Recentemente, a Atlântico Line, iniciou a divulgação pública do estudo por si encomendado à BTM Transport and Solutions, relativo ao transporte marítimo nos Açores, curiosamente esse estudo indica que a melhor opção é a aquisição de navios próprios do tipo HSC.
Pois bem, estas recomendações da BTM, feitas à Atlântico Line, fez-me lembrar o projecto da empresa Canadamar, apresentado à poucos anos ao Governo Açoriano, comunicação social e público em geral, pelo Sr João Amaral, um emigrante açoriano residente no Canadá, que já havia tido negócios na área do transporte marítimo nos Açores, com o iate "Santo Amaro", e mais tarde com o navio, "Ilha de S. Jorge".
Parece-me que a BTM sem querer deu razão ao Sr. João Amaral e à Canadamar, pois esta pretendia assegurar o transporte marítimo de passageiros e viaturas inter-ilhas com navios HSC do tipo catamaran, aliás estas imagens aqui públicadas, foram retiradas do ficheiro de apresentação desse projecto, que incluia um catamaran de 55 metros e outro de 73 mts, devo aqui referir que também existe um ficheiro ( que não tenho) que inclui um navio HSC do tipo monocasco, que surge nesse ficheiro com as cores da Baleária.
Estas imagens são do catamaran, "Isle of Man", actual navio da frota da Steam Packet Company, com o nome de "Snaefell", este navio têm um comprimento de 73,86 mts, uma boca de 26 mts, um calado de 3, 10 mts, e atinge uma velocidade máxima de 34 nós, quanto à sua capacidade de transporte é de 431, passageiros e aproximadamente 85 viaturas em 420 metros lineares de carga, digamos que este navio está muito perto do perfil recomendado pela BTM, uma vez que esta considera que um dos navios devia ter uma capacidade de 500 passageiros e 50 viaturas.
(©) Copyrights imagens: Ficheiro Canadamar/ João Amaral.