segunda-feira, 30 de março de 2009

Viking Poseidon

O Viking Poseidon foi construído pela Ulstein Verft Yard com o casco nº 281, para a Eidesvik Offshore na Noruega e entregue ao seu dono a 13 de Janeiro de 2009, tem 130 metros de comprimento 25 de boca, 7,8 de calado máximo e um deck com uma area aproximada de 1500m2.
O Viking Poseidon é um Ulstein SX121 com a bem conhecida proa Ulstein X-Bow, está preparado para alojar 105 pessoas e foi equipado com uma grua offshore de 250 tons, tem á proa um helideck e o seu sistema de propulsão é diesel elétrico.
Na mitologia Grega Poseidon era o Deus dos mares e dos rios, os marinheiros rezavam a ele para terem boas viagens.
Fonte: ULstein Group; Eidesvik
(©) Copyright fotos: 1ª Eidesvik;2ª Ulstein Group

domingo, 29 de março de 2009

Blue Marlin

Blue Marlin é um navio semi-submersível de transportes pesados da Dockwise Shipping, construido na China em 2000, tem um convés sem obstruções de 11 227 m2 (63m x178,2m ). A sua velocidade máxima é de 13,3 nós graças a três motores Wartsila cada um com 3850 KW. Para maior manobrabilidade com cargas pesadas e mar adverso o Blue Marlin está equipado com 2 thrusters azimutais retrácteis de 4500 KW.
(©) Copyright foto: Wikipédia

Martin i Soler

Nome " Martin i Soler" navio do tipo Ro-Ro/Pax do armador espanhol Eurolineas Marítimas, SA, construído nos Estaleiros Hijos J. Barreras em 2008 com o casco nº1655, tem um comprimento de 165,4 mts, boca 25,6 mts, calado máximo 5,70 mts, potência motriz de 18 000 KW fornecida por dois motores, possui dois bow thrusters de 1000 KW cada, a velocidade de serviço é de 21,4 nós. Capacidade de carga 1700 metros lineares ou 330 carros, a sua lotação é de 1200 pessoas, e está habilitado para pessoas com mobilidade reduzida. Tal como o "WG Columbus" o "Martin i Soler" efectuou a pintura nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.
Fonte:Astileros Barreras
(©) Copyright foto: Wikimedia/Baladres

sábado, 28 de março de 2009

Paulo da Gama

N/M Paulo da Gama dos Transportes Marítimos Graciosenses Lda.
(©) Copyright foto: MM Bettencourt

Navio Atlântida

O presidente do Governo Regional dos Açores Dr. Carlos César, afirmou ontem aos jornalistas que serão tomadas todas as medidas para defender o interesse da Região em consequência do chumbo do navio Atlântida ao não atingir a velocidade contratual, tendo atingido apenas 85% da velocidade pretendida ou seja 16,5 nós de velocidade máxima.
Fonte: Açoriano Ocidental (link para o artigo)
(©) Copyright foto: L. Ré - Pilot Boat

sexta-feira, 27 de março de 2009

O dia da Boxlines


Hoje foi dia da escala quinzenal da Boxlines com o N/M S. Rafael.
Copyright fotos: MM Bettencourt

quinta-feira, 26 de março de 2009

Foto do dia

Hoje operaram os navios Paulo da Gama e Tom Elba dos Transportes Marítimos Graciosenses e Transinsular respectivamente.
(©) Copyright foto: MM Bettencourt

A Outra Graciosa

A Isla Graciosa ( irmã canária ) tem menos de 30 Km2 é muito árida e sua população não ultrapassa os 700 habitantes.
É um parque natural, com praias de areia fina e dourada, sua população vive da pesca artesanal muito controlada e do turismo, que por vezes supera a população local. A construção está muito restringida. Várias ligações diárias ( 3 de inverno 4 de verão) de barco desde Orzola (Lanzarote), esta travessia dura cerca de 20 minutos, e é feita em modernos e seguros barcos com capacidade para cerca de 200 pessoas. Caleta del Sebo é o maior núcleo de população, tem a particularidade de suas ruas ter nomes relacionados com o mar.

(©) Copyright texto: MM Bettencourt, Açores y A. Sáez, Canarias.

