Se requer mão firme e nervos de aço - capitão Hernan Zini ao timón-, para alcançar deslizar o enorme Allure of the Seas (220.000 gt), embaixo da ponte StoreBaelt na Dinamarca, ontem. Estava previsto que houvesse 50 cms livres debaixo da ponte, mas as condições meteoroló gicas reduziram a altura disponível. Esta era a dificuldade mais limitante que se encontra o Allure OTS no seu trânsito desde o estaleiro em Turku, a Finlândia até sua base de Miami (viagem que efetua nestes momentos). Os canos de escape de gases são retráteis. (ver infograma e também vídeos).
domingo, 31 de outubro de 2010
sábado, 30 de outubro de 2010
N/T "Eberhart Essberger" em Ponta Delgada
O N/T "Eberhart Essberger", têm como porto de carga Ponta Delgada, fazendo a parti dai o abastecimento de combustível ás restantes ilhas com excepção da ilha Terceira. No meu pequenito "campeonato de ilha" ocupa a 4ª posição com 25 pontos (escalas), enquanto o líder continua ainda a ser o "Express Santorini" com 66 pontos, seguido de muito perto pelo "Espírito Santo", sendo assim este vermelhusco difícilmente terá possibilidade de ganhar o meu campeonato, o que me deixa feliz uma vez que seria altamente traumatizante ser um navio vermelho a ganhar, ainda se fosse de outra cor mais agradável ( não levar isto muito a sério).
(©) Copyrights fotos: Bruno Rodrigues, Ponta Delgada.
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
"Cruzeiro das Ilhas" no porto da Horta
Navio de passageiros "Cruzeiro das Ilhas", atracado no porto da Horta (17-Jun-10) com as novas cores , este navio foi construído nos Estaleiros São Jacinto, em Aveiro em 1986, é propriedade da Região Autónoma dos Açores, foi inicialmente baptizado de "Cruzeiro do Canal" e começou a operar nos Açores em 1986. Têm capacidade para 208 passageiros e possui um compartimento para o transporte de duas macas.
Comprimento: 32,68 mts.
Boca: 8,21 mts.
Tonelagem de arqueação bruta: 222,83 tons.
Velocidade: 12 nós.
Sistema de propulsão: 2 x Cummins KTA 19-M 368 KW 1800 rpm.
(©) Copyrights foto: Leandro Martins, Horta;Fonte: Transmaçor.
Comprimento: 32,68 mts.
Boca: 8,21 mts.
Tonelagem de arqueação bruta: 222,83 tons.
Velocidade: 12 nós.
Sistema de propulsão: 2 x Cummins KTA 19-M 368 KW 1800 rpm.
(©) Copyrights foto: Leandro Martins, Horta;Fonte: Transmaçor.
Navio oceanográfico francês, "BEAUTEMPS-BEAUPRÈS no porto da Horta
Fotos do navio oceanográfico francês, "BEAUTEMPS-BEAUPRÈS", atracado no porto da Horta. Este navio oceanográfico polivalente destinado a missões de oceanografia e hidrografia é pertença da Marinha Francesa, uma vez que a sua construção avaliada em 76 milhões de euros, foi financiada em 95% pela Marinha Francesa e 5% pelo Instituto Ifremer. O navio têm 80,64 mts de comprimento; 14,90 mts de boca; calado máximo 6,90 mts; tonelagem de arqueação bruta 3292 tons; tonelagem de arqueação líquida 2125 tons; porte 1140 tons; a sua guarnição é constituída por 26 tripulantes e 25 cientistas. O porto da Horta é um preveligiado pois para além da mundialmente conhecida e movimentada marina, regista a passagem de navios muito interessantes como é o caso deste registado por Leandro Martins.
(©) Copyrights fotos: Leandro Martins, Horta.
(©) Copyrights fotos: Leandro Martins, Horta.
Obras- O regresso à normalidade
Durante determinada fase das obras de realinhamento e ampliação do caís, só o navio dos TMG "Ponta da Barca" , assegurava o transporte de carga contentorizada ( Ver aqui)em virtude das restrições existentes a navios com mais de 50 metros. Só a 28 de Agosto de 2008, voltávamos à normalidade em relação ao movimento de contentores, com a primeira escala nesse dia do N/M "S. Gabriel", que fica assim registado como o primeiro navio porta-contentores a efectuar uma operação no novo caís, na altura um autêntico estaleiro de obras.
