quarta-feira, 22 de abril de 2020

Suspensa a operação sazonal de transporte marítimo de passageiros e viaturas interilhas

(©) Copyrigh  fotos: MM Bettencourt / GACS
(©) Copyrigh texto: GACS
A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas anunciou hoje, em Ponta Delgada, a suspensão, este ano, da operação sazonal de transporte marítimo de passageiros e viaturas interilhas no arquipélago dos Açores.
Ana Cunha revelou, em conferência de imprensa, que “o Governo dos Açores entende que não estão reunidas condições para que o transporte marítimo de passageiros e viaturas interilhas se realize, à semelhança do que tem vindo a acontecer anteriormente”.
A 18 de março, o Conselho do Governo deliberou suspender as ligações aéreas interilhas praticadas pela SATA Air Açores e também as ligações aéreas da Azores Airlines para o exterior da Região.
Na mesma reunião do Conselho do Governo foi também aprovada a suspensão das ligações marítimas de passageiros e viaturas, a cargo da Atlânticoline, entre todas as ilhas da Região, sendo que ambas as empresas, no âmbito do seu setor de atividade, continuam a assegurar as ligações e a capacidade de transporte de carga e passageiros, desde que classificados como casos de força maior, cumprindo assim a respetiva e importante missão de serviço público.
Assim sendo, foi deliberado pelo Conselho do Governo, “e após parecer da Autoridade de Saúde Regional, suspender, em 2020, a operação sazonal, dita ‘operação de verão’, de transporte marítimo de passageiros e viaturas entre as ilhas da Região”, afirmou a titular da pasta dos Transportes, acrescentando que “essa operação será retomada em 2021”.
A Secretária Regional recordou que neste momento encontram-se também suspensas as ligações marítimas regulares de transporte marítimo de passageiros e viaturas entre as ilhas do Faial, Pico e São Jorge, “exceto o transporte de carga e casos de força maior, desde que devidamente autorizados pela Autoridade de Saúde Regional”.
Ana Cunha sublinhou que a expectativa do Governo é de que, “assim que for levantada a suspensão das ligações marítimas regulares, as mesmas possam ser retomadas e, de acordo com o horário de verão da Atlânticoline e recorrendo à sua frota própria, se possa realizar a operação entre as ilhas do Faial, Pico, S. Jorge e Terceira, bem como a operação entre as Ilhas das Flores e Corvo”.
“O Governo dos Açores considera que é seu dever continuar a encorajar vivamente os Açorianos a não viajarem para fora da sua ilha de residência, a fim de evitar ao máximo a propagação do novo coronavírus, responsável pela doença COVID-19”, frisou a Secretária Regional, lembrando que “vivemos tempos extraordinários, que requerem, aqui e agora, medidas extraordinárias, de forma a que possamos continuar a trabalhar para, de forma ponderada e segura, fazer com que a atividade social e económica dos Açores consiga regressar à normalidade possível”.

sábado, 18 de abril de 2020

ESTREIA DO N/T "ELISABETH" NO PORTO DA PRAIA DA VITÓRIA

(©) Copyrigh texto e fotos: Cte Rui Carvalho, Terceira.
Pesquisa de dados técnicos: Paul Peixoto, Boston EU

Registamos a estreia do navio tanque butaneiro "ELISABETH" no porto da Praia da Vitória para descarga de duas partidas de gás de petróleo liquefeito para os recebedores PETROGAL, SA e GALP Açores, SA. O seu irmão gémeo, o N/T "ANGELA" (ver aqui), também estreou no nosso porto faz agora praticamente 7 anos, acontecimento que registamos neste proativo Blog.

Nome: ELISABETH.
Tipo: Gás Liquefeito de Petróleo.
IMO: 9442184.
Indicativo: ONKB.
MMSI: 205770000.
Bandeira: Bélgica.
Porto de Registo: Antuérpia.
Número Oficial: 02 00073 2019.
Donos: Exmar Marine SA- Antuérpia, Bélgica.
Operadores: Exmar NV- Antuérpia, Bélgica.
Classe: Bureau Veritas.
Ano de Construção: 2009.
Estaleiro: Yamanishi Corp.- Ishinomaki, Japão- Casco#1066.
Comprimento Fora a Fora: 97,24 metros.
Boca Máxima: 16,52 metros.
Calado: 5,41 metros.
Arqueação Bruta: 3,493 toneladas.
Porte Bruto: 3,996 toneladas.
Número de Tripulantes: 14.
Potência de Máquina: 2,700 kW (3,671 hp), 210,00 rpm. 1 hélice FP, 210,00 rpm.
Velocidade de Serviço: 13,20 nós.
Velocidade Máxima: 14,00 nós.
Potência de Geradores Auxiliares: 800,00 kW.

terça-feira, 14 de abril de 2020

ESTREIA DO N/M "CEMSTAR" NO PORTO DA PRAIA DA VITÓRIA


(©) Copyrigh texto e fotos: Cte Rui Carvalho, Terceira.
Pesquisa de dados técnicos: Paul Peixoto, Boston EUA.
 Com cerca de 4.240 toneladas de cimento a bordo para descarga no terminal dedicado da Cimentaçor - Cimentos dos Açores, Lda., faz a sua estreia no Porto da Praia da Vitória o N/M "CEMSTAR". Depois da estreia do N/M "NORDANVIK" (ver aqui) em Agosto de 2019 é o segundo navio do armador Polaco SMT Shipping & Trans-POL a estrear neste porto. Este armador tem na sua frota 13 navios cimenteiros auto-descarregantes, dos quais para já conhecemos dois, para já!.
Nome: CEMSTAR.
Tipo: Cimenteiro.
IMO: 7527849.
Indicativo: V7FT7.
MMSI: 538005655.
Bandeira: Ilhas Marshall.
Porto de Registo: Majuro.
Número Oficial: 5655.
Donos: SMT Shipmanagement & Transport Gdynia Ltd. Sp zoo- Sopot, Polônia.
Operadores: SMT Shipping Cyprus Ltd.- Limassol, Chipre.
Classe: Bureau Veritas.
Ano de Construção: 1977.
Estaleiro: Aarhus Flydedok A/S- Aarhus, Dinamarca- Casco#167.
Comprimento Fora a Fora: 113,04 metros.
Boca Máxima: 15,63 metros.
Calado: 6,53 metros.
Arqueação Bruta: 4,082 toneladas.
Porte Bruto: 6,088 toneladas.
Número de Tripulantes: 15.
Potência de Máquinas: 3,056 kW, 750,00 rpm, 2 hélices CP.
Velocidade de Serviço: 14,50 nós.
Potência de Geradores Auxiliares: 2,665 kW.
Aumentado em 1999.