Bonita foto enviada pelo Amigo José Modesto ,do navio da Transinsular "Sete Cidades", operando no Terminal de Contentores de Leixões, este navio foi construído em 1999 nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, com o casco 205, e ostenta o nome de uma das mais bonitas paisagens da ilha de S. Miguel, a lagoa das Sete Cidades.
Nome: Sete CidadesNº Imo: 9150432
Ind. ch.: CSAJ
Ano: 1999
Bandeira: Portuguêsa
Estaleiro: E. N. Viana do Castelo, c 205
Ton. Bruta/ Liquida: 4978/1941
DWT: 4969
Comprimento: 100, 6 mts
Boca: 16,5 mts
Calado: 6,3 mts
Capacidade ( TEU´s): 375
Velocidade:15, 7 nós
Máquina Principal: Krupp Mak 8M32, potência 3520 KW a 600 rpm.
(©) Copyright fotos: 1ª José A. Modesto, Leixões; 2ª Wikipédia/ Luis Silveira.
Com o mercado de contentores a decrescer é dificil perceber o que irá acontecer quando o navio Apolo entrar ao serviço no próximo dia 19do corrente mês. O mercado de Leixões onde irão operar o Apolo e o Sete Cidades ao mesmo tempo tem uma oferta semanal de 300 teus e só o navio da Transinsular tem capacidade mais do que suficiente para trazê-los. Não é dificil adivinhar que vem aí uma guerra de fretes em Leixões e que será ganha pela BoxLines porque a Sonae está a abastecer os hipermecados dos Açores a partir daquele porto.
ResponderEliminarCaro visitante, Obrigado pela sua visita e comentário que acrescenta muito ao post, a Boxlines antes de escalar Leixões irá carregar em Lisboa ( S. Rafael).Muito interessante os numeros que fala fiquei com uma ideia da carga com destino aos Açores, Obrigado.
ResponderEliminarCumprimentos e volte sempre
Manuel
Desejo também lembrar que devido ao modelo de escalas construído pela TRANSINSULAR para os Açores, que se baseia em dois navios, um de Leixões e outro de Lisboa, a trocar carga em Ponta Delgada (o que na minha opinião é uma estupidez, só paga pelo elevado valor dos fretes dos contentores para os Açores,porque enfim, a República dá com uma mão na lei das Finanças Regionais e depois leva com a outra através da dependência dos Açoreanos dos mercados do Continente,mas é a vida!),e como dizia, faz com que paradoxalmente os navios tenham sempre uma taxa de ocupação alta práticamente em todas as ilhas de escalam, seja de cheios ou de vazios.
ResponderEliminarPortanto, devido ao elevado valor dos fretes e á taxa de ocupação verificada, não me parece que seja um mau negócio para os três (ou devo dizer só dois ?) armadores. Até me arrisco a dizer que dos 300 TEUS, se cada um ficasse com 100, todos eles esfregariam as mãos de contentes, eu cá ficava !!!
Dêem-me 100 TEUS e eu abro uma linha de navegação para os Açores.
A 1000 Euros por TEU: 1000(Euros)*100(TEUS)*1.25(Ocupação de Ida e Volta em cheios)*52(Semanas)=6.500.000 Euros.
Claro que não é tão simples !!
Mas em bruto e á primeira vista os números são interessantes.
Acho que para melhorar, até criava um Transitário, mais do frete ficava em "casa".
Abraço
Rui Carvalho
Mais um magnifico navio construido nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, Empresa emblemática em Portugal na construção e reparação naval.
ResponderEliminaro navio Sete Cidades demonstra de forma categórica o elevado valor tecnico profissional dos ENVC.
Amigo Rui, Obrigado pela visita e pelo teu interessante comentário, sábio como sempre.
ResponderEliminarAbraço
Manuel
Caro Anónimo,não sou entendido em construção naval, mas daquilo que se diz os ENVC tem bons profissionais e qualidade, espero que continuem fazendo bons navios.
Cumprimentos e volte sempre
Manuel
Para nós,Portuários,como se compreende é indiferente quantos são ou quem são os donos das Linhas.O nosso Sete Cidades já faz parte da nossa praça em Leixões.
ResponderEliminarPercebo as palavras sábias do Rui de Carvalho,mas ele concerteza que deseja é quantos mais navios melhor,e quanto mais movimentos de Containers melhor ainda.Tenho a impressão que conheço o Rui de "qualquer lado",e fico com a sensação que é dos bons e competente!
Amigo Manuel cá estamos em Leixões para "tratar" dos Navios.
Um Abraço do Augusto.
Amigo Augusto, Obrigado pela visita e pelo comentário, quando vi o pórtico na foto do Amigo José lembrei-me de si.Quanto ao Amigo Rui não tenha duvidas ele como bem diz é dos Bons e Competente, quando esteve na marinha mercante deve ter escalado Leixões várias vezes. Sábado vamos mandar mais uns containers no "S. Rafael" para Leixões, infelizmente vazios era bem melhor se fosse com carga.
ResponderEliminarUm Abraço e volte sempre
Manuel