O ano de 2008, fica marcado no porto da Graciosa, pelas obras de ampliação e realinhamento do caís, tendo em conta a extrema importância do porto para a economia da ilha, este obrigatoriamente teve que se manter em actividade, sendo 50% estaleiro e 50% porto, algo que não è fácil, mas tanto a empresa encarregue da obra ( Tecnovia Açores) como a APTG, colaboraram e conseguiram conciliar as duas vertentes.
Com as obras, a linha de atraque ficou obviamente reduzida, tendo a parti de certa altura havido restrições quanto à operação de navios com mais de 50 metros, com essa restrição só os navios dos TMG, "Espírito Santo", "Paulo da Gama" e "Ponta da Barca" asseguravam a carga, enquanto o catamarãn da Transmaçor "Expresso das Ilhas" assegurava o transporte de passageiros. No referente à carga, o "Ponta da Barca" foi o polivalente, assegurou o transporte de carga-geral, contentores e combustível ( TK), em cada uma das das suas várias viagens semanais, transportava 15 contentores de 20 pés, tendo também durante esse período transportado equipamento destinado à obra. Eis assim uma das mais importantes missões do "filho" da Ulstein Verft.
(©) Copyrights fotos: MM Bettencourt, Graciosa.
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