Ontem como habitualmente ás terças-feiras voltamos a receber o HSC "Hellenic Wind", Comandado pelo simpático Comandante Apostolos, e novamente como é habitual o "Hellenic Wind" chegou ao nosso porto com 15 minutos de antecedência em relação ao que consta no horário da operadora Atlântico Line, demonstrando que navega a uma velocidade superior á prevista. Por exemplo ontem o "Hellenic Wind" partiu do porto das Velas ilha de S. Jorge, ás 9:45, tendo chegado ao porto da Graciosa, ás 11:15 ( horário 11:30), ou seja o navio demorou 1 hora e 30 minutos a percorrer as 40 milhas que separam os dois portos, o que significa que este viajou a uma velocidade média superior a 26 nós, quando a ligação é Praia da Vitória- Graciosa voltamos a registar também uma antecedência em relação ao horário, mesmo assim o navio têm capacidade para atingir velocidades superiores. Quanto ao "colega" "Express Santorini" também revela uma velocidade superior á prevista pelos horários, na ultima ligação (2ª-feira) entre a Praia da Vitória e a Graciosa, este fez o percurso de 53 milhas em 3 horas, o que dá uma velocidade média superior a 17 nós, no entanto o navio pode navegar a uma velocidade superior, não o fazendo, tal como o "Hellenic Wind", por questões de logística e de economia, uma vez que o aumento da velocidade sem necessidade têm custos, e prejudicaria também a logística dos portos, por curiosidade a velocidade máxima do ferry "Express Santorini" é de 20,4 nós.
Pois esta tudo a correr muito bem , mas se tivesse vindo para cá o Atlantida que velocidade media é que tinhamos?...Quvi falar em 15 nós com os motores quase no maximo a gastar uma enormidade de combustivel, apesar de ser novo em folha. Que nos sirva de lição para o futuro, comprar Ferrys em segunda mão com provas dadas e com garantias de manutenção e o melhor qua a região faz. Fica bem servida, não tem que avançar com capital para investir e não arrisca fiascos como o da atlantida.
ResponderEliminarCaro Gonçalo, Obrigado pelo comentário, a continuar com este sistema sanzonal e com apenas passageiros e viaturas, se calhar têm-se que refletir se vale a pena ou não comprar ferrys ou se opta-se apenas pelo afretamento. Gostava que os ferrys fossem todo o ano tal como acontece noutros arquipélagos transportando a chamada carga rodada entre todas as ilhas Açoreanas, acho que no global os Açores ficariam a ganhar, mas existe muitos interesses que dificultaram esse cenário.
ResponderEliminarAbraço,
Manuel
na minha opiniao, as operadoras de portacontentores deviam apostar em navios mistos, passageiros e carga, como fazem algumas companhias noutros paises
ResponderEliminarCaro Visitante, obrigado pelo comentário, acho que o serviço ferry ainda têm muito para dar, e acho que pode ter um papel importante nos Açores. Às vezes penso que podiamos ter escalas bi-semanais de ferrys inter-ilhas de inverno e uma escala quinzenal de porta-contentores com ligação directa ao continente, sendo necessario como é obvio um navio tanque para abastecimento de combustiveis, acho que desta forma se máximizava os recursos, e aumentava-se a mobilidade no arquipelago, claro que durante o verão teriamos que aumentar as frequências, mas em escalas lineares e não ás voltas.
ResponderEliminarCumprimentos e volte sempre
Manuel