O nosso Amigo Ricardo, sempre atento ao movimento portuário de Lisboa e não só, escreveu um interessante artigo no seu blog sobre este navio ro-ro de nome, "Aegean Glory"( Ver aqui), que se encontra fundeado na baía de Setubal. Pois bem, ao ler o artigo fiquei a saber que será este navio a transportar a logística do Sata Rallye Açores-2011 que decorre como habitualmente na ilha de S. Miguel de 14 a 16 Julho. O navio tem prevista a sua saída rumo a ponta Delgada para dia 7 de Julho.
Copyright fotos: Ricardo Martins, Lisboa / Blog Mytakkes
Lá se vai ter que estar de olho na mare para se poder descarregar .....sim porque rampa RO-RO no molhe sul não há e o das portas do mar nem pensem nisso ...quem avisa amigo é ....
ResponderEliminarBoas Amigo Gonçalo, isto tem tudo a ver com a "enorme" visão de futuro de certas pessoas, não queria ter rampas nos açores só por dizer que tenho, queria rampas que aumenta-se a operacionalidade dos nossos portos, mas parece-me que esta história das rampas não começou lá muito bem.
ResponderEliminarUm abraço,
Manuel
Este navio consegue descarregar estando paralelo ao cais, visto que a rampa dele efectua translação semi-circular à popa. Mas a maré irá sempre ter a sua palavra isso irá, até porque desconheço que altura de cais existem por aí.
ResponderEliminarObrigado Manuel pela publicidade.
Abraço
Boas Ricardo, eu é que tenho que te agradecer a tua generosidade em partilhares comigo fotos de interesse para mim.
ResponderEliminarQuanto à rampa de PDL a que foi contruida no cais de cruzeiros está fora de questão o Aegean Glory tem 152 mts de comprimento e o cais interior apenas 100.
Este navio tal como os outros ro-ro que transportaram a logistica do raly deve de descarregar na esquina do caís -10, mas quanto à cota de caís desconheço.
Um Abraço,
Manuel
Muito interessante a vinda deste ro-ro; Só pergunto quem paga tudo isto? Será o IRc , os tipos dos ralies ou nós todos???Já basta o batalhão crescente da administraçãp portuaria, portas, janelas e outra aberturas/buraquinhos maritimizados.
ResponderEliminarBoas caro visitante, obrigado pela visita e pelo comentário, quanto à pergunta sinceramente não sei responder.
ResponderEliminarAbraço,
Manuel
Boas, quem vai pagar tudo isso (nem sou dos Açores mas pelo que ouvi falar nos outros anos), são os patrocinadores tipo SATA + Governo Regional. Acontece que na Madeira já estão a desinsvestir no Rallye porque acham que o que se gasta não compensa (o governo acha que existem coisas mais importantes onde gastar dinheiro, do que estar a "sustentar a Eurosport" directamente). O campeonato de rallies da Europa estava moribundo e por isso inventaram esta coisa do IRC mas já não é nada do que era há anos atrás. Se calhar era melhor começar a ver o que os outros que já têm muitos anos disto (a Madeira por ex.)estão a optar fazer em altura de crise. Será fazer parte do IRC assim tão importante? Já agora a "sorte" é que o molhe comercial de Ponta Delgada é baixo, quando comparado por exemplo com o do Funchal, senão as marés iam ser um problema e dos grandes para a operação deste navio Ro-Ro fretado para o rallye!
ResponderEliminarBoas Caro Visitante, se tudo correr bem e for possivel mostrarei imagens da chegada da logística do 3 ralie Ilha Graciosa que deverá chegar amanhã no Hellenic Wind.
ResponderEliminarArrisco-me a levar uma traulitada, mas não sou aquilo a que se pode chamar de fã dos ralies, mas reconheço que estes trazer muita gente à minha ilha. Poderá ter razão na análise que faz, mas desconheço totalmente como se financia um ralie, mas faço uma pequena ideia.
Um Abraço
Manuel
Manuel: não sou contra os rallies regionais, como disse e bem movimentam muita gente entre as ilhas, especialmente para as mais pequenas e isso é importante para o turismo, comércio e incremento do transporte em ferry entre ilhas. O Pior são estes ditos "rallies grandes" para o IRC, que quer nos Açores, quer na Madeira custam ou custavam os olhos da cara ao contribuinte. Na Madeira já fizeram contas e acharam que os senhores do IRC/Eurosport deviam ir "alimentar-se" em outra vaca, que esta encontrou outros bezerros que "bebem" menos leite e crescem na mesma. Resta saber se o Governo Regional dos Açores fez as mesmas contas ou se usa uma "calculadora" diferente.
ResponderEliminarP.S. - Não se pense que a SATA ao patrocinar o rallye dos Açores, não irá depois fazer reflectir esse dinheiro gasto, no preço das passagens. O dinheiro não cai do céu.
Boas, de facto o meu amigo faz uma análise que leva à reflexão, para lhe ser sincero não tinha pensando nos ditos ralies grandes dessa forma.
ResponderEliminarAbraço,
Manuel
P.S. gostei da história dos bezerros tá fixe!