularmente o serviço deste ferry na Madeira através do blog http://farinha-ferry.blogspot.com/ que eu convido a visitarem. Fotos Naviera Armas.
sábado, 14 de fevereiro de 2009
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
Lancha de Pilotos
A Administração dos Portos da Terceira e Graciosa, S.A. adjudicou recentemente a construção de duas lanchas de pilotos aos Estaleiros Navais de Peniche, S.A., uma para o Porto da Praia da Vitória e a outra para o Porto da Graciosa. As fotos são referentes á construção das mesmas e foram-me enviadas pelo meu amigo Rui Carvalho. Fotos de Guilherme Bettencourt
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
Ponta da Barca e S. Gabriel
A propósito do post em que refiro que trabalhou em simultâneo o Espírito Santo ( TMG) e o S. Rafael (Boxlines),esta não foi a primeira vez em que os TMG trabalham em simultâneo com outros navios, pois varias vezes já operaram em simultâneo com o navio da Transinsular Tom Elba. Operar os TMG e a Boxlines em simultâneo no porto da Graciosa não é novidade como se prova com as imagens de 28 de Agosto 2008 , onde se pode ver o Ponta da Barca ( TMG) e o S. Gabriel ( Boxlines ) a operar.