Faz hoje precisamente 3 anos que pela primeira vez um navio encostava no novo caís do porto da Graciosa (20 de Julho 2008), esse navio foi o ferry "Ilha Azul", que ao seu Comando tinha então o Cmdte. Ivanoel Moreira, que assim ganhou o titulo de ser o 1º Comandante a efectuar uma manobra na nova estrutura, que na altura tinha apenas cerca de 80 metros de linha de atraque.
Pois bem estas fotos foram enviadas pelo Cmdte Ivanoel Moreira, encontravam-se em arquivo à alguns dias, esperando pelo aniversário da "inauguração" para as publicar, dizem respeito ao seu "novo" navio o "Sea Buffalo" um navio frigorífico que se encontra neste momento no porto de "Cape Town", Africa do Sul e que para além do Cmdte Ivanoel têm mais tripulantes de nacionalidade portuguesa.
O porto da Graciosa envia uma Saudação ao Cmdte Ivanoel Moreira e à sua Tripulação.
Dados do navio:Nome: Sea Buffalo ( futuramente Alimar I)
Nº IMO: 7812763
Ind Chamada: 3FIO6
Porto de registo: Panamá
Comprimento: 89 mts
Boca: 15 mts
Calado: 4, 45 mts
T.A.B.: 2526 tons.
T.A.L.: 758 tons.
D.W.T.: 2725 tons.
Ano: 1980 /Fosen Mok. Verksteder, Noruega
Velocidade: 12 nós
(©) Copyright fotos: Cmdte. Ivanoel Moreira, Africa do Sul.
(©) Copyright foto: MM Bettencourt, Graciosa.
Bonitas imagens e especial o momento para as publicar. Achei engraçado o facto de as ter guardado para hoje. Eu já fotografei o Sea Buffalo, quando ele esteve cá em reparação, vou ver se encontro essas fotos. Por acaso foi um navio que gostei de fotografar e achei-o curioso na altura devido a um "elevador?" que possui a estibordo. Agora o comandante poderá confirmar do que se trata e avisar se ele virá a Lisboa nos próximos tempos. Boa sorte ao comandante e seus tripulantes na sua nova nau.
ResponderEliminarAbraço para si Manuel,
Ricardo
Boas Ricardo, sabes que este blog nasceu praticamente com o novo caís, considero este dia o inicio de uma nova era no meu pequeno porto.
ResponderEliminarAinda bem que já conhecias o navio, afinal este mundo é mesmo pequeno, também tenho curiosidade na porta lateral, julgo que serve para descarregar paletes.
Um Abraço
Manuel
Boa tarde Manuel
ResponderEliminarPois é verdade, quero agradecer o seu comentário e aproveitar para elogiar o seu blog que acompanho há muito tempo, e sempre actual e muito interessante. Aqui da Africa do Sul(Cape town), Aproveito para lhe dizer que a porta lateral é precisamente para carregar/descarregar paletes, utilizamos 2 empilhadores do navio para tal efeito,operaçaõ essa efectuada pela tripulação, paletes essas de produtos frescos (fruta, vegetais, batata e cebolas)pelo menos é essa operação que tem feito entre Capetown e Luanda. Também pode levar produtos congelados, mas em principio o Armador quer continuar com este tipo de carga que tem transportado até agora.
Um abraço
Ivanoel
Comandante Ivanoel, Obrigado pela suas palavras e fotos, o meu Amigo também faz parte da familia deste blog, é com alegria que o "vejo" por cá, espero que um dia nos voltemos a encontrar, bem como a sua tripulação lusa que o acompanha.
ResponderEliminarComo sabe aqui nos açores movimentamos paletes, dai a curiosidade em relação a esse sistema, ao ler o que escreveu fiquei a pensar que um eventual serviço ferry anual nos açores, poderia também contribuir para fomentar o comercio de produtos horticulas, contribuindo para um mercando mais amplo e como mais uma opção à monocultura da vaca.
Desejo-lhe uma boa campanha por mares de Africa,
Um Abraço,
Manuel
Também conheci bem esse BUFALO DO MAR quando esteve em Lisboa numa reparação demorada no estaleiro da Navalrocha. Pelos vistos o navio está a fazer o mesmo que durante anos fez o n/m DINA, que entretanto se perdeu no Lobito...
ResponderEliminarLuís Miguel Correia
Caro Amigo Luís Miguel, eu como calcula não conheço o navio, mas gosto dele até porque é verde.
ResponderEliminarMeu Amigo cada vez que visito o seu blog ou apenas neste seu comentário fico a pensar no enorme conhecimento que tem de navios e portos, admiro-o por isso.
Um Abraço,
Manuel