(©) Copyrights fotos : 1ª xuser, ojodigital. 2ª y 3ª Sat Google. 4ª Guillermo Sanz.

terça-feira, 24 de março de 2009

Lobo Marinho

O ferry Lobo Marinho do armador português Porto Santo Line foi construído pelos estaleiros navais de Viana do Castelo, é um navio do tipo Ro-Ro passageiros, tendo entrado em funcionamento na ligação entre a ilha da Madeira e Porto Santo em 2003, têm 112 mts de comprimento, 20 mts de boca, 5 mts de calado máximo, uma potencia motriz de 16 000 KW o que lhe permite atingir os 21,4 nós de velocidade máxima, tem uma lotação de 1150 passageiros e 145 carros.
O nome Lobo Marinho advém de uma justa homenagem a uma colónia de lobos marinhos existente nas ilhas desertas. Agradeço a amável cedência das imagens ao Sergio Ferreira e ao Paulo Farinha

Fonte: Porto Santo Line. (©) Copyright fotos: Sergio Ferreira, Funchal: Paulo Farinha, Funchal


Lancha Ariel



Ariel lancha da Atlanticoline que faz a ligação entre as ilhas Flores e Corvo, Contruida nos Estaleiros Navais de Peniche têm 12 metros de comprimento, dois motores de 425 cv , uma velocidade de 26 nós, lotação de 12 pessoas e dois tripulantes

Fonte: Atlanticoline
(©) Copyright fotos :Atlanticoline

domingo, 22 de março de 2009

Lanchas de Pilotos- APTG,SA


Mais duas fotos relativas á construção das lanchas de pilotos encomendadas pela APTG.SA aos Estaleiros Navais de Peniche. Fotos amavelmente enviadas pelo amigo Rui Carvalho a quem agradeço.

Bencomo Express

Começo talvez pelo fim para dizer que a opinião de vária pessoas com conhecimentos, experiência e formação nesta área ( eu não tenho) é que dado as suas características técnicas este navio não seria adequado ao mar dos Açôres. Com ondulação de mais de 4 metros não opera com comodidade para os seus passageiros, o que acontece cerca de 10 dias por ano Santa Cruz - Agaete.
O ferry catamaran Bencomo Express pertence á frota da Fred Olsen, SA ( antigo armador do ferry Bajamar) o seu nome têm origem num antigo Rei Guanche da ilha de Tenerife que viveu antes da colonização pelos Castellanos, é um catamaran do tipo Fast Ferry Wavepiercing Ro-Pax construido na Australia pela Incat Tasmania Pty Lda. no ano de 1999,comprimento 95,47 mts, 26,20 mts de boca, calado de 4,01 mts, possui uma força motriz fornecida por 4 motores Caterpillar de 38 516 cv o que lhe permite atingir uma velocidade de serviço com 500 tons de carga de 38 nós e sem carga pode atingir os 46,7 nós,têm uma capacidade de carga de 330 metros lineares equivalentes a 27 trailers ou 271 carros, possui ainda 2 estabilizadores á proa e 2 á popa afim de assegurar um total conforto aos seus 891 passageiros de lotação.
O Bencomo Express opera nas Ilhas Canárias entre Santa Cruz de Tenerife e Agaete - Gran Canária na companhia do seu irmão gemeo Bentago Express. Post efectuado com a amável colaboração do amigo António Sáez, Tenerife.
Fonte: Fred Olsen, SA; Incat Tasmania.
(©) Copyright fotos:António Sáez, Tenerife

sábado, 21 de março de 2009

Hebridean Spirit vendido

O N/P "Hebridean Spirit" já não deverá escalar o Porto da Graciosa
em virtude de a empresa armadora ter anunciado a venda do navio.
Informação amavelmente enviada pelo Sr. António Saez, Tenerife.
Fonte : Blog SergioCruise
(©) Copyright foto : António Saez, Tenerife

Ferry Atlântida

Uma bonita foto do ferry Atlântida de saída dos estaleiros de Viana do Castelo para provas de mar.O meu agradecimento ao Sr. Luís Malheiro do Vale e ao Blog Pilot Boat .
Fonte: Pilot Boat
(©) Copyright foto: L. Ré.