(©) Copyrights foto: MM Bettencourt, Graciosa.
(©) Copyrights foto: MM Bettencourt, Graciosa.
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Frota dos TMG
Já os fotografei muitas vezes, mas nunca os tinha fotografado juntinhos, "Paulo da Gama", "Espírito Santo" e mais ao fundo na imagem o "Ponta da Barca", para quem vive na ilha Terceira esta será uma imagem habitual, uma vez, que é aqui no porto da Praia da Vitória, que os Transportes Marítimos Graciosenses, Lda., têm o seu caís concessionado, armazem e escritórios, sendo daqui que partem para as suas viagens pelas restantes ilhas do grupo central.
(©) Copyrights foto: MM Bettencourt; Imagem: GoogleSat.
(©) Copyrights foto: MM Bettencourt; Imagem: GoogleSat.
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
Semana quarenta e uma.
A semana 41 começa em Tenerife na segunda-feira com a visita do Braemar da fiel naviera Olsen, lembremos que a semana trabalhista é a Espanha começa em segunda-feira, não em domingo. Quarta-feira recebemos a visita do enorme paquete Independence OTS -Comprimento 339 mts-, visitante freqüente de Tenerife; acho, que até o próprio Manuel Mª teria dificuldades para atracar-lo em Praia dá Graciosa. Quinta-feira escalam o Grand Mistral e o AIDAvita (ver post aqui).
O sábado lhe corresponde chegar ao decano da MSC, o Melody, de 1982, sobre o qual se especula sobre sua próxima venda (precio 60 M€), visita acompanhado do regular AIDAblu. Finalmente o domingo completa a semana o veleiro de luxo Star Flyer (ver aqui).
O sábado lhe corresponde chegar ao decano da MSC, o Melody, de 1982, sobre o qual se especula sobre sua próxima venda (precio 60 M€), visita acompanhado do regular AIDAblu. Finalmente o domingo completa a semana o veleiro de luxo Star Flyer (ver aqui).
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Cancelamento escala em S.S. Gomera.
Ontem, o mal estado do mar e o vento reinante, causaram o cancelamento do atraque em
São Sebastián de la Gomera do cruzeiro ‘Marco Polo', com 176 metros de comprimento, 23 metrosde manga, 826 passageiros e uma tripulação de 356 pessoas. O navio que vinha procedente de Santa Cruz de Tenerife, continuo diretamente para Funchal a onde chegou nas 2300h.
Se dá a circunstância que muitos comércios de São Sebastián de La Gomera abriram seus portas neste amanhã de domingo, de acordo à campanha impulsionada desde instituições como o Cabido Insulano e as municipalidades, assim como a Câmara de Comércio.
São Sebastián de la Gomera do cruzeiro ‘Marco Polo', com 176 metros de comprimento, 23 metrosde manga, 826 passageiros e uma tripulação de 356 pessoas. O navio que vinha procedente de Santa Cruz de Tenerife, continuo diretamente para Funchal a onde chegou nas 2300h.
Se dá a circunstância que muitos comércios de São Sebastián de La Gomera abriram seus portas neste amanhã de domingo, de acordo à campanha impulsionada desde instituições como o Cabido Insulano e as municipalidades, assim como a Câmara de Comércio.
domingo, 24 de outubro de 2010
Hugo Chavez visitou os ENVC
O Presidente da Venezuela, Hugo Chavez e Primeiro Ministro José Sócrates, efectuaram hoje, uma importante visita aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, afim de assinar um contrato no valor de 130 milhões de euros para a construção de 2 navios asfalteiros, aproveitando também o conhecido líder Venezuelano para visitar o ferry "Atlântida" que , considera ser um bom navio, e que poderá ser adquirido pelo Governo venezuelano, surgindo também a hipótese de estar interessado no "Anticiclone", este ainda em fase de construção.
sábado, 23 de outubro de 2010
Balanço da operação ferry-2010 na RTP/A
O programa "Bom dia" da RTP/Açores ( 22 Out-2010), apresentado pelo jornalista, Pedro Moura, efectuou uma reportagem, em que o tema é o balanço da operação ferry-2010, levantando a questão da duração dessa mesma operação, e as Saudades do "Express Santorini", especialmente nestes dias de bom tempo.C olaboração de: Bruno Rodrigues, Ponta Delgada.
