quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Sequência de fotos da passagem de um navio numa das comportas do Canal Welland









© Copyright fotos: Márcio Picanço.
O nosso Amigo e Colaborador, Paulo Renato, habitualmente envia-nos belas imagens do Canal Welland, Canadá, contudo desta vez as interessantes fotos são da autoria do Amigo, Márcio Picanço, que registou uma sequências de fotos que regista a passagem por uma das várias comportas no canal, do navio, "Algoma Harvester". Obrigado Márcio!
Nome: ALGOMA HARVESTER.
Tipo de Navio: Graneleiro.
IMO: 9613939.
Indicativo: XJBK.
MMSI: 316011710.
Bandeira: Canada.
Porto de Registo: St. Catharines, Ontario.
Donos e Operadores: Algoma Central Corp.- St. Catharines, Ontario, Canada.
Classe: Lloyd's Register.
Ano de Construcao: 2014.
Estaleiro: Nantong Mingde Heavy Industry Co. Ltd.- Tongzhou, Republica Popular da China. Casco#MD150-GB-02.
Comprimento Fora a Fora: 225,55 metros.
Boca: 23,77 metros.
Calado: 9,51 metros.
Arqueacao Bruta: 24,100 toneladas.
Porte Bruto: 39,400 toneladas.
Potencia de Maquina: 6,926 kW (9,417 hp), 99,00 rpm. 1 helice FP, 99,00 rpm.
Velocidade de Servico: 14,00 nos.
Pesquisa de dados técnicos: Paulo Peixoto, Boston.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Iate acidentado de Olivier Jehl - Zigoneshi 629 - no porto da Praia da Vitória


© Copyright fotos: Cte Guilherme Bettencourt, Terceira.
Iate acidentado do velejador solitário francês, Olivier Jehl. O iate, "Zigoneshi 629", partiu o mastro quando participava na regata, Les Sables-Les Açores-Les Sables,  tendo arribado ao porto da Praia da Vitória. O iate aguarda agora o seu carregamento, previsto para hoje.
 O velejador, Olivier Jehl, corre por uma causa humanitária, este pretende apoiar a associação Tchendukua, cujo o objectivo é ajudar os últimos herdeiros das civilizações pré-colombianas, os Kogi e a protecção da biodiversidade. 



O mais rápido veleiro do mundo, O Maxi-Trimaran, "Spindrift 2", na Horta


O MAIS RÁPIDO VELEIRO DO MUNDO, O MAXI-TRIMARAN “SPINDRIFT 2”, LARGA DA HORTA (AÇORES) EM QUALIFICAÇÃO DE 1000 MILHAS DO SKIPPER YANN GUICHARD PARA A ‘ROTA DO RUM’, EM SOLITÁRIO 

O mais rápido veleiro do mundo – e simultaneamente o maior trimaran existente –, “Spindrift 2”, largou na tarde desta terça-feira da Marina da Horta (Açores) com o skipper Yann Guichard em navegação solitária rumo a França, no âmbito da sua qualificação para a próxima edição da ‘Rota do Rum’.
Com 40 metros de comprimento e 23 de largura, construído em fibra de carbono, o “Spindrift 2” fez uma stop-over de cerca de 50 horas na ilha do Faial, para desembarque de cinco dos tripulantes, reparações num dos lemes dos flutuadores, que se havia quebrado após colisão na última sexta-feira com um contentor à deriva no Atlântico Norte e para descanso da equipa.
Este singular veleiro, com 47 metros de altura de mastro e entre 713 e 1050 m2 de área vélica, foi lançado à água em 2008, em Lorient (França), sob a denominação “Banque Populaire V” e até 2013 alcançou seis recordes de velocidade no mar, dos quais os mais destacados são a travessia do Atlântico Norte (em 2009), entre Nova Iorque e o Cabo Lizard, no sudoeste de Inglaterra (2921 milhas náuticas percorridas em 3 dias, 15 horas, 25 minutos e 48 segundos) e a volta ao mundo para equipas, sem escalas e sem assistência (21.760 milhas, ou seja, 40.300 quilómetros, concluídos em 45 dias, 13 horas, 42 minutos e 53 segundos), feito que lhe permitiu conquistar o «Troféu Júlio Verne», batendo, em 2012, por cerca de três dias, o recorde anterior do “Groupama 3”, também trimaran, que datava do ano de 2010.
Com a denominação inicial este maxi-trimaran também fixou em 908,2 milhas náuticas (1682 km) o recorde de distância máxima percorrida em 24 horas, o que foi conseguido a uma média de 37,84 milhas náuticas/hora (com picos de 47,17 nós!), enquanto já como “Spindrift 2” viu homologado, em novembro de 2013, o recorde de travessia entre Cádiz, Espanha, e Salvador da Baía, Brasil, no tempo de 6 dias, 14 horas, 29 minutos e 21 segundos.
Agora Yann Guichard, skipper da embarcação há cerca de um ano e meio, prepara-se para participar na afamada ‘La Route du Rhum’, que larga de Saint-Malo, França, rumo a Pointe-à-Pitre, Guadalupe, Antilhas Francesas, a 2 de novembro próximo, numa competição transatlântica quadrienal para navegadores solitários, que se realiza ininterruptamente desde 1978.
Na sua paragem destes dias no porto da Horta o “Spindrift 2” mudou o leme do flutuador de estibordo, uma peça de 3,5 metros de comprimento que foi transportada de Vannes, França, para os Açores num avião propositadamente deslocado para o arquipélago para acorrer a esta avaria do maxi-trimaran, ocorrência que também fez viajar às ilhas um staff de apoio de uma dezena de técnicos e outros colaboradores daquela ‘racing-team’.
Reconhecida internacionalmente como escala obrigatória nas travessias de iates no Oceano Atlântico Norte, no sentido oeste/leste (Caraíbas/Europa), e com uma frequência, todos os anos, de mais de 1000 veleiros envolvidos em grandes aventuras de alto-mar, a Marina da Horta teve por dois dias no seu cais principal aquele que terá sido o mais destacado visitante desde a inauguração da infraestrutura, em 1986. O “Spindrift 2”, comandado pelo navegador Yann Guichard, já voltou, entretanto, às ondas e aos ventos...

Horta, 26 de Agosto de 2014
Dr. Luís Prieto / Portos dos Açores, SA

PS:A largada do maxi-trimaran "Spindrift 2" da Horta foi adiada, por razões de ordem técnica.
O veleiro chegou a zarpar do porto da ilha do Faial, para o exterior da baía da Horta, esteve duas horas em preparativos para deixar o skipper Yann Ghichard a solo, mas regressou à Marina, ao que parece devido a problemas na roda de leme.
Se as dificuldades forem ultrapassadas em tempo útil, este iate único, recordista de velocidade nos mares, deixa aos Açores na quarta-feira, 27 de agosto.



Dupla de navios tanque no Porto da Horta

© Copyright texto e fotos: Leandro Martins, Faial.
 Foto não muito comum que mostra os únicos navios Tanques que escalam o Faial para descargas, N/T "Gas Renovatio", e, N/T "Chem Daisy", fundeados fora da doca comercial, de referir que na foto é possível observar o rebocador, "O Bravo", pertencente a DGPTG já atracado à espera da entrada do "rapaz do gás" para respetiva descarga, substituindo assim o rebocador local, "Ilha de São Luís", que se encontra atualmente em manutenção.
Nome: GAS RENOVATIO.
Tipo de Navio: Petroleiro LPG.
IMO: 9161077.
Indicativo: 9HA2845.
MMSI: 256325000.
Bandeira: Malta.
Porto de Registo: Valletta.
Matricula: 9161077.
Donos: Epic Ship Management Pte. Ltd.- Singapura.
Operadores: Hanseatic Chartering Ltd.- Limassol, Chipre.
Classe: Bureau Veritas.
Ano de Construcao: 1997.
Data de Entrada ao Activo: 26/12/1997.
Estaleiro: Kanrei Zosen K.K.- Naruto, Japao. Casco#376.
Comprimento Fora a Fora: 99,00 metros.
Comprimento entre Perpendiculares: 92,07 metros.
Boca: 16,20 metros.
Pontal: 7,50 metros.
Calado: 5,49 metros.
Altura: 30,80 metros.
Deslocamento: 6,202 toneladas.
Arqueacao Bruta: 3,603 toneladas.
Arqueacao Liquida: 1,081 toneladas.
Porte Bruto: 3,942 toneladas.
Numero de Tripulantes: 13.
Potencia de Maquina: 2,405 kW (3,270 hp), 250,00 rpm. 1 helice FP, 250,00 rpm.
Velocidade de Servico: 12,70 nos.
Potencia de Maquinas Auxiliares: 560,00 kw.
Potencia de Geradores Auxiliares: 560,00 kw.
Potencia de Thruster:184,00 kW(250,00 bhp).
Nomes Anteriores: Chemgas Mango (1997-2003) e Cheviot (2003-2007).
Pesquisa de dados técnicos: Paulo Peixoto, Boston.

N/M "Corvo", e a descarga de duas gruas no Porto da Horta

© Copyright texto e fotos: Leandro Martins, Faial.
Fotos referentes à escala do, N/M "Corvo", no porto da Horta, para a descarga de duas gruas pertencentes à empresa, "Idelgrua", que foram usadas no Parque Eólico do Salão.


segunda-feira, 25 de agosto de 2014

"Hellenic Wind", e a Maré de Agosto







© Copyright texto e fotos: Mário Silva, Santa Maria.
Algumas fotos do, HSC "Hellenic Wind", saindo de Vila do Porto, ilha de Santa Maria,  hoje ás 9 horas, com destino a Ponta Delgada e Praia da Vitória, transportando muitos passageiros que se deslocaram à ilha para assistir ao famoso Festival Maré Agosto.


domingo, 24 de agosto de 2014

"Chem Daisy", na Graciosa





© Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa.
Registo da 12ª escala do, N/T "Chem Daisy", este ano no porto da Graciosa, no passado dia 20 de Agosto.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Até para o ano, "Hellenic Wind"!




 © Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa.
O porto da Graciosa, registou ontem dia 21 de Agosto, a última escala do HSC "Hellenic Wind", no que à operação ferry do corrente ano diz respeito. De referir que este HSC ao serviço da Atlânticoline, efectuou 4 escalas na ilha, um número menor do que em anos anteriores. Mais uma vez foi um prazer trabalhar com o Staff da Atlânticoline deste navio, Obrigado pela simpatia, até para o ano!


terça-feira, 19 de agosto de 2014

O regresso do N/M "EOT SPAR" ao porto da Praia da Vitória



© Copyright texto e fotos: Cte Rui Carvalho, Praia da Vitória.
Pesquisa de dados técnicos: Paulo Peixoto, Boston.
Registo do regresso do N/M "EOT SPAR" ao porto da Praia da Vitória após uma longa ausência (28.04.2012/Ver AQUI). Curiosamente no espaço de 15 dias o destacamento americano recebeu a visita de três dos seus conhecidos navios porta contentores, a saber "GEYSIR", "TRANSATLACTIC" e agora este "EOT SPAR". Aguardaremos pois, com com alguma expectativa, para ver qual o navio do trio que regressará em breve para mais uma escala de abastecimento.
Nome: EOT SPAR.
Tipo de Navio: Navio Ro/Ro de Carga Geral.
IMO: 8813025.
Indicativo: WDE9193.
MMSI: 338589000.
Bandeira: Estados Unidos da América.
Porto de Registo: Annapolis, Maryland.
Matrícula: 1097317.
Operadores: Round Bay Holdings LLC- Wilmington, Delaware, EUA.
Classe: American Bureau of Shipping.
Ano de Construção: 1990.
Data de Entrada ao Activo: 02/02/1990.
Estaleiro: Orskov Christensens Staalskibsvaerft A/S- Frederikshavn, Dinamarca. Casco#169.
Comprimento Fora a Fora: 91,52 metros.
Comprimento entre Perpendiculares: 84,99 metros.
Boca Máxima: 16,83 metros.
Pontal: 6,91 metros.
Calado: 4,25 metros.
Deslocamento: 4,683 toneladas.
Arqueação Bruta: 2,762 toneladas.
Arqueação Liquida: 828,00 toneladas.
Porte Bruto: 3,095 toneladas.
Número de Tripulantes: 13.
Gruas: 1X 40,00 toneladas, 1X 27,00 toneladas.
Potência de Maquinas: 2,400 kW (3,264 hp), 900,00. 2 hélices CP, 225,00 rpm.
Velocidade de Serviço: 14,00 nos.
Potência de Geradores Auxiliares: 1,639 kw.
Número de Thrusters: 1.
Nomes Anteriores: Sysette (1990-1993), Maersk Deccan (1993-1994), Mekong Harmony (1994-1996), Sysette (1996-1997), Thyra Moller (1997-2000), e Strong Patriot (2000-2009).
Último Porto: Richmond, Virginia, EUA.
Próximo Porto: Las Palmas, Ilhas Canárias.

Porto da Praia da Vitória, regista novo recorde de movimentação de passageiros

© Copyright fotos: Cte Rui Carvalho; Montagem do panorama: Miguel Nóia.
O porto Oceânico da Praia da Vitória voltou a registar ontem dia 18 de Agosto, um novo recorde no que ao movimento de passageiros diz respeito, tendo registado a movimentação de 2086 passageiros (anteriormente 2042), enquanto o número de viaturas registado foi de 352,  número idêntico ao registado no dia 14 de Agosto (VER AQUI) .

N/F "Express Santorini", e o 1º Rallye ilha das Flores




© Copyright fotos: Tito Nóia, Flores.
 Algumas fotos da autoria do nosso Amigo, Tito Nóia, que dão conta da chegada à ilha das Flores, na passada sexta-feira dia 15 de Agosto, do N/F "Express Santorini", numa viagem em que o navio ao serviço da Atlânticoline, transportou a logística para o 1º Rallye ilha das Flores. Para além desta competição automobilística, registo para uma série de actividades que decorreram este fim de semana na ilha,  tais como, provas de jet ski, passeios motards, passeios de carros TT, etc.
Passados muitos anos sobre o surgimento do transporte marítimo de passageiros/viaturas inter-ilhas, será ainda necessário algum estudo para concluir da sua importância como activador sócio-económico das ilhas em especial as mais pequenas?