Em relação com os cruzeiros, nesta semana Tenerife teve escasso movimento. Inicia-se com o conhecido Costa Marina e, até o fim da mesma não volta a ter cruzeiros, desta vez os " da casa": o Island Escape e AidaLuna ao qual vemos atracado, quando desde o Sur navega em demanda do fondeadouro o navio petroleiro iraniano BW Nysa, de 332 mts de comprimento, 299.200 tons de deslocamento e 58 mts de boca (dantes Argo Artemis de o 2000, Daewoo Ind. Coréia).
Na semana finaliza com a estadia para descanso tripulantes e voluntários (18 de dezembro até o 31 de janeiro de 2010) do navio hospital Africa Mercy que parte para Lomé (Togo). Ao sair encontra-se com o início de um tormenta (- forte chuva e vento- "alerta laranja" em Tenerife, domingo e segunda-feira).(©) Copyrights, texto e fotos: Antonio Sáez, Tenerife.
domingo, 31 de janeiro de 2010
sábado, 30 de janeiro de 2010
Flotilla alemã em Tenerife.
NRP Sagres em rota.
Desde o passado dia 20 até o 23 tem estado de visita em Tenerife um agrupamento naval alemã, em rota a Namibia e Rep. de Africa do Sur, em onde realizarão diversas manobras conjuntas com a marinha do R.S.A. Nesta viagem realizam práticas uns 200 cadetes da Escola Naval. Aproveita-se a duração do operativo, para que em R.S.A incorpore-se um novo contingente de cadetes em substituição do actual. O agrupamento está comandado desde o F215 Brandenburg, junto com o F208 Niedersachsen e o navio logístico A1412 Frankfurt aM.
Ademais, a este agrupamento pertence o navio Westerwald que por navegação mais lenta, antecipou sua saída de Tenerife em vários dias. A veterana patrullera espanhola P79 Descubierta acerca-se a porto,quando a formação alemã se encontra já atracada, enquanto o HSC Bonanza inicia seu travesía a G. Canaria. Quando os três navios alemães (em cinza ao Sur de Tenerife) saíram do controle de tráfico marítimo vemos a NRP Sagres (em verde, em captura LTodo) navegando para S. Salvador, 15 m.n. mais ao Norte, dentro de dita zona de controle.
Ao regresso a sua base de Wilhemshafen, o agrupamento alemã escalará em Funchal.
(©) Copyrights, texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.
Desde o passado dia 20 até o 23 tem estado de visita em Tenerife um agrupamento naval alemã, em rota a Namibia e Rep. de Africa do Sur, em onde realizarão diversas manobras conjuntas com a marinha do R.S.A. Nesta viagem realizam práticas uns 200 cadetes da Escola Naval. Aproveita-se a duração do operativo, para que em R.S.A incorpore-se um novo contingente de cadetes em substituição do actual. O agrupamento está comandado desde o F215 Brandenburg, junto com o F208 Niedersachsen e o navio logístico A1412 Frankfurt aM.
Ademais, a este agrupamento pertence o navio Westerwald que por navegação mais lenta, antecipou sua saída de Tenerife em vários dias. A veterana patrullera espanhola P79 Descubierta acerca-se a porto,quando a formação alemã se encontra já atracada, enquanto o HSC Bonanza inicia seu travesía a G. Canaria. Quando os três navios alemães (em cinza ao Sur de Tenerife) saíram do controle de tráfico marítimo vemos a NRP Sagres (em verde, em captura LTodo) navegando para S. Salvador, 15 m.n. mais ao Norte, dentro de dita zona de controle.
Ao regresso a sua base de Wilhemshafen, o agrupamento alemã escalará em Funchal.
(©) Copyrights, texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.
