Se por cá, nos Açores, a operação ferry já terminou, nos vizinhos arquipélagos da Madeira e de Canárias esse serviço continua, uma vez que a operação é anual e efectuada em diferentes moldes, agregando ao serviço de passageiros e suas viaturas também o negócio da carga rodada.
Já se passaram mais de 10 anos desde o ressurgimento do transporte marítimo de passageiros inter-ilhas nos Açores, no entanto durante estes anos a operação têm sido sempre sazonal e excluindo absolutamente a carga rodada, facto que até à data se compreende pois não existem rampas Ro-Ro em todos os portos Açorianos. Mas com a anunciada construção dessas rampas poderemos criar condições para eventualmente dinamizar este serviço, contribuindo assim para um maior e mais fácil intercâmbio comercial entre as ilhas como se estas estivessem ligadas verdadeiramente por uma ponte.
Já se passaram mais de 10 anos desde o ressurgimento do transporte marítimo de passageiros inter-ilhas nos Açores, no entanto durante estes anos a operação têm sido sempre sazonal e excluindo absolutamente a carga rodada, facto que até à data se compreende pois não existem rampas Ro-Ro em todos os portos Açorianos. Mas com a anunciada construção dessas rampas poderemos criar condições para eventualmente dinamizar este serviço, contribuindo assim para um maior e mais fácil intercâmbio comercial entre as ilhas como se estas estivessem ligadas verdadeiramente por uma ponte.
As fotos são referentes ao ferry do armador madeirense Porto Santo Line “Lobo Marinho” e do ferry “Volcan de Tijarafe” do armador canário Armas. O “Lobo Marinho” efectua, como sabemos, a ligação entre a ilha da Madeira e a ilha do Porto Santo, transportando passageiros, carros, autocarros e carga rodada, numa verdadeira auto-estrada marítima entre as duas belas ilhas do arquipélago.
(©) Copyrights fotos: 1ª, 2ª, 3ª Sérgio Ferreira; 4ª, 5ª e 6ª Jorge Ferreira, Funchal.
Se a Porto Santo Line assegura a ligação inter-ilhas, a Armas com o ferry “Volcan de Tijarafe” efectua a ligação entre o arquipélago da Madeira com o continente Português, ligação essa que OPortodaGraciosa acompanha regularmente no blogue do amigo Paulo Farinha e aonde se dá destaque a essa ligação e sobretudo a esse tipo de transporte. Fruto desse habitual acompanhamento, outra opção se agiganta para o futuro do serviço de ferry nos Açores com a potencial ligação de um ferry da Armas entre os Açores – Madeira - continente português e as Canárias, embora só se fale ainda em eventuais rotas.
Partindo do princípio que essa ligação será uma realidade e que se efectuará a partir de Ponta Delgada, seria óptimo que se instituísse uma coordenação com o serviço ferry inter-ilhas, para que toda a região pudesse tirar dessa ligação de passageiros e carga rodada para o exterior das nossas ilhas vantagens económicas e sociais. Abrir-se-iam assim desse modo as portas da economia das afortunadas ilhas Canárias, que são decididamente um potencial e apetecível mercado para a excelência e genuinidade exclusiva dos produtos Açorianos.
As futuras rampas Ro-Ro mesmo sem ferrys são uma mais-valia para os portos (desde que bem construídas e localizadas), e não serão grande progresso para os ferrys se estas não possibilitarem o embarque de carga rolada, uma vez que facilitariam apenas uma melhor gestão da “garagem” no desembarque/embarque dos carros dos passageiros.
Pensamos que esse ganho logístico por si só não justifica os milhões que já foram e serão investidos, lembrando que a opção em ferrys adaptados com portas laterais como o “Express Santorini” e “Hellenic Wind” foi a eleita e que navios com essas características não serão certamente fáceis de encontrar.
Se os tempos são de crise e de dificuldades, também será certamente uma boa oportunidade para criar novas e eficientes soluções, reflectir, inovar e corrigir.
(©) Copyrights fotos: 1ª António Sáez; 2ª e 3ª Sérgio Ferreira; 4ª Paulo Farinha.
Partindo do princípio que essa ligação será uma realidade e que se efectuará a partir de Ponta Delgada, seria óptimo que se instituísse uma coordenação com o serviço ferry inter-ilhas, para que toda a região pudesse tirar dessa ligação de passageiros e carga rodada para o exterior das nossas ilhas vantagens económicas e sociais. Abrir-se-iam assim desse modo as portas da economia das afortunadas ilhas Canárias, que são decididamente um potencial e apetecível mercado para a excelência e genuinidade exclusiva dos produtos Açorianos.
As futuras rampas Ro-Ro mesmo sem ferrys são uma mais-valia para os portos (desde que bem construídas e localizadas), e não serão grande progresso para os ferrys se estas não possibilitarem o embarque de carga rolada, uma vez que facilitariam apenas uma melhor gestão da “garagem” no desembarque/embarque dos carros dos passageiros.
Pensamos que esse ganho logístico por si só não justifica os milhões que já foram e serão investidos, lembrando que a opção em ferrys adaptados com portas laterais como o “Express Santorini” e “Hellenic Wind” foi a eleita e que navios com essas características não serão certamente fáceis de encontrar.
Se os tempos são de crise e de dificuldades, também será certamente uma boa oportunidade para criar novas e eficientes soluções, reflectir, inovar e corrigir.
(©) Copyrights fotos: 1ª António Sáez; 2ª e 3ª Sérgio Ferreira; 4ª Paulo Farinha.
Caro Manuel
ResponderEliminarNa Madeira 2 grandes superfícies comerciais tiram partido do transporte de atrelados que o ferry Volcan de Tijarafe disponibiliza. O Pingo Doce, Grupo Sá, e brevemente o Modelo (Sonae).
A Naviera Armas veio para ficar, e ainda este ano em Dezembro, ou mais provavelmente em Janeiro o Volcan del Teide passa a frequentar Ponta Delgada.
Um abraço
Paulo Farinha
Caro Amigo Paulo, acha que será tão cedo essa ligação? e será logo com o novinho Volcan de Teide?
ResponderEliminarVou continuar a acompanhar o movimento ferry na Madeira no seu blog.
Abraço,
Manuel
A propósito de "novinho" a Naviera Armas tem colocado na Madeira desde 2006 os seus mais novos ferrys
ResponderEliminar2006-Lançado o ferry Volcan de Timanfaya, colocado logo na Madeira.
2007-Lançado o ferry Volcan de Tamadaba, colocado logo na Madeira.
2008- Lançado o ferry Volcan de Tijarafe, colocado logo na Madeira até hoje.
O próximo, Volcan del Teide, também será colocado na Madeira de início, com a forte possibilidade de navegar até aos Açores, será uma entrada do super ferry em cheio na Macaronésia.
Um abraço
Paulo Farinha
Amigo Paulo, interessante aquilo que refere, por acaso tenho um livro do Sr. Juan Carlos Lorenzo, em que têm parte da história da Armas, é uma empresa que admiro.
ResponderEliminarUm Abraço,
Manuel
Sem dúvida alguma!
ResponderEliminarSe, e ainda bem que há essa possibilidade de o navio Volcan del teide navegar até aos açores, os 3 arquipelagos e o continente Portugues ficavam mais próximos e com preços competitivos no mercado. A naviera Armas, apesar das divergências, veio pra ficar ainda bem, e espero que a Armas tenha em conta o outro arquipelago portugues, afinal "muito mais é o que nos une do que nos separa"
Grande Abraço
Jorge Ferreira
Amigo Jorge, mais uma vez Obrigado por teres perdido algum tempo a registar algumas destas fotos que fizeram este post. Quanto a esta ideia, de ter os arquipélagos ligados entre si com um ferry seria óptimo, mas vamos esperar para ver.
ResponderEliminarUm Abraço,
Manuel
Eu nao acredito que o Volcan del Teide vai para os Açores...
ResponderEliminarTalvez o proximo Ferry do Armas que ja esta em construçao em Vigo (o irmão gemeo do Teide) , ou talvez a proximo que sera um pouco mais pequeno que os Gemeos.
Eu acredito que o impacto na economia da Madeira quando houver a ligaçao com os Açores sera muito maior do que quando o Armas ligou a Madeira e o Continente..
Eu esplico com a ligação com o continente a madeira so ganhou poder ir la buscar coisas mais baratas e conseguir uma alternativa ao aviao (mais barata) para ferias...
Com os açores podemos juntar a tudo isto a exportaçao de produtos made in Madeira para os Açores e vice versa claro.
As vezes fico a pensar, conheço varios empreenteiros Madeirenses que devido as dificuldades aqui na Madeira tem-se voltado para os Açores sera que estes tambem nao utilizariam o Ferry se pudessem para deslocar Materias, equipamentos e trabalhadores para la movimentando um grande fluxo de mercadorias entre os 2 arquipelagos .
Outra ideia que ja pensei e já comentei ao SrFarinha sera com a ligação entre nos, a Madeira não se poderia transformar o destino de compras dos Açorianos, veja os Açores por muito que se esforcem tem um problema a sua maior ilha tem poucos habitantes logo nao consegue captar grandes investimentos de grandes cadeias de comercios ( ex: MediaMarket,ToysRus ,StamplesCenter, IKea , Comforama, Declatlon ...), a Ilha da Madeira por ter mais habitantes consegue atrarir mais que os Açores , mais não consegue estes porque eles acham que não é viavel, a nossa união (Madeira+Açores) , transforma-nos num mercado apetecivel e viavel com um potencial de meio milhão de clientes .
Esta é a visao de um Madeirense que não conhece a realidade Açoriana e claro as ideias beneficiam mais a Madeira que os Açores , mais estou certo que vosses Açoreanos teram outras ideias que coloquem os Açores a beneficiar-se também com esta ligação , teria gosto em saber as vossas ideias ( tirando as obvias, exportaçao de Atum , lacticinios, Carne de Vaca, Ananas, Tabaco, Chá...)
Fico a espera
Caro DavidB, em primeiro lugar Obrigado pela visita e pela sua participação, pois na minha opinião o comentário faz parte do post, acrescentando-lhe mais alguma informação, e diferentes opiniões.
ResponderEliminarSe não estou errado, actualmente apenas a Transinsular faz a ligação Ponta Delgada -- Caniçal, sendo que por exemplo o gado carregado na Graciosa é baldeado em Ponta Delgada. Com a aquisição da BoxLines pelo Grupo Sousa, poderá eventualmente haver alguma diferente estratégia para esta linha, mas como é óbvio sou eu a pensar com os meus botões.
Se a Armas vier para os Açores, poderia como disse ser uma mais valia, no sentido de proporcionar um maior e mais fácil intercambio comercial e social entre Madeira e Açores e também as Canárias.
Quanto aos produtos que refere, acho que é mais ou menos o que eu penso, e deixe-me dizer que por exemplo todo o serviço de ferro na obra do porto da Graciosa foi feito por uma empresa Madeirense que cá continua a trabalhar na ilha, ora um ferry entre os nossos arquipélagos podia facilitar, esse movimento.
Bem quanto à operação da Armas tenho algumas coisa que ainda não percebi.
Como sabe a operação ferry nos Açores têm sido sempre sazonal, e não têm comtemplado a carga rodada, se a Armas vier para os Açores a escala será Ponta Delgada, aqui encostar nas portas do mar, está fora de questão, pois no caís interior onde construiram a rampa ro-ro só têm 100 metros, penso que a alternativa será no caís comercial onde atraca os ro-ro do rallie. Sendo Ponta Delgada, claro que o mercado Micaelense fica a ganhar, mas como chegará a carga e passageiros até aqui? a carga terá que embarcar nos porta-contentores (por enquanto não vejo outra opção), e ser transferida para o ferry, pergunto será que os Armadores estão disposto a levar carga para a nova concorrência? Bem a questão dos passageiros e viaturas, para os habitantes das outras ilhas, sem ligação ferry inter-ilhas, terei que usar o avião e neste caso não posso embarcar com o carro. Ainda em relação à carga, por exemplo na minha ilha embarca o gado com destino à Madeira mas vai vivo, penso que não poderá ir no ferry ( agradêço ajuda ) e neste caso o interesse está em exportar gado vivo por interesse dos compradores Madeirenses, bem sei que neste aspecto poderá brevemente haver mudanças no transporte de gado, mas até lá...
Como vê na minha opinião teria que haver um serviço ferry inter-ilhas todo o ano, e que contempla-se a carga, ai seriamos todos nós a tirar partido disso, a efectuar essa ligação já será apenas Ponta Delgada ( ainda bem para os amigos Micaelenses) a beneficiar, também não sei qual a ideia do Governo em relação ao serviço ferry, Anual ou sazonal; navio seus ou afretados; será que num novo concurso inter-ilhas este poderá interssar á Armas? irá haver carga rodada, enfim tenho algumas questões na minha cabeça que não sei responder.
Um Abraço e volte sempre,
Manuel
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarEntiendo que manifestamos DESEOS, que no certezas, pues no hay información de la naviera al respecto.
ResponderEliminarSi Armas entra también en el contrato para las líneas de interior, puede usar buques tipo V Tauce, con rampa más pequeñas, adecuados al resto de puertos, enlazando como "feeder" con PD.
Puede ser que el V Teide se use en Canarias - Madeira - Portimáo y el V Tijarafe en PD - Madeira - Sines ( o Setúbal) duplicando el enlace Madeira continente (deseo manifestado anteriormente por la propia naviera). Deberemos esperar al desarrollo de los acontecimientos. Saludos, Antonio.
A minha ideia para os açores seria um bom ferry para ligar nos com voces , 2 ferry tipo Volcan de Tauce ,( completamente renovado) ficariam nos Açores e fariam ligação entre os grupos e usar mini Ferrys tipo aqueles que o governo Açoriano encomendou para fazer pequenas ligações entre ilhas do mesmo grupo tipo Corvo/Flores Pico/Faial.
ResponderEliminarClaro toda esta operaçao seria anual e não sazonal.
O Futuro dos Açores esta nas ligações entre ilhas em ferrys, eu tenho ideia que uma das razões do sucesso do Arquipelago Canario foi a sua bela rede de ferry ...
O Grande crescimento do Porto Santo deu-se com a entrada do serviço de Ferrys, se nao houve-se aquilo estaria muito pior que esta agora ...
dicordo com o Antonio Sáez, quando ele diz que o V Teide sera colocado na rota Portimao/Funchal/Canarias .
A nova rota com ligaçao a Sines ou Setubal por estar mais proxima de Lisboa vai atrair mais carga e mais passageiros logo vai precisar de um ferry maior (V Teide), o que tenho receio é que a rota com Portimão fique prejudicada por falta de carga e passageiros, por isso é bom que aja uma ligaçao com os Açores para poder aumentar o fluxo de carga e de passageiros entre a Madeira com Continente para poder ser viavel 2 ligações semanais ...
Caro David, em relação ao transporte ferry nos Açores, a minha maior dúvida têm a ver precisamente com o futuro, o GOV encomendou um estudo, que ainda não foi apresentado, vejamos que tipo de navios eles aconcelam, e se navios próprios ou afretados, depois vem a questão da carga enfim, tenho mais dúvidas do que certezas. Na questão que fala da mais valia dos ferrys na Madeira e Canárias, concordo consigo, do pouco que conheço vejo que esse serviço pode dar um contributo muito importante ás economias insulares. Normalmente penso para mim, não seria fantastico nas nove ilhas dos Açores estarem ligadas por uma ponte? como será impossivel construir essa ponte o mais parecido são os ferrys, que digamos são pontes, mas que se movimentam. Como diz e concordo consigo na questão do Lobo Marinho e a sua ligação a Porto Santo, se não estou errado as ligações são efectuadas, pelo ferry, pelo porta-contentores "Madeirense 5" (quinzenal) e pelo navio de combustivel e um cimenteiro, seria mais ou menos isso que eu gostava de ter na minha ilha, como é obvio isto é uma opinião e não quer dizer que não tenha que ser corrigida.
ResponderEliminarQuanto á ligação ferry entre Açores-Madeira- Lisboa, é triste que um país ´com uma história ligada ao mar não assegure ligações ,marítimas de passageiros entre o seu território marítimo.
Por vezes penso que desde que se iniciou a destruição da identidade marítima deste país temos vindo a destruir também o próprio país, diga-se temos sido muito bons nessa matéria, qualquer dia completamos a brilhante missão destes politicos muito competentes nesta matéria, de destruir claro.
Um Abraço,
Manuel
ola bom dia sr paulo , gostria de saber se sabe algo do novo feery da armas , o volcan del teide, pois falasse que pode fazer escala em lisboa no qual era fantastico.
ResponderEliminarum abraço
joao
Caro visitante Obrigado pelo seu comentário, mas penso ser melhor fazer uma pergunta directamente ao nosso Amigo Paulo no seu blog, está na minha lista de blogs.
ResponderEliminarAbraço,
Manuel
Pois! a soluçao para esses problemas vai para a venezuela!
ResponderEliminarEnquanto os açoreanos nao escolherem lideres que defendam os interesses da regiao em vez de desbaratar recursos o problema vai manter-se