terça-feira, 3 de maio de 2011

Navios no Canal Welland, Canadá

 O laker, "Algosoo".
 Rebocador "Eagle Service", transitando com uma barcaça de combustivel.
 Umas das várias comportas.
 Um navio quimico e um de carga geral.
"Beluga Fairy", carregando cereal.
 O Canal Welland, fica situado no Canadá, liga o Lago Ontário ao Lago Erie, têm uma extensão de 43,5 km, sendo composto por 8 comportas com 24,4 mts de largura, 233,5 mts de comprimento, onde podem navegar navios com um calado máximo de 8,5 mts e com um comprimento máximo de 225,5 mts. Este canal e as suas comportas têm como objectivo vencer a diferença de altitude entre o Lago Ontário e o Lago Erie, que é de 99,5 mts.
Nas fotos que o nosso Amigo, Paulo Renato, nos envia do Canal Welland, podemos apreciar alguns navios que por lá navegam, sendo as primeiras  fotos os tradicionais Lakers, navios típicos dos lagos, mas também observamos, alguns navios oceânicos.
Este é o post 1000 deste blog, são muitas horas dedicadas a este espaço de partilha, mas quando me sinto cansado lembro-me que este espaço têm permitido fazer bons Amigos, e esse é um incentivo valioso.
(©) Copyright fotos: 1ª a 6ª, Paulo Renato, Canadá.
(©) Copyright imagens: 1ª, Wikipédia / Agyle; 2ª, Wikipédia / Daniel M. Short.

10 comentários:

  1. Parabéns pelos 1000 posts.

    Estes marcos servem também para refletirmos sobre o trabalho arduo, por vezes ignorado por muitos, que está por trás de certas aplicações e que a nós utilizadores apenas dá prazer em participar.
    Dentro do possível, vou tentar apoiar esta bonita iniciativa que espero não ver terminar por falta de colaboração, contrariamente ao que seria natural, atendendo à realidade do "teu" porto.

    Esta adesão e vivacidade do blog deve-se também à tua grande capacidade de congregar em teu redor novos e bons amigos.

    Até foi interessante o tema do post para comemorar o evento. A NOVIDADE, penso eu, que é aquilo que tanto nos agrada nestas coisas.

    Um grande abraço e muitos parabéns.

    João Mnedonça

    ResponderEliminar
  2. Meu Amigo João, tu és um dos bons Amigos que fiz com este blog, isso sim é a maior recompensa destes 1000 post.
    Um grande Abraço
    Manuel

    ResponderEliminar
  3. 1000 posts, Parabéns não só pela quantidade mas também pela qualidade, espero que continuo com este excelente espaço de partilha de informações e conhecimentos, dando a oportunidade de quem o visita deixar o seu contributo em comentários que também só enriquece o trabalho inicial de cada post.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  4. Meu Amigo Jorge, diz bem, isto é um local de partilha, que têm sempre a porta aberta. Refere bem e vai de encontro à minha opinião que os comentários fazem parte dos posts, graças a Deus que os meus comentadores são de grande qualidade, comentando sempre com correcção e valorizando os posts.
    Um Abraço para Si e Obrigado por fazer parte deste blog,
    Manuel

    ResponderEliminar
  5. Caro MMB

    O amigo Paulo Renato enviou uma colecção de fotografias muito interessantes, pois para a economia daquelas regiões a actividade marítima nos canais e grandes lagos é uma alavanca fundamental.
    Além do que nos mostrou o amigo Paulo, existe um mundo enorme de pequenos negócios que dependem diariamente dessa logística.
    Agradeço ao Paulo Renato as bonitas fotos.
    Abraço

    ErrE

    ResponderEliminar
  6. Na foto onde diz dois navios quimicos, só um deles é quimico o "pacific huron" é um navio de carga geral.....

    ResponderEliminar
  7. Amigo Rui, o nosso Amigo Paulo Renato, e daquelas pessoas que um dia gostava de conhecer pessoalmente, como diz o poeta o sonho comanda a vida.
    Abraço
    Manuel

    Estimado Visitante, Obrigado pela sua correcção, de facto depois de observar bem a foto vejo que cometi um erro, que vou corrigir.
    Abraço

    Manuel

    ResponderEliminar
  8. Amigo Manuel
    Desculpa a culpa foi minha,mas com apreza de as enviar,logicamente cometi um erro.O Pacific Huron e um dos habituais por aqui nos grandes lagos,traz acucar para toronto e depois segue para o lago superior para carregar cereais com destino a europa,muitas vezes estes navios aguardam algures por um proximo frete!!!
    Desculpa O Amigo Manuel
    Um abraco
    Paulo

    ResponderEliminar
  9. amigo Rui Carvalho
    A maior parte destes Lakers vive so das grandes industrias de ferro e cimento por exemplo,que dependem e muito destes navios,alem do que o Amigo mencionou as pequenas industrias que nao passam sem estes navios.
    Desculpa Manuel
    Meti a culher onde nao era chamado
    Um abraco
    paulo

    ResponderEliminar
  10. Amigo Paulo, não tem que pedir desculpa, sabe que valorizo os seus comentários e muito mais neste post que é seu, e este blog também.
    Um grande abraço,
    Manuel

    ResponderEliminar