"Ponta do Sol" e "Ruby" em Leixões
O nosso Amigo e Colaborador José Modesto, leva-nos hoje numa "viagem" até ao porto de Leixões, onde lá operavam hoje dois navios da linha dos Açores, o "Ponta do Sol" da Transinsular , com saida prevista para as 18:45 (hora do continente)e o "Ruby" da Box Lines, este com saida para as 16:00, ambos com destino a Ponta Delgada, enquanto na popa deste último estava um navio da Cabomundo Shipping Line- Transportes Marítimos SA, contudo não sei o nome do navio, mas Agradêço a vossa colaboração. Obrigado Amigo José.
(©) Copyrights fotos: José Modesto, Leça da Palmeira.
(©) Copyrights fotos: José Modesto, Leça da Palmeira.
Um yate diferente
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
NRP "JOAO ROBY" regressou a Angra 1 ano e 3 meses depois
Este ano, o NRP “João Roby”, em comissão na Zona Marítima dos Açores até ao final do Ano, regressou ao porto de Angra de Heroísmo, onde esteve nos dia 14 e 15 de Outubro.
O Seu Comandante, Capitão-de-fragata Paulo Alcobia Portugal, manteve a manobra já praticada no ano anterior (11 de Julho) de com ajuda do ferro atracar no Porto das Pipas por Bombordo.
Será de esperar nova estadia deste navio no porto de Angra do Heroísmo ainda este ano, assim o tempo o permita.
(©) Copyrights fotos e texto: João Gonçalves, S. Miguel.
O Seu Comandante, Capitão-de-fragata Paulo Alcobia Portugal, manteve a manobra já praticada no ano anterior (11 de Julho) de com ajuda do ferro atracar no Porto das Pipas por Bombordo.
Será de esperar nova estadia deste navio no porto de Angra do Heroísmo ainda este ano, assim o tempo o permita.
(©) Copyrights fotos e texto: João Gonçalves, S. Miguel.
Desembarque do Piloto do navio de cruzeiros "Aurora"
Lancha de Pilotos da APSM (Administração dos Portos de S. Miguel e Santa Maria, SA), recolhendo o Piloto do navio de cruzeiros "Aurora" (Açores mov. cruzeiros).
(©) Copyrights fotos: António M. Dias de Simas, Ponta Delgada.
JUP chega a todos os portos nacionais
Depois de implantado nos três maiores portos nacionais, o processo Janela Única Portuária vai chegar à totalidade dos portos comerciais nacionais, na sequência de um protocolo assinado segunda-feira dia 18 Outubro, entre todos os intervenientes.
Os signatários são a Direção-Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo, as administrações dos portos de Viana do Castelo, de Aveiro, da Figueira da Foz, de Setúbal e Sesimbra, da Região Autónoma da Madeira, da Terceira e Graciosa, do Triângulo e do Grupo Ocidental, das Ilhas de São Miguel e Santa Maria e o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos. (Notícia completa).
Fonte: CargosNews.
Os signatários são a Direção-Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo, as administrações dos portos de Viana do Castelo, de Aveiro, da Figueira da Foz, de Setúbal e Sesimbra, da Região Autónoma da Madeira, da Terceira e Graciosa, do Triângulo e do Grupo Ocidental, das Ilhas de São Miguel e Santa Maria e o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos. (Notícia completa).
Fonte: CargosNews.
O "Ponta da Barca" e as obras do porto
O ano de 2008, fica marcado no porto da Graciosa, pelas obras de ampliação e realinhamento do caís, tendo em conta a extrema importância do porto para a economia da ilha, este obrigatoriamente teve que se manter em actividade, sendo 50% estaleiro e 50% porto, algo que não è fácil, mas tanto a empresa encarregue da obra ( Tecnovia Açores) como a APTG, colaboraram e conseguiram conciliar as duas vertentes.
Com as obras, a linha de atraque ficou obviamente reduzida, tendo a parti de certa altura havido restrições quanto à operação de navios com mais de 50 metros, com essa restrição só os navios dos TMG, "Espírito Santo", "Paulo da Gama" e "Ponta da Barca" asseguravam a carga, enquanto o catamarãn da Transmaçor "Expresso das Ilhas" assegurava o transporte de passageiros. No referente à carga, o "Ponta da Barca" foi o polivalente, assegurou o transporte de carga-geral, contentores e combustível ( TK), em cada uma das das suas várias viagens semanais, transportava 15 contentores de 20 pés, tendo também durante esse período transportado equipamento destinado à obra. Eis assim uma das mais importantes missões do "filho" da Ulstein Verft.
