O laker, "Algosoo".
Rebocador "Eagle Service", transitando com uma barcaça de combustivel.
Umas das várias comportas.
Um navio quimico e um de carga geral.
"Beluga Fairy", carregando cereal.
O Canal Welland, fica situado no Canadá, liga o Lago Ontário ao Lago Erie, têm uma extensão de 43,5 km, sendo composto por 8 comportas com 24,4 mts de largura, 233,5 mts de comprimento, onde podem navegar navios com um calado máximo de 8,5 mts e com um comprimento máximo de 225,5 mts. Este canal e as suas comportas têm como objectivo vencer a diferença de altitude entre o Lago Ontário e o Lago Erie, que é de 99,5 mts.
Nas fotos que o nosso Amigo, Paulo Renato, nos envia do Canal Welland, podemos apreciar alguns navios que por lá navegam, sendo as primeiras fotos os tradicionais Lakers, navios típicos dos lagos, mas também observamos, alguns navios oceânicos.
Este é o post 1000 deste blog, são muitas horas dedicadas a este espaço de partilha, mas quando me sinto cansado lembro-me que este espaço têm permitido fazer bons Amigos, e esse é um incentivo valioso.
(©) Copyright fotos: 1ª a 6ª, Paulo Renato, Canadá.
(©) Copyright imagens: 1ª, Wikipédia / Agyle; 2ª, Wikipédia / Daniel M. Short.
Parabéns pelos 1000 posts.
ResponderEliminarEstes marcos servem também para refletirmos sobre o trabalho arduo, por vezes ignorado por muitos, que está por trás de certas aplicações e que a nós utilizadores apenas dá prazer em participar.
Dentro do possível, vou tentar apoiar esta bonita iniciativa que espero não ver terminar por falta de colaboração, contrariamente ao que seria natural, atendendo à realidade do "teu" porto.
Esta adesão e vivacidade do blog deve-se também à tua grande capacidade de congregar em teu redor novos e bons amigos.
Até foi interessante o tema do post para comemorar o evento. A NOVIDADE, penso eu, que é aquilo que tanto nos agrada nestas coisas.
Um grande abraço e muitos parabéns.
João Mnedonça
Meu Amigo João, tu és um dos bons Amigos que fiz com este blog, isso sim é a maior recompensa destes 1000 post.
ResponderEliminarUm grande Abraço
Manuel
1000 posts, Parabéns não só pela quantidade mas também pela qualidade, espero que continuo com este excelente espaço de partilha de informações e conhecimentos, dando a oportunidade de quem o visita deixar o seu contributo em comentários que também só enriquece o trabalho inicial de cada post.
ResponderEliminarCumprimentos.
Meu Amigo Jorge, diz bem, isto é um local de partilha, que têm sempre a porta aberta. Refere bem e vai de encontro à minha opinião que os comentários fazem parte dos posts, graças a Deus que os meus comentadores são de grande qualidade, comentando sempre com correcção e valorizando os posts.
ResponderEliminarUm Abraço para Si e Obrigado por fazer parte deste blog,
Manuel
Caro MMB
ResponderEliminarO amigo Paulo Renato enviou uma colecção de fotografias muito interessantes, pois para a economia daquelas regiões a actividade marítima nos canais e grandes lagos é uma alavanca fundamental.
Além do que nos mostrou o amigo Paulo, existe um mundo enorme de pequenos negócios que dependem diariamente dessa logística.
Agradeço ao Paulo Renato as bonitas fotos.
Abraço
ErrE
Na foto onde diz dois navios quimicos, só um deles é quimico o "pacific huron" é um navio de carga geral.....
ResponderEliminarAmigo Rui, o nosso Amigo Paulo Renato, e daquelas pessoas que um dia gostava de conhecer pessoalmente, como diz o poeta o sonho comanda a vida.
ResponderEliminarAbraço
Manuel
Estimado Visitante, Obrigado pela sua correcção, de facto depois de observar bem a foto vejo que cometi um erro, que vou corrigir.
Abraço
Manuel
Amigo Manuel
ResponderEliminarDesculpa a culpa foi minha,mas com apreza de as enviar,logicamente cometi um erro.O Pacific Huron e um dos habituais por aqui nos grandes lagos,traz acucar para toronto e depois segue para o lago superior para carregar cereais com destino a europa,muitas vezes estes navios aguardam algures por um proximo frete!!!
Desculpa O Amigo Manuel
Um abraco
Paulo
amigo Rui Carvalho
ResponderEliminarA maior parte destes Lakers vive so das grandes industrias de ferro e cimento por exemplo,que dependem e muito destes navios,alem do que o Amigo mencionou as pequenas industrias que nao passam sem estes navios.
Desculpa Manuel
Meti a culher onde nao era chamado
Um abraco
paulo
Amigo Paulo, não tem que pedir desculpa, sabe que valorizo os seus comentários e muito mais neste post que é seu, e este blog também.
ResponderEliminarUm grande abraço,
Manuel