Após ver este vídeo fiquei deveras confuso, pois na última escala efectuada no domingo, o navio largou do porto da Graciosa directamente para o porto de Lisboa, o que origina uma viagem mais curta. Se existem produtos com destino a Lisboa esta era uma viagem perfeita. O navio largou do porto da Graciosa ás 14:00 do dia 27 Domingo e chegou ao porto de Lisboa ás 02:27 de quarta-feira dia 30, ou seja contabilizou 60 horas e 27 minutos. Normalmente a escala é efectuada à quarta-feira e o navio chega a Lisboa na segunda-feira.
Como todos sabem, a frequência do porta-contentores é quinzenal, tendo a viagem do navio que serve a Graciosa sempre inicio e fim em Lisboa, pode até haver alteração de rotação, mas nunca será o porto de Lisboa, a ficar de fora da rotação.
Lembro mesmo que durante os períodos das greves-portuárias, o navio ficou fundeado na Folga esperando oportunidade para operar no porto da Graciosa, nesse dia também alterou a rotação programada para outros portos para operar na Graciosa.
Preocupa-me que falando de transportes não se olhe e fale numa obra que pode e deve ser parte da solução dos problemas dos transportes marítimos inter-ilhas, estou obviamente a falar da rampa ro-ro. Mais me vai na alma, mas mais não digo...
(©) Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa.
Captura: Site do Porto de Lisboa.
Vídeo: Graciosa-Online.