Navio de transporte de gás "Sigas Maud" em descarga na ilha da Madeira, este navio abastece também os Açores escalando habitualmente, Ponta Delgada, Praia da Vitória e Horta. Peço aos meus Visitantes e Amigos da Madeira e Porto Santo para fazerem o favor de me esclarecer se este navio abastece a ilha do Porto Santo? Obrigado.
(©) Copyright fotos: Sérgio Ferreira, Madeira / Blog SergioCruises.
Boas. Não amigo, este navio não escala o Porto Santo. O abastecimento de gaz aqui é feito á moda antiga..em botijas. Cumprimentos.
ResponderEliminarElvio Leão
Boas Amigo Elvio, Obrigado por responderes, já agora abusando da tua amabilidade diz-me uma coisa, as botijas vão no "Funchalense 5" certo?
ResponderEliminarAbraço,
Manuel
Se é em botijas, devem ir num camião normal que transporta botijas, e no Lobo Marinho. Ou seja, é como se fosse entregar botijas em outro sitio qualquer da Ilha da Madeira. Deve ir de manhã e voltar ao fim do dia. Fico a pensar também no abastecimento a edificios maiores ou hóteis que têm depósitos de gás colectivos. Deve ser como no meu prédio na Madeira, também deve ir um camião cisterna ao Porto Santo abastece-los, viajando no ferry.
ResponderEliminarJá agora, falta de espaço no Porto de Ponta Delgada? Uma boa solução era começar logo por tirar de lá as escalas dos navios de combustiveis. E depois? Bem e depois... é olhar para as fotos acima. Tá aí a solução.
ResponderEliminarBom dia
ResponderEliminarAs botijas chegam ao Porto santo em contentores open top no Funchalense 5, claro está com as devidas normas de segurança.
Cumprimentos
Elvio Leão
Boas Caros Visitantes, Obrigado por participarem, penso que esse gás deverá ir no Funchalense 5, não será compativel gás e passageiros no Lobo, dai a minha pergunta, quanto à solução das boias, segundo apurei este sistema não é bom com ondulações superiores a 2 metros, dai que nos açores não será lá muito aconselhavel.
ResponderEliminarMas já agora para voça informação antes de haver o porto da Graciosa também se fez descarga através de boia, ainda existe o local de amarração, se calhar um dia destes tiro uma foto.
Um Abraço,
Manuel
Boas Elvio, obrigado, sabes que no tempo do Vitorino Nemésio, recebiamos o gás que vinha de Ponta Delgada em cont. O/T, depois optaram pelos TMG e agora o gás vem da Terceira em botijas.
ResponderEliminarUm abraço,
Manuel
Pois lembro-me de esse navio operar nas ligaçoes inter ilhas aí nos Açores. Nessa altura tinha-mos o velhinho e saudoso Madeirense, agora afundado ao largo do Porto Santo, a fazer o transporte de mercadoria entre a Madeira e o Porto Santo. Tempos que já la vão.
ResponderEliminarTrabalho directamente a 25 anos com estes navios, ainda antes do Madeirense, tem havido uma grande evolução no transporte inter ilhas.
Quem sabe um dia farei algum historial do tranporte de mercadorias entra as duas ilhas do arquipelago da Madeira.
Abraço
Elvio
Amigo Elvio, era uma boa ideia, sabe que ultimamente tenho andado a seguir os porta-contentores, para tentar perceber as rotações e frequências, reparei que o Funchalense 5 esteve no Porto Santo dia 18 e dia 25 de julho, é normal esta frequencia semanal? ou é por ser Verão e haver mais consumo e movimento no Porto Santo?
ResponderEliminarestou a fazer esta pergunta porque gostava de ter o mesmo sistema da Madeira e Porto Santo, com a carga a circular num ferry e num porta-contentores.
Um Abraço,
Manuel
Boas, não é normal este frequencia, tal deveu-se a uma avaria no Lobo Marinho e então para regularizar o transporte de mercadorias veio cá o Funchalense 5. Durante o mês de Agosto deverá tambem haver escalas semanais. Mais alguma novidade eu informo.
ResponderEliminarCumps
Elvio
Obrigado Elvio, agradeço a troca de informação
ResponderEliminarAbraço,
Manuel