Ontem no porto Pipas voltou a ser "Dia S. Vapor", com a presença do ferry "Express Santorini", aqui nesta baía o Governo Regional prever construir mais um caís para ferrys e cruzeiros, à semelhança do que fez em Ponta Delgada e do que está fazendo na Horta. Ao ver estas fotos do Amigo João Mendonça e a sua alegria em contar com movimento no porto Pipas, vem ao meu pensamento ele e todos os aficionados dos navios em Angra do Heroísmo, certamente haverá muita gente que recorda com saudade o antigo reboliço deste porto e que sonha que esse movimento voltará pelo menos sazonalmente quando aqui estiver concentrado o movimento ferry.
Convém referir que esta escala neste porto se deve ao facto de aqui se realizarem entre 17 e 25 de Junho as famosas festas Sanjoaninas, este ano tendo como tema "Angra, Festa Brava", que inclui diversas actividades ( ver aqui), entre as quais a regata do "Solstício", organizada pelo Angra Iate Clube, que vemos nas imagens.
Copyright fotos: João M Bettencourt Mendonça, Terceira.
Eu gostei da visita que fiz ao Porto Pipas enquanto estive na Terceira em 1994. Nao e um porto muito grande, mas com certeza que deve ser grande bastante para o servico que tem. Deve ter evoluido algo desde a altura que estive por la. Curiosamente, estive na ilha dois dias porque a nossa viagem para os EUA foi cancelada devido a uma avaria. Gente muito boa e que tratou a gente com bastante respeito e com gentileza. Eu sou de familias Faialenses, mas a Terceira fica com um lugar epecial em mim.
ResponderEliminarAbraco,
Paulo Peixoto
Bonito registo!
ResponderEliminarNesta época das festas das Sanjoaninas,o Express Santorini faz bem escalar primeiro Angra do Heroísmo
Pena é o facto do Hellenic Wind escalar maioritariamente as ilhas Terceira e São Miguel.Não é prático para outras ilhas como por exemplo:Flores.
Possa ser que para o ano,a Atlanticoline aprenda com o erro que cometeu.
Abraço!
Simão
Obrigado pelas fotos!
ResponderEliminarFico muito satisfeito por vêr um navio grande de passageiros na "minha" cidade, fica no ar a nostálgia do tempo dos iates de madeira e do n/m Ponta Delgada, nunca me cansava de atracar em Angra do Heroismo quando estive embarcado, na altura na versão anterior do Porto das Pipas...
Mário Silva
Amigos Paulo, Simão e Mário, obrigado pelos comentários, esta ilha têm uma população divertida e simpática, festas é mesmo com eles, não quero dizer que as outras ilhas não o sejam nada de confusões. Mas um ferry que passa no porto da graciosa com terceirenses com destino por exemplo a outra ilha, conhece-se antes de atracar pois há sempre alguem a tocar uma musica e uma cantoria.
ResponderEliminarAbraço
Manuel
Boa tarde! Antes de mais parabéns pelo seu blogue. Relativamente a este tema, não seria mais benéfico (a longo prazo), preservar o único parque arqueológico subaquático existente nos Açores,localizado na baía de Angra? Tudo se move por interesses, mas acredite que se fosse um interesse prioritário do governo dos Açores promover e divulgar o parque Arqueológico, o número de turistas/mergulhadores de recreio na Terceira, iria aumentar bastante. Deixo aqui apenas um link que ilustra as descobertas que originaram a criação do parque.
ResponderEliminarhttp://www.igespar.pt/media/uploads/revistaportuguesadearqueologia/2_2/13.pdf
Um Abraço,
José Cruz
Caro José Cruz, Obrigado pela sua visita e comentário, estamos de acordo, penso que com a existencia do porto da Praia da Vitória seria mais vantajoso quer a nivel financeiro quer logistico proceder dentro das necessidades a um investimento na Praia da Vitória.
ResponderEliminarDeixo aqui um link sobre esta minha opinião e como alternativa à obra do porto Pipas e da destruição da sua baía:
http://oportodagraciosa.blogspot.com/2010/11/pontencialidades-do-porto-da-praia-da.html
Abraço e volte sempre
Manuel