(©) Copyrights fotos: MM Bettencourt, Graciosa.
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Porta-contentores com proa X-Bow
É sempre com grande prazer que faço esta pequenas "viagens", até à casa mãe do "meu" N/M "Ponta da Barca", digno representante nos Açores da Ulstein Group, para além disso, este estaleiro norueguês, têm um site dinâmico, com muita informação, divulgando muito do seu trabalho, mas também acções solidárias, e até uma maneira diferente de encarar a gestão de uma empresa, com a distribuição de bónus entre os seus colaboradores, dispondo de uma página onde nos presenteia com várias possibilidades de downloads, desde música, wallpapers, ficheiros pdf, etc. Sendo um estaleiro sempre em busca da inovação, público imagens de um projecto para um porta-contentores com a proa X-Bow ( ficheiro).
Deadweight: 13 800 tons.
Arqueação bruta: 10 800 tons.
Arqueação Líquida: 4300 tons.
Comprimento: 150, 97 mts.
Boca: 23,50 mts.
Capacidade: 1258 TEUS
Motor: MAN B&W 6S50 ME-B9 10 680 KW.
Velocidade: 18,2 nós.
(©) Copyrights imagens: Ulstein Group.
Desenho do navio "Açoriano"
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Potencialidades turísticas açorianas.
O Star Flyer é um navio cujas dimensões são muito apropriadas para realizar itinerários entre as Açores no verão. O reduzido número de passageiros e suas características (amantes das viagens de descobrimento e aventura), mantendo um elevado standard de conforto e segurança. Entre outros destinos potenciais, citamos como exemplos a porto Pipas (Terceira) ou Praia (Graciosa) que seriam destinos ideais. Para isso, seria necessário campanhas de promoção específicas para este turismo, por parte do governo açoriano.
Star Flyer, 1991.
Tonelaje: 2298 grt.
Eslora: 110 mts.
Manga: 15.3 mts.
Puntal: 5.65 mts.
Sup. vélica: 340 m2.
Mástil: 69 mts.
4 palos, 16 velas.
pax: 175. trip: 72.
O veleiro Star Flyer da Star Clippers, chega ontem em Santa Cruz em viagem de posicionamento para Bridgetown, Barbados no Caribe. Este salto transatlântico devido a seu modesta velocidade de cruzeiro - entre oito e nove nós - lhe suporá 14 jornadas oceânicas. Como podemos apreciar na captura de LTodo, demora seis horas em superar a ponta Sul de Tenerife. Mesmo que o pequeno navio de 110 mts de comprimento, tem as comodidades usuais (inclusive duas pequenas piscinas), não há dúvida que seus hóspedes são grandes torcedores à mar. O lindo veleiro que procede de Cannes, tem feito escala entre outros portos, em Funchal e G. Canária, em uma viagem de uma duração total de trinta jornadas. (©) Copyright fotos interiores: Star Clippers.
Star Flyer, 1991.
Tonelaje: 2298 grt.
Eslora: 110 mts.
Manga: 15.3 mts.
Puntal: 5.65 mts.
Sup. vélica: 340 m2.
Mástil: 69 mts.
4 palos, 16 velas.
pax: 175. trip: 72.
O veleiro Star Flyer da Star Clippers, chega ontem em Santa Cruz em viagem de posicionamento para Bridgetown, Barbados no Caribe. Este salto transatlântico devido a seu modesta velocidade de cruzeiro - entre oito e nove nós - lhe suporá 14 jornadas oceânicas. Como podemos apreciar na captura de LTodo, demora seis horas em superar a ponta Sul de Tenerife. Mesmo que o pequeno navio de 110 mts de comprimento, tem as comodidades usuais (inclusive duas pequenas piscinas), não há dúvida que seus hóspedes são grandes torcedores à mar. O lindo veleiro que procede de Cannes, tem feito escala entre outros portos, em Funchal e G. Canária, em uma viagem de uma duração total de trinta jornadas. (©) Copyright fotos interiores: Star Clippers.
(©) Copyright texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.