sábado, 14 de maio de 2011

HSC Patricia Olivia --> HSC Pinar del Río.

© Arantino, Baleares.
Até fim de março permanece em Denia, Valencia. No dia 1º abril navega para Algeciras, o quatro entra em dique seco em Gibraltar, para mudar a sua imagem exterior (inspirado em uma densa e "abigarrada" -apapagaiada- interpretação tropical) voltando a Algeciras onde completa a adaptação de interiores e a mudança de nome ao novo de Pinar del Rio. Fechadas as conversas com acordo para operar desde St Johns, o nove de Maio parte de Algeciras e com velocidade económica de 15 nodos, chega a Tenerife às 1900h do passado dia 11. Ao dia seguinte parte para o seu novo destino em Bahamas, também a velocidade económica.
© GIBFRAN46, Gibraltar.
Com quase vinte anos de existência, este catamarán construído na Austrália entrou em serviço em julho de 1992 enarbolando a contra-senha da companhia uruguaia Buquebús. É um navio de 3.454 toneladas brutas, mede 73,60 m de eslora total e tem capacidade para 500 passageiros e 92 carros. Em 1996 foi transferido à compañia espanhola Balearia, e na sua longa trajetória trabalhou no Rio da Prata, Gotland, Baleares e agora prestará serviço em Bahamas (baixo a contra-senha Balearia e pavilhão espanhol).
Este tipo navio pelas suas menores dimensões (menor capacidade, potência e consumo), estaria mais adaptado a linhas a mais baixa densidade, que modelos posteriores como pode ser o Bonanza já comentado neste blogue.
(©) J.C Díaz Lorenzo.
Características: Construcción 024 1992 InCat Ltd, Tasmania, Australia.
Dimensiones:
73,60 x 26,00 x 3,05 m.
pax 500.
carros 92.
GT/. 3454
Caterpillar 3616
Potencia 16080 kW.
Velocidad 40 nudos.
(©) Copyright texto e imágenes: Antonio Sáez, Tenerife.

2 comentários:

  1. Amigo Sáez, bonito post, gosto das cores e pintura do Pinar del Rio, pelo menos ficou colorido.
    Abraço
    Manuel

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  2. Bonito post! Gostei, pois desconhecia por completo esta "história".

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