sexta-feira, 20 de março de 2009

WG Columbus


Os estaleiros "Hijos de J. Barreras" entregaram á companhia WesternGeo o navio sismico " WG Columbus" depois de um período de provas a que foi submetido. Se trata de uma série de quatro encomendados ao estaleiro pela referida empresa.Este navio sísmico é o primeiro construído em Espanha com a proa invertida.O novo navio se dirige para o Golfo do México para realizar operações sísmicas em águas dos Estados unidos da América. A companhia armadora WesternGeo é parte do " Schlumberger Group" é a maior empresa de serviços geofísicos do mundo. O " WG Columbus " tem 90,5 metros de comprimento, 19 de boca é resultado do projecto "Ultsein SX124" tecnicamente muito avançado materializado em estreita colaboração técnica com o estaleiro de Vigo a empresa armadora e a empresa norueguesa Ulstein Design, grande especialista em projectos deste tipo. Este navio efectuou alguns acabamentos nos estaleiros navais de Viana do Castelo.
Fonte: Astilleiros Barreras ; Antonio Sáez.
(©)Copyright fotos : Astilleros Barreras. Salvador Moreira, Vigo

terça-feira, 17 de março de 2009

Volcan de Tindaya



Ferry Volcan de Tindaya o mais pequeno da frota da Naviera Armas, com 78 mts de comprimento, 15,5 mts de boca, 3,3 mts de calado, tem 2 motores auxiliares com 750 cv, 2 motores diesel principais com 7072 cv que lhe permite atingir uma velocidade de 17 nós, tem capacidade para 700 passageiros e 120 viaturas, foi construído nos estaleiros navais Hijos de J. Barreras em Vigo . Faz a ligação entre Playa Blanca em Lanzarote e Corralejo em Fuerteventura nas Canárias.Um agradecimento especial ao srº Antonio Saez, Tenerife.
Fonte: Antonio Saez . Texto M. Bettencourt .
(©) Copyright fotos: Neil Pulling. Satélite Google.


Ilha Azul o primeiro

A propósito da inauguração decidi colocar uma foto da primeira acostagem na parte nova do porto, decorriam ainda as obras. Quis Deus que tal sucedê-se no dia 20 de Julho 2008 um Domingo dia da festa de S. Mateus padroeiro da freguesia com o mesmo nome onde fica situado o porto.Para a história fica o ferry "Ilha Azul" como o primeiro a atracar na nova obra, comandante do Ilha Azul Sr. Ivanoel Moreira, acessorado na manobra pelo piloto da APTG,SA Rui Carvalho, reboque na assistência á manobra "Ilha de S. Luís" da APTO,SA. Este dia contou também com a presença do Presidente da Administração dos Portos da Terceira e Graciosa, SA Engº Ribeiro Pinto. O Ilha Azul ficará para sempre ligado á história do porto da Graciosa.
Foto e texto de Manuel Bettencourt

segunda-feira, 16 de março de 2009

Dia de inauguração


Hoje foi inaugurada a obra de ampliação do Porto Comercial da Graciosa, a cerimonia foi presidida pelo Secretário Regional da Economia Drº Vasco Cordeiro na imagem usando da palavra, acompanhado do seu lado direito pelo Presidente da Administração dos Portos da Terceira e Graciosa SA, Engº Ribeiro Pinto, e á sua esquerda pela Directora Regional dos Transportes Aéreos e Marítimos, Drª Lucília Soares
Fotos de Manuel Bettencourt

domingo, 15 de março de 2009

Inauguração


Amanhã 2ª feira dia 16 de Março de 2009 será inaugurada a obra de ampliação e realinhamento do Porto Comercial da Graciosa.
Fotos de Manuel Bettencourt

sábado, 14 de março de 2009

Coral da Horta

A draga Coral da Horta atracada no Porto da Graciosa
Fotos de Manuel Bettencourt

N/M S. Rafael



Ontem foi dia de a Boxlines efectuar a sua escala quinzenal no Porto da Graciosa com o navio S. Rafael. Fotos de Manuel Bettencourt .
(©) Copyright fotos:MM Bettencourt

quinta-feira, 12 de março de 2009

N/M Espirito Santo


N/M Espírito Santo um dos três navios da empresa Transportes Marítimos Graciosences Lda.
Fotos de Manuel Bettencourt

terça-feira, 10 de março de 2009

Lancha de Pilotos




Mais umas fotos relativas á construção da futura lancha de pilotos. Fotos mais uma vez enviadas pelo amigo Rui, obrigado.Fotos de Rui Carvalho


domingo, 8 de março de 2009

Ferrys Anticiclone e Atlântida

O ferry Anticiclone terá 71,3 m de comprimento,12,6 m de boca,3,7 m de calado,e uma velocidade de 17 nós, poderá transportar 375 passageiros e 30 viaturas
Ferry Atlântida
Imagens dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo