sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

"Ilha Azul" vendido para Cabo Verde

O "nosso" ferry "Ilha Azul", foi vendido à Diallo & Macedo-Companhia de Navegação, Lda., empresa de navegação de Cabo-Verde, que opera naquela país desde 2006, efectuando ligações inter-ilhas e para o exterior do arquipélago.
O ferry "Ilha Azul", até agora pertença do armador nacional Transmaçor, torna-se assim   mais uma baixa na já pequena frota nacional, este ferry foi construído nos estaleiros H.J. Barreras, Vigo em 1980 com o nome de "Bahia de Ceuta" ( 1980-2004)  "Athina" ( 2004-2006) e "Ilha Azul" (2006-2011),  agora foi renomeado de pelo seu novo dono de " Nossa Senhora da Graça", espero que seja útil à população de Cabo Verde, e que a sorte o acompanhe.
O "Ilha Azul" sob o Comando do Cte. Ivanoel Moreira, foi o primeiro navio a atracar no novo caís do porto da Graciosa, ainda decorriam as obras. Desejo ao  Comandante Ivanoel Moreira e à sua tripulação as maiores Felicidades, talvez um dia as nossas vidas se voltem a cruzar.
(©) Copyright fotos: 1ª e 2ª MM Bettencourt, Graciosa; Imagem: Diallo & Macedo, Cabo Verde.

12 comentários:

  1. Bem que estranhei tanta gente nos ultimos dias a bordo do Ilha Azul.
    Abraço
    Orlando Miguel08

    ResponderEliminar
  2. Boas amigo Orlando, espero agora para ver no blog Estivadores de Aveiro, o Nossa Senhora da Graça com a nova pintura.
    Um Abraço,
    Manuel

    ResponderEliminar
  3. Mas essas modificações vão ser feitas aqui em Aveiro?
    Se for assim claro que vai aparecer nas fotos.
    Abraço
    Orlando Miguel08

    ResponderEliminar
  4. Bom reparo amigo Orlando, se calhar o navio irá fazer uma docagem para limpeza do fundo e nova pintura, de facto é o mais lógico.
    Abraço,
    Manuel

    ResponderEliminar
  5. A pintura por acaso está bastante bonita. Gosto. O ilha azul, poderia ter dado muito mais do que aquilo que deu, aos Açorianos e mesmo ao país inteiro, isto porque não foi rentabilizado e muita dessa culpa foi do próprio governo Açoriano. O amigo Manuel que me desculpe, mas apesar de gostar muito de navios, nunca engoli bem a ideia de irmos pagar navios à Grécia, quando tínhamos cá um navio Português parado e com boas condições para efectuar o serviço inter-ilhas o ano inteiro. O Atlântida foi recusado, em vez de ferry vai ser um cruzeiro, acho que isso diz tudo, um grande LOOL.

    Um abraço amigo Manuel e venham daí as fotos do Nossa senhora da Graça. Caso ele venha para Lisboa, para o estaleiro, o que desconfio, comprometo-me a enviar as fotos, do que conseguir apanhar.

    ResponderEliminar
  6. Li que o Atlantida foi vendido por 45 M€ e vai para a Venezuela daqui a 7 messes.

    Quanto ao Ilha Azul, se houver rampas em CaboVerde vai poder ser utilizado em maxima força transportando carga rodado de um lado para outro levando a economia a crescer

    O armas também tem um Ferry em cabo Verde o "Mar D'Canal"

    veja está foto do Porto de Santo Antão com "Mar D'Canal"



    http://3.bp.blogspot.com/_Aqw0OlGAfTE/S2QgmspSWKI/AAAAAAAABHc/GSP1Ukop-sk/s400/1.jpg


    No Mindelo (ilha de São Vicente)

    http://i1.trekearth.com/photos/34171/20060718cv_mindelo10.jpg


    talvez esteja interesado neste site

    http://www.cvfastferry.com/v1/

    e neste video

    http://www.youtube.com/watch?v=n4K3-_G6P-E


    CaboVerde sera o exemplo que um Arquipelago com bastantes ilhas pode ter um bom serviço de Ferrys

    ResponderEliminar
  7. Amigo Ricardo, respeito a tua opinião, aliás não é muito diferente da minha. Já te disse qual a minha opinião sobre o Ilha Azul, posso te dizer que concordo com este texto do amigo Rui: http://oportodagraciosa.blogspot.com/2010/07/uma-missiva-para-aveiro.html

    Também sou da opinião do Rui, com as devidas alterações, podiamos rentabilizar este navio, bem sabem que pelo meio vem a politica, e isso é outro mundo.
    Quanto a esta questão dos navios, acho que a novela ainda não acabou, virá mais capitulos, com episódios apaixonantes.
    Quanto ao Atlântida, custar 45ME, bem eu comprava o "Passio per Formentera" da Balearia, que custou 42 ME, e poupava 3 ME, tem as memas capacidades do Atlântida e atinge 22 nós. Repara que quem projectou o Atlântida para velocidades inferiores a 20 nós, devia estar distraido, uma vez que por exemplo o Santorini construido em 1974, tem uma velocidade máxima superior.
    Abraço,
    Manuel

    Amigo DavidB, Obrigado pelo comentário, e pelas fotos, super interessantes, espero que os nossos visitantes (principalmente os Açorianos) as vejam e tirem as suas conclusões.
    Parece-me que o serviço ferry, continuará a ser apenas Smarts e passageiros ( com ou sem rampas), continuará a ser apenas uns 5 meses por ano, teria mais para dizer mas é melhor estar calado.
    Amigo DavidB, não sei se conhecia o antigo "Espirito Santo" (de madeira)? pois bem vi á dias uma foto dele operando em 1968 num porto de Santa Cruz da Graciosa, descarregava com uma grua de terra, não havia empilhadores, mas quanto ao resto tudo igual. Este Espirito Santo que por cá anda ( que é um ferry) foi construido em 1964, já imaginou o nosso atraso?
    Já lhe disse qual era a minha opinião para os Açores, mas como vê é tudo complicado, vai continuar tudo na mesma.
    Os ferrys ( a sério) podiam ser as estradas que nos falta para unir as ilhas, onde circulavam os bens e pessoas, dinamizando a economia, mas... é melhor não sonhar.
    Um Abraço,
    Manuel

    ResponderEliminar
  8. O "ILHA AZUL" pois claro, trabalhei muitos anos nos ENVC,o "Ilha Azul" entrou várias vezes em doca, em Viana do Castelo, uma das quais para montar estabilizadores a BB e EB. Fui responsável pela montagem do berço em todas as docagens no ENVC,também responsável pela localização em doca, para além de Participar nas manobras.
    Sousa de Castro

    ResponderEliminar
  9. Se acharem de interesse geral, posso mandar algumas fotos de navios que docaram nos ENVC.
    Digam para que E-mail devo enviar
    Cumprimentos,

    Sousa de Castro

    ResponderEliminar
  10. Meu Caro Vistante, seja bem vindo aos comentários, saiba que este humilde blog tem sempre a porta aberta para mais um Amigo, se entender enviar alguma foto o meu mail é o seguinte: manuelmariabett@gmail.com

    Por acaso tenho umas fotos do Ilha Azul em estaleiro que quando receber o seu mail envio-lhe, são de 2007 e não sei quem as tirou.
    Como sabe sigo o seu blog, tenho um familiar neste caso o meu sogro que fez também tropa na guiné, vou lhe perguntar a zona e o ano ( esqueci-me), aliás tenho mais dois tios que estiveram lá na mesma altura.
    Um Abraço com muita consideração pelos ex combatentes
    Manuel

    ResponderEliminar
  11. A pintura até pode ficar bonita:mas será que a pagam?

    ResponderEliminar
  12. Caro Visitante, Obrigado pelo comentário. Bem devem pagar senão fica o navio mais uns tempos por cá, digo eu.
    Abraço e volte sempre
    Manuel

    ResponderEliminar