quinta-feira, 20 de maio de 2010

"Passió per Formentera" recebe prémio "SHIPPAX AWARD" 2010

O novo ferry da Balearia "Passió per Formentera", contruído nos Estaleiros Hijo J. Barreras, Vigo, recebeu o prestigiado prémio "ShipPax Award" 2010, atribuído pela ShipsPax Information, tendo ganho na categoria de melhor conceito de navio combinado de carga e passageiros.
Os prémios ShipPax foram criados à mais de 10 anos pela publicação ShipPax Information, durante estes anos têm atribuído diversos prémios a navios ferry, ro-ro e navios de cruzeiros, desenhados e construídos por todo o mundo, tornando-se assim num galardão desejado por todos.
O Prémio foi entregue numa cerimónia realizada a bordo do navio "Color Magic", no passado mês de Abril durante a realização da "Ferry Shipping Conference". O ferry "Passió per Formentera", partilhou o protagonismo com o maior navio de cruzeiros do mundo o "Oasis of the Seas", que recebeu igual prémio na categoria de navios de cruzeiro.
O ferry "Passió per Formentera" foi o segundo de uma encomenda de quatro ferrys ( Martin e Soler, Passió per Formentera, Abel Matutes e Alhucemas), que a Balearia efectuou aos estaleiro de Vigo, tendo este ferry custado ao seu armador 42 milhões de euros. Este ferry foi especialmente desenhado para optimizar as infra-estruturas portuárias da ilha Balear, e atender ao tráfego Formentera-Ibiza e Formentera-Peninsula.
Este foi um ferry que fui acompanhando durante a sua construção ( post 1 e 2), que também teve o contributo dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ver aqui), o navio têm 101 metros de comprimento, 17 metros de boca, velocidade de 22 nós, uma capacidade para 800 passageiros e 107 veiculos, seus interiores foram desenhados pelo arquitecto Jaime Oliver da Oliver Design e pelo decorador Jorge Belloch.
Fontes: Astillero Barreras / ShipPax Information.
Copyright fotos:
Balearia

6 comentários:

  1. Estes navios são toda uma classe extremamente parecida. É o "azar" dos planos iguais e dos navios gémeos...Os salões são extremamente parecidos com os do Volcan de Tijarafe.Ao menos sempre podiam mudar a posição ou design da escada do restaurante, sempre o navio interiormente ficava diferente...

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  2. Caro Amigo Ricardo, Obrigado pelo teu comentário, ás vezes copiar até é bom, e até pode evitar certas "desgraças".
    Depois envio-te um mail para me explicar melhor.
    Um Abraço e Obrigado pelas fotos do Hellenic Wind
    Manuel

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  3. Tivesse o Governo Regional dos Açores investido 42 milhões num ferry como este, em vez de valores superiores pelo "coxo" Atlântida. Enfim...

    Bom post Manuel.
    Um abraço,

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  4. Caro Amigo Bruno, dessa história do Atlântida nunca vamos saber a verdade, mesmo com comissões de inquerito.
    Um Abraço depois falamos.
    Manuel

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  5. Eu continuo a defender o Atlântida e só vou parar, quando o ver a operar fora de Portugal, num país que reconheça o verdadeiro valor do mesmo. O que acontece é que não se pode pedir para fazer A, depois vir fazer alterações quando o A, já está a meio e depois dizer que A+B, não presta, porque não era assim que se queria. Se queriam algo realmente BOM, abortassem A+B, pagando ao estaleiro por isso e fizessem A+B=C de novo e sendo o C o produto final e não um A+B, indesejado, mas que rendeu ao governo dos Açores e deixou um estaleiro público a três tempos!

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  6. Amigo Ricardo, vou te enviar um mail com a minha opinião.
    É triste a situação desse ferry, o que mais me preocupa são os estaleiros ou melhor a situação financeira do estaleiro, se queremos apostar no mar então este estaleiro é fundamental que mantenha a sua actividade.
    Abraço,
    Manuel

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