Foi no cais interior das Portas do Mar, que se construiu a rampa ro-ro, do porto de Ponta Delgada, rampa essa que pelas imagens se encontra concluída, lembro que é intenção do Governo Regional dotar todos os portos Açoreanos de rampas ro-ro, contribuindo assim para uma eventual dinamização do tráfego ferry (adicionando ? carga rodada) no arquipélago, e eventualmente possibilitar uma ligação de passageiros e carga rodada com a Madeira, Canárias e continente português, tal como acontece com os referidos arquipélagos que se encontram ligados pelos ferrys da Naviera Armas, várias vezes referimos neste blogue uma possível ligação da Armas com o seu novo ferry a Ponta Delgada, contudo fico a pensar que será difícil o novo navio da Armas que têm 175 metros atracar neste caís que terá cerca de 100 mts, resta-me saber se este poderá operar no local onde operou o RO-RO Hellenic Sailor, quando no ano passado trouxe a logística do SATA Rallye Açores 2009.
(©) Copyright fotos: Bruno Rodrigues, Ponta Delgada.
Grande plano do caís de cruzeiros Portas do Mar, com o ferry português "Ilha Azul" (99,52 mts), atracado no caís interior onde nasceu a rampa ro-ro.
(©) Copyright foto: Carlos Medeiros.
Segundo o Diario dos Açores, a rampa nem para o Hellenic Wind serve:
ResponderEliminarhttp://www.diariodosacores.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=5596:rampa-ro-ro-no-cais-de-cruzeiros-de-ponta-delgada-nao-serve-para-o-hellenic-wind&catid=26:destaques
A Armas teria como grande objectivo o transporte de carga. Certamente que as portas do mar não são o melhor sitio para esse tipo de operação.
Caro MMB
ResponderEliminarOs meus parabéns para ti e para o Bruno pelo excelente post que hoje nos ofereces.
Excelente por demonstrar como é que se gasta uma "pipa de massa" que não serve para nada ou quase nada.
Nada, sim nada, terá sido a visão da qual brotou tal empreendimento
estruturante para o futuro do porto de Ponta Delgada, digamos para os próximos 25 anos.
Parabéns a ti, a mim e a todos nós.
Parabéns...!
Abraço
Rui Carvalho
Caro Francisco, Obrigado pelo seu comentário, visita e pelo link que desconhecia. Quanto à carga também sou da sua opinião, devia haver espaço para camiões tal como acontece por exemplo no terminal da Armas e da Fred Olsen em Santa Cruz de Tenerife que têm grandes parques para viaturas e camiões, se bem que também pode haver o caso de não existir interesse em camiões ou melhor em carga rodada.
ResponderEliminarCumprimentos e volte sempre
Manuel
Amigo Rui Carvalho, Obrigado pelo comentário, eu também devo Agradecer estas e outras fotos muito interessantes de Ponta Delgada ao Amigo Bruno. Quanto á rampa já sabes a minha opinião acho que obras portuárias devem ser feitas a pensar no futuro, como tu bem dizes.
Abraço
Manuel
Caro Manuel,
ResponderEliminarO mérito é todo teu pela divulgação que fazes deste sector (O Shipping) nos Açores. O teu blog deveria ser "O Shipping nos Açores" ou "Portos dos Açores"!
Quanto à obra propriamente dita, já tinha comentado com outras pessoas que era um pouco estranho estarem a colocar aquela rampa naquele local, sabendo-se que o calado é reduzido, que o Ilha Azul teve imensos problemas para atracar naquele local dadas as condicionantes do mesmo (proximidade à Marina, calado, e a própria dificuldade de manobra do navio). Carga em camiões TIR seria algo impensável naquele local, bastando pensar na ginástica que teria que ser feita para que esses mesmos camiões saissem para a Avenida Marginal...
Na parte que toca aos cruzeiros, há que dar os "parabéns" à Portos dos Açores, pois destruiu um local de atracagem de navios de cruzeiro como o Expedition, Polar Star, etc, que são navios que nos visitam em alturas criticas, de movimento de navios de cruzeiro de grande porte, e que ficavam ali melhor do que no Cais Comercial quando o cais principal das Portas do Mar está ocupado.
Finalizo este já longo comentário dizendo que o porto comercial está esquecido, esburacado, a precisar de obras de manutenção e reabilitação, não só para o Shipping (que é sem dúvida a actividade crucial daquele porto) mas também para os navios de cruzeiros. Para o ano serão 10 os dias em que Ponta Delgada receberá mais de 1 navio de cruzeiro no mesmo dia. Isto quer dizer que haverá sempre algum colocado no porto comercial, o que não deixa de ser uma pobre primeira imagem.
Manuel, continua com o bom trabalho!
Cumprimentos,
Obrigado Bruno, mas sem a tua generosidade não poderia fazer este post, que também é teu.
ResponderEliminarQuanto a tua análise perece-me correctissima.
Um Abraço
Manuel
Caso o ferry da ARMAS vá mesmo aos Açores, penso que não será aqui que ele atracará, até porque a rampa não me parece suficientemente larga (já para não falar do comprimento do cais). Compreendo sim se a intenção fôr a de atracar um ferry mais pequeno vindo de outras ilhas dos Açores, e permitir assim que passageiros desse façam o transbordo para o ferry da ARMAS que por ter dimensões maiores atracaria onde atracou o navio que fez o transporte da logistica para o Rallye dos Açores, no porto comercial. Sendo assim, faria todo o sentido. Haveria por exemplo uma coordenação em termos de horários, tentando-se que os ferries mais pequenos chegassem sempre antes do ferry da ARMAS, e partissem depois do mesmo. Nesta solução, o deslocamento dos passageiros desde o Porto Comercial até as Portas do Mar e vice-versa será sempre inevitável, mas para quem nao se fizesse transportar em veículo própio, podiam-se arranjar uns autocarros para transfers, em rotação contínua.
ResponderEliminarCaro visitante, Obrigado pela visita e comentário, parece-me uma interessante análise.
ResponderEliminarCumprimentos e volte sempre
Manuel
Caro amigo Futurologista, desgraçadamente tem razão o que simplesmente é triste que depois de se gastar milhões para fazer um terminal de passageiros, se tenha que utilizar o cais comercial.
ResponderEliminarE depois fala-se de investimento publico estrategico e coiso e tal ....valia mais estar quieto e não ter estragado a operacionalidade do Porto de Ponta Delgada
Isto era coisa para a jornalista Teresa Nóbrega fazer uma intriga interessante à sua maneira...
ResponderEliminarCaro Gonçalo, não faz nenhum sentido a utilização das Portas do Mar por parte de Armas. O objectivo deste tipo de operação seria sempre o transporte de carga, algo que não seria aconselhável no cais de cruzeiro.
ResponderEliminarPor exemplo isto foi mercadoria transportada no ferry da Armas no Funchal
http://farinha-ferry.blogspot.com/2008/09/carga-rodada-especial-transportada-no.html
Acha que isto faria sentido em pleno centro da cidade ?
Se o projecto das portas do mar tivesse outra configuração e aproveita- se toda a extensão do porto poderia ter uma rampa ro ro so para ferrys com saida para a zona poente da cidade, pressupondo, a construção de uma "placa" junto ao forte, e poderia receber mais do que um cruzeiro de cada vez.....
ResponderEliminarHum penso que a zona poente junto ao forte está muito limitada, no que a profundidade diz respeito. Aliás, existe um grande baixio em frente às Portas da Cidade, pelo que me disseram.
ResponderEliminarCumprimentos,