terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

N/M "TK ISTAMBUL" na Praia da Vitória

 Para quem é revivalista e adora relembrar os bons velhos tempos em que por cá aportavam estas naus, com os seus majestosos paus de carga repletos de lingas de cargas ricas e fartas, encaixotadas na metrópole ou outras terras por nós imaginadas misteriosas. Para estes eternos apaixonados pelo grotesco e burlesco passado feliz onde a marinha mercante ainda era romântica e aventurosa, a todos vós oferecemos a oportunidade de recordar nostalgicamente os dias de "São Navio", desfrutem que destes já há pouquinhos.
DADOS TÉCNICOS:
Nome: TK ISTANBUL
Data e Hora da entrada: 31.01.2011 - 07:00
Indicativo de chamada: 9HTJ4
Nº IMO: 8209080
Porto de registo: VALLETTA
Bandeira: MALTA
Ano de construção: 1982
Comprimento f. a f.: 114.23 mês.
Boca máxima: 18.62 mts.
Porte (DWT): 8.847 tons.
Arqueação bruta: 5.456 Mtons.
Arqueação líquida: 3.425 Mtons.
Calado máximo à entrada: 8.70 mts.
Último porto: VARNA (Bulgaria).
Próximo porto: Aguarda Ordens.
Tipo de carga: 6.995 Tons. de Milho.
Potência do auxiliar de proa: Não Tem.
Potência da Máquina Principal: 3.347 Kw.
Armador: Adriyatic Gemi Isletmeciligi.
Agência: OCEÂNICA Agência de Navegação.
Nome do Comandante: Bakir Cevdet.
Piloto de serviço: Henrique D'Almeida.
(©) Copyright fotos e texto: Rui Carvalho, Praia da Vitória.

3 comentários:

  1. Amigo Rui, Obrigado por teres tido o trabalho de tirar as fotos no teu dia de folga, e partilha-las connosco.
    Abraço,
    Manuel

    ResponderEliminar
  2. Navio não aconselhável para transporte de Granel Sólido(milho).Em caso de chuva é um problema para fechar porões cujas tampas(e são bastantes)devem ser removidas uma a uma e arrumadas "after" ou "forpart" de cada Porão.Depois a limpeza de porões também é chata porque tem "sarretas"laterais e o milho tem que ser removido à força de braços.Este navio não é um Bulk Carrier,mas em "tempo de guerra"...Já descarreguei bem piores em Leixões há muitos anos atrás,de farinha animal onde era preciso usar picaretas para descolar o produto das paredes dos Porões.Açucar,corn gluten,milho destilado,colza,luzerna,palmiste e etc.
    Mas é trabalho Manuel!É a nossa vida.
    Um abraço de Leixões
    Augusto

    ResponderEliminar
  3. Amigo Augusto, Obrigado pelo seu comentário, sempre bem escrito e explicado, tipico de quem sabe do que fala.
    Nós aqui na Graciosa não recebemos estes navios, por isso não tenho qualquer experiencia no assunto, mas gosto de aprender, Obrigado.
    Abraço,
    manuel

    ResponderEliminar