ULSTEIN GROUP- SOLIDÀRIO
Ulstein grupo tornou-se um parceiro privilegiado das Aldeias de Crianças SOS. A empresa irá contribuir com um mínimo de NOK 1 milhão por ano durante os próximos três anos. "Ulstein grupo pretende realizar uma parceria de longo prazo com as Aldeias de Crianças SOS, a fim de melhorar a educação e as perspectivas de futuro para crianças e jovens. A grave situação no Haiti, mostrou-nos a importância da ajuda e a organização de um bom suporte para a reconstrução das sociedades atingidas por desastres ", diz o director de RH do Grupo Ulstein Torild Bugge. "Queremos também apoiar projectos que estão geograficamente relacionadas com as áreas onde actuamos, portanto, decidiu-se apoiar uma grande reconstrução da Aldeia de Crianças SOS, de Porto Alegre no Brasil. Queremos mostrar que nós nos importamos e esperamos também criar ainda mais entusiasmo e consciência social entre os nossos colaboradores e parceiros. "Ulstein Group também irá contribuir com NOK 100 000, - a SOS-barnebyer no Haiti, além do acordo de três milhões. As duas aldeias de Crianças SOS no Haiti foram construídas com padrões elevados e, felizmente, não foram danificadas durante o terremoto. Por isso, eles agora podem ajudar as crianças sem pais e famílias que precisam de ajuda. Aldeias de Crianças "é a organização a maior do mundo de ajuda para crianças órfãs e abandonadas. Há um total de 500 Aldeias de Crianças SOS em todo o mundo, fornecendo ajuda a 56.971 crianças. Além disso, a organização possui programas de família que ajuda 1,3 milhões de crianças e famílias. A organização também fornece ajuda de emergência médica / projectos de educação e numerosas, a instituição Aldeias de Crianças SOS, foi fundada logo após a 2ª Guerra Mundial, na Austria, por Herman Gmeier. A ideia original foi dar uma família e um lar a crianças orfãs e abandonadas, no período pós guerra.Para obter mais informações, visite http://www.soschildrensvillages.org.uk/.
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
Visita ao Caniçal
Hoje decidi graças ás fotos do Amigo João Abreu, fazer uma visita ( virtual) ao porto do Caniçal, ilha da Madeira, as fotos são relativas a 2ª-feira( 25-01-10), onde podemos ver em porto os navios "Lobo Marinho", "Ilha da Madeira", "Insular", "Madeirense 3", mas o meu destaque vai para o navio "Ponta do Sol" da Transinsular, chegando ao Caniçal vindo de Ponta Delgada, com alguma carga que saiu na 6ª-feira do porto da Graciosa no navio "S. Rafael" tendo sido feita baldeação em Ponta Delgada, chegando assim no N/M "Ponta do Sol" á "Pérola do Atlântico".
(©) Copyright fotos: João Abreu, Madeira.
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
Estação de Pilotos
Uma Estação de Pilotos, e as suas lanchas na Grécia.
(©) Copyright fotos: Sérgio Ferreira, Madeira.
(©) Copyright fotos: Sérgio Ferreira, Madeira.
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
Obras - Verão 2008
Algumas fotos do verão de 2008, durante as obras de ampliação e realinhamento do cais. Não foi um verão fácil, uma vez que era metade porto e outra metade estaleiro, com alguns episódios para mais tarde contar, mas por fim lá se chegou a bom porto com o fim das obras, com as fotos que ia tirando durante as obras começou a nascer a ideia de criar este blog.
(©) Copyright fotos : MM Bettencourt, Graciosa.
domingo, 24 de janeiro de 2010
Semana com variações.
Especialmente o fim de semana, foi intenso e variado em porto Tenerife. Visita de um agrupamento naval alemã (*), com os navios F215 Brandenburgo, junto com o F208 Niedersachsen e o navio logístico A1412 Frankfurt aM. O yate privado maior do mundo (Rising Sun com 138,6 mts)(*), os preciosos e enormes MSC Fantasía e Costa Serena (um de meus favoritos, devido a sua conseguida iluminação), bem como os habituais Aida e Is. Escape. Reseñar a título pessoal a "rebelião" de meu velho PC , que se negou a continuar trabalhando, me vendo atrasado nesta publicação, com a posta em marcha de um novo. Peço desculpas.
(*) Tentaremos ampliar informação proximamente.
(©) Copyrights, texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.
(*) Tentaremos ampliar informação proximamente.
(©) Copyrights, texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.
S. Rafael
S. Rafael é o nome do porta contentores da Boxlines, que actualmente escala o porto da Graciosa , efectuou a sua 2ª escala do mês( frequência quinzenal) na passada 6ª-feira.Este navio tem o nome do Arcanjo S. Rafael, que em hébráico significa "Deus Cura", é Padroeiro de: cegos, médicos, farmacêuticos, doenças dos olhos, anjos da guarda, encontros felizes, amor, amantes, enfermeiras, pastores, viajantes e jovens, tem como dia de comemoração 29 de Setembro, juntamente com os Arcanjos, S. Miguel e S. Gabriel.
(©) Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa.
sábado, 23 de janeiro de 2010
N/M "BOTERDIEP"
PORTO DA PRAIA DA VITÓRIA-TERCEIRA
Juro que traduzido à letra "BOTERDIEP" significa qualquer coisa como "manteiga profunda", vá-se lá saber porquê. E foi preciso muita manteiga para o chegar à muralha, e um empurrão do rebocador "O BRAVO" também, que isto agora é moda aparecerem por cá com os auxiliares avariados. E cá a malta, que normalmente nem tem ventania nem nada, fica logo toda em "pulgas" com o desafio, só que este esperou um par de horas pelo "Tug", porque "percam-se os navios mas não se percam os bons costumes".
Nome do navio: BOTERDIEP
Indicativo de chamada: PFAM
Nº IMO: 9158082
Porto de Registo: GRONINGEN
Ano de Construção: 1999
Comprimento fora a fora: 121,31 MTS.
Boca: 15,85 MTS.
Porte: 8300 TONS.
Arqueação Bruta / Liquida...5638 TONS / 3110 TONS.
Armador:HARTMANN SCHIFFAHRTS GmbH&Co
Tipo de Navio: CARGA GERAL
Calado Máximo à Entrada: 6.10 MTS.
Nome do Comandante: DALIBOR MAROVIC - (Croata)
Tipo de Carga: 2000 TONS de CIMENTO EM "BIG-BAGS", (Origem - TURQUIA)
Piloto de Serviço: Henrique D'Almeida
Recebedor: TECNOVIA
Porto de Destino: Setúbal
(©) Copyright texto: Rui Carvalho, Terceira.
(©) Copyright texto: Rui Carvalho, Terceira.
(©) Copyright fotos : Henrique D´Almeida
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
Centro de Treinos de Port Revel
O Centro de Treino de Port Revel, fica situado perto de Grenoble, França, é uma escola de treino para Pilotos, Comandantes e Oficiais náuticos, foi criado em 1967, pelos Labortoire Dauphinois d´Hydraulique (Sogreah), originalmente para efectuar testes á erosão do canal do Suez.
O lago de Port Revel é um lago artificial com cerca de 5 hectares que dispõe de uma frota de vários tipos de navios tripulados á escala de 1:25, além de rebocadores sendo estes controlados por via rádio.
Oferece ainda vários tipos de ancoradouros, cais, bóias, plataformas offshore, tudo em águas de diferentes profundidades, assim como geradores de vento e de ondas e navegação em canais.
Além disso o Centro dispõe de um sistema DGPS- Differential Global Positioning System que permite recorrendo a um computador para analisar o exercício e proceder a melhorias ou correcções das manobras.
Os cursos são ministrados por antigos Pilotos, tendo já formado até hoje mais de 6000 Pilotos, Comandantes e Oficiais com o fim de aumentar as suas capacidades para lidar com situações de emergência que nunca poderiam ser testadas em situações reais.
Os Pilotos Europeus e Norte Americanos estão cientes disso e representam 90% dos estudantes do Centro, sendo que um dia de curso consiste em duas horas de teoria e seis horas de navegação.
Desde de 2006 o Centro também oferece formação em Azipods (hélices azimutais).
O lago de Port Revel é um lago artificial com cerca de 5 hectares que dispõe de uma frota de vários tipos de navios tripulados á escala de 1:25, além de rebocadores sendo estes controlados por via rádio.
Oferece ainda vários tipos de ancoradouros, cais, bóias, plataformas offshore, tudo em águas de diferentes profundidades, assim como geradores de vento e de ondas e navegação em canais.
Além disso o Centro dispõe de um sistema DGPS- Differential Global Positioning System que permite recorrendo a um computador para analisar o exercício e proceder a melhorias ou correcções das manobras.
Os cursos são ministrados por antigos Pilotos, tendo já formado até hoje mais de 6000 Pilotos, Comandantes e Oficiais com o fim de aumentar as suas capacidades para lidar com situações de emergência que nunca poderiam ser testadas em situações reais.
Os Pilotos Europeus e Norte Americanos estão cientes disso e representam 90% dos estudantes do Centro, sendo que um dia de curso consiste em duas horas de teoria e seis horas de navegação.
Desde de 2006 o Centro também oferece formação em Azipods (hélices azimutais).