Depois de ontem termos visitado o porto de Vila do Porto em S. Maria ( fotos do amigo Mário Silva), hoje o nosso Amigo António Simas, leva-nos até o porto de Ponta Delgada, e através da sua objectiva e das vantagens da Internet, permite-nos observar a manobra de entrada do navio "La Rabida", que teve lugar no dia 15 do corrente mês, a manobra tal como as fotos mostram contou com a ajuda do rebocador da APSM, "Pêro de Teive".
Alguns dados do Navio:
Nome: La Rabida (nome original)
Nº IMO: 8520836
Ind. Chamada: CQMR
Ano de construção: 1998
Estaleiro construtor: Juliana Construtora Gijonesa, Espanha, casco nº 311
Comprimento: 142, 91 mts.
Boca: 20,07 mts.
Calado: 7,21 mts.
D.W.T.: 11 901 tons.
T.A.B.: 8254 tons.
T.A.L.: 3824 tons.
Potência da máquina principal: 5248 hp.
Bowtrhruster: 710 bhp.
Velocidade: 12, 3 nós.
Operador: Ership SAU, Espanha.
Bandeira: Portuguesa.
Porto de registo: Madeira.
(©) Copyright fotos: António Manuel Dias de Simas, S. Miguel.
Já fotografei este menino ainda recentemente no Tejo! Olha por onde ele anda, é sempre bom ver os velhos conhecidos!
ResponderEliminarAmigo Ricardo, de facto este nome não me era estranho.
ResponderEliminarVou te enviar um lik para o mail, que vais gostar
Abraço
Manuel
Ora aqui está um barco que nos visita regularmente aqui no porto de Aveiro.
ResponderEliminarJá me calhou carregar este barco, com cimento a granel e em pacotão. Não sabia que este barco ia descarregar também aos Açores.
Sempre aprender....
Abraço
Orlando Miguel08
En Açores y en Canarias. En Tenerife lo he visto varias veces descargando áridos en la punta del dique del Este. Salu2.
ResponderEliminarBem Amigos se o navio já esteve em Tenerife, Aveiro, Lisboa e PDL, é um navio que simbólicamente nos une.
ResponderEliminarAbraço a Todos
Manuel
São portos que servem os interesses comerciais da Cimpor, logo sendo este navio fretado para cargas exclusivas da Cimpor,vai demandando esses portos. Falta referir o porto da Praia em Cabo Verde, onde aporta frequentemente com cimento do centro de produção de Souselas, carregado no Porto de Aveiro.
ResponderEliminarObrigado Caro Visitante, pela informação e pela sua visita.
ResponderEliminarAbraço volte sempre
manuel
Logo vi que podia estar ao serviço de interesses nacionais, mas desconhecia de quem. Um bom esclarecimento.
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarTrata-se de um Navio muito bonito ao nível do Casario, a chaminé independente dá-lhe uma forma esguia.
ResponderEliminarè um Navio que gosto de observar todas as vezes que vem a Ponta Delgada.
Paulo Viveiros
Boas Ricardo é sinal que os nossos visitantes são pessoas bem informadas.
ResponderEliminarAbraço
Boas Paulo, sim é um navio bonito não só ao nivel de casario, por acaso gosto da sua aparência.Já agora Paulo sabes o que ele descarrega ai em PDL?
Um Abraço e volta sempre
Manuel
Este navio veio de Setúbal e escala PDL mensalmente, penso que ele trás composto para cimento, a descarga é efectuada por uma grua Gottwald.
ResponderEliminarA ausência de gruas sobre o seu convês, facilita a descarga.
Caro Paulo Obrigado por responderes, assim ficamos com a informação actualizada.
ResponderEliminarAbraço e volte sempre
Manuel
Manuel, esse navio para PDL a sua carga deve ser "clinquer". O clinquer é um dos componentes do cimento ao qual apenas falta adicionar gesso. Acho não estar enganado.
ResponderEliminarCaro Visitante, Obrigado, sabe que por vezes quando vejo os navios em PDl, ou em Lis (fotos), muitas penso que estaram eles a carregar ou a descarregar, estamos a importar ou a exportar? é sempre interessante saber o que fazem.
ResponderEliminarSabe ás vezes tenho saudade dos tempos em que a RTPA dizia" Corvo em viagem de Lisboa para Leixões, Vitorino na PVT etc"
Abraço e volte sempre